• ÚLTIMAS...

    LIGAÇÕES PERIGOSAS NO CINEMA / TV


    As Ligações Perigosas é um romance epistolar do século XVIII, da autoria de Choderlos de Laclos e publicado em 1782. A obra retrata as relações de um grupo de aristocratas através das cartas trocadas entre si, na época imediatamente anterior à Revolução Francesa, — nobres ociosos e sem escrúpulos dedicam-se prazerosamente a destruir as reputações de seus pares. O enredo tem como foco o Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham as restantes personagens através de intrigas e jogos de sedução.

    Quando lançado, o livro foi considerado calunioso, pois tratava de outro modo a nobreza francesa, mostrando a história de personagens vis, sem as idealizações da literatura anterior. Mais do que uma crítica à nobreza francesa, o livro é considerado uma obra-prima do gênero, pois adentrou muito a fundo a mente dos personagens, mostrando seus temores, desejos e malícias. Muito peculiar é a maneira como o autor nas cartas conseguiu criar uma personalidade a cada personagem, visto primeiramente pela sua maneira de escrita, e posteriormente por suas atitudes.

    No decorrer do livro, ficam claras as intenções manipulativas dos protagonistas, ao mesmo tempo retrata suas fraquezas, como o inesperado amor do Visconde de Valmont pela Presidenta de Tourvel; a carta que retrata a vida da Marquesa de Merteuil mostra os motivos pelos quais ela se tornou tão vil.

    A seguir, suas versões para cinema e tv:

    LIGAÇÕES AMOROSAS (1959)

    Título original: Les liaisons dangereuses
    Direção:  Roger Vadim
    Roteiro:  Claude Brulé
    Elenco:  Jeanne Moreau, Gérard Philipe, Annette Stroyberg 
    Duração: 106 min
    País de origem: França

    Juliette Merteuil (Jeanne Moreau) e Valmont (Gérard Philipe) compõem um sofisticado casal, que procura sempre se divertir. Ambos têm envolvimentos sexuais com outras pessoas e dividem suas experiências um com o outro. Mas entre eles há uma regra: nunca se apaixonar. Porém, desta vez Valmont se apaixona loucamente por uma jovem, que ele conheceu em uma estação de esqui.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS (1966)

    Título original:  Gesellschaftsspiel
    Direção: Peter Schulze-Rohr
    Roteiro:  Leo Lehmann
    Elenco:  Luitgard Im, Holger Hagen, Ludwig Thiesen 
    Duração: 79 min
    País de origem: Alemanha

    Versão para Tv do clássico da literatura "Les liaisons dangereuses". Segundo consta é a única versão feita na Alemanha, na forma de teatro filmado. A história segue a história de vingança, amor e tragedia do livro. O diretor fez pouco mais de 30 trabalhos sendo todos feitos para tv (filme, série ou minissérie).


    UMA MULHER INFIEL (1976)

    Título original: Une femme fidèle
    Direção: Roger Vadim
    Roteiro: Roger Vadim
    Elenco:  Sylvia Kristel, Nathalie Delon, Jon Finch
    Duração: 89 min
    País de origem: França

    Livremente adaptado de "Ligações Perigosas ", de Choderlos de Laclos. E também é a segunda vez que o diretor a adapta.  O filme segue os passos do conde Charles de Lapalmmes, um nobre de 34 anos sedutor, educado e cínico e Mathilde Leroy, seu oposto, uma esposa fiel, dedicada ao marido e uma de moralidade tradicional. Quando esses dois opostos se encontram, o destino se torna imprevisível.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS (1978)

    Título original: Kiken na Kankei
    Direção: Toshiya Fujita
    Roteiro: Kaneto Shindô
    Elenco:  Masayo Utsunomiya, Yoichi Miura, Yûko Katagiri
    Duração: 97 min
    País de origem: Japão

    A história segue a intricada história de dois primos sedutores, que planejam um golpe de sedução por vingança, mas um deles acaba se apaixonando por uma outra mulher.

    Ligações perigosas é um romance epistolar, ou seja, um romance inteiramente constituído por cartas. Através das correspondências trocadas entre as personagens, o leitor é informado não apenas sobre os acontecimentos e eventos que compõem a trama, mas também sobre os sentimentos e desejos .


