• ÚLTIMAS...

    RUBENS F. LUCCHETTI - FILMOGRAFIA



    José Mojica Marins disse: - " Se eu tiver de “embarcar” amanhã, tem o Rubens Francisco Lucchetti, que considero um dos maiores roteiristas deste país. Ele está pronto para dar continuidade ao meu trabalho."

    ROTEIRO

    2005 Um Lobisomem na Amazônia 

    Direção: Ivan Cardoso
    Elenco: Daiana Amêndola, Karina Bacchi, Tania Boscoli
    Duração: 76 min

    Natasha (Danielle Winits) e alguns amigos resolvem entrar na Amazônia a fim de participarem da cerimônia do Santo Daime numa aldeia da região. Eles contratam o experiente Beto Careca para guiá-los, mas em seu lugar aparece Jean Pierre (Evandro Mesquita). No caminho, estranhos assassinatos ocorrem na região, cada vez mais perto dos amigos, ameaçando a segurança do grupo. O que eles não sabem é que no interior da floresta vive o dr. Moreau (Paul Naschy), médico nazista que realiza escondido experimentos bizarros.

    1992 A SEITA DOS ESPÍRITOS MALDITOS

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco: José Mojica Marins, Gaúcho, Adriana Ribeiro, Luana Braga

    Após um sacrifício humano malsucedido, um milionário, que deve sua fortuna a forças ocultas e é proprietário de uma lúgubre mansão, morre. Em seguida, todos os membros da família do falecido concordam em passar uma noite na mansão, dispostos a receber sua parte na herança. O que eles não sabem, porém, é que o morto fez planos de retornar à vida. Para tanto, tem de derramar o sangue de seus familiares, como uma forma de reparar o sacrifício malfeito.
    O filme permanece inédita até hoje.

    1990 O Escorpião Escarlate 

    Direção:  Ivan Cardoso
    Elenco:  Andrea Beltrão, Herson Capri, Nuno Leal Maia
    Duração: 90 min 

    Depois de ver seu marido ser devorado por uma planta carnívora, a professora de dança Sílvia se isola de todos em sua casa de campo. Só é convencida a abandonar seu retiro quando um velho amigo a convida para trabalhar numa boate, e prontifica-se a montar um balé intitulado "As Sete Vampiras", mas o sucesso do espetáculo é interrompido por estranhos assassinatos.

    1990 O Gato de Botas Extraterrestre 

    Direção:  Wilson Rodrigues
    Elenco:  Nena Camargo, Tônia Carrero, Heitor Gaiotti
    Duração: 85 min 

    Baseado no conto dos irmãos Grimm, o filme conta a história de um menino que, após a morte de seu pai, recebe de herança o gato falante que era o melhor amigo do velho, um ser fantástico que ajudará o pequeno rapaz a mudar de vida, passando-se por um rico marquês com o objetivo de conquistar e casar com sua princesa.

    JOÃOZINHO E MARIA (1986)

    Direção: Wilson Rodrigues
    Elenco: André César, Juliane Almeida, Regina Mares, Anor Falda
    Duração: 50 min

    Dois irmãos, Joãozinho e Maria, vítimas das maquinações de sua maldosa madrasta, perdem-se num imenso bosque e chegam a uma casinha de bonito aspecto. Eles não sabem que ali mora a perversa bruxa Milmales. Em seguida, fingindo-se de uma boa velhinha, a bruxa os convence a entrar na casa. Assim que os dois entram, ela encerra Joãozinho numa masmorra e faz de Maria sua empregada. A partir de então, todos os dias, Milmales alimenta Joãozinho com as mais finas iguarias, pois deseja engordá-lo, a fim de devorá-lo num lauto jantar. É somente por meio de um estratagema de Maria que Joãozinho consegue escapar de seu cruel destino.

    1986 No Mundo da Carochinha Volume I - Chapeuzinho Vermelho 

    Direção:  Wilson Rodrigues
    Elenco:  Eliane Amorin, Ronaldo Batista, Carlos Cimmerman 
    Duração: 50 min

    Chapeuzinho Vermelho era uma menina muito bonitinha e boazinha que a todos encantava e ganhara esse apelido porque usava sempre um chapeuzinho de veludo vermelho. que sua avózinha lhe dera de presente. Mas havia alguém que andava de olhos na menina, o Lobo Mau. Ele usava de todas as artimanhas para transforma-la num delicioso jantar.

