• ÚLTIMAS...

    sábado, 17 de outubro de 2015

    ZOMBIE? ZUMBI 2? ZUMBI 3 ? - A CONFUSÃO DOS TÍTULOS


    PRIMEIRAMENTE VOU ESCREVER SOBRE O FILME QUE MOTIVOU O POST

    ZOMBIE (1979)

    Diretor: Lucio Fulci
    Duração: 91 minutos
    Elenco: Al Cliver (Brian Hull) Auretta Gay (Susan Barett)Ian McCulloch (Peter West) Lucio Fulci (Editor-Chefe) Olga Karlatos (Paola Menard) Otaviano Dall'Acqua (Zumbi) Richard Johnson  (Dr. David Menard) Roberto Dall'Acqua (Zumbi) Stefania D'AmarioTisa Farrow (Ann Bowles)
    País de Origem: Itália

    Sinopse

    Quando um barco à deriva é abordado na baía de Nova York, um dos policiais é atacado por seu único tripulante, um morto-vivo que é rapidamente abatido. O barco pertence ao pai da jovem Anne, que está desaparecido numa ilha do Caribe. Ajudada por um repórter, Anne contrata os serviços de outro barco, comandado por um casal em férias, e vai à procura do pai. O que eles não sabem é que, na ilha, uma epidemia devastadora transformou a maior parte dos habitantes em zumbis sedentos por carne humana, cujos poucos sobreviventes estão sob os cuidados do dr. Menard.

    Crítica

    Prepare-se para encontrar neste filme os principais conteúdos de um verdadeiro filme de terror: atmosfera perturbadora, sustos, atuações na média que fazem o filme ser mais assustador, e diversas cenas memoráveis. O diretor italiano Lucio Fulci embarca nesta aterrorizante aventura sangrenta com seu modo único de dirigir um bom gore, e como ele faz isto bem.

    Zombie foi lançado no ano de 1979. Sem ser sequência de filme algum teve como título original ”Zombi 2” (?), para dar a impressão de que estivesse dizendo, ou melhor, gritando: ‘’Ei pessoal! Aqui! O novo filme de Lucio Fulci é a sequência de Despertar dos Mortos de George Romero!’’. Zombie teve o título original escolhido pelo simples motivo de marketing, e funcionou, caindo como uma luva, Zombie foi um sucesso de bilheteria e hoje é um clássico do cinema gore italiano; na verdade foi o filme que deu a Lucio Fulci a coroa de pai do gore, e na minha opinião, é o melhor filme sobre mortos vivos já feito. Mas vamos tratar disto abaixo.

    O filme tem muitos momentos sombrios e perturbadores, dando maior destaque para a cena em que um dos personagens está mergulhando no fundo do mar e o zumbi aparece do nada e ataca; esta cena é no mínimo memorável e é uma das mais bem feitas do filme todo. Zumbi atacando tubarão com mordida já é clássico. Cena antológica. O filme todo é pontuado por uma trilha genial, que incomoda bastante.

    A maquiagem do filme é excelente e tem um tom de realidade pouco visto no cinema. Os zumbis tanto em estado de decomposição são realistas, graças ao trabalho bem feito comparado ao de Tom Savini, o maquiador mais conhecido do cinema de terror ou talvez até mesmo do cinema em geral.

    Mas e o título?
    Tente entender a "dança dos títulos nacionais" e os cruzamentos e associações com outras franquias que eles inventaram.


    ZOMBIE - DESPERTAR DOS MORTOS (1978) - clássico de George Romero, e talvez o melhor e mais cultuado filme de zumbis já feito.

    ZOMBIE - (1979) - Excepcional filme de Lucio Fulci, com o título picareta para ir no rastro do filme anterior.

    ZUMBI 2 - A VOLTA DOS MORTOS (1979) - Título nacional igualmente picareta , dando ideia de que o filme continua a história do clássico de Romero.

    ZUMBI 3 (1974)???? - Este é danado. O zumbi 3 vem antes do 2? Esta pérola de Jorge Grau foi lançado no Brasil pela Versátil com o nome original: Não se deve profanar o sono dos mortos.

    REVANCHE DOS MORTOS VIVOS (1987) - Bom filme francês, tido como primeiro gore dos franceses.

    REVANCHE DOS MORTOS VIVOS 2 (1974) - Este é o Zumbi 3, que já era um nome picareta, continuando um título igualmente picareta  (zumbi 2). Inacreditável.

    ZOMBIE 3 (1988) - Aqui dá para fundir a cabeça, pois já existe um Zumbi 3. Mas este é a continuação do filme de Lucio Fulci. Ou seja, o 3º continua o 1º, já que ele seria supostamente o 2º (e nesse caso, não há o primeiro filme). O filme é dirigido por Fulci também.

    ZOMBIE FLESH EATERS(1979) Título comum referido a  Zumbi 2, de Fulci

    ZOMBIE FLESH EATERS 2  (1988) - Título comum referido a Zumbi 3, de Fulci


    Entendeu??????



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top