• ÚLTIMAS...

    terça-feira, 29 de março de 2016

    JOHN BOORMAN - FILMOGRAFIA

    DIRETOR

    2014 Rainha & País 

    Título original: Queen & Country
    Roteiro: John Boorman
    Elenco: Callum Turner, Caleb Landry Jones, Pat Shortt
    Duração: 114 min

    Situado em 1952, o drama conta a história de um jovem britânico de 18 anos de idade, que se junta ao Serviço Nacional. Lá, ele vira amigo de um rapaz brincalhão e amoral que se torna seu amigo, e juntos eles são designados para trabalharem como instrutores em um campo de treinamento, enquanto outros jovens são enviados para lutar na Guerra da Coréia. Continuação do longa "Esperança e Glória", de 1987.

    2006 Rabo do tigre

    Título original: The Tiger's Tail
    Roteiro: John Boorman
    Elenco:  Brendan Gleeson, Kim Cattrall, Ciarán Hinds
    Duração: 107 min

    Liam O'Leary (Brendan Gleeson) conseguiu subir na vida de maneira espetacular. De origem humilde, tornou-se um dos mais importantes homens de negócios da cidade. Ele fez tanto sucesso que acabou na capa de uma famosa revista local, o que chamou atenção de uma pessoa - que tem a aparência idêntica à dele e passa a persegui-lo. Este desconhecido resolve se apoderar da vida do empresário, tomando seu lugar ao lado de sua bela esposa, Jane (Kin Cattrall), e seu filho rebelde, Connor (Brian Gleeson). Mas o verdadeiro Liam não desiste de lutar pela própria identidade e, mesmo quando toda situação está contra ele, encontra forças na figura de um velho amigo que pode ser a chave para resolver seus problemas.

    2004 Em Minha Terra 

    Título original: Country of My Skull
    Roteiro:  Ann Peacock
    Elenco:  Juliette Binoche, Samuel L. Jackson, Brendan Gleeson 
    Duração: 105 min

    Langston Whitfield (Samuel L. Jackson) é um jornalista negro norte-americano que é enviado pelo Washington Times à África do Sul, em 1995. Seu objetivo é fazer a cobertura dos depoimentos ouvidos na Comissão da Verdade e Reconciliação, que julga os brutais crimes cometidos durante o período do apartheid. Ao longo das audiências, vítimas e criminosos são colocados frente a frente. Langston toma conhecimento de relatos violentos e cruéis, que desafiam sua imaginação e despertam sua consciência.


    2003 Timeshift (Documentário) (1 episodio) 

    2001 O Alfaiate do Panamá 

    Título original: The Tailor of Panama
    Roteiro:  Andrew Davies
    Elenco:  Pierce Brosnan, Geoffrey Rush, Jamie Lee Curtis
    Duração: 109 min

    Após se envolver com apostas e mulheres casadas, o agente britânico Andy Osnard (Pierce Brosnan) é afastado de sua missão em Madrid por seus chefes no MI6, a agência britânica de espionagem, e enviado para o Panamá. Lá ele conhece o alfaiate Harry Pendel (Geoffrey Rush), que possui contatos com as pessoas mais importantes do país e esconde para todos seu passado como ex-presidiário e seus problemas financeiros. Pendel é quem faz as roupas dos generais panamenhos que estão no poder e a missão que Osnard lhe passa é justamente a de ouvir as conversas dos generais enquanto trabalha e lhe repassar os detalhes. Enquanto isso, Osnard mantém-se em forma, contando ainda com os serviços pessoais da bela oficial da embaixada Francesca (Catherine McCormack) e tentando seduzir Louisa (Jamie Lee Curtis), esposa de Harry.

    1998 Lee Marvin: A Personal Portrait by John Boorman (Documentário) 

    1998 O General

    Título original: The General 
    Roteiro: John Boorman
    Elenco:  Brendan Gleeson, Adrian Dunbar, Sean McGinley
    Duração: 124 min

    Órfão de pai, o protagonista é diversas vezes preso quando criança por roubo e maltratado nos reformatórios por onde passou, nutrindo um enorme desprezo pelas autoridades. Quando adulto, ridiculariza a polícia e a Igreja com seus planos, sendo admirado e respeitado pelo povo, que o considerava uma espécie de Robin Hood. Mas um inspetor de polícia jura levá-lo à Justiça.

