• ÚLTIMAS...

    40 FILMES SOBRE AUTISMO PARA CONHECER E EMOCIONAR



    O que é Autismo?

    O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
    Em maio de 2013 foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.
    Nesse manual, o autismo, assim como a Síndrome de Asperger, foi incorporado a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a Síndrome de Asperger passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento, dessa forma o diagnóstico fica mais completo.
    O Transtorno do Espectro Autista é definido pela presença de “Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, atualmente ou por história prévia”, de acordo com o DSM-V.
    Fiz uma lista mais completa (em alguns sites, citam 30 filmes) com porduções sensíveis e emocionantes, além de servirem de fonte de pesquisas para curiosos e interessados no assunto especificamente.

    Vamos aos filmes

    1. Rain Man (1988)

    Título original: Idem
    Diretor: Barry Levinson
    Elenco:  Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino
    Duração: 2h 13min

    O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um “autista sábio” com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida


    2. Gilbert Grape: Aprendiz de Um Sonhador (1993)

    Título original: What's Eating Gilbert Grape
    Diretor:  Lasse Hallström
    Elenco:  Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis
    Duração:  1h 58min

    Na pequena cidade de Endora, Gilbert cuida de seu irmão autista Arnie e de sua mãe extremamente obesa. A cidade é calma e a vida segue seu rumo, até que Becky aparece, e Gilbert se apaixona por ela. Agora ele terá que lidar com a problemática família ao mesmo tempo em que quer aprender os segredos da moça.

    3.Testemunha do Silêncio (1994)

    Título original: Silent Fall
    Diretor: Bruce Beresford
    Elenco:  Richard Dreyfuss, Linda Hamilton, John Lithgow
    Duração: 1h 41min

    Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre de seus pais estão seladas dentro dele, a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las.

    4. À Sombra do Piano (1996)

    Título original: Under the Piano
    Diretor: Stefan Scaini
    Elenco:  Amanda Plummer, Megan Follows, Teresa Stratas
    Duração: 1h 32min

    Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

    5. Código Para o Inferno (1998)

    Título original: Mercury Rising
    Diretor: Harold Becker
    Elenco: Bruce Willis, Miko Hughes, Alec Baldwin
    Duração: 1h 51min

    Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos leem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido.


    6. Ressurreição (1998)

    Título original: Down in the Delta
    Diretor: Maya Angelou
    Elenco:  Alfre Woodard, Al Freeman Jr., Mary Alice
    Duração: 1h 52min

    Conta a história de uma jovem mulher (Loretta), que vive em Chicago com sua mãe e dois filhos, uma delas (Tracy) tem autismo. Por insistência da mãe, Loretta vai passar o verão com as filhas em uma cidadezinha de interior, onde vivem seu tio e sua tia (que têm alzheimer). Durante sua estadia, aprende a lidar melhor com os problemas dos filhos e os seus próprios.

    7. Experimentando a Vida (1999)

    Título original: Molly
    Diretor:  John Duigan
    Elenco:  Elisabeth Shue, Aaron Eckhart, Jill Hennessy
    Duração: 1h 42min

    Elisabeth Shue interpreta Molly, uma jovem autista que sai do período de internação e fica sob os cuidados de seu irmão, Buck (Aaron Eckhart). Ele permite que a irmã inicie um tratamento experimental. Molly se transforma em um gênio, com inteligência superior, para a surpresa de Buck. Mas esse progresso acaba sendo relativo, já que Molly não se livra completamente da sua extrema concentração autista. Buck e sua irmã enfrentam agora outro grande desafio.


    8. Temporada de milagres (2013)

    Título original: Season of Miracles
    Diretor:   Dave Moody, Josh Moody
    Elenco:   John Schneider, Grayson Russell, Andrew Wilson Williams
    Duração: 1h 20min

    Baseado no romance premiado de Rusty Whitener, o filme segue a história de um time de beisebol modesto durante a temporada de 1974, que muda com a chegada na equipe de Rafer,  um jovem autista.

    9. Loucos de Amor (2005)

    Título original: Mozart and the Whale
    Diretor:  Petter Næss
    Elenco:  Josh Hartnett, Radha Mitchell, Gary Cole
    Duração: 1h 34min

    Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto, ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida.