    SEGUNDAS INTENÇÕES (1980)

    Título original: Nebezpecné známosti
    Direção: Miloslav Luther
    Roteiro: Alex Koenigsmark
    Elenco:  Juraj Kukura, Emília Vásáryová, Jana Nagyová
    Duração: 95 min
    País de origem: Checoslováquia

    Adaptação eslovaca do famoso romance epistolar Choderlos de Laclos. França, século XVIII, O belo Visconde de Valmont (J. Kukura) é um conquistador famoso. Sua amante, a marquesa de Merteuil que so tornou viúva (E. Vášáryová) tem a mesma natureza, mas ao público aparece como a personificação da virtude. Segue a história de vingança contra o  Conde de Gercourt, que a rejeitou e agora  vai se casar com a jovem Cecilia de Volanges (J. Nagy). Valmont tem a  missão de tirar de  Cecilia a virgindade. No processo Valmont conhece Madame de Tourvel (S. Valentová), com quem se apaixona, podendo por tudo a perder.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS (1980)

    Título original: Les liaisons dangereuses
    Direção:  Claude Barma
    Roteiro:  Claude Barma
    Elenco:  Jean Négroni, Claude Degliame, Jean-Pierre Bouvier
    Duração: 133 min
    País de origem: França

    Laclos, em sua cela, é confrontado com a Marquesa de Merteuil. Com ele, o autor traz à vida os personagens, reais ou imaginárias, que assombravam a sua vida e sua obra. Esta adaptação magistral, feito para a televisão, reserva um retrato corrosivo da sociedade aristocrática do antigo regime.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS (1988)

    Título original: Dangerous Liaisons
    Direção: Stephen Frears
    Roteiro:  Christopher Hampton
    Elenco:  Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer
    Duração: 119 min
    País de origem: Reino Unido

    Às vésperas da Revolução Francesa, a Marquesa de Merrel (Glenn Close, de Atração Fatal) e o Visconde de Valmont (John Malkovitch, de Império do Sol) envolvem Madame Tourvel (Michelle Pfeiffer, de Conspiração Tequila) e a jovem Cecile de Volange (Uma Thurman, de Batman & Robin) em uma complexa intriga para satisfazer seus desejos não tão nobres. Tudo começa quando a Marquesa de Merteuil pede ao Visconde de Valmont que seduza e deflore sua rival. Em meio a uma perfeita reconstituição da época, esta trama se desenvolve com extrema inteligência e muito bom gosto.



    VALMONT - UMA HISTÓRIA DE SEDUÇÕES (1989)

    Título original: Valmont
    Direção:  Milos Forman
    Roteiro:  Jean-Claude Carrière
    Elenco:  Colin Firth, Annette Bening, Meg Tilly
    Duração: 137 min 
    País de origem: França / EUA

    Na segunda metade do século XVIII na França, uma intrigante aristocrata (Annette Benning) aposta com seu amante (Colin Firth), se ele consegue seduzir uma mulher, que se casou recentemente. O amante, Valmont, aposta que pode corrompê-la, embora ela seja uma mulher honrada. Se ele vencer a aposta, ele poderá fazer com sua amante o que bem entender, mas no processo de sedução ele termina se apaixonando pela mulher casada.


    SEGUNDAS INTENÇÕES (1999)

    Título original: Cruel Intentions
    Direção:  Roger Kumble
    Roteiro:  Roger Kumble
    Elenco:  Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Reese Witherspoon 
    Duração: 97 min 
    País de origem: EUA

    Após seduzir e arruinar a reputação de uma insuspeitável colega de classe (Selma Blair, Mal Posso Esperar), a tensão aumenta quando Kathryn (Gellar) desafia o insaciável meio-irmão Sebastian (Phillippe) para um último desafio: deflroar a bela e virgem filha do diretor, Anette (Reese Whiterspoon, Pleasantville - A Vida em Preto e Branco). Se ele falhar, Kathryn se apodera de sua maior riqueza mas, se tiver sucesso, Sebastian ganha o prêmio de levar Kathryn pra cama. As apostas são altas mas, para Sebastian, o pagamento é irresistível e, antes que o verão termine, ninguém escapará ileso de seu jogo de gato e rato...até que um deles seja atingido pela mais inesperada sensação de todas... o amor.



    LIGAÇÕES PERIGOSAS - MINISSÉRIE (2003)

    Título original: Les liaisons dangereuses
    Direção: Josée Dayan
    Roteiro: Eric-Emmanuel Schmitt
    Elenco:  Catherine Deneuve, Rupert Everett, Nastassja Kinski 
    Duração: 203 min
    País de origem: Canadá / França / Reino Unido

    A bela Madame de Merteuil (Catherine Deneuve) procura se vingar do seu ex-amante, Antoine Gercourt (Andrzej Zulawski), que vai se casar com a jovem e virgem Cécile de Volanges (Leelee Sobieski), que é afilhada dela. Merteuil então procura Sébastien de Valmont (Rupert Everett), seu parceiro de 'jogos' que é famoso por sua reputação de ser um Don Juan, para seduzir e engravidar Cécile e destruí-la emocionalmente. Durante sua 'missão', Valmont tem seu objetivo desviado quando vai visitar sua tia e se apaixona pela Madame Tourvel (Nastassja Kinski), uma mulher virtuosa e casada que conhece o jeito sedutor dele, o que só torna o desafio mais excitante para Valmont. Juntos Madame de Merteuil e Valmont se tornam uma dupla perigosa, que não se detêm diante de nenhum obstáculo quando o objetivo é atingir um coração.


    O ESCÂNDALO (2003)

    Título original: Seukaendeul - Joseon namnyeo sangyeoljisa
    Direção: Je-yong Lee
    Roteiro: Dae-woo Kim, Hyeon-jeong Kim
    Elenco:  Lee Mi-Sook, Do-yeon Jeon, Yong-jun Bae
    Duração: 124 min
    País de origem: Coréia do Sul

    Baseado no romance "Ligações Perigosas", este filme é ambientado no século 18 aristocrático, no final da Dinastia Chosun. A sedutora irresistível Lady Cho pede ao primo mais novo, Jo-won, para deflorar a inocente jovem Soh-ok, que é tornar-se-á concubina de seu marido. Mas, as suas atenções em breve vão mudar coma chegada da graciosa Lady Sook, que vive de acordo com suas convicções católicas. Jo-won se torna obcecado em seduzir esta mulher casta que permaneceu no celibatário por nove anos desde a morte de seu marido.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS (2012)

    Título original: Wi-heom-han gyan-gye
    Direção: Jin-Ho Hur
    Roteiro:  Geling Yan
    Elenco:  Cecilia Cheung, Dong-gun Jang, Ziyi Zhang
    Duração: 110 min
    País de origem: China / Coreia do Sul / Singapura

    Uma socialite de idade avançada inicia um jogo de sedução arriscado com um antigo amante. Ela sugere que ele conquiste, e depois abandone, uma jovem viúva, enquanto ela mesma tenta obter novamente a atenção de um antigo namorado. Esta é uma adaptação moderna do famoso romance de Pierre Chordelos de Laclos.


    LIGAÇÕES PERIGOSAS - MINISSÉRIE(2015)

    Título original:  Idem
    Direção: Vinícius Coimbra
    Roteiro:  Manuel Dias
    Elenco:  Selton Mello, Patricia Pillar, Marjore Estiano
    Duração: 10 episódios
    País de origem: Brasil

    Versão para Tv do clássico da literatura "Les liaisons dangereuses".O protagonista vive uma dupla com Isabel, viúva rica, personagem de Patricia Pillar. Juntos, são amantes e manipuladores. Ele aposta que seduzirá Mariana (Marjorie Estiano), em mais um de seus jogos, mas o envolvimento vai muito além de um plano, se tornando sentimento real.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    1 comentários:

    1. Não assisti quase nenhuma. Boas dicas...Assisti este último na Globo, e foi bacana. Mas faltou sexo

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: LIGAÇÕES PERIGOSAS NO CINEMA / TV Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top