    1986 As Sete Vampiras 

    Direção:  Ivan Cardoso
    Elenco:  Andrea Beltrão, Dedina Bernardelli, Tania Boscoli
    Duração: 100 min

    Dr. Vitus é um cientista louco, ridicularizado pela comunidade científica por ter inventado um suposto Elixir da Vida. Ao descobrir o túmulo da múmia Runamb, no Egito, resolve aplicar nela seu elixir. Desta forma, Dr. Vitus acaba despertando a obsessão do milenar Runamb pelas mulheres. A múmia começa a raptar moças para servirem de cobaia para o cientista, até que encontra a radialista Miriam, reencarnação de Nadja, sua amante de três mil anos atrás.

    1984 Meu Homem, Meu Amante 

    Direção: Jean Garret
    Roteiro:  Jean Garret, Rubens Francisco Luchetti (livro)
    Elenco:   Shirley Benny, Carlos Casan, Deni Cavalcanti 
    Duração: 90 min

    Rapaz recém-saído de uma clínica psiquiátrica passa uns dias com os tios. É assediado por várias mulheres e se apaixona por Ana, uma mulher casada, com a qual vive uma arriscada aventura, que pode levá-lo à tragédia e ao crime.

    1982 O Segredo da Múmia 

    Direção: Ivan Cardoso
    Elenco:  Joel Barcellos, Rubem Barra, Carla Bayton
    Duração: 85 min

    Durante muitos anos, o Professor Expedito Vitus (Wilson Grey) tornou-se um recluso, por ter sido ridicularizado ao anunciar que havia descoberto o Elixir da Vida. O professor não revelara, contudo, que o Elixir restituirá a vida ao seu fiel seguidor, Igor (Felipe Falcão). Rodolfo (Julio Medaglia), seu assistente, sabe da proeza. Com o auxílio de um mapa fragmentado em vários pedaços - cujos donos morreram misteriosamente assassinados - o professor encontra o túmulo da múmia Runamb.

    1980 A Praga

    Direção:  José Mojica Marins
    Elenco:  Felipe, Sílvia Gless, Wanda Kosmo
    Duração: 80 min

    Um homem, que não acredita em macumba, ridiculariza uma bruxa e ela o amaldiçoa. Certo dia, aparece uma ferida em sua barriga, que deve ser alimentada com carne.
    A ferida fica cada vez mais faminta e acaba devorando a esposa do homem em um dia que o açougue está fechado.

    1979 Mundo-mercado do Sexo 

    Direção:  José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Bárbara Prado
    Duração: 81 min

    Na véspera de Natal, Mauro – repórter de um grande jornal – tem 24 horas para encontrar uma manchete para a primeira página. Ele sai então pelas ruas à procura de uma grande notícia, mas todas as situações que encontra são corriqueiras. Isso aos poucos vai levando-o ao desespero. Enquanto isso, sua esposa em casa precisa urgentemente de dinheiro para socorrer o filho atropelado, e vai buscar ajuda com o editor do jornal. Enquanto procura uma manchete, o repórter nem imagina que ele próprio será notícia no dia seguinte.

    O título original, "Manchete de Jornal", foi mudado para "Mundo - Mercado do Lixo", e posteriormente para "Mercado do SEXO" para atrair público aos cinemas.

    1978 Delírios de um Anormal 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Jorge Peres, Magna Miller
    Duração: 86 min

    Um brilhante psiquiatra é aterrorizado por pesadelos nos quais Zé do Caixão tenta roubar sua esposa, escolhendo-a como aquela que irá gerar seu filho perfeito. Desorientados, seus colegas médicos decidem buscar ajuda com o cineasta José Mojica Marins, que tenta fazer o psiquiatra compreender que Zé do Caixão não passa de uma simples criação de sua mente. Usurpado de seu direito de criar e mostrar ao público sua arte por mais de dez anos de sistemática perseguição pela Censura Federal. Mojica decidiu compilar as cenas mais chocantes de seus melhores filmes, para narrar esta história alucinante, através do "restos dos meus próprios restos" - nas palavras do próprio diretor. Mas, o filme não se resume a uma simples colagem, a brilhante edição de Nilcemar Leyart remonta cenas famosas e lhes dá um novo significado. Um trabalho minucioso e artesanal merecidamente reconhecido

    1977 Inferno Carnal 

    Direção:  José Mojica Marins
    Elenco:  Cristina Andréia, Lirio Bertelli, Virgínia Camargo
    Duração: 85 min

    Dr. George Medeiros (José Mojica Marins) é um brilhante cientista que não encontra tempo nem para sua bela esposa Raquel (Luely Figueiró). Ela então incia um caso amoroso com Oliver (Osvaldo de Souza), o melhor amigo de seu marido, e logo depois os dois planejam eliminar George para ficar com sua fortuna. Aproveitando-se da distração do marido no laboratório, Raquel joga ácido no rosto de George, desfigurando-o. Enquanto ele se recupera no hospital, Raquel e Oliver gastam a fortuna do cientista. Após meses hospitalizado, o Dr. George volta para casa com um sombrio plano de vingança em mente.

