• ÚLTIMAS...

    NOSFERATU, O VAMPIRO DA NOITE (1979) - REVISITANDO CLÁSSICOS


    Revisitando: Nosferatu, o Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht)

    Alemanha/ França, 1979. 107 min. Diretor: Werner Herzog. Elenco: Klaus Kinski, Bruno Ganz, Isabelle Adjani, Roland Topor, Walter Landergast, Dan van Husen, Jan Groth.

    Sinopse: Nosferatu ou Drácula, chega à cidade num navio abandonado, depois de ter recebido a visita de Jonathan Hacker em seu castelo, e espalha a peste e a morte.

    Comentários: O diretor alemão Herzog quis fazer como homenagem uma refilmagem literal e fiel do clássico do cinema mudo alemão de Murnau de 1922 (que não pôde usar o nome Drácula, mudando-o para Nosferatu). Somente os que viram o original serão capazes de curtir integralmente esta versão, altamente estilizada e que tem muitos admiradores. Talvez tenha perdido um pouco do impacto diante de tantas refilmagens, mas ainda é um dos mais fiéis ao livro de Bram Stoker, restaurando quase todos os nomes e fornecendo um papel estrelar para o ator preferido do diretor, Klaus Kinski (1926-91) com quem mantinha uma relação de amor e ódio (e é até difícil julgar o virtuosismo da atuação, visto que ele era tão estranho quanto o vampiro na vida real!).

    É um filme até despojado, filmado em locações em vários lugares da Europa, com muito clima (as arrepiantes múmias que aparecem nos créditos iniciais foram filmadas em um vilarejo do México). Há uns anacronismos (pontes e estruturas que parecem modernas) que não chegam a atrapalhar. Também tem excelente trilha musical do grupo alemão Popol Vuh, que é lembrado hoje quase que somente por seu trabalho com o diretor. Ganhou Urso de Prata no Festival de Berlim. A bela Isabelle, então no auge da carreira, faz um papel pequeno e não especialmente memorável, mas com visual perfeito.

    É no mínimo um filme bastante curioso, mas os fãs de terror e do personagem devem apreciar muito. Existe também uma versão com o mesmo elenco e os diálogos em inglês, que foi filmada simultaneamente.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top