• ÚLTIMAS...

    CÃES DE GUERRA NO CINEMA



    Esta talvez seja a mais curiosa lista que fiz. A não ser pelo nome no título, dois dos filmes nada tem a ver um com o outro. E por uma forçada de barra, por causa do primeiro filme, adotou-se o título. Mas como muitos não sabem e embarcam na onda, resolvi listá-los e explicar as "relações" entre eles.

    SELVAGENS CÃES DE GUERRA (1978)

    Título original:  The Wild Geese
    Direção: Andrew V. McLaglen
    Roteiro: Reginald Rose, Daniel Carney
    Elenco:  Richard Burton, Roger Moore, Richard Harris
    Duração: 2h 14min

    Edward Matherson (Stewart Granger), um britânico milionário, contrata um grupo de mercenários, liderados pelo coronel Allen Faulkner(Richard Burton), para resgatarem o presidente africano Julius Limbani (Winston Ntshona), sequestrado por um ditador, Coronel Mboya (Thomas Baptiste) durante um golpe de estado.  O grupo vai até a África, em um país fictício que faz fronteira com Burundi, Zâmbia e Ruanda, onde são largados à própria sorte pelo milionário, que decide fazer negócios com o ditador.Eles precisam lutar contra os soldados de Mboya para sobreviverem. 


    A VOLTA DOS SELVAGENS CÃES DE GUERRA (1979)

    Título original: Escape to Athena
    Direção:  George P. Cosmatos
    Roteiro:  Edward Anhalt, Richard Lochte
    Elenco:  Roger Moore, Telly Savalas, David Niven, Stefanie Powers, Claudia Cardinale, Richard Roundtree, Sonny Bono, Elliott Gould,
    Duração: 2h 5min

    Numa ilha grega, durante a ocupação nazi e perto do fim do conflito, a resistência local arquitecta um audacioso plano para libertar a ilha do jugo alemão, após as mais diversas atrocidades por parte das SS. A operação começará pelo campo de prisioneiros, onde o ganancioso comandante Otto Hecht obriga os presos a efetuar um trabalho de recuperação e escavação de várias antiguidades artísticas gregas.


    Esta talvez seja a série de "sequências" mais problemáticas ou forçadas do cinema. Problemática porque a real continuação teve um problemão com a morte do ator principal (Richard Burton). E forçadas como esta, observada pelo leitor Osvaldo Machado Neto este filme, lançado posteriormente como Fuga para Atenas, na época passou nos cinemas com o título brasileiro acima. De cão de guerra, só mesmo o ator Roger Moore, que não faz o mesmo papel claro. Triste.

    CAÇADO PELOS CÃES DE GUERRA (1985)

    Título original: Wild Geese II 
    Direção:  Peter R. Hunt
    Roteiro:  Daniel Carney, Reginald Rose
    Elenco:  Scott Glenn, Barbara Carrera, Edward Fox
    Duração: 2h 5min

    John Haddas (Scott Glenn) é um mercenário contratado por uma emissora sensacionalista, para planejar e executar um plano de tirar Rudolf Hess(Laurence Olivier), último prisioneiro nazista, da prisão de Spandau. Junto com seus parceiros, Kathy (Barbara Carrera) e Michael Lukas (John Terry) eles esperam chegar até o prisioneiro para descobrir segredos nazistas. 

    O papel de Allen Faulkner ia ser interpretado por Richard Burton, nessa continuação de Selvagens Cães de Guerra, mas, morreu alguns dias antes. A solução foi colocar Edward Fox no papel de Alex Faulknet, o irmão de Allen na história.  O filme é dedicado à ele por conta de sua morte.

    CÃES DE GUERRA (1980)

    Título original: The Dogs of War 
    Direção: John Irvin
    Roteiro:  Gary DeVore, George Malko
    Elenco:  Christopher Walken, Tom Berenger, Colin Blakely
    Duração: 1h 58min

    O veterano mercenário Shannon é procurado pelo inescrupuloso Endean, representante de um poderoso grupo financeiro internacional. Contratado para liquidar um impiedoso ditador, Shannon, disfarçado de fotógrafo, parte para a capital do pequeno país africano, a fim de estudar as necessidades para cumprir a difícil tarefa a que se propôs. Depois, reúne-se aos amigos mercenários Drew, Derek e Michel para formar o grupo conhecido como "Os Cães de Guerra" e depor o ditador do país à bala.

    Aqui o cérebro dá uma "bugada". Primeiro, este parece ter sido feito depois do segunda, mas não foi. Segundo, ainda que nada tenha a ver com a série, é o filme que realmente leva o nome dos "Cães de guerra", ao contrário dos "gansos"originais.

    A INVASÃO DOS CÃES DE GUERRA (1982)

    Título original: Who Dares Wins
    Direção: Ian Sharp
    Roteiro: George Markstein, James Follett
    Elenco:  Lewis Collins, Judy Davis, Richard Widmark
    Duração: 2h 5min

    Capitão inglês é encarregado de infiltrar-se em grupo terrorista para investigar a morte de um agente secreto. E esbarra em plano diabólico de sequestro de dois oficiais da embaixada americana.

    Este é o filme que "buga" o cérebro e trava o pc. O filme não continua o de 80. Não continua o de 1978, nada tem a ver com nada (é inclusive ruim e pouco visto), porém tem dois dos atores do filme de 1985. Junta-se a isto o nome e pronto. Bagunça feita.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top