google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

60 FILMES SOBRE JORNALISMO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


Jornalismo é o processo de comunicação de um assunto em razão de um meio qualquer, como a televisão, jornais, ou rádios. O jornalismo é concluído pelo processo de entrevista entre o profissional e o entrevistado, com um objetivo resumido e claro, de forma que não leve tempo e explique de forma objetiva aos ouvintes ou leitores.

Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista, com sua função primária de seleção de informações, pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, blogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

Abaixo, clique na foto e veja as divisões das funções jornalísticas:


A todos os profissionais, dedicamos estes 60 filmes.

Vamos aos filmes:

O INIMIGO X (1940)

Título original: Comrade X
Diretor: King Vidor
Elenco:  Clark Gable, Hedy Lamarr, Oskar Homolka
Duração: 1h 44min 

A imprensa estrangeira é submetida a rigorosa censura, imposta pela União Soviética. Mesmo assim várias notícias são mandadas secretamente por um jornalista, que se intitula de "Camarada X". O comissário Vasiliev (Osmar Homlka), chefe da polícia secreta, alega que seu antecessor sofreu um 'acidente', o que faz com que assuma o comando da censura da imprensa estrangeira. Ele diz que até o "Camarada X" ser preso os membros da imprensa não podem enviar notícias, nem deixar o país. O empregado de um hotel, Igor Yahupitz (Felix Bressart), conhecido como Vanya, descobre que um dos hóspedes, McKinley B. "Mac" Thompson (Clark Gable), é o jornalista procurado. Mas como tem uma filha, Golubka (Hedy Lamarr), conhecida como Theodore, que trabalha como motorneira de bonde e é muito ligada aos ideais da revolução comunista, isto passou a ser perigoso. Vanya chantageia Mac, dizendo que não revelará seu nome se a filha dele for para os Estados Unidos. Mas o problema é fazer Golubka deixar o país.


JEJUM DE AMOR (1940)

Título original: His Girl Friday
Diretor: Howard Hawks
Elenco:  Cary Grant, Rosalind Russell, Ralph Bellamy
Duração:  1h 32min

Rosalind Russel (Hildy Johnson) é uma repórter debochada e que não resiste a um bom furo jornalístico. Ela trabalha para o seu ex-marido que é editor do jornal, mas decide largar o trabalho para se casar com um corretor de seguros sem graça. Decidido a prender a ex-esposa por mais um tempo na redação, o cheio de ciúmes Walter Burns (Cary Grant) coloca nas mãos dela uma grande história jornalística, ao qual ele sabe que ela não resistirá. Assim ela acaba se estendendo no trabalho e os dois travam verdadeiros duelos verbais, sendo assistidos por figuras caricaturais de redação de jornal: Mascadores de chicletes, fumantes inveterados e jogadores de pôquer.


CIDADÃO KANE (1941)

Título original: Citizen Kane
Diretor:   Orson Welles
Elenco:  Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore
Duração:  1h 59min

Cidadão Kane é, supostamente, baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.

O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson (William Alland) recebe o encargo de investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o significado de sua última palavra (Rosebud). Entrevistando pessoas ligadas a Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens a adoração das pessoas.


RELÓGIO VERDE (1948)

Título original: The Big Clock
Diretor:  John Farrow
Elenco:  Ray Milland, Maureen O'Sullivan, Charles Laughton 
Duração: 1h 35min

George Stroud (Ray Milland) é um jornalista brilhante que edita uma revista de crimes e que desenvolveu um método para localizar criminosos, que chama “Sistema das Pistas Irrelevantes”. Cansado da rotina, resolve pedir demissão, o que provoca a fúria de seu chefe Earl Janath (Charles Laughton). A partir daí começa um perigoso jogo de mentiras e traições. Clássico do cinema americano que influenciou outros grandes thrillers posteriormente, como No Way Out (1987) e Police Python 357 (1976).


LUZ É PARA TODOS (1947)

Título original: Gentleman's Agreement
Diretor: Elia Kazan
Elenco:  Gregory Peck, Dorothy McGuire, John Garfield
Duração:  1h 58min 

Um dos primeiros filmes a abordar diretamente o preconceito racial, esta aclamada adaptação do best seller de Laura Z. Hobson’s tem Gregory Peck como um jornalista encarregado de escrever uma série de artigos sobre o anti-semitismo. Procurando a abordagem adequada, ele resolve se passar por judeu e logo descobre como é ser vítima da intolerância religiosa.


MONTANHA DOS SETE ABUTRES (1951)

Título original: Ace in the Hole 
Diretor: Billy Wilder
Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur
Duração: 1h 51min

Em Albuquerque, no Novo México, o repórter Charles Tatum foi dispensado de onze jornais, por onze diferentes razões. Está sem dinheiro no bolso e pede a Jacob Q. Boot, dono de um jornal local, que lhe dê um emprego temporário. Sua ideia era trabalhar nesse jornal no máximo por dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma outra oportunidade nem conseguiu escrever um bom artigo. Tatum sente-se desmotivado. Deve acompanhar uma corrida de cascavéis. A primeira vista seria outro artigo sem o menor interesse, mas vai para o local com Herbie Cook, um auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do percurso param em um posto para colocar combustível no carro e Tatum descobre que Leo Minosa ficou preso numa mina enquanto buscava "relíquias indígenas". Tatum sente que esta reportagem é a grande oportunidade para ele.