    1976 A Estranha Hospedaria dos Prazeres 

    Direção:  Marcelo Motta, José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Alfredo Almeida, Giulio Aurichio
    Duração: 81 min

    Numa estranha hospedaria isolada, o proprietário misterioso contrata funcionários para que possam receber hóspedes em busca de abrigo. Numa noite de tempestade, aparecem várias pessoas, entre elas um grupo de hippies, um casal de adúlteros, um suicida, um gigolô e alguns empresários corruptos. Na manhã seguinte, os hóspedes desavisados descobrem a verdadeira identidade do dono da hospedaria. 

    Mojica, bastante atarefado, pediu a seu discípulo Marcelo Motta que dirigisse o filme, mas acabou se encarregando de algumas cenas. Embora o personagem Zé do Caixão apareça no prólogo, Mojica interpreta um personagem totalmente diferente no resto do filme.

    1974 O Exorcismo Negro 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Agenor Alves, Ariane Arantes
    Duração: 100 min

    O diretor de cinema José Mojica Marins vai passar fim de semana no campo, na casa da família de um amigo, para descansar e tentar escrever o roteiro de um novo filme, chamado "O Tirador de Demônios". Mas a paz do local logo será quebrada por diversos fenômenos paranormais, e por uma força maléfica que começa a possuir os membros da família.

    1972 Quando os Deuses Adormecem 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Cláudio Alberto, Antônio Almeida
    Duração: 82 min

    Quando os deuses se recolhem para um repouso, as forças do mal aproveitam para subjugar a terra. O crime, a violência e o descalabro moral começam a imperar. Finis Hominis (Mojica), o enviado dos deuses, chega a tempo de evitar o sacrifício de uma mulher que está na iminência de ser passada a fio de espada num terreiro de macumba, durante um ritual macabro. Bacanais horrendos e orgias sexuais se sucedem. Os deuses, antes de se entregarem ao merecido sono, haviam previsto a dissolução moral da humanidade e determinaram que seu delegado, Finis Hominis, permanecesse acordado para manter a ordem no mundo, corrigindo as falhas que porventura ocorressem durante o sono divino.

    Ele interfere em episódios isolados, sempre promovendo a paz e desmascarando charlatões. Paralelamente, há o drama do sanatório para doentes mentais, prestes a fechar as portas por não estar recebendo os cheques de um benfeitor anônimo, lugar onde Finis retornará, após o término de sua missão. Sequência de "Finis Hominis".

    1972 Sexo E Sangue na Trilha do Tesouro 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco: Alfredo Almeida, Antônio Andrade, Big Boy
    Duração: 83 min

    Um explorador americano organiza uma expedição amazônica à procura de um tesouro perdido que, após a queda de um avião com valiosas jóias, acabou em poder de um homem misterioso (interpretado por Mojica). Entre noitadas de sexo e violência, os aventureiros entram em conflito (motivado por ouro e mulheres) e terminam por tentar matar uns aos outros.

    Em novembro de 1969, por necessidades financeiras, José Mojica Marins aceitou realizar Sexo e sangue na trilha do tesouro. Essa encomenda, a primeira de muitas em sua carreira como cineasta, foi sugerida pelo produtor Nelson Teixeira Mendes, cuja intenção era aproveitar sobras do longa-metragem Herança sangrenta (1966), de Glauco Mirko Laurelli, em um filme de baixo orçamento que tivesse garantia de retorno financeiro.

    1972 A Herdeira Rebelde 

    Direção: Nelson Teixeira Mendes
    Elenco:  Ugo Bologna, Valda Borges, Orestes Brandani
    Duração: 95 min

    Um manequim profissional herda um orfanato com cerca de oitenta crianças. A instituição está numa situação financeira bastante precária, com enormes débitos a uma série de credores. De início a moça se mostra aborrecida com o importuno legado, mas o carinho das crianças transforma sua atitude e ela procura resolver todos os problemas. Para isso, excursiona por todas as capitais do país, angariando verbas que, afinal, se revelam suficientes. Ao descobrir que todas as crianças têm vocação artística, como cantores e dançarinos, ela promove um show para o qual todos os credores são convidados. Explica-lhes que o orfanato está na eminência de ser fechado por falta de recursos. Em consequência, os credores resolvem não apenas perdoar a dívida, mas também subscrever uma ajuda mensal para manter a instituição em funcionamento.

