• ÚLTIMAS...

    sexta-feira, 8 de abril de 2016

    A GANGUE (2014) - RECOMENDAÇÃO DO DIA


    Sinopse:

    O deficiente auditivo Sergey (Grigoriy Fesenko) é matriculado em uma escola especializada e logo toma ciência das regras da gangue que age na instituição. Após praticar uma série de roubos, ele cresce na hierarquia do grupo, mas coloca tudo a perder ao se envolver com Anna (Yana Novikova), concubina do líder da organização.

    Ficha técnica:

    Título original: The tribe / Plemya
    Diretor: Miroslav Slaboshpitsky
    Elenco: Yana Novikova, Grigoriy Fesenko, Rosa Babiy 
    Duração: 2h12min

    Considerações:

    O longa de estreia do diretor ucraniano tem alguns atrativos que justificam sua fama. Além de ter levado o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes neste ano, ele foi rodado com atores surdos, é todo falado em linguagem de sinais e não conta com legendas ou narração. 

    Rodado em planos-sequência, o filme utiliza características do universo dos deficientes auditivos para criar cenas muito violentas. Por exemplo: se alguém é privado de sua audição, nunca vai acordar caso a pessoa que dorme a seu lado seja estuprada ou leve pancadas na cabeça. 

    É preciso um esforço além e atenção redobrada. Ou seja, devemos reaprender a assistir. E, assim, esta experiência só tende a crescer no espectador. Outro fator curioso: como a trama se passa no leste europeu, a comunicação se dá por um tipo de diálogo de sinais muito típico da região, e não facilmente entendido por pessoas de outras nacionalidades. Isso significa que não adianta dominar libras para identificar cada frase proferida. 
    Filme difícil, mas é um exercício de cinema. Sua falta de legendas, nos coloca direto naquele mundo. E a imersão neste universo, é uma grande experiência.

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top