• ÚLTIMAS...

    SERGIO LEONE - FILMOGRAFIA


    DIRETOR


    Título original:Once Upon a Time in America
    Elenco:  Robert De Niro, James Woods, Elizabeth McGovern
    Duração: 229 min

    Na década de 20, David Aaronson (Robert De Niro) e Maximillian Bercouicz (James Woods), dois amigos de descendência judaica, crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, Nova York. Gradualmente estes crimes assumem proporções maiores e a Máfia judaica passa a ter tanta força que os amigos do passado se tornam rivais. Esta saga percorre desde seus dias de infância, atravessa o apogeu durante a Lei Seca e retrata o reencontro deles após 35 anos.

    1975 Trinity e Seus Companheiros

    Título original: Un genio, due compari, un pollo
    Elenco: Terence Hill, Miou-Miou, Robert Charlebois
    Duração: 126 min
    Direção:  Damiano Damiani

    Esta foi uma das maiores produções da década de 70, com a explosão de clássicos italianos de faroeste, Terence Hill interpreta Joe Thanks, o grande bandido "quase artista", e oponente do Major Cabot (McGoohan), que retrata um oficial desonesto da cavalaria, cujo plano de um grande massacre indígena, supostamente lhe trará grande lucro. O filme apresenta uma performance extraordinária por parte de Patrick McGoohan, além de uma participação especial ímpar de Klaus Kinski. Leone foi Co-diretor.

    1971 Quando Explode a Vingança

    Título original: Giù la testa
    Elenco:  Rod Steiger, James Coburn, Romolo Valli
    Duração: 157 min

    Juan Miranda (Rod Steiger) é um camponês rude com coração de Robin Hood. Sean Mallory (James Coburn) é um revolucionário irlandês que é especialista em dinamite e vive agora no México. Após um início complicado eles passam a atuar juntos e se envolvem em um ousado plano de fuga para libertar prisioneiros políticos e na defesa de seus compatriotas contra a milícia de um sádico oficial.

    1968 Era uma Vez no Oeste 

    Título original: C'era una volta il West
    Elenco:  Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardinale
    Duração: 165 min (international) | 137 min (1970) | 145 min (cinema) | 229 min (Europa) 

    Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


    Título original: Il buono, il brutto, il cattivo
    Elenco:  Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef 
    Duração: 161 min | 186 min | 179 min (estendido - 2003) | 142 min (director's cut)

    O inimitável Homem sem Nome se alia a dois pistoleiros para ir atrás de uma fortuna em ouro roubado. Mas o trabalho em equipe não é uma atividade comum aos fora-da-lei, e eles logo descobrem que seu maior desafio é ficar vivo em um país devastado pela guerra.
    Il buono, il brutto, il cattivo é o último da Trilogia dos Dólares, que inclui Per un pugno di dollari (1964) e Per qualche dollaro in più (1965). Em seu lançamento, o filme tornou-se um sucesso comercial, arrecadando mais de $25 milhões em bilheteria. Por conta da desaprovação geral do gênero Spaghetti Western na época, a recepção crítica no lançamento do longa-metragem foi mista, mas ele ganhou aclamação da crítica anos mais tarde. Il buono, il brutto, il cattivo é considerado, hoje, um exemplo de grande influência do gênero faroeste.

    1965 Por uns Dólares a Mais

    Título original:Per qualche dollaro in più
    Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté
    Duração: 132 min

    Ambientado no Novo México e Texas, o filme trata de dois caçadores de recompensas, Moncho e Mortimer, que acabam por disputar a mesma recompensa: El Indio. Este foi resgatado da prisão, cuja captura foi fixada em dez mil dólares – vivo ou morto, e planeja assaltar o banco de El Paso. Apesar da rivalidade, os caçadores decidem unir forças e se infiltrar no bando de El Indio para conseguirem seu intento.
    Lançado nos Estados Unidos em 1967, o filme é a segunda parte da chamada Trilogia dos Dólares do diretor Leone. Clint Eastwood é o protagonista deste e dos outros filmes, sempre interpretando um Pistoleiro sem nome, papel que o celebrizou no início de sua carreira.

    1964 Por Um Punhado de Dólares

    Título original: Per un pugno di dollari
    Elenco:  Clint Eastwood, Gian Maria Volonté, Marianne Koch
    Duração: 99 min

    Um pistoleiro sem nome chega a San Miguel, uma cidade mexicana próxima a fronteira com os EUA. A cidade é dividida por duas gangues rivais, os Rojos, contrabandistas de bebidas, e os Baxters, de armas. Com apoio do velho Silvanito, ele se aproveita desta rivalidade para enriquecer, atuando para os dois grupos, ao mesmo tempo em que procura ajudar Marisol, forçada a ser amante de Ramón Rojo.
    O filme iniciou a popularidade do gênero spaghetti western e faz parte da trilogia dos dólares (como é comumente conhecida). Os filmes seguintes foram Por uns dólares a mais e Três homens em conflito, também com a atuação de Clint Eastwood. Em ambos os filmes, o personagem de Eastwood não diz o seu nome, recebendo então apelidos de outros personagens, como Joe ou Blondie.