    10. Um Certo Olhar (2006)

    Título original: Snow Cake
    Diretor: Marc Evans
    Elenco:  Alan Rickman, Sigourney Weaver, Carrie-Anne Moss
    Duração: 1h 52min

    Alex Hughes, um ex-presidiário, está viajando para Winnipeg para ver um velho amigo. Ao longo do caminho, ele encontra o chato, mas vivaz, Vivienne Freeman que consegue pegar uma carona com ele, mas o veículo de Alex sofre um sério acidente, que mata Vivienne. Alex decide então falar com a mãe de Vivienne e vai até sua casa. Lá, ele descobre que a mãe, Linda, é uma mulher autista de alta funcionalidade. Ela o convence a ficar mais tempo, após o funeral e, naqueles dias, Alex descobre novas amizades e aprende mais sobre a singularidade de Linda mesmo enquanto ele se esforça para lidar com sua própria dor.


    11. O Nome dela é Sabine (2007)

    Título original: Elle s'appelle Sabine
    Diretor: Sandrine Bonnaire
    Elenco:  Sabine Bonnaire
    Duração: 1h 25min

    A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz em um hospital psiquiátrico, passa a viver em uma estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.


    12. Ben X: A Fase Final (2007)

    Título original: Ben X
    Diretor: Nic Balthazar
    Elenco: Marijke Pinoy, Greg Timmermans, Cesar De Sutter
    Duração: 1h 33min

    Ben é um jovem que sofre da síndrome de asperger e que se isola em sua própria realidade no mundo de Archlord, um jogo virtual. Seu modo de vida causa estranheza em seus colegas de classe, que o julgam e não o aceitam.

    13. Sei Que Vou Te Amar (2008)

    Título original: The Black Balloon
    Diretor: Elissa Down
    Elenco:  Rhys Wakefield, Luke Ford, Toni Collette
    Duração: 1h 37min

    Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada na cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário.


    14. Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009)

    Título original: Idem
    Diretor: Adam Elliot
    Elenco:  Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana
    Duração: 1h 32min

    Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com síndrome de asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é exploram a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.


    15. O Menino e o Cavalo (2009)

    Título original: The Horse Boy
    Diretor:  Michel Orion Scott
    Elenco: Rupert Isaacson, Kristin Neff, Rowan Isaacson
    Duração: 1h 33min

    O jornalista britânico Rupert Isaacson se apaixonou pela americana Kristin Neff, professora de psicologia, quando viajava pela Índia. Sete anos depois, em 2001, nasceu seu filho Rowan. O mundo parecia perfeito até o menino ser diagnosticado com autismo. Tendo recorrido a todo tipo de terapia, sem sucesso, Rupert decide apostar numa jornada espiritual. Percebendo o amor do filho por cavalos, ele pesquisa como conciliar este fato com a busca por uma técnica de cura ancestral. A família parte assim para a Mongólia, onde, cavalgando por milhas, irão atrás do xamã mais poderoso da região.


    16.Coragem de uma mãe (2009)

    Título original:  A Mother’s Courage: Talking Back to Autism
    Diretor:  Friðrik Þór Friðriksson
    Elenco:  Margrét Dagmar Ericsdóttir, David G. Amaral, Simon Baron-Cohen
    Duração: 1h 43min

    Narrado por Kate Winslet, este inspirado filme mostra a busca de uma mulher para desbloquear a mente de seu filho autista. Margret encontra os principais especialistas e advogados no assunto e se conecta com várias outras famílias tocadas pelo autismo. À medida em que se depara com terapias inovadoras, Margret encontra a esperança de que seu filho possa ser capaz de se expressar em um nível que nunca pensou ser possível.

    17. Adam (2009)

    Título original: Idem
    Diretor: Max Mayer
    Elenco:  Hugh Dancy, Rose Byrne, Peter Gallagher
    Duração: 1h 39min

    Adam, um rapaz com síndrome de asperger, é apaixonado por astronomia, e passa a morar sozinho após a morte do pai. Tem um único amigo para apoiá-lo, Harlan. O filme trata do seu relacionamento com uma nova vizinha, a professora Beth. Foi escrito e dirigido por Max Mayer, que teve a ideia quando ouviu uma entrevista de um homem que sofria da síndrome. Foi premiado no Sundance Film Festival e no Method Fest Independent Film Festival do ano seguinte.


    18. Temple Grandin (2010)

    Título original: Idem
    Diretor: Mick Jackson
    Elenco:  Claire Danes, Julia Ormond, David Strathairn
    Duração: 1h 47min

    É baseado no livro Uma Menina Estranha, da própria Temple, uma mulher com autismo que acabou se tornando uma das maiores especialistas do mundo em manejo de gado e planejamento de currais e matadouros

    19. Um Time Especial (2011)

    Título original: A Mile in His Shoes
    Diretor: William Dear
    Elenco:  Luke Schroder, Dean Cain, George Canyon
    Duração: 1h 29min

    Baseado no livro The Legend of Mickey Tussler, o filme conta a história de um técnico de uma liga juvenil de beisebol que chama um garoto com autismo para ser seu lançador. Os dois terão que vencer preconceitos e a rejeição de alguns jogadores do time para seguir em frente.


    20. Meu filho, meu mundo (1979)

    Título original: Son-Rise: A Miracle of Love
    Diretor: Glenn Jordan
    Elenco:  James Farentino, Kathryn Harrold, Stephen Elliott
    Duração: 2h

    Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam... Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderá salvá-lo.

    21. Missão especial / Uma viagem inesperada (2004)

    Título original:Miracle Run
    Diretor: Gregg Champion
    Elenco: Mary-Louise Parker, Aidan Quinn, Zac Efron
    Duração: 1h 30min

    Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela deficiência.


    22. Um amigo inesperado (2006)

    Título original: After Thomas
    Diretor:  Simon Shore
    Elenco: Keeley Hawes, Ben Miles, Sheila Hancock
    Duração: 1h 33min

    Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.

    23. Meu nome é Khan (2010)

    Título original: My Name Is Khan
    Diretor:  Karan Johar
    Elenco:  Shah Rukh Khan, Kajol, Sheetal Menon
    Duração:2h 45min

    Rizwan Khan (Tanay Chheda), uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger, cresceu com a sua mãe (Zarina Wahab) na secção Borivali de Bombaim. Quando adulto (Shahrukh Khan), Rizwan muda-se para São Francisco onde vive com os seus irmãos. Ele apaixona-se por Mandira (Kajol) com quem mais tarde se casa. Após o 11 de Setembro, Rizwan e Mandira começam a enfrentar uma série de dificuldades o que faz com que eles se separem. Rizwan então começa uma longa jornada através dos Estados Unidos para conseguir Mandira de volta. Na sua jornada, ele inspira optimismo e alegria no coração das pessoas que encontra pela disseminação de mensagens por onde quer que passe.


    24. O garoto que podia voar (1986)

    Título original: The Boy Who Could Fly
    Diretor: Nick Castle
    Elenco:  Lucy Deakins, Jay Underwood, Bonnie Bedelia
    Duração: 1h 54min

    Após a morte dos pais, num acidente de avião, garoto se fecha e não conversa com ninguém. Ele vive com o tio alcoólatra e é tratado como autista. Na escola, porém, se torna amigo de uma bela jovem, que conquista sua confiança e o faz "voar" sobre a cidade.


    25. Prisioneiro do silêncio (1994)

    Título original: David's Mother
    Diretor: Robert Allan Ackerman
    Elenco:  Kirstie Alley, Sam Waterston, Stockard Channing
    Duração: 1h 32min

    Kirstie Alley, a estrela de "Olha Quem Está Falando", faz aqui um drama original, premiado com três Emmies (o Oscar da TV americana): Melhor Atriz (Kirstie Alley), Coadjuvante (Michael Goorjian) e Roteiro(Bob Randall). Sally Goodman tem um filho adolescente, David (Goorjian), mentalmente retardado. Sua excessiva dedicação a ele fizeram-na perder boa parte de sua vida e felicidade. E agora o marido e a filha ameaçam afastar-se dela. Sally então conhece um homem (Sam Waterston) que parece ter grande e saudável influência sobre David.


    26. Tão forte, tão perto (2011)

    Título original: Extremely Loud & Incredibly Close
    Diretor: Stephen Daldry
    Elenco:  Thomas Horn, Tom Hanks, Sandra Bullock
    Duração: 2h 9min

    Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.


    27. Casa das cartas (1993)

    Título original: House of Cards
    Diretor: Michael Lessac
    Elenco:  Kathleen Turner, Tommy Lee Jones, Asha Menina
    Duração: 1h 49min

    Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.


    28.  Forrest Gump - o contador de histórias (1994)

    Título original: Forrest Gump
    Diretor: Robert Zemeckis
    Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise
    Duração: 2h 22min

    Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conhecem, ele é na verdade apenas uma pessoa com autismo, vendo o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos - Guerra do Vietnã, Caso Watergate, entre outros - enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.


    29. Minha esperança é você (1963)

    Título original: A Child Is Waiting
    Diretor: John Cassavetes
    Elenco:  Burt Lancaster, Judy Garland, Gena Rowlands
    Duração: 1h 42min

    Em uma escola para crianças excepcionais, uma professora novata e inexperiente (Judy Garland) entra em conflito com o diretor da instituição (Burt Lancaster), por causa de seu modo de educar um menino autista recém-abandonado pela família. Comovente denúncia do preconceito de grande parte da sociedade para com os portadores de autismo, Minha Esperança é você é um drama que continua bastante atual.


    30. Sonhos de um rebelde (1990)

    Título original: Backstreet Dreams
    Diretor:  Rupert Hitzig, Jason O'Malley
    Elenco:  Brooke Shields, Jason O'Malley, Anthony Franciosa
    Duração: 1h 36min

    Homem que faz pequenos trabalhos sujos para um gângster se apaixona pela assistente social incumbida de tratar de seu filho autista.

    31. X+Y (2014)

    Título original:  X+Y
    Diretor:  Morgan Matthews
    Elenco:  Asa Butterfield, Rafe Spall, Sally Hawkins
    Duração: 1h 51min

    Em um mundo difícil de compreender, Nathan tem dificuldades para se aproximar das pessoas ao seu redor, diferente dos números onde encontra conforto. Quando Nathan é levado como aprendiz de um não convencional professor, Sr. Humphreys, uma incomum amizade se inicia e o talento do menino o leva ao time da grã-bretanha para a Olimpíada Internacional de Matemática. Lá, Nathan constrói relacionamentos complexos enquanto é confrontado pela irracional natureza do amor.


    32.  A Escolha de Phillip (2005)

    Título original: Fielder's Choice
    Diretor: Kevin Connor
    Elenco:  Chad Lowe, Kesun Loder, Marin Hinkle
    Duração: 1h 25min

    Phillip Fielder é um homem que está lutando para subir na sua carreira competitiva. Então sua irmã falece deixando-o sob custódia seu filho autista de 8 anos de idade. Logo Fielder aprende a responsabilidades de ser pai.

    33.  Céu no oceano (2010)

    Título original: Hai yang tian tang / Ocean heaven
    Diretor: Xiao Lu Xue
    Elenco:  Jet Li, Zhang Wen, Lun Mei Gwei
    Duração: 1h 36min

    A história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista. Uma pessoa em cada mil nasce com autismo; como consequência, a China tem 1 milhão de pacientes autistas. David é um deles: parece distraído, repete o que as pessoas lhe dizem, nada com maestria, mantém tudo em casa em lugares determinados e talvez não esteja totalmente ciente da morte de sua mãe, ocorrida há alguns anos. Trabalhando em um aquário, Sam Wong mostra extremo cuidado e carinho com seu filho de 22 anos. Com a generosa ajuda de seus vizinhos, os dois vivem prosperamente. Porém, Wong compreende muito bem que um dia deixará o mundo e seu filho ficará sozinho. O que ele ainda não descobriu é que esse dia pode estar mais perto do que imagina.


    34. Nada com a verdade (1994) 

    Título original: Cries from the Heart
    Diretor: Michael Switzer
    Elenco: Patty Duke, Melissa Gilbert, Bradley Pierce
    Duração: 2h

    Michael é uma criança autista de 7 anos. Ele não pode falar ou escrever. Sua mãe, Karen, envia-o para uma escola especial para ajudá-lo aprender. Michael é ensinado a usar um computador a fim de expressar seus sentimentos. Diante disso, Michael revela seu medo de um dos professores na sua escola. Ele revela que foi sexualmente abusado por seu tutor, Jeff.


    35. Exodus fall (2011)

    Título original:  Exodus fall
    Diretor:  Ankush Kohli, Chad Waterhouse
    Elenco:  Jesse James, Rosanna Arquette, Adrien Finkel
    Duração: 1h 33min

    Situado em 1974, no Texas. Três irmãos tem que enfrentar a morte de seu pai e tentar viver com sua mãe abusiva. Quando uma criança é mandada embora porque sua mãe não pode lidar com seu autismo, os jovens embarcam em uma jornada que irá mudar suas vidas pela liberdade.


    36. Retratos de família (1993)

    Título original: Family Pictures
    Diretor: Philip Saville
    Elenco:  Anjelica Huston, Sam Neill, Kyra Sedgwick
    Duração: 3h 3min

    Retratos de Família é a saga de uma família americana, que durante três décadas, lutou para sobreviver e manter o convívio familiar. Uma história de promessas feitas promessas quebradas, que tem como pivô da maior crise a descoberta que seu terceiro filho é autista. Transformações, corações feridos, amor e paixão, são sentimentos mais profundos na luta por uma reconciliação.

    37. Jogo Subterrâneo (2005)

    Título original: Jogo Subterrâneo
    Diretor: Roberto Gervitz
    Elenco:  Felipe Camargo, Maria Luísa Mendonça, Júlia Lemmertz
    Duração:  1h 49min

    Martín (Felipe Camargo) é um pianista que criou para si próprio um jogo, que tem como objetivo encontrar a mulher de sua vida. Sempre que entra em um vagão do metrô ele escolhe uma mulher que o atraia e passa a torcer que ela siga o mesmo caminho que ele. Apenas caso isto ocorra ele pode tentar se aproximar dela. Em meio a suas várias tentativas frustradas, Martín conhece algumas pessoas que mudam sua vida: Tânia (Daniela Escobar), uma mulher que se apaixona por ele e tem uma filha autista (Thávyne Ferrari), e Laura (Júlia Lemmertz), uma escritora cega. Seguindo seu jogo Martín conhece Ana (Maria Luísa Mendonça), que o atrai de tal forma que faz com que ele abandone as regras que ele próprio criou. Ana inicia então um romance com Martín, que se baseia em mistérios que um mantém para o outro.


    38. Música do coração (1999)

    Título original: Music of the Heart
    Diretor: Wes Craven
    Elenco:  Meryl Streep, Cloris Leachman, Henry Dinhofer
    Duração: 2h 4min

    "Músicas do Coração" conta a emocionante e comovente história sobre a relação entre uma professora de música e sua aluna. Uma mulher judia ortodoxa e uma garota palestina cega, autista e com um incrível dom para o piano clássico. Durante dezoito anos, pelo menos duas vezes por semana, em meio aos altos e baixos do processo de paz, Devorah deu aulas de piano para Rasha. Apesar de cega e autista, e grata pelo apoio e direção dado por Devorah, Rasha é capaz não só de interpretar complicadas partituras musicais, mas também compor suas próprias músicas - um extraordinário talento para alguém com suas deficiências.


    39. Presa no silêncio (1986)

    Título original: Trapped in Silence
    Diretor:  Michael Tuchner
    Elenco:  Jason Brill, Frances Foster, John Mahoney
    Duração: 1h 34min


    Jennifer Bell é uma professora que se forma em psicologia. Foi convidada pelo Dr. Winslow a cuidar de um caso envolvendo Kevin Richter, que poderá ser encaminhado a uma instituição para retardados mentais, se alguém não conseguir ajudá-lo. Kevin está internado no Instituto Garson há quatro anos, e durante esse tempo, nunca falou uma palavra, nunca emitiu qualquer som.
    Jennifer observa Kevin através de um espelho especial, e só vê Kevin sentado numa cadeira de balanço, se balançando. O pessoal o chama de “Menino Zoológico”. Além de não falar, ele se recusa a tomar banho ou trocar de roupa. Ele tem medo da água; aliás, tem medo de tudo e de todos. Na tentativa de aproximação, Jennifer sente que sua tarefa não vai ser fácil. Uma estória de ternura, de emoção e de suspense.


    40. Shine - brilhante (1996)

    Título original: Shine
    Diretor: Scott Hicks
    Elenco:  Geoffrey Rush, Armin Mueller-Stahl, Justin Braine
    Duração:  1h 45min

    Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.


    SUGESTÃO DE LEITORES


    41 . Meu nome é Rádio (2003) 
    Sugestão da leitora Mari Vieira

    Título original: Radio
    Direção: Michael Tollin
    Elenco: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Debra Winger
    Duração: 1h 49 min

    Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.



    42. No Espaço Não Existem Sentimentos (2010)
    Sugestão da leitora Maria Cecilia Peixoto

    Título original: I rymden finns inga känslor
    Direção: Andreas Öhman
    Elenco:  Bill Skarsgård, Martin Wallström, Cecilia Forss
    Duração: 1h 25min

    Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica muito deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, vítima da Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito mais complicada do que poderia imaginar e fica em dúvida se realmente poderá ajudar Sam.

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    1 comentários:

    1. Pena que faltou "Muito Além do Jardim" com Peter Sellers.

      Vejam este interessante comentário de Felipe Andrade

      Muito Além do Jardim


      Muito além de um jardim poderia ser uma fábula, mas não é. A história é centrada no jardineiro Chance (Peter Sellers) que foi criado desde pequeno pela criada Louise, e agora, encontra-se perdido, sem ter para onde ir, pois o dono da casa onde ele estava empregado, morre, e deixa a propriedade sem nenhum herdeiro. Nas cenas adiante, descobrimos que todas as experiências deste indivíduo estão reduzidas a apenas duas coisas: a televisão e o jardim. E podemos notar que o seu vínculo com a realidade, ainda se faz por causa do segundo, enquanto a outra parte de sua vida se reflete em uma mímica, uma imitação da realidade televisa. Notamos esses as características superficiais de Chance, logo na cena no começo do filme, em que o senhor da casa morre, a empregada relata o acontecimento a Chance e espera dele uma reação, o que não vem a acontecer. Em um primeiro momento, ela fica nervosa, mas logo depois, ela relembra que o indivíduo nunca se relacionou com ninguém, e dificilmente poderia expressar alguma emoção. Seria a culpa dela, por Chance nunca ter saído da casa e ter conhecido o mundo “real”? Ou, a televisão sempre o manipulou de tal forma que os relacionamentos entre os seres humanos se reduziram àquela superficialidade veiculada por ela mesma?

      Dessa forma, tratarei aqui de interpretar a história pela segunda opção. Uma leitura poderia apontar o filme como uma crítica ácida, um desvelamento de uma realidade massificada em que as pessoas aceitam, sem julgar, toda a realidade construída pela televisão. Ao acaso, ele é confundido com um empresário rico, e sob os cuidados de uma família milionária, recebe um tratamento por parte desta, já que havia sido acometido por um acidente de carro. Então, gradativamente ele vai se mostrando uma pessoa confiável, perspicaz e, à medida que ganha notoriedade, vai começando a ocupar o futuro espaço político nos EUA.
      Assim, não é ocasional que Chance se torne uma pessoa reconhecida pelo público, ganhando fama entre os figurões do alto escalão e ele próprio, se tornando uma estrela dos programas em que assistia. Os indivíduos que estão inseridos dentro deste espaço são pessoas como ele, alienadas pela própria realidade televisiva, que para estarem adequadas dentro deste meio, precisam conhecê-lo e se conformarem por segui-lo. Em um momento do filme, a jornalista afirma:

      - É interessante ver a sinceridade de Chauncey por dizer que nunca lê jornal.

      A afirmação da jornalista confirma o que todos precisam fazer para estarem dentro do espaço público. Para serem famosos e reconhecidos, eles precisam fazer parte da grande mídia. Mesmo os indivíduos que contestam a sua existência, como no caso do filme Rede de Intrigas, ainda assim há espaço para eles. Porque na televisão tudo é reduzido a um espetáculo, salvo Chance que ainda preserva o seu humanismo, pela sua metáfora do jardim. O que exemplifica a questão moral que nos coloca um elo entre a nossa existência e pertencimento a este mundo. Quando Chance aparece na vida da família milionária, o ambiente muda e sua importância se faz presente por fazer aparecer novamente os sentimentos vivos que os deixavam atordoados. O que explica toda a nossa existência aproxima-se de questões humanistas, na confiança e empatia que temos um pelo outro, algo relatado por Ben, antes de saber que irá morrer e por Eve, depois de se sentir amada novamente. Por isso, a verdadeira expressão da realidade, explicação de todos os problemas, seja econômicos ou políticos, está além da compreensão deles mesmos, e se faz presente no jardim, no cuidado com o que nós temos com o nosso mundo e com o próximo. O que causa a admiração de todos no filme, que não compreendiam a sabedoria de um homem comum, iletrado e pobre, mas que tinha consigo mesmo uma qualidade especial: humanidade.

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: 40 FILMES SOBRE AUTISMO PARA CONHECER E EMOCIONAR Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top