google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FRANCIS FORD COPPÓLA - 10 FILMES ESSENCIAIS


Francis nasceu em 1939 em Detroit, EUA, mas foi criado no bairro de Queens em Nova York, naquela cidade, em 1955, ingressou na Hofstra University, onde cursou cinema. Mudou-se depois para Los Angeles, indo estudar na Universidade da Califórnia (Ucla). Nessa época, foi assistente do famoso diretor Roger Corman numa série de filmes de baixo orçamento. Em 1963, dirigiu sua primeira fita, "Dementia 13". No mesmo ano, casou-se com Eleanor Coppola, com quem teria quatro filhos. 

Nos anos seguintes, colaborou em vários roteiros, inclusive na adaptação de um texto do dramaturgo Tenessee Williams. Em 1969, Coppola e George Lucas criaram a produtora independente American Zoetrope. Em 1970, o roteiro adaptado de Coppola para o filme "Patton" foi indicado ao Oscar. O primeiro filme realizado pela Zoetrope foi "THX 1138", produzido por Coppola e dirigido por Lucas, em 1971. No ano seguinte, Coppola dirigiu "Poderoso chefão", que lhe valeu uma indicação para o Oscar de melhor diretor. Em 1973, produziu outro filme de George Lucas, "American Graffiti", um grande sucesso, indicado para cinco Oscars. Em 1974, depois de ter escrito o roteiro para "O grande  Gatsby", dirigiu "A conversação", que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. No mesmo ano, estreou ""Poderoso chefão: Parte II", que conquistou seis Oscars.

Em 1979, Coppola realizou seu projeto mais ambicioso: "Apocalypse Now", uma adaptação de "O Coração das Trevas" (o romance clássico de Joseph Conrad) ambientada na Guerra do Vietname. Com esse filme, conseguiu outra Palma de Ouro em Cannes. Além de roteirista e diretor, Coppola fez carreira como produtor executivo. A realização do filme foi marcada por inúmeros problemas, desde tufões , e abuso de drogas, até ao ataque de coração de Martin Shen e à aparência inchada de Marlon Brando, que Coppola tentou esconder, filmando-o na sombra. 


O filme foi adiado tantas vezes, que chegou a ser alcunhado de "Apocalypse Whenever". Quando finalmente estreou, o filme foi amado e odiado pela crítica e os seus elevados custos quase levaram ao colapso da American Zoetrope, o estúdio recém criado de Coppola. No documentário de 1991, Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse, dirigido pela esposa de Coppola, Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper relatam as dificuldades que a equipe passou e mostra cenas dessas dificuldades filmadas por Eleanor.

Apesar dos contratempos e problemas de saúde que Coppola sofreu durante a filmagem de Apocalypse, continuou com os seus projetos. Em 1981 apresentou a restauração do filme de 1927 Napoléon, editado nos Estados Unidos pela Zoetrope. No entanto, somente em 1982 é que Francis voltou à realização, com o filme One From The Heart, que foi um fracasso enorme, sendo, no entanto criado um certo culto à sua volta anos depois. Esse filme lhe deixou uma dívida de US$ 30 milhões. Isso, somado a falência de seu estúdio, o American Zoetrope, fez com que o diretor entrasse em um período conturbado, em que teve que aceitar dirigir e associar seu nome a diversos trabalhos encomendados, que normalmente não lhe despertariam interesse.

Em 1986, Coppola e George Lucas dirigiram o filme Captain Eo, com Michael Jackson, para os parques temáticos da Disney, que até a altura tinha sido o filme mais caro por minuto já feito.
Em 1990 completou a série do "Padrinho" com "Poderoso chefão III" que, apesar de não ter sido tão aclamado pela crítica como os anteriores, foi um grande sucesso de bilheteira.

Recentemente Francis Coppola afirmou que O Senhor dos Anéis é uma obra magna e insuperável do cinema, o que causou grande controvérsia. E lógico, eu como adorador de Coppola e Senhor dos anéis, concordo totalmente.  Confiram agora seus...


Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.


Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) e manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci (Gastone Moschin), que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poderio de Vito cresce muito, mas sua família é o que mais importa para ele. Um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50 são controlados pelo caçula, Michael Corleone (Al Pacino). Agora baseado em Lago Tahoe, Michael planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth (Lee Strasberg) estão tentando matá-lo. Crescentemente paranoico, Michael também descobre que sua ambição acabou com seu casamento com Kay (Diane Keaton) e até mesmo seu irmão Fredo (John Cazale) o traiu. Escapando de uma acusação federal, Michael concentra sua atenção para lidar com os seus inimigos.


O espião Harry Caul (Gene Hackman) é contratado pelo diretor de uma grande empresa (Robert Duvall) para vigiar e gravar a conversa de sua esposa com um amigo do trabalho, que supostamente seria seu amante. Conhecido por sua competência e profissionalismo, Harry começa a entrar em pânico quando percebe os efeitos de seu trabalho na vida das pessoas, principalmente após imaginar que sua investigação será responsável pela provável morte do casal de amantes.


Em 1969, o capitão Benjamin Willard (Martin Sheen), segue uma jornada rumo a um universo paralelo e perturbador governado pelo coronel Walter Kurtz (Marlon Brando). Ligado às Forças Especiais do Exército, o capitão Willard é enviado para a selva com a missão ultra-secreta para encontrar e matar o descontrolado coronel Kurtz. Contaminado pelo clima denso da guerra, o coronel montou um exército próprio dentro das matas, opondo-se à guerrilha armada pelos norte-americanos. Conforme Willard e seus patrulheiros navegam pelo interminável rio Nung à procura do misterioso coronel, o poder alucinatório da guerra e a batalha contra a insanidade dão às caras, colocando em risco não só o sucesso da jornada, mas também o equilíbrio emocional das personagens envolvidas.


Em uma pequena cidade industrial que está morrendo, o líder de uma pequena gangue, Rusty James (Matt Dillon), vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, "O Motoqueiro" (Mickey Rourke). A mãe dele partiu, o pai dele bebe, escola não tem nenhum significado para ele e suas relações são superficiais. Rusty é levado em participar de mais uma briga de gangues e os eventos que se seguem começam a mudar sua vida.


Em um subúrbio da pequena cidade de Tulsa, Oklahoma, Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) é o caçula de uma turma, formada ainda por Darrel Curtis (Patrick Swayze) e Sodapop Curtis (Rob Lowe). Os três órfãos tentam sobreviver onde tudo se restringe a "mexicanos pobres" e "ricaços". A trinca descende de mexicanos, amarga empregos em postos de gasolina e sofre com a perseguição da polícia. Também fazem parte da gangue Dallas Winston (Matt Dillon) e Johnny Cade (Ralph Macchio), ainda um projeto de marginal. Eles tentam vencer e amadurecer enfrentando os ricos, mas nem tudo acontece como eles planejam. Os acontecimentos são vistos pela ótica Ponyboy, que gosta de poesia e "...E o Vento Levou".


Peggy Sue (Kathleen Turner)  desmaia durante um encontro de ex-alunos de sua escola. Quando desperta, ela percebe que voltou 15 anos no tempo. Ela vê seu atual marido, com quem ela se divorciara no presente, e questiona se deve ou não casar com ele, já que sabe qual será o desfecho da relação. A partir daí, ela começa a rever várias questões sobre sua vida.


Em Tucker: Um Homem e Seu Sonho, baseado em uma história real, vemos um homem, Preston Tucker (interpretado por Jeff Bridges), que planeja construir um modelo de carro mais seguro para os usuários, ao mesmo tempo que mais potente. O problema é que ele acaba construindo um modelo bom demais, o que acaba atraindo a fúria das Três Grandes (Ford, GM e Chrysler). Essas corporações não medirão esforços para inviabilizar o sucesso desse modelo de carro, obtendo apoio inclusive do governo norte-americano. Esse filme faz uma crítica bem sutil ao capitalismo monopolista, dominado por cartéis que inviabilizam a concorrência e a livre iniciativa.


Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone. Na comemoração pelo título recebido, após 8 anos de afastamento, Michael recebe "Vinnie" Mancini (Andy Garcia), seu sobrinho, que a pedido de Connie (Talia Shire) é apresentado a Michael manifestando vontade de trabalhar com o tio. Nesta tentativa de diálogo a conversa toma um rumo hostil, pois participava também da reunião Joey Zasa (Joe Mantegna), que agora mantém o domínio de uma área outrora mantida por Don Vito Corleone, o pai de Michael. Vinnie é chefiado por Zasa, mas fala que não quer continuar, principalmente pela traição de Zasa de não reconhecer o poder de Michael. 


No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Tecnologia do Blogger.