google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

CAROLCO PICTURES - A HISTÓRIA


Primeiro anos

A empresa foi fundada através da parceria de dois investidores, Mario Kassar e Andrew Vajna. Os dois foram saudados pela Newsweek como uns dos mais bem sucedidos produtores independentes. Com apenas 25 anos, Vajna passou de figurinista a proprietário de dois cinemas em Hong Kong. Então, Vajna se aventurou na produção e distribuição de filmes de longa metragem. Uma das primeiras produções dele foi uma de artes marciais de 1973 chamado 'Deadly China Doll' que fez 3,7 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 100 mil dólares.

Seu objetivo era se concentrar em vendas de filmes. Eventualmente, ele foi para o financiamento de produções de baixo orçamento. Suas primeiras incursões foram produzidos pela American International Pictures e ITC Entreteniment com o apoio financeiro da Carolco, e co-produzido pelo magnata do cinema canadense Garth Drabinsky. O nome "Carolco" foi comprado de uma empresa extinta com sede no Panamá, e de acordo com Kassar, "não tem nenhum significado". 

Ascensão

Um dos primeiros filmes da Carolco foi Rambo (First Blood de 1982), uma adaptação do romance de David Morrell. Kassar e Vajna tiveram um grande risco ao comprar os direitos do filme usando ajuda de empréstimos do Banco Europeu para lançar Sylvester Stallone como o personagem principal, que fez o papel principal do veterano da Guerra do Vietnã, John Rambo, depois de ter trabalhado com ele no filme de John Huston, Fuga para a vitória (Escape to Victory de 1981). O risco valeu a pena depois que  Rambo fez 125 milhões de dólares em todo o mundo (tendo custado 15 apenas), colocando a Carolco entre os principais estúdios em Hollywood.

ABAIXO UMA SEQUÊNCIA DOS LOGOS DA EMPRESA...


A sequência chamada Rambo 2 - a missão ( First Blood Part II - 1985), foi programada para o 10º aniversário da intervenção dos Estados Unidos no Vietnã, se aproveitando da publicidade gratuita para o filme também se tornou um sucesso. 

O lançamento dos filmes do personagem Rambo foram tão definitivos para o sucesso financeiro da Carolco que o estúdio focou mais em filmes de ação de grande orçamento, com grandes estrelas como Stallone (que mais tarde assinou um  acordo de 10 filmes com o estúdio) e Arnold Schwarzenegger. Estes filmes, que tinham grande apelo para nas bilheterias, foram financiados usando uma estratégia conhecida como "pré-vendas", em que os distribuidores nacionais e estrangeiros investiam nestes filmes