    1971 A Marca da Ferradura 

    Direção:  Nelson Teixeira Mendes
    Elenco:  Tonico, Tinoco, Chiquinho
    Duração: 107 min

    Protagonizado pela dupla sertaneja Tonico & Tinoco. Um cruel fazendeiro manda em toda a região rural do interior de São Paulo. Tonico e Tinoco, regressando à sua cidade natal após muitos anos distantes, descobrem que o latifundiário tomou conta de todo o território e resolvem combater as crueldades do homem usando o disfarce de uma dupla de justiceiros camponeses.

    1971 Finis Hominis 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco:  José Mojica Marins, Teresa Sodré, Roque Rodrigues
    Duração: 79 min

    Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, causando espanto geral e interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca da justiça. Por acaso, evita o rapto de uma criança e a mãe da menina, em reconhecimento, leva-o para casa e lhe dá uma roupa, que ele mesmo escolhe dentre muitas - uma fantasia. Fantasiado, continua sua caminhada pelas ruas, chamando novamente sobre si a atenção de todos que o tomam como um novo Cristo. Assumindo o nome Finis Hominis ("O Fim do Homem" em latim), ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

    RITUAL DOS SÁDICOS (1969)

    Direção:  José Mojica Marins
    Elenco: José Mojica Marins, Sérgio Hingst, Ozualdo Candeias, Andréa Bryan, Lurdes Ribas, Mário Lima, Roney Wanderney
    Duração: 91 min

    Zé do Caixão, o personagem criado pelo cineasta José Mojica Marins, está no auge da popularidade, tendo sua imagem difundida em filmes, programas de TV, histórias em quadrinhos, pôsteres. Isso chama a atenção do dr. Sérgio, um famoso psiquiatra, que escolhe quatro pessoas – dois homens e duas mulheres – de diferentes classes sociais e diferentes idades para uma experiência. Ele reúne os quatro e injeta-lhes LSD, com a intenção de estudar os efeitos do tóxico em alguém sob o efeito da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos e multicoloridos (os delírios são em cores, enquanto o resto do filme é em preto e branco) de cada um, misturando sexo, perversão, sadismo, misoginia. Depois, num programa de televisão, no qual Mojica está presente, dr. Sérgio relata a  experiência para um grupo de jornalistas, fazendo uma importante revelação.

    1968 O Estranho Mundo de Zé do Caixão 

    Direção: José Mojica Marins
    Elenco:  Luís Sérgio Person, Vany Miller, Mário Lima
    Duração: 80 min

    Elevado ao estado inatingível dos seres sobrenaturais, Zé do Caixão desfia sua filosofia e apresenta três contos em O Fabricante de Bonecas, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas em Tara, um vendedor de balões fantasia uma paixão doentia por uma garota que ele segue obsessivamente pelas ruas. Em Ideologia, o excêntrico Professor Oãxiac Odez tenta provar a um rival que o instinto prevalece sobre a razão, usando métodos nada ortodoxos.

    1968 Trilogia de Terror (seguimento "Pesadelo Macabro") 

    Direção: Ozualdo Ribeiro Candeias, José Mojica Marins, Luís Sérgio Person
    Elenco: Lucy Rangel, Regina Celia, Durvalino De Souza 
    Duração: 102 min

    Três diretores contam três histórias de horror adaptadas da série de TV "Além, Muito Além do Além". Em "O Acordo" (de Candeias), uma mãe se envolve com magia negra e oferece uma donzela ao diabo em troca de desencalhar a filha solteira; em "Procissão dos Mortos" (de Person), um pobre, mas destemido operário, é o único homem numa cidadezinha do interior com coragem para enfrentar um grupo de guerrilheiros fantasmas que aparece durante a madrugada; "Pesadelo Macabro" (de Mojica) fala de um rapaz que é aterrorizado por cobras e lagartos em pesadelos nos quais é enterrado vivo.

    1962 Viagem à lua (Curta) 

    1962 Catedralle (Curta)

    1962 Arabescos (Curta)

    1962 Variações sobre um tema de Miró (Curta)

    1962 Painel Abstrato (Curta)

    1962 Planificação (inacabado)

    1962 Imagens (inacabado)

    1961 Cosmos (Curta)

    1961 Tourbillon (Curta)

    1961 A sombra (inacabado)

    1961 Vôo cósmico (Curta)


    1961 Rinocerontes (Curta)

    1960 Abstrações - estudos 1, 2, 3 e 4 (Curta)

    1960 Fantasmagorias (inacabado)


    1960 Estudo 5 (Curta)


    "Eu tenho horror à realidade. Por isso, sou um ficcionista." R. F. Lucchetti



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top