google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PAUL VERHOEVEN - 10 FILMES ESSENCIAIS

paul-verhoeven-10-filmes-essenciais

Paul se formou em Licenciatura de Física e Matemática na Universidade de Leiden. Começou sua carreira quando ingressou na Marinha Real da Holanda, onde fazia documentários. Em 1969 ele dirigiu a popular série holandesa, Floris (1969), sobre um cavaleiro medieval. Seu segundo longa, Louca Paixão, garantiu sua popularidade, trazendo uma história de sensualidade e comoção. Soldado de Laranja (1977) e O Quarto Homem (1983), trouxeram para o cineasta reconhecimento internacional. Mudou-se para os EUA, onde filmou Robocop: O Policial do Futuro e O Vingador do Futuro, trabalhos que consagraram o diretor para sempre na história do cinema.

Foi o primeiro diretor a receber pessoalmente o prêmio Framboesa de Ouro de pior filme do ano por Showgirls . Este filme, por seu conteúdo erótico, foi muito mal recebido pela crítica, mas se tornou um cult. Ao dar entrevistas sobre por que foi receber o "prêmio", disse que era uma crítica construtiva e não uma chacota. Abaixo, listados os 10 filmes mais encontrados nas listas dos maiores sites do mundo, bem como nas dos maiores críticos de cinema.

Eric (Hauer) é o típico chauvinista, capaz de falar para a sua parceira, após a transa: "você é gorda". Em outro momento, uma garota tira a blusa e Eric não gosta dos seios dela, fazendo menção para que ela se vista de novo. Esse tipo de elemento é feito para chocar, naturalmente, e não difere muito do comportamento da personagem feminina de "Sem Controle". É uma das grandes semelhanças entre os dois trabalhos. Entretanto, certo dia Eric se encontra com Olga (Monique), uma garota que ele conhece de maneira ocasional. O relacionamento entre ambos é intenso, com uma química sexual considerável, mas a história irá mostrar elementos inusitados e melancólicos (como a doença de Olga). O filme então explora brilhantemente fatores como paixão insana, ódio, questionamentos, etc. Fica óbvio também que Eric não ama Olga, mas é dominado pela paixão voluptuosa.

Holanda, 1940. A Segunda Guerra Mundial atinge seis jovens estudantes holandeses. Até então descrentes, eles terão de decidir se aliam-se aos nazistas, lutam na resistência ou permanecem na clandestinidade. Um deles, Erik Lanshof (Rutger Hauer), prefere a liberdade e confia seu futuro ao imprevisível destino.
Baseado no best-seller homônimo do herói de guerra Erik Hazelhoff Roelfzema (1917-2007). Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1980.

Gerard Reve (Jeroen Krabbé), um escritor alcoólatra, católico, inteligente e bissexual; ministrou uma palestra sobre seu estilo literário. Durante sua ida para Vlissingen, Gerard ele vai colecionando pistas do que lhe espera no futuro. Tudo no filme faz ligações com o evento principal em torno de uma possível morte. Na palestra, Gerard argumentou que não há uma divisão clara entre realidade e fantasia, entre mentira e verdade quando escreve. Também anunciou que nem ele mesmo sabe quando está mentindo ou falando sobre fatos. Lá ele se envolve sexualmente com sua tesoureira chamada Christine Halslag.

Na era medieval, em meio às pragas que assolam a terra, Martin (Rutger Hauer) é o líder de um bando de brutais mercenários que após ser traído por seu rei, contra ataca e rapta a jovem Agnes (Jennifer Jason Leigh), que estava prometida em casamento ao príncipe Steven (Tom Burlinson). Em meio a combates sanguinários e estupros covardes, os selvagens comandados por Martin invadem o castelo e expulsam seus ocupantes. Agora, em sua nova casa, eles são atacados pelos homens do príncipe Steven que a qualquer custo quer salvar sua amada Agnes. Porém, uma chama se acende entre Martin e Agnes despertando a fúria de Celine (Susan Tyrrell) uma antiga paixão. Enquanto a destruição se aproxima, em meio a violentas, terríveis e sangrentas batalhas, o grupo de Martin luta contra a rivalidade interna e contra os soldados do príncipe, uma guerra de onde somente o mais forte sobreviverá.

 Num futuro não tão distantes, uma grande cidade é dominada por marginais. A polícia tenta manter a ordem e controlar a situação, mas está impotente. Quando Murphy(Peter Weller), um dos melhores policiais da corporação é assassinado brutalmente por uma quadrilha de traficantes, o diretor do Security Concepts, um laboratório secreto, coloca em ação o projeto Robocop. Assim,criam o melhor e mais dedicado policial: um ser com os mais rápidos reflexos que a tecnologia moderna possui, acoplado a uma memória computadorizada.Manter a lei e a ordem serão as principais funções de Robocop.

No futuro, trabalhador descobre que suas lembranças foram adulterados. Em Marte, perseguido por um estranho grupo, ele tenta descobrir sua verdadeira identidade e ao mesmo tempo salvar o planeta. O que é realidade quando você não pode confiar na sua própria mente? Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um operário perseguido em sonhos por visões de Marte. Casado com Lori (Sharon Stone), ele vive uma vida tranquila e feliz... até que um dia resolve procurar a agência de viagem Reckall. Local que oferece aos seus clientes a chance de ir para qualquer lugar da galáxia, sem sair do planeta. Mas durante a viagem ocorrem problemas e quando Quaid retorna, passa a ser perseguido por aqueles que acreditava serem seus amigos. 

Catherine Tramell (Sharon Stone), uma sensualíssima escritora de livros de mistério, é suspeita de matar um famoso cantor de rock. Além de ser amante da vítima , seu assassinato é idêntico a um crime que ela descreve em um de seus livros. O policial encarregado do caso é Nick Curran (Michael Douglas), que não resiste à beleza e ao poder de manipulação da moça e acaba se envolvendo com ela. Porém, mortes continuam a acontecer e tudo indica que Nick será a próxima vítima. Mas ele está atraído demais por Catherine para se manter longe dela.

 Em uma época futura um jovem (Casper Van Dien), após graduar-se, quer se alistar nas forças armadas para tornar-se um "cidadão" e deixar de ser um mero civil. Também faz isto por causa da namorada (Denise Richards), por quem é apaixonado. Um amigo (Jake Busey) em comum do casal se alista e é designado para servir na parte de planejamento estratégico. Ela é encaminhada para pilotar naves de combate, mas ele vai servir na infantaria, que é um posto menos prestigiado. Porém, ele demostra tal afinco nos treinamentos que se torna líder de um pelotão, mas por causa de um erro seu um colega morre em uma simulação de batalha. Quando ele pede dispensa, pois sua namorada está envolvida com seu instrutor, descobre que sua cidade natal, Buenos Aires, não existe mais em virtude de um ataque de insetos alienígenas do planeta Klendathu. 

2ª Guerra Mundial. Rachel Stein (Carice van Houten) é uma linda cantora judia, que está escondida. Quando o local em que está é destruído por um bombardeio ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista. Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de Ellis de Vries. Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.

Michèle (Isabelle Huppert) é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.
Tecnologia do Blogger.