google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PAULO TARDIN - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS


Paulo Tardin é um pesquisador e colecionador de raridades do cinema e da televisão.  Possui filmes de cowboys, seriados de aventuras, policiais, heróis da selva, comédias, terror, espionagem, documentários, clássicos etc., (em fitas de vídeo, DVDs e películas de 16 e 35 mm) da chamada era de ouro do cinema. Criador da Fã Clube Cine - TV Nostalgia, além dos filmes possui fotos, pôsteres e “lobby-cards”, livros e revistas em quadrinhos.

Também comerciante (lojas de discos e locadoras de filmes), Paulo viu-se na obrigação de transformar a sua casa em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, em um verdadeiro museu, tal a imensidão do seu acervo. Atualmente, Paulo Tardin vem se dedicando também a restaurar filmes brasileiros (muitos considerados desaparecidos): O PETRÓLEO É NOSSO (54); CHICO VIOLA NÃO MORREU (57) – vida romanceada do cantor Francisco Alves, o “Rei da Voz”; LUZ DOS MEUS OLHOS (47) – fita rodada pela Atlântida e primeiro filme de Cacilda Becker.  Também fazem parte do projeto diversas séries de TV que fizeram delícias com as crianças das décadas passadas, inclusive a famosa NATIONAL KID.

Paulo Tardin foi nomeado membro titular do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO ESPÍRITO SANTO, em reconhecimento ao seu trabalho de preservação da memória cinematográfica e hoje, é nossa vítima das 7 perguntas capitais.


1) Quando nasceu sua paixão pelo cinema? Houve um momento que olhou para trás e viu que era cinéfilo?

P.T.: O interesse pelo Cinema começou na infância em Bom Jesus do Itabapoan-RJ (minha terra natal) quando passei a frequentar as Matinês e curtir meus Heróis Favoritos: Allan"Rocky"Lane-Roy Rogers, Charles (Durango kid) Starrett, Bill Elliott e vários outros. E claro, adorava os seriados de aventuras.


2) Quando colecionar virou negócio? Como nasceu seu Cine Tv Nostalgia? 

P.T.:  Foi em 1984, quando resolvi iniciar minha Coleção de Filmes. Para conseguir algumas cópias (era tudo muito difícil) viajava pelo Brasil inteiro, praticamente. Depois, entrei em contato direto com Colecionadores Americanos e passei a montar de verdade o meu grande acervo atual.


3) Quantos filmes (mais ou menos) tem na coleção?

P.T.: Hoje, tenho uma Coleção (filmes de todos os Gêneros, inclusive Séries de TV antigas) de cerca de 33.000 Títulos.

4) Agora falando de cinema em geral, todo cinéfilo costuma ter suas listas. Quais são os filmes ou seriados que marcaram sua vida?
P.T.: Os Brutos Também amam, Matar ou Morrer, No tempo das diligências, Rastros de ódio, Testemunha de acusação, O filho do treme trem, A marca do Zorro (Tyrone Power), O misterioso Dr.Satã (Seriado), A Legião do Zorro (seriado), Os perigos de Nyoka (seriado).


5) Qual experiência foi mais marcante nesta sua longa relação com o cinema?

P.T.: Sem dúvida, momentos emocionantes foram muitos, mas destaco meus encontros com Roy Rogers (com quem estive por 3 vezes), Gene Autry e Monte Hale. Além de visitar as locações onde esses filmes foram realizados. Amo fazer isso. Pretendo voltar sempre que eu puder.


6) Existe procura ainda pelo VHS? Apesar de ser uma tecnologia antiga, ainda há adeptos por ai...

P.T.: VHS praticamente acabou. Só DVD mesmo

M.V.: Mas transferiu as cópias raras VHS para DVD, não é?

P.T.: Sim, ainda tenho milhares de VHS que continuo transferindo para DVD.

M.V.: Seu trabalho não tem preço, acredito que seja o único no Brasil em quantidade de raridades de seriados.

P.T.: Sem dúvida alguma, temos o maior acervo da América Latina. 33 anos de trabalho ininterruptos e continuamos crescendo. Centenas de novos títulos serão lançados em breve.


7) E se pudesse deixar uma lição desta vida dedicada ao cinema, qual seria?

P.T.: Fazer tudo com muito amor e determinação. Ser um cara honesto e tratar todos com igualdade. Sem isso, nada feito. Foram tantas e tão maravilhosas emoções. E sentidas com "coração de menino".

M.V.: Foi um prazer conhecer um pouco mais sobre sua relação com o cinema, que é nossa paixão em comum. Obrigado pela entrevista.

Tecnologia do Blogger.