A DAMA DE PRETO (1952)

Título original: Park Row
Diretor: Samuel Fuller
Elenco:  Gene Evans, Mary Welch, Bela Kovacs
Duração: 1h 23min 

No final do século 19, um jornalista esforçado consegue abrir seu próprio jornal, que logo se transforma num grande sucesso. A herdeira de um dos maiores jornais da cidade começa uma forte oposição contra ele. Apesar de desenvolver um interesse romântico pela adversária, o jornalista decide continuar na luta.


A HORA DA VINGANÇA (1952)

Título original: Deadline - U.S.A.
Diretor:  Richard Brooks
Elenco:  Humphrey Bogart, Ethel Barrymore, Kim Hunter
Duração: 1h 27min

Humphrey Bogart, reconhecido ator norte-americano que tem Casablanca dentre seus filmes de maiores sucessos, faz em Deadline – U.S.A. o papel de Ed Hutcheson, editor do jornal diário The Day. Enquanto luta para evitar que o jornal seja vendido, Hutcheson tenta desmascarar um poderoso chefe de crime organizado da cidade, Thomas Rienze. Com a imagem de um herói solitário, incorruptível e defensor dos objetivos dignos da profissão, Hutcheson mostra durante o filme a importância da imprensa na defesa dos leitores e da democracia. Seus ataques contra Rienzi começam quando um dos capangas do gângster faz uma emboscada e quase mata um repórter do jornal que o investigava. Inicia-se então um filme tenso, em que o editor tenta obter provas contra o magnata a três edições do fim do jornal.



DA AMBIÇÃO AO CRIME (1957)

Título original: Crime of Passion 
Diretor:  Gerd Oswald
Elenco:  Barbara Stanwyck, Sterling Hayden, Raymond Burr
Duração: 1h 24min

Kathy Ferguson (Barbara Stanwyck) é uma jornalista de San Francisco que se casa com Bill Doyle (Sterling Hayden), um detetive de polícia de Los Angeles. Ela interrompe sua carreira e se tornar uma dona de casa, mas com o tempo mostra-se ambiciosa e não mede conseqüências para vê-lo promovido no departamento.


EMBRIAGUEZ DO SUCESSO (1957)

Título original: Sweet Smell of Success
Diretor: Alexander Mackendrick
Elenco: Burt Lancaster, Tony Curtis, Susan Harrison
Duração: 1h 36min 

J.J. Hunsecker (Burt Lancaster) é um influente colunista de Nova York. Sidney Falco (Tony Curtis) é um inescrupuloso assessor de imprensa disposto a tudo para alavancar sua carreira. Determinado a impedir que sua irmã case-se com um músico, Hunsecker convence o bajulador Falco a destruir o relacionamento da jovem.


PAIXÕES QUE ALUCINAM (1963)

Título original: Shock Corridor
Diretor: Samuel Fuller
Elenco: Peter Breck, Constance Towers, Gene Evans
Duração: 1h 41min 

O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett (Peter Breck) compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy (Constance Towers). A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.


MADE IN USA (1966)

Título original: Made in U.S.A 
Diretor:  Jean-Luc Godard
Elenco:  Anna Karina, László Szabó, Jean-Pierre Léaud
Duração: 1h 30min

Paula (Anna Karina) é uma jovem jornalista que parte para pequena cidade francesa a fim de encontrar o seu marido. Chegando lá, ela descobre que ele foi assassinado e começa a investigar as causas do crime. Em sua busca por descobrir a verdade sobre a morte de seu marido, Paula se depara com a crua imagem da sociedade moderna em que vivemos.


PRIMEIRA PÁGINA (1974)

Título original: The Front Page
Diretor:  Billy Wilder
Elenco:  Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon
Duração: 1h 45min 

Quando Hildy Johnson (Jack Lemmon), o principal repórter do jornal de Chicago, resolve deixar o trabalho para poder se casar com Peggy (Susan Sarandon), seu implacável editor-chefe, Walter Burns (Walter Matthau), se irrita e faz de tudo para convencê-lo a ficar na redação. Assim, Burns aproveita a oportunidade de que o assassino Earl Williams (Austin Pendleton) vai ser mandado para a forca e faz Hildy cobrir a execução. Só que o preso escapa e vai se refugiar justamente na redação do jornal.


PROFISSÃO: REPÓRTER (1975)

Título original: Professione: reporter
Diretor:  Michelangelo Antonioni
Elenco:  Jack Nicholson, Maria Schneider, Jenny Runacre
Duração: 1h 59min 

David Locke, um jornalista televisivo, está no deserto africano preparando um documentário sobre as guerrilhas da região. Depois de ser abandonado pelo seu guia e ter seu veículo Land Rover Defender atolado na areia, ele entra em crise, se vendo cansado do trabalho, do casamento e da vida. Ele consegue voltar ao hotel e procura pelo inglês estranho Robertson, um hóspede que lhe contara um pouco da vida dele, fascinando David ao se mostrar como um viajante despreocupado.