    1995 Two Nudes Bathing (Curta) 

    1995 Lumière e Companhia (Documentário) 

    1995 Muito Além de Rangum 

    Título original: Beyond Rangoon
    Roteiro: Alex Lasker, Bill Rubenstein
    Elenco:  Patricia Arquette, U Aung Ko, Frances McDormand 
    Duração: 100 min

    Quando a doutora Laura Bowman chega em Burma, logo após uma devastadora tragédia pessoal, ela rapidamente é arrastada para uma nova onda de tristeza: a crise governamental de 1988 detonada em pleno movimento pró-democracia. Presa pela turbulência que a cerca e impedida de deixar o país ao lado de seus amigos após a perda de seu passaporte, ela é compelida a rumar para a segurança da Tailândia através da selva. É uma jornada de terror e de esperança para todos aqueles que a acompanham. Para Laura, é também uma jornada de descoberta. Ajudando os outros, ela encontra a redenção para seus próprios males.

    1994 Picture Windows (Série de Tv) (1 episodio) 

    1991 I Dreamt I Woke Up (Curta) 

    1990 Onde Está o Coração 

    Título original: Where the Heart Is
    Roteiro: John Boorman, Telsche Boorman
    Elenco:  Dabney Coleman, Uma Thurman, Joanna Cassidy
    Duração: 107 min

    Stewart McBain (Dabney Coleman) é um ricaço dono de uma firma de demolição que, irritado com as provocações dos três filhos mimados, os põe pra fora de casa e os deixa morando num velho prédio, que ele foi impedido de demolir. No início Daphne (Uma Thurman), Chloe (Suzy Amis) e Jimmy (David Hewlett) não têm ideia de como sobreviver num lugar daqueles, mas aos poucos aprendem a se virar e a ajudar os outros. E o pai, em segredo, monitora e acompanha de longe o amadurecimento dos filhos.

    1987 Esperança e Glória 

    Título original: Hope and Glory
    Roteiro: John Boorman
    Elenco:  Sarah Miles, David Hayman, Sebastian Rice-Edwards
    Duração: 113 min

    Segunda Guerra Mundial. Enquanto seu pai está em campo de batalha, e sua mãe e irmãs são aterrorizadas pelas ruínas do conflito, para o pequeno Bill (Sebastian Rice-Edwards) tudo é uma grande aventura. Inocente, para ele, a guerra significa dias sem aula e brincadeiras em meio aos bombardeios, que mais parecem com fogos de artificio do que com sustos. Durante este período, Bill aprenderá sobre a morte, o amor, o sexo, a liberdade, a hipocrisia e os erros dos adultos.

    1985 Journey Into Light (Documentário) 

    1985 A Floresta das Esmeraldas 

    Título original: The Emerald Forest
    Roteiro: Rospo Pallenberg
    Elenco:  Powers Boothe, Meg Foster, Yara Vaneau
    Duração: 114 min

    Bill Markham (Powers Boothe) é um engenheiro norte-americano que viaja ao Brasil com sua família para trabalhar na construção de uma grande represa hidrelétrica na floresta Amazônica. Para isso, será necessário devastar diversas áreas verdes e desabitar todas as comunidades que trabalham e moram na região. Como uma forma de vingança, uma tribo indígena conhecida como "Os índios invisíveis", por usarem um pó a base de esmeraldas, rapta o filho de Bill, Tommy, de apenas 7 anos, que passa a ser criado como uma grande guerreiro de costumes indígenas. Dez anos depois, pai e filho, que agora atende por Tommé (Charley Boorman), se reencontram e as fortes diferenças culturais tornam a situação constrangedora. Mas Bill vai superar seus preconceitos para ajudar os companheiros de seu filho, que sofrem ameças de outras tribos e dos "Homens brancos". Baseado em uma história real.