    1962 Trocando a guarda

    Título original: Il cambio della guardia
    Elenco: Fernandel, Gino Cervi, Franco Parenti
    Duração: 90 min 

    Mario Vinicio, prefeito da Ardea, decidiu transferir seus poderes de senhorio municipal para Attilio Cappellaro, um irredutível anti-fascista. A filha de Vinicio vai se casar com o filho de Attilio e os dois. Confusões vão se sucedendo neste filme, co-dirigido por Leone (algumas cenas). Um filme raro e de difícil acesso.

    1961 O Colosso de Rodes

    Título original: Il colosso di Rodi
    Elenco: Rory Calhoun, Lea Massari, Georges Marchal
    Duração: 127 min

    Um herói militar grego chamado Darios está visitando seu tio em Rodes, no ano de 280 antes de Cristo. A cidade acabou de construir um enorme Colosso em homenagem a Apolo para guardar o seu Porto e está planejando uma aliança com a Fenícia para atacar a Grécia. Ao mesmo tempo em que Darios flerta com a bela Diala, ele se envolve com rebeldes que querem tirar o tirânico rei Serse do poder. Mas os rebeldes são presos e colocados como diversão na arena. É quando um terremoto destrói não apenas o Colosso, mas também o equilíbrio político de Rodes.

    1959 Os Últimos Dias de Pompéia

    Título original: Gli ultimi giorni di Pompei
    Elenco:  Steve Reeves, Christine Kaufmann, Fernando Rey
    Duração: 100 min
    Direção:  Mario Bonnard

    Retomando á Pompéia de sua última aventura na fronteira, Glaucus (Steve Reeves) vê a bela jovem Ione (Christine Kaufmann) perdendo o controle de sua biga e a salva de um acidente. Após deixar a dama a salvo, Glaucus finalmente regressa á Pompéia e a encontra totalmente aterrorizada, um escravo informa que um grupo de bandidos encapuzados estava assassinando famílias inteiras e saqueando todas as casas, inclusive sua fazenda, tendo como principal vítima seu pai, Glaucus, sedento por vingança, segue á caça dos assassinos."Os Últimos Dias de Pompéia" foi oficialmente o primeiro filme sob comando de Sergio Leone.Filho de Vincenzo Leone, um dos pioneiros da 7ª arte italiana, e a atriz Bice Waleran, Sergio Leone Virtualmente nasceu no cinema. Dirigiu filmes como "O Colosso de Rodes", tendo seu talento reconhecido em todo mundo.

    1956 Roubamos um bonde

    Título original: Hanno rubato un tram
    Elenco:  Aldo Fabrizi, Carlo Campanini, Juan de Landa
    Duração: 91 mim
    Direção:  Aldo Fabrizi, Mario Bonnard

    Cesare Mancini, condutor de bonde, é um grande jogador; Acontece que um dia, Mancini, em um momento de ousadia, investe numa mulher durante o trabalho. Mais verdades vem a tona, neste filme ímpar, co-dirigido por Leone e com fotografia de Mario Bava.


    Alguns diretores teriam a obrigação de ter recebido vários Oscars. No caso de Leone 3: Era uma vez no OesteEra uma vez na AméricaTrês homens em conflito.



    DIRETOR ASSISTENTE

     1973 Meu Nome é Ninguém
     1962 Sodoma e Gomorra
     1959 Ben-Hur
     1959 Os Últimos Dias de Pompéia
     1959 O Filho do Corsário Vermelho
     1959 Uma Cruz à Beira do Abismo
     1959 O Escudo Romano
     1959 Quai des illusions
     1958 Escrava do Oriente
     1957 Filho Inesquecível
     1956 Mi permette babbo!
     1956 We Stole a Tram
     1956 Helena de Tróia
     1955 La ladra
     1954 A Noite de Núpcias
     1954 Uma Comédia em Cada Vida
     1953 Frinéia, Cortesã do Oriente
     1953 Iolanda, A Filha do Corsário Negro
     1953 O Homem, a Besta e a Virtude
     1952 Os Três Corsários
     1952 Mercado de Mulheres
     1951 Quo Vadis
     1950 A Promessa
     1950 O Flagelo de Deus
     1950 Táxi de Noite
     1950 Fausto e o Diabo
     1950 La forza del destino
     1950 Il folle di Marechiaro
     1949 Il trovatore
     1949 Fabíola
     1948 Ladrões de Bicicletas
     1946 Rigoletto

    ROTEIRO

     1986 Troppo forte
     1984 Era Uma Vez na América 
     1973 Meu Nome é Ninguém
     1971 Quando Explode a Vingança
     1968 Era uma Vez no Oeste 
     1966 Três Homens em Conflito
     1965 Por uns Dólares a Mais
     1964 Por Um Punhado de Dólares
     1963 As Verdes Bandeiras de Allah
     1961 Rômulo & Remo
     1961 O Colosso de Rodes
     1961 Os 7 Desafios
     1959 Os Últimos Dias de Pompéia
     1959 O Escudo Romano
     1958 Escrava do Oriente


    PRODUTOR

     1986 Troppo forte
     1981 Bianco, rosso e Verdone
     1980 Un sacco bello
     1979 Il giocattolo
     1977 Il gatto
     1975 Trinity e Seus Companheiros
     1973 Meu Nome é Ninguém

    ATOR

     1969 Sai cosa faceva Stalin alle donne?
     1965 Por uns Dólares a Mais
     1951 A Milionária de Milão
     1950 Il folle di Marechiaro
     1948 Ladrões de Bicicletas
     1941 La bocca sulla strada

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top