Quando entra no quarto, David encontra Robertson, morto na cama (enfarto). O homem possui uma grande semelhança física com David, que então tem uma ideia: resolve trocar de identidade com o morto (muda a foto do passaporte) e passa a seguir a agenda que encontrou com ele, indo aos vários locais anotados. Ao ir a uma caixa de um armário em Munique, David encontra papéis sobre vendas de armas. Depois é procurado por homens da guerrilha africana, que esperavam por Robertson para realizar o negócio. David então descobre que Robertson era contrabandista de armas. Ao mesmo tempo, a esposa de David e seus colegas de trabalho, começam a procurar por "Robertson" (na verdade David), pois queriam saber mais da morte do jornalista. David então começa a fugir deles e recorre a uma jovem turista inglesa, que aceita ajudá-lo a escapar de seus conhecidos.


TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

Título original: All the President's Men
Diretor: Alan J. Pakula
Elenco:  Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden
Duração: 2h 18min 

Dois jornalistas investigam o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. Descobrem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, o que acaba por levar à renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Tudo, porém, começou em um patamar muito pequeno na esfera política americana: uma invasão do edifício Watergate por cinco aparentes ladrões não mereceria mais do que páginas policiais, mas ganhou, com o tempo, uma proporção não imaginada. O que ocorreu de fato foi um caso amplo de espionagem política que levou o presidente republicano Richard Nixon, eleito em novembro de 1972 para seu segundo mandato, a ser forçado a sair do cargo. O filme mostra cenas históricas, permeadas às demais dirigidas por Pakula, reforçando sua intenção de bem reproduzir o que foi o caso Watergate.


REDE DE INTRIGAS (1976)

Título original: Network
Diretor: Sidney Lumet
Elenco:  Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch
Duração: 2h 1min 

O âncora Howard Beale (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.


SÍNDROME DA CHINA (1979)

Título original: The China Syndrome
Diretor: James Bridges
Elenco:  Jane Fonda, Jack Lemmon, Michael Douglas
Duração: 2h 2min

Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, Kimberly Wells (Jane Fonda), uma repórter, vê algo muito irregular e Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma discretamente o "incidente". No entanto, devido a pressões, o filme não passa no noticiário. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, pois se o caso viesse à tona a usina seria fechada até uma nova vistoria ser feita, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação.


AUSÊNCIA DE MALÍCIA (1981)

Título original: Absence of Malice 
Diretor: Sydney Pollack
Elenco:  Paul Newman, Sally Field, Bob Balaban
Duração: 1h 56min 

Será que um homem pode ser condenado antes de provar sua inocência ? suponha que você pegue o jornal de manha e sua vida esteja na manchete da capa... e tudo o que eles dizem parecido mas não é a verdade . este é o dilema mostrado neste intenso drama sobre o poder da imprensa .Michal gallagher ( Paul Newman em uma atuação indicada para o OSCAR) lê no jornal que é o objeto de uma investigação criminal. De repente , tudo pelo que ele sempre trabalhou está em risco . ele confronta a autora Megan Carte ( Sally field ), uma incansável repórter investigativa , e juntos vão descobrir que a história vazou propositadamente para ela como parte de um plano do chefe das investigações . A vida de Gallagher está em perigo enquanto ele e a repórter tentam restabelecer a verdade.


REDS (1981)

Título original: Reds
Diretor: Warren Beatty
Elenco:  Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann
Duração: 3h 15min 

O filme retrata a vida do jornalista norte-americano John Reed, desde a época em que era repórter do periódico socialista The Masses no início do século XX, até a fundação do Partido Comunista dos Estados Unidos. Sua vida conjugal com Louise Bryant, também merece destaque especial na primeira parte do filme. O filme prossegue, mostrando a participação de John na Revolução Russa em 1917, seus contatos com importantes lideranças e as divergências internas que já aparecem no movimento comunista da União Soviética. Dessa participação John realizou a mais famosa cobertura jornalística da revolução, imortalizada no livro Os dez dias que abalaram o mundo, um clássico sobre a história da Revolução Bolchevique, altamente elogiado por Lenin. Durante a existência da União Soviética, John sempre foi tratado como uma espécie de herói na visão internacionalista do socialismo. Morreu em Moscou vítima de tifo com 44 anos. Trata-se do único estrangeiro, que morrendo na União Soviética, teve seu corpo enterrado com grandes honras nas muralhas do Kremlim, ao lado do mausoléu de Lenin.


O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO (1982)

Título original: The Year of Living Dangerously
Diretor:  Peter Weir
Elenco:  Mel Gibson, Sigourney Weaver, Linda Hunt
Duração: 1h 55min 

Indonésia, 1965. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente, que em sua primeira missão internacional chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão, que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant (Sigourney Weaver), assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro deste contexto Guy se envolve com Jill.


SOB FOGO CERRADO (1983)

Título original: Under Fire
Diretor: Roger Spottiswoode
Elenco:  Nick Nolte, Ed Harris, Gene Hackman
Duração: 2h 8min

Três jornalistas se vêem encurralados por uma revolução política e um triângulo amoroso. Russell Price (Nolte) é um ousado fotógrafo que se enfrenta um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Ele também é torturado pelas incertezas de qual caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Mas quando perde de vista a objetividade e se envolve na escaramuça, Russel pode perder ambas as batalhas e sua vida.