    1981 Excalibur 

    Título original: Idem
    Roteiro: Rospo Pallenberg
    Elenco:  Nigel Terry, Helen Mirren, Nicholas Clay 
    Duração: 140 min

    O mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue. Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra. Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei e Merlin relata que Arthur é um filho bastardo de Uther, mas alguns nobres não aceitam sua autoridade. No entanto o tempo faz todos se curvarem ao sábio rei, mas o tempo vai mostrar que o fator de desagregação do reino está na atração que Lancelot (Nicholas Clay), o campeão do rei, sente por Guinevere (Cherie Lunghi), a rainha. E, somando-se a isto, Morgana (Helen Mirren), a meia-irmã de Arthur, decide que Mordred (Robert Addie), o filho que ela teve com Arthur, deve ocupar o trono.

    1977 O Exorcista II - O Herege 

    Título original: Exorcist II: The Heretic
    Roteiro: William Goodhart
    Elenco: Richard Burton, Linda Blair, Louise Fletcher 
    Duração: 118 min

    Anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan (Linda Blair) volta a ouvir vozes e ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, ela tenta se curar, mas só mesmo com uma sessão de exorcismo que poderá afastar de vez o demônio. Ao mesmo tempo, um padre investiga a morte do exorcista que ajudou a menina durante o seu primeiro surto.

    1974 Zardoz 

    Título original: Idem
    Roteiro: John Boorman
    Elenco: Sean Connery, Charlotte Rampling, Sara Kestelman 
    Duração: 105 min

    Sean Connery no apresenta uma interpretação poderosa nesta fantástica visão de um mundo futuro dividido em duas sociedades. O Vortex é uma luxuriante e exclusiva comunidade, formada por cientistas e intelectuais imortais completamente preservada do contato com o mundo exterior. Do lado de fora do Vortex, existe um mundo desolado arrasado pela guerra e poluição, povoado pelos Brutos, selvagens primitivos e assassinos que adoram um deus aterrorizante, Zardoz. Mas um bruto rebelde (Sean Connery) está decidido a sobreviver seguindo suas próprias leis, que podem ameaçar o equilíbrio da civilização e... possivelmente destruí-la. Co-estrelando Charlotte Rampling, Zardoz é uma aventura sofisticada, freqüentemente elogiada por seus efeitos especiais e complexo imaginário.


    1972 Amargo Pesadelo 

    Título original: Deliverance
    Roteiro:  James Dickey
    Elenco:  Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty
    Duração: 110 min

    Um grupo de amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decide descer pela última vez as correntezas de um rio antes que o mesmo se torne uma represa. Apesar de advertidos pelo pessoal da região, ignoram os perigos existentes e partem rumo a uma arriscada aventura. Baseado no romance de James Dickey's.

    1970 Príncipe sem palácio 

    Título original: Leo the Last
    Roteiro:  John Boorman, William Stair
    Elenco:  Marcello Mastroianni, Billie Whitelaw, Calvin Lockhart 
    Duração: 104 min

    O Príncipe Leo (Marcello Mastroianni), último dos governantes de uma monarquia na Europa, volta para a casa do seu pai em Londres para descansar. Ele é acompanhado da noiva, a emergente Sra. Margaret (Billie Whitelaw), e do ajudante Laszlo (Vladek Sheybal). Enquanto ele observa sua nova vizinhança, se choca com os conflitos sociais vividos pelos habitantes locais.

    1968 Inferno no Pacífico 

    Título original: Hell in the Pacific
    Roteiro:  Alexander Jacobs, Eric Bercovici
    Elenco:  Lee Marvin, Toshirô Mifune 
    Duração: 103 min

    A Segunda Guerra Mundial atravessa momentos decisivos. Numa pequena ilha do Pacífico, um oficial da Marinha japonesa e um fuzileiro norte-americano travam uma batalha particular. Sozinhos na ilha e separados pela guerra que assola o mundo, os dois lutam pela sobrevivência. Sob a direção segura de John Boorman, Lee Marvin e Toshiro Mifune interpretam um dos melhores papéis de suas carreiras

    1967 À Queima-Roupa 

    Título original: Point Blank
    Roteiro:  Alexander Jacobs, David Newhouse
    Elenco: Lee Marvin, Angie Dickinson, Keenan Wynn
    Duração: 92 min 

    Walker (Lee Marvin) é traído pelo amigo Mal Reese (John Vernon), que ele descobre também ser o amante de sua esposa, Lynne (Sharon Acker). Recuperado do baque e dos ferimentos, ele se infiltra numa organização criminosa para se vingar dos dois e recuperar seu dinheiro. Determinado a rir por último, ele usa a antiga cunhada, Chris (Angie Dickinson), como cúmplice.

    1966 Sunday Night (Documentário) (1 episodio) 

    1965 Prenda-me se for capaz

    Título original: Catch Us If You Can
    Roteiro:  Peter Nichols 
    Elenco:  The Dave Clark Five, Barbara Ferris, David Lodge
    Duração: 91 min 

    Nos anos 60 a banda The Dave Clark Five foi considerada grande rival dos Beatles no reinado pop internacional, então quando os Beatles lançaram o filme A Hard's Day Night Mr. Clark e seus parceiros seguiram lançando o filme Catch Us If You Can (também conhecido como Having a Wild Weekend) estréia do diretor John Boorman atrás das câmeras.


    1964 The Newcomers (Documentário) (3 episodios) 

    1962-1963 In View (Documentário) (2 episodios) 

    1963 Citizen 63 (Documentário) (3 episodios) 

    1962 The Concrete Vision (Especial para Tv) 

    1959-1961 Southern Affairs (Série de Tv) (2 episodios) 

    1961 Day by Day (Série de Tv) (1 episodio) 


    ROTEIRO

     2014 Rainha & País 
     2006 Rabo do tigre 
     2001 O Alfaiate do Panamá 
     1998 O General 
     1995 Two Nudes Bathing (Curta) 
     1994 Picture Windows (Série de Tv) (1 episodio) 
     1991 I Dreamt I Woke Up (Curta) 
     1990 Onde Está o Coração 
     1987 Esperança e Glória 
     1985 Journey Into Light (Documentário) 
     1981 Excalibur 
     1977 O Exorcista II - O Herege
     1974 Zardoz 
     1972 Amargo Pesadelo 
     1970 Príncipe sem palácio 
     1966 Sunday Night (Documentário) ( 1 episodio) 
     1962-1963 In View (Documentário) ( 2 episodios) 
     1963 Citizen 63 (Documentário) ( 5 episodios) 

    PRODUTOR

     2014 Rainha & País
     2006 O rabo do tigre
     2004 Em Minha Terra
     2001 O Alfaiate do Panamá
     1998 O General
     1996 Angela Mooney 
     1995 Two Nudes Bathing (Curta)
     1995 Muito Além de Rangum
     1994 Picture Windows (Série de Tv) (1 episodio) 
     1990 Onde Está o Coração
     1987 Esperança e Glória
     1985 A Floresta das Esmeraldas
     1984 Nemo
     1982 Angel - O Anjo da Vingança 
     1981 Excalibur
     1979 The Hard Way (Filme para Tv)  
     1977 O Exorcista II - O Herege
     1974 Zardoz
     1973 Ten Years On (Documentário) (1 episodio) 
     1972 Amargo Pesadelo
     1966 The Great Director (Documentário)
     1966 Sunday Night (Documentário) (produtor- 1 episodio) 
     1965 Grass Roots (Mini-série) (produtor- 12 episodios) 
     1964 The Newcomers (Documentário) (produtor- 6 episodios) 
     1963 Citizen 63 (Documentário) (produtor- 5 episodios) 
     1962 The Concrete Vision (Filme para Tv)
     1962 In View (Documentário) (produtor- 2 episodios, 1962 - 1963)
     1959-1961 Southern Affairs (Série de Tv) (produtor- 2 episodios) 
     1961 Day by Day (Série de Tv) (produtor- 1 episodio) 


    Difícil decidir. Amargo Pesadelo talvez seja seu grande filme. Mas Excalibur é um filme mais complexo, mais difícil de ser realizado. Sendo assim, o Oscar vai para ele.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top