google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARCERIAS NO CINEMA: MARTIN SCORSESE E ROBERT DE NIRO

martin-scorsese-e-robert-de-niro

Escrevendo sobre grandes parcerias no cinema, fiz algumas constatações. A maior delas é o fato de que algumas duplas se juntaram formando um algo a mais. Aquela famosa conta de 1+1 = 3. Para terem uma ideia, com nove filmes no currículo (um inédito até o momento), 7 são obras primas, sendo que pelo menos 3 estão na lista dos grandes filmes do cinema. O único ponto fora da curva é New York, New York. 

Das duplas que eu escrevi até hoje, a que funcionou com maior fluência é esta. Nas outras, sempre aconteciam problemas, brigas, divergências enquanto entre Scorsese e De Niro, só alegria. 

Scorsese pertencia a geração da Nova Hollywood. Ele começou sua carreira como cineasta em 1967, com Quem bate à minha porta? Através da repercussão do filme, fez amizade com Francis Ford Coppola, Brian De Palma, George Lucas, Steven Spielberg e Robert Zemeckis. De Palma era amigo de De Niro. Eles fizeram juntos em 1963 o filme "Festa de casamento", porém ele só foi lançado em 1969. Neste meio tempo, trabalharam em "Quem anda cantando nossas mulheres", que foi lançado em 1968. Em 1970 foi a vez de Olá, Mamãe!. A dupla voltaria a trabalhar juntos somente em 1987, com Os intocáveis, com De Niro fazendo mais um papel antológico.   

3 anos depois a história de amizade, parceria e dedicação da dupla, que rende filmes excepcionais até hoje. Veja quais são os filmes feitos e curiosidades das produções. 

➤Sinopse:

Little Italy, cidade de Nova York. Charlie (Harvey Keitel) trabalha ao lado do tio, um mafioso respeitado, coletando pagamentos e realizando cobranças. Ele enfrenta o descontentamento de sua família, devido ao relacionamento que mantém com Teresa (Amy Robinson). Charlie na verdade não nasceu para o crime e deseja iniciar vida nova ao lado da namorada. Só que Johnny Boy (Robert De Niro), seu melhor amigo, o mete em uma enrascada quando se recusa a pagar uma dívida de jogo.

➤Curiosidades:

Após o lançamento de Sexy e Marginal, os diretores John Cassavetes e John Milius recomendaram que Scorsese buscasse um projeto mais pessoal para seu próximo filme. Ambos o encorajaram a concluir o roteiro de Caminhos Violentos e produzi-lo.
O roteiro começou a ser escrito por Martin Scorsese em 1960, em parceria com Mardik Martin. Na época o filme ainda se chamada "Season of the Witch". 
Foi o crítico Jay Cocks quem sugeriu a mudança do título original para "Mean Streets", tendo por base uma citação de Raymond Chandler que dizia "down these mean streets a man must go". Scorsese inicialmente o achou pretensioso, mas depois concordou que se encaixava melhor com o filme.
Os financiadores queriam que Jon Voight interpretasse Charlie, mas ele recusou o papel.

➤Sinopse:

Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

➤Curiosidades:

A cena em que Travis Bickle está falando com o espelho foi completamente improvisada por Robert De Niro. Para aquela tomada o roteiro apenas descrevia: "Travis se olha no espelho". Entretanto a cena ficou marcada pela conversa que Travis teve consigo mesmo e disse a célebre frase "You talkin' to me?" ("Você está falando comigo?").
Filme de estréia do ator Albert Brooks.
Martin Scorsese afirmou que o personagem de Travis Bickle foi oferecido a Dustin Hoffman. O ator recusou a proposta porque achou que Scorsese "estava maluco". Ele se arrependeu por ter deixado essa chance passar.
Jodie Foster tinha apenas 12 anos de idade quando o filme foi rodado, por isso ela não podia participar de cenas muito fortes. Sua irmã, Connie Foster, na época com 19 anos de idade, foi contratada para trabalhar como dublê de corpo.
O lendário compositor Bernard Herrmann morreu na véspera do Natal de 1975, poucas horas após concluir a trilha sonora de Taxi Driver.

➤Sinopse:

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, no clima festivo que se instala em Nova Iorque, o músico e ex-combatente, Jimmy Doyle (Robert De Niro), conhece a cantora Francine Evans (Liza Minnelli). A princípio de modo brusco e forçado, a ligação entre os dois arranca quando se tornam parceiros musicais. A partir de então as suas carreiras ligam-se, envolvendo música, amor e toda a tempestuosidade da relação entre ambos. Quando Francine engravida tem de deixar a vida na estrada, mas Jimmy não está preparado para a vida caseira, e as suas carreiras têm agora de seguir caminhos separados.

➤Sinopse:

O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty).

➤Curiosidades:

O próprio Robert De Niro teve que convencer o diretor Martin Scorsese de que poderia interpretar o pugilista Jake LaMotta. Para tanto, treinou boxe durante um ano com o próprio LaMotta e ainda engordou 25 quilos, para interpretar o pugilista aposentado;
As filmagens de Touro Indomável foram suspensas por 2 meses para que Robert De Niro pudesse engordar o suficiente para interpretar o personagem Jake LaMotta aposentado.
Durante as filmagens, Robert De Niro acidentalmente quebrou uma costela de Joe Pesci, em uma cena em que ambos lutavam, como sparring. Esta cena inclusive está em Touro Indomável.
Foi o veterano cineasta inglês Michael Powell quem disse para Scorsese em filmar em preto e branco. Apenas os filmes caseiros de Jake LaMotta são coloridos, em Touro Indomável.
Os efeitos sonoros dos socos foram feitos utilizando o som de melões e tomates sendo esmagados.
É a estréia da atriz Cathy Moriarty no cinema.
No roteiro original havia uma cena que mostrava Jake LaMotta se masturbando na prisão. Esta cena não chegou a ser rodada, sendo cortada ainda na elaboração da versão definitiva do roteiro.
A trilha sonora alterna trechos da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni, com canções populares, como a brasileira "Não tenho lágrimas".
Nas cenas em preto e branco foi utilizado chocolate em cena, para representar sangue nas cenas do filme.

➤Sinopse:

Jerry Langford (Jerry Lewis) é um consagrado apresentador de TV. Um dia, ao se encaminhar para o trabalho, ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pumpkin (Robert De Niro) e sua amiga Masha (Sandra Bernhard). Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço em seu programa de TV, de forma que ele possa apresentar seu número.

➤Curiosidades:

Johnny Carson, Frank Sinatra e Dean Martin estiveram cotados antes da contratação de Jerry Lewis.
A personagem Masha foi oferecida a Meryl Streep, que recusou o papel.
Os segmentos do talk show foram filmados em videotape, como seria feito com um programa verídico, e apenas depois convertido para película.
Robert De Niro estudou os shows de stand up comedy de Richard Belzer para compor seu personagem.
Scorsese declarou em entrevista que ele e Robert De Niro não retomaram a parceria por sete anos devido à intensa carga emocional que O Rei da Comédia trouxe para ambos.
Na cena em que Robert De Niro e Sandra Bernhard discutem na rua, três das pessoas que zombam são Mick Jones, Joe Strummer e Paul Simonon, integrantes da banda The Clash.
Liza Minelli também aparece em uma pequena ponta, perto do final do filme. Ela e Scorsese já haviam trabalhado juntos em New York, New York (1977).

➤Sinopse:

Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.

➤Curiosidades:

O longa foi baseado no livro "Wiseguy", escrito por Nicholas Pileggui, que também atuou como roteirista ao lado de Martin Scorsese.
O nome original de Os Bons Companheiros seria "Wiseguy", seguindo o título do livro, mas os produtores acharam melhor trocar para não confundir com o filme O Homem da Máfia (1987), cujo título original era exatamente "Wiseguy".
Os pais de Martin Scorsese, Catherine Scorsese (1912-1997) e Charles Scorsese (1933-1993), fazem importantes  participações no filme.

➤Sinopse:

Max Cady (Robert De Niro), um psicopata que foi preso e condenado por estupro 14 anos atrás, cumpriu sua pena e agora está livre. Ele pretende se vingar de Sam Bowden (Nick Nolte), seu ex-advogado, que deliberadamente omitiu informações que alterariam a decisão do júri. Ele pretende agora aterrorizar ao extremo Sam, Leigh Bowden (Jessica Lange), sua mulher, e Danielle (Juliette Lewis), sua filha adolescente, mas pretende fazer isto da forma mais legal possível, pois enquanto cumpria pena estudou todos os aspectos legais possíveis.

➤Curiosidades:

O ator Robert De Niro pagou US$ 5 mil a um dentista antes do início das filmagens de Cabo do Medo, para que ele deixasse seus dentes com um aspecto realmente ruim, que na sua opinião era o ideal para o personagem Max Cady. Após o término das filmagens, De Niro pagou mais US$ 20 mil para que o dentista deixasse seus dentes como estavam antes.
Para compor Cady, De Niro foi tatuado com uma tinta com corantes vegetais, que sumiria alguns meses depois.
Pela primeira vez em sua carreira, o diretor Martin Scorsese permitiu que o roteirista do filme que estava rodando acompanhasse as filmagens dentro dos sets.
Cabo do Medo é a refilmagem de Círculo do Medo, filme lançado em 1962.
Os atores Gregory Peck, Robert Mitchum e Martin Balsam, que estão no elenco de Cabo do Medo, participaram também do elenco de Círculo do Medo.
Baseado no romance "The Executioners", de John D. MacDonald.

➤Sinopse:

Através de três personagens básicos: um diretor de cassino (Robert De Niro) com um passado comprometedor; uma prostituta de alta classe (Sharon Stone), que dominava a todos, menos o seu cafetão; e um gângster (Joe Pesci), que tomava conta do diretor do cassino e passa gradativamente, a seguir os passos dela, criado um painel de Las Vegas dos anos 70, quando a Máfia controlava o jogo, até o gradual surgimento das grandes corporações, que ficaram no lugar das quadrilhas e transformaram a cidade em uma Disneylandia.

➤Curiosidades:

A história de Cassino é baseada na carreira do chefe de cassino Frank "Lefty" Rosenthal, que no filme aparece como o personagem Sam "Ace" Rothstein, interpretado por Robert De Niro.
O primeiro nome cogitado por Martin Scorsese para o papel de Ginger foi o da cantora Madonna, mas Sharon Stone terminou convencendo-o de que era a melhor candidata para o papel.
Para conseguir uma censura mais branda, o diretor Martin Scorsese retirou algumas cenas consideradas mais violentas, como a em que o personagem de Joe Pesci bate com a cabeça de um homem num vaso até que um de seus olhos saltasse da cabeça.
A palavra "fuck" dita 362 vezes ao longo do filme, uma média de 2,05 aparições por minuto.

➤Sinopse:

Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

➤Curiosidades:

O filme é baseado na história do livro O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a serviço da Máfia, de Steve Zaillian, e narra a misteriosa história do desaparecimento do líder sindical Jimmy Hoffa nos Estados Unidos pós-guerra. 




Tecnologia do Blogger.