GRITOS DO SILÊNCIO (1984)

Título original: The Killing Fields
Diretor:  Roland Joffé
Elenco:  Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich
Duração: 2h 21min

Sidney Schanberg (Sam Waterston), repórter do The New York Times, vai cobrir a guerra civil do Camboja. Lá torna-se grande amigo de Dith Pran (Haing S. Ngor), intérprete e também jornalista. Juntos eles testemunham atrocidades, tragédia, loucura e esperança. Schanberg volta para casa e ganha o prêmio Pulitzer pela cobertura, enquanto seu amigo Dith Pran encara um triste destino no país agora comandado pelo Khmer Vermelho.


SALVADOR - O MARTÍRIO DE UM POVO (1986)

Título original: Salvador
Diretor: Oliver Stone
Elenco:  James Woods, James Belushi, Michael Murphy
Duração: 2h 2min

Um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo. Lá ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e clérigos são assassinados sem a menor cerimônia e com total impunidade.


A DIFÍCIL ARTE DE AMAR (1986)

Título original: Heartburn
Diretor: Mike Nichols
Elenco:  Meryl Streep, Jack Nicholson, Jeff Daniels 
Duração: 1h 48min

Em um casamento Rachel (Meryl Streep), uma escritora de matérias culinárias de Nova York, conhece um colunista de Washington, Mark (Jack Nicholson), e logo estão casados, apesar das reservas dela contra tal tipo de relação. Eles compram e remodelam uma casa, têm uma filha e ela pensa que tudo corre às mil maravilhas, até descobrir que Mark estava tendo um caso enquanto ela estava grávida pela segunda vez.


NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA (1987)

Título original: Broadcast News
Diretor: James L. Brooks
Elenco:  William Hurt, Albert Brooks, Holly Hunter
Duração: 2h 13min 

Em Washington D.C. Jane Craig (Holly Hunter), produtora do telejornal de uma grande rede, tenta manter o alto padrão de qualidade, mas precisa lidar com a promoção do charmoso novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia. O desprezo e a desconfiança, porém, logo transformam-se em outra coisa, destruindo a autoestima de Aaron Altman (Albert Brooks), competente e dedicado profissional que nutre uma paixão secreta pela melhor amiga Jane.


TROCA DE MARIDOS (1988)

Título original: Switching Channels
Diretor:  Ted Kotcheff
Elenco:  Kathleen Turner, Burt Reynolds, Christopher Reeve
Duração: 1h 45min

Sully é o produtor de um programa de notícias na TV a cabo. Christy é sua ex-mulher e uma excelente repórter e está investigando o caso de um inocente que será executado. Mas ela tem outras coisas em mente, quer largar o mundo das notícias e casar com Blaine. Sully tentará de tudo para mantê-la na cidade e impedir o casamento e salvar o inocente da morte.


RELATÓRIO WALLRAFF (1990)

Título original: The Man Inside
Diretor: Bobby Roth
Elenco:  Jürgen Prochnow, Peter Coyote, Nathalie Baye
Duração: 1h 33min

Jornalista alemão, da chamada linha B investigativa, da então Alemanha Ocidental, e mostrou aos seus 9 milhões de leitores os bastidores sujos e policialescos de uma redação e de seus diretores.


FOGUEIRA DAS VAIDADES (1990)

Título original: The Bonfire of the Vanities
Diretor:  Brian De Palma 
Elenco:  Tom Hanks, Bruce Willis, Melanie Griffith
Duração: 2h 5min

Sherman McCoy (Tom Hanks) é um grande corretor de Wall Street que ganha comissões milionárias e tem a sua vida modificada bruscamente quando ao ir com Maria Ruskin (Melanie Griffith), sua amante, para Manhattan, erra o caminho e vai parar no Bronx. Lá ele atropela um negro, fazendo com que este fato seja o ponto de partida da sua ruína e também o início da meteórica ascensão de Peter Fallow (Bruce Willis), um jornalista desconhecido.


HERÓI POR ACIDENTE (1992)

Título original: Hero
Diretor: Stephen Frears
Elenco:  Dustin Hoffman, Geena Davis, Andy Garcia
Duração: 1h 59min

O mendigo Bernie Laplante (Dustin Hoffman), um sujeito intratável e egoísta, tenta escapar da cadeia convencendo o juiz que é um pai de família exemplar. A caminho da casa da ex-mulher, que o odeia e tem a guarda do seu filho, presencia a queda de um avião com 54 passageiros. Meio a contragosto, desemperra a porta da aeronave e salva os passageiros. Perde um pé de sapato e some. Entre os passageiros estava Gale Gayley (Geena Davis), uma repórter de televisão que decide iniciar uma campanha para descobrir a identidade do herói anônimo e oferece um milhão de dólares ao "herói" do desastre aéreo. Bernie deu o sapato restante para John Bubber (Andy Garcia), um desabrigado. Gale segue a pista do sapato e acaba chegando em John Bubber, que herdou o outro pé de Laplante e decide tirar proveito da oferta, pois é um homem bonito e encantador e logo ganha o coração da cidade inteira. Logo Bernie percebe que jogou fora um milhão de dólares e inicia um esforço para conseguir o reconhecimento e o dinheiro.


TESTEMUNHA OCULAR (1992)

Título original: The Public Eye
Diretor: Howard Franklin
Elenco:  Joe Pesci, Barbara Hershey, Richard Riehle
Duração: 1h 39min

Leon Barnstein é o melhor fotojornalista de New York no ano de 1942. Especializado em crimes, fica a vontade tanto com policiais quanto com marginais, suas fotos são sempre aquelas que os outros fotógrafos desejavam ter tirado. Bernstein nunca se envolve com os casos que fotografa, até que a glamourosa Kay Levitz recorre a ele quando a máfia parece estar se infiltrando em seu clube devido à negócios inacabados com seu falecido marido. Bernstein, que não é muito bom com as mulheres, concorda em ajudar, já que poderia tirar algumas boas fotos de tudo isso. Na verdade, ele está se apaixonando por Kay.


O DOSSIÊ PELICANO (1993)

Título original: The Pelican Brief
Diretor: Alan J. Pakula
Elenco:  Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard 
Duração: 2h 21min

Darby Shaw (Julia Roberts), uma estudante de Direito de Nova Orleans, descobre uma trama que envolve o assassinato de dois membros da Suprema Corte na mesma noite e prepara um dossiê contendo suas opiniões e estudos sobre os crimes. Ela chega à uma surpreendente conclusão e, nas mãos erradas, as informações daquele documento significariam uma revolta na política do país. Assim, quando Darby vê que sua vida corre perigo e tem apenas ao seu lado Gray Grantham (Denzel Washington), um jornalista, ele passa a ajudá-la a tentar elucidar a trama por completo.


ADORO PROBLEMAS (1994)

Título original: I Love Trouble
Diretor: Charles Shyer
Elenco:  Nick Nolte, Julia Roberts, Saul Rubinek
Duração: 2h 3min 

Veterano jornalista (Nick Nolte) é enviado para cobrir desastre de trem. No dia seguinte, descobre que bela novata (Julia Roberts) que conheceu no local deu furo de reportagem: o desastre foi fruto de sabotagem. Começam a investigar paralelamente, com direito a alfinetadas um no outro, até os perigos da vida os levam a unir forças.


O JORNAL (1994)

Título original: The Paper 
Diretor: Ron Howard
Elenco: Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall 
Duração: 1h 52min

Henry (Michael Keaton) trabalha como editor em um jornal de pequeno porte em Nova York, e mesmo sendo apaixonado pelo seu trabalho, esta cansado das longas horas de jornada diária e baixo salário. Para aumentar seu descontentamento, o jornal esta com problemas financeiros e começa a cortar gastos. Sua esposa também o incentiva a buscar um emprego melhor, reclamando do pouco tempo que ele passa com a família. Quando Henry recebe uma proposta para editar um jornal de grande expressão, onde ganharia mais dinheiro, trabalharia menos horas e teria mais respeito, ele fica tentado em aceitar. Mas uma história bombástica o confronta a tomar uma decisão.


UM SONHO SEM LIMITES (1995)

Título original: To Die For 
Diretor: Gus Van Sant
Elenco:  Nicole Kidman, Matt Dillon, Joaquin Phoenix
Duração: 1h 46min

Vivendo na aldeia costeira fictícia de Little Hope, New Hampshire, Suzanne Stone (Nicole Kidman), uma jovem, bela e cruel mulher que sonha em ser mundialmente famosa âncora de telejornal. Para isso, ela se casa com Larry Maretto (Matt Dillon), pois ela acredita que seu negócio de família vai mantê-la financeiramente confortável , e começa a tentar subir a escada de notícias da rede, começando como uma garota do tempo em uma estação de cabo local, WWEN.


JENIPAPO (1995)

Título original: Idem
Diretor:  Monique Gardenberg
Elenco:  Otávio Augusto, Patrick Bauchau, Jackson Costa
Duração: 1h 40min 

Michael é um jornalista estadunidense que trabalha para um jornal brasileiro bilíngue. Certo dia ele é mandado para entrevistar o padre Louis Stephen, um famoso missionário católico que apoia a luta pela reforma agrária em uma comunidade do nordeste. Mas ele precisa enfrentar um problema, pois o padre se recusa a conceder entrevistas. Isso leva Coleman a abandonar a ética jornalística em sua tentativa para entrevistá-lo.


ÍNTIMO & PESSOAL (1996)

Título original: Up Close & Personal
Diretor: Jon Avnet
Elenco:  Robert Redford, Michelle Pfeiffer, Stockard Channing
Duração: 2h 4min

Jovem mulher (Michelle Pfeiffer) munida apenas de uma fita de demonstração de produção caseira e uma grande vontade de pertencer ao mundo das notícias e da televisão bate de porta em porta, até conhecer um grande executivo e jornalista (Robert Redford) que acredita no seu potencial, apesar de ter consciência de que ela é inexperiente. Com o passar do tempo, ela gradativamente vai se firmando profissionalmente e o relacionamento entre ele e seu mentor torna-se uma grande paixão.


DOCES PODERES (1997)

Título original: Idem
Diretor: Lúcia Murat
Elenco:  Marisa Orth, Antônio Fagundes, José de Abreu
Duração: 1h 42min 

Bia (Marisa Orth) é uma jornalista que chega a Brasília para assumir, durante o período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de TV do país. O antigo diretor está deixando o cargo para chefiar a campanha de um jovem candidato a governador, que é apoiado por políticos conservadores. Metade dos profissionais da sucursal também está deixando o local, pelos mais variados motivos, entre eles a crise econômica pela qual passa o país e a falta de perspectiva do fim do século. Através dos discursos dos funcionários que estão deixando a sucursal é exibido o desenvolvimento das campanhas e os conflitos vividos pelos personagens.


BEM VINDO A SARAJEVO (1997)

Título original: Welcome to Sarajevo
Diretor:  Michael Winterbottom
Elenco:  Stephen Dillane, Woody Harrelson, Marisa Tomei
Duração: 1h 43min

Os jornalistas Flynn (Woody Harrelson), dos Estados Unidos, e Michael Henderson (Stephen Dillane), da Inglaterra, encontram-se no início da Guerra da Bósnia, em Saravejo. Durante suas reportagens, eles encontram uma órfã, Emira (Emira Nusevic). Henderson acaba se envolvendo com os problemas da menina e decide levá-la ilegalmente para a Inglaterra, ajudado pela americana Nina (Marisa Tomei).


QUARTO PODER (1997)

Título original: Mad City
Diretor: Costa-Gavras
Elenco:  John Travolta, Dustin Hoffman, Alan Alda 
Duração: 1h 55min

Narrativa sobre dois homens cujos destinos se cruzam por acaso. Um deles e o veterano repórter de TV Max Bracket (Hoffman). Penalizado por entrar em panico durante uma matéria, e obrigado a cobrir o cotidiano de uma pequena cidade quando Sam Baily (Travolta), casado e pai de família, descobre que foi despedido e entra em desespero, invadindo o museu com um rifle, fazendo vários reféns. Bracket que por acaso estava no local, vê no episodio, sua grande chance de voltar ao topo.


O INFORMANTE (1999)

Título original: The Insider
Diretor:  Michael Mann
Elenco:  Russell Crowe, Al Pacino, Christopher Plummer 
Duração: 2h 37min

Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.


CHEGADAS E PARTIDAS (2001)

Título original: The Shipping News 
Diretor: Lasse Hallström
Elenco:  Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench
Duração:  1h 51min 
Quoyle (Kevin Spacey) é um jornalista que resolve retornar à sua cidade natal, a pequena cidade pesqueira de Newfoundland, após passar por uma experiência traumática, em que sua ex-esposa Petal (Cate Blanchett) vendeu a filha do casal para uma agência ilegal de adoção de crianças. Lá ele e sua filha buscam reconstruir sua vida, sendo que Quoyle aceita um emprego para trabalhar no jornal local, assinando uma coluna própria. Com o passar do tempo a coluna de Quoyle faz sucesso junto à população local, sendo que ele próprio acaba descobrindo segredos de sua família e se envolve com Wavey Prouse (Julianne Moore), uma mãe solteira que guarda seu próprio segredo.


A ÚLTIMA PROFECIA (2002)

Título original: The Mothman Prophecies
Diretor: Mark Pellington
Elenco:  Richard Gere, Laura Linney, David Eigenberg
Duração: 1h 59min

John Klein (Richard Gere) é um renomado jornalista do The Washington Post que vai a uma pequena cidade de Virgínia Ocidental para investigar alguns estranhos acontecimentos. Ao chegar na cidadezinha, ele logo descobre que pode haver uma ligação entre os bizarros fenômenos e sua esposa, Mary (Debra Messing), que morreu alguns anos antes, vítima de um tumor cerebral. Pouco antes de sua morte, Mary confessou ter visto uma estranha criatura atravessando a estrada momentos antes dela sofrer um acidente de carro junto com John. Ela então desenhou uma série de rascunhos descrevendo a criatura. Impressionado com o relato da esposa, John decide, dois anos depois, voltar ao local para tentar descobrir o que há de real por trás da lenda do Mothman (homem-mariposa).


O PREÇO DE UMA VERDADE (2003)

Título original: Shattered Glass
Diretor: Billy Ray
Elenco: Hayden Christensen, Chloë Sevigny, Steve Zahn
Duração: 1h 34min

Stephen Glass (Hayden Christensen) é um jornalista que consegue entrar para a equipe principal do jornal The New Republic, de Washington. Entretanto, dos anos em que trabalha na redação, mais da metade dos textos de sua autoria ou foram inventados ou copiados, o que não impede seu crescimento. Porém sua fama vai por água abaixo após sua farsa ser descoberta.


O CUSTO DA CORAGEM (2003)

Título original: Veronica Guerin
Diretor:  Joel Schumacher
Elenco:  Cate Blanchett, Colin Farrell, Brenda Fricker
Duração: 1h 38min

Baseado em uma história real, o filme retrata a vida da jornalista irlandesa Veronica Guerin (Cate Blanchett), que em 1996 escreveu uma matéria sobre os barões do crime e os traficantes de drogas mais poderosos de Dublin. Mais tarde, no mesmo ano, foi morta por assassinos contratados pelos mesmos criminosos que ela havia denunciado em seu texto. A mesma história foi filmada em Alto Risco, com Joan Allen no papel da jornalista, rebatizada de Sinead Hamilton na produção de 2001.


A VIDA DE DAVID GALE (2003)

Título original: The Life of David Gale 
Diretor:  Alan Parker
Elenco: Kevin Spacey, Kate Winslet, Laura Linney 
Duração:  2h 10min 

David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte.


COMO PERDER UM HOMEM EM 10 DIAS (2003)

Título original: How to Lose a Guy in 10 Days
Diretor: Donald Petrie
Elenco:  Kate Hudson, Matthew McConaughey, Adam Goldberg
Duração: 1h 56min

Ben Barry (Matthew McConaughey) é um publicitário que faz uma grande aposta com seu chefe: caso faça com que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias ele será o responsável por uma concorrida campanha de diamantes que pertence à empresa. A vítima escolhida por Ben é Andie Anderson (Kate Hudson), uma jornalista feminista que está desenvolvendo uma matéria sobre como perder um homem em 10 dias e está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar dela. Ambos se conhecem em um bar, sendo que escolhem um ao outro como alvo de seus planos.


BOA NOITE E BOA SORTE (2005)

Título original: Good Night, and Good Luck
Diretor: George Clooney
Elenco: David Strathairn, George Clooney, Patricia Clarkson
Duração:  1h 33min

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.


SCOOP - O GRANDE FURO (2006)

Título original: Scoop
Diretor:  Woody Allen
Elenco:  Scarlett Johansson, Hugh Jackman, Jim Dunk
Duração: 1h 36min

Sondra Pransky (Scarlett Johansson) é uma estudante de jornalismo que está visitando alguns amigos em Londres. Ela vai ao show de mágica de Sidney Waterman (Woody Allen), que a chama ao palco para fazer o truque de desmaterialização. Sondra entra em uma caixa mas, enquanto o truque acontece, surge para ela o espírito do repórter Joe Strombel (Ian McShane), morto recentemente, que lhe oferece um grande furo: a identidade do assassino do tarô. Ele diz a Sondra que o assassino é Peter Lyman (Hugh Jackman), um aristocrata inglês. Sondra e Sid decidem investigar Lyman, mas ela acaba se apaixonado por ele.


O PREÇO DE UMA CORAGEM (2007)

Título original: A Mighty Heart
Diretor: Michael Winterbottom
Elenco:  Angelina Jolie, Dan Futterman, Irrfan Khan 
Duração: 1h 40 min

23 de janeiro de 2003. Daniel Pearl (Dan Futterman), chefe da sucursal do Wall Street Journal no sudeste asiático, está trabalhando numa matéria sobre um homem-bomba chamado Richard Reid. Sua pesquisa o levou a Karashi, onde um intermediário lhe prometeu uma boa fonte. Quando Daniel saiu para a entrevista avisou Mariane (Angelina Jolie), sua esposa, de que talvez voltasse tarde. Porém ele jamais retornou. Grávida de 6 meses, Mariane decidiu escrever um livro para apresentar a seu filho quem era seu pai, que ele não conheceria.


A CAÇADA (2007)

Título original: The Hunting Party
Diretor:  Richard Shepard
Elenco: Richard Gere, Terrence Howard, Jesse Eisenberg
Duração: 1h 41min

Simon (Richard Gere) é um jornalista que, ao lado do câmera Duck (Terrence Howard), já realizou grandes coberturas de guerra. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece. Anos depois Duck retorna ao país e lá é contactado por Simon, que possui pistas sobre o paradeiro do Raposa (Ljubomir Kerekes), o pior criminoso de guerra local e que tem uma recompensa de US$ 5 milhões por sua captura. Confundidos com agentes da CIA e agindo contra as ordens da ONU, Duck e Simon decidem partir em sua procura.


FROST/NIXON (2008)

Título original: Idem
Diretor: Ron Howard
Elenco:  Frank Langella, Michael Sheen, Kevin Bacon
Duração: 2h 2min

Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.


OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2009)

Título original: Män som hatar kvinnor
Diretor:  Niels Arden Oplev
Elenco:  Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Ewa Fröling
Duração:  2h 32min

Harriet Vanger (Ewa Fröling) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio ainda está à procura de Harriet. Ele resolve contratar Mikael Bomkvist (Michael Nyqvist), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Mikael não está em um bom momento, pois enfrenta um processo por calúnia e difamação. Ele aceita o trabalho, recebendo a ajuda de Lisbeth Salander (Noomi Rapace), uma investigadora particular incontrolável e anti social. David Fincher fez sua versão da história em 2011.


INTRIGAS DE ESTADO (2009)

Título original: State of Play 
Diretor: Kevin Macdonald
Elenco:  Russell Crowe, Rachel McAdams, Ben Affleck
Duração:  2h 7min 

Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams) ele passa a investigar o caso, descobrindo uma grande conspiração política.


UMA MANHÃ GLORIOSA (2010)

Título original: Morning Glory
Diretor:  Roger Michell
Elenco:  Rachel McAdams, Harrison Ford, Diane Keaton 
Duração: 1h 47min

Becky Fuller (Rachel McAdams) é uma produtora de televisão que acaba demitida de seu programa de notícias, mas logo consegue uma vaga em uma nova emissora. O único problema é que para elevar a audiência ela precisa fazer muitas mudanças, entre elas convencer o premiado Mike Pomeroy (Harrison Ford) a apresentar matérias de moda e amenidades ao lado de uma ex-miss Arizona (Diane Keaton). Com pouco tempo atingir o sucesso, Becky terá que se virar para driblar o humor de seu elenco, ser reconhecida profissionalmente e ainda viver um novo amor.


DIÁRIO DE UM JORNALISTA BÊBADO (2011)

Título original: The Rum Diary
Diretor:  Bruce Robinson
Elenco:  Johnny Depp, Giovanni Ribisi, Aaron Eckhart
Duração: 2h

Baseado no romance de Hunter S. Thompson, O Diário de um Jornalista Bêbado conta a improvável história do jornalista itinerante Paul Kemp (Johnny Depp). Cansado da vida frenética de Nova Iorque e das convenções morais de uma América conservadora, ele viaja à bela ilha de Porto Rico, para trabalhar em um jornal local, o "The San Juan Star", administrado pelo tirânico Lotterman (Richard Jenkins). Adotando o ritmo calmo do lugar, regado a muito rum, Paul começa a se apaixonar por Chenault (Amber Heard), noiva de Sanderson (Aaron Eckhart), um dos maiores empresários da cidade. Ganancioso, Sanderson planeja converter Porto Rico num paraíso do capitalismo. Quando Kemp é recrutado por Sanderson para escrever um artigo favorável a respeito de sua nova e corrupta empreitada, ele é confrontado com um dilema: deve ajudar o empresário, ou aceitar os riscos e aproveitar para denunciá-lo?


TUDO PELO PODER (2011)

Título original:  The Ides of March
Diretor: George Clooney
Elenco:  Paul Giamatti, George Clooney, Philip Seymour Hoffman
Duração: 1h 41min 

O jovem Stephen Myers (Ryan Gosling) é um idealista. Dedicado, obsessivo e apaixonado por política, trabalha como assessor de imprensa de Mike Morris (George Clooney) governador democrata, candidato a corrida presidencial nos Estados Unidos. Morris conta ainda com a ajuda do experiente Paul (Philip Seymour Hoffman) para derrotar o concorrente, assessorado pelo igualmente experiente Tom Duffy (Paul Giamatti). Durante a briga para definir quem sairá vencedor nas eleições primárias, o staff dos candidatos trava um intenso jogo de poder, onde a sujeira não vai para debaixo do tapete e sim para os noticiários. No meio de batalha pelo poder, Myers ainda encontra tempo para ser pressionado por duas mulheres e razões diferentes: a jornalista Ida (Marisa Tomei) e a estagiária Molly (Evan Rachel Wood).


AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPORTER (2012)

Título original: Idem
Diretor: Victor Lopes
Elenco:  Marcelo Adnet, Pedro Bial, Fernando Henrique Cardoso
Duração: 1h 14min 

Agamenon Mendes Pedreira (Hubert/Marcelo Adnet) cortou o pão que o diabo amassou para se transformar no jornalista mundialmente conhecido e autor da coluna diária publicada todos os domingos. Ficou anos sem almoçar e jantar para comprar uma passagem para o Titanic e, sobrevivente, acabou se enrabichando com Eva Braun (Guilhermina Guinle), o grande amor de Hitler. Entre os altos e baixos de sua incrível carreira, entrevistando figuras ilustres (Gandhi, Albert Einstein e Freud), o repórter Pedro Bial (Pedro Bial) o encontra em um momento histórico: a derrubada do Muro de Berlim. De volta ao Brasil, e já no jornal O Globo, Agamenon segue sua vidinha no Dodge Dart 73, estacionado na porta do jornal e habitado pela patroa Isaura (Luana Piovani), mas após ser enviado para o Ageganistão para entrevistar Osama Bin Laden, a vida do casal sofreu um forte abalo e eles precisam rever alguns conceitos sobre a vida a dois, a três, a quatro ..


O ABUTRE (2014)

Título original: Nightcrawler
Diretor: Dan Gilroy
Elenco:  Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton
Duração: 1h 57min

Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado que sempre está em busca de fortes emoções. Um dia, quase por acaso, Lou descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista, onde equipes de filmagem freelances gravam imagens de crimes e acidentes chocantes para depois vendê-las para telejornais. Em busca das cenas perfeitas, ele é capaz de arriscar a sua e a vida de outras pessoas.


118 DIAS (2014)

Título original: Rosewater
Diretor: Jon Stewart
Elenco:  Gael García Bernal, Kim Bodnia, Dimitri Leonidas
Duração: 1h 43min 

Maziar Bahari (Gael García Bernal) é um jornalista iraniano que trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres, ao lado da esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula o material para ser divulgado mundo afora, o que o transforma em alvo do governo iraniano. Preso por tempo indeterminado, ele passa a ser torturado para que confesse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano.


SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS (2015) 

Título original: Spotlight
Diretor:  Tom McCarthy
Elenco:  Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams
Duração:  2h 8min

O filme conta a verdadeira e fascinante história da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pelo jornal Boston Globe, que viria a abalar a cidade e causar uma crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo. Quando o time de repórteres da tenaz equipe Spotlight mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.



Tecnologia do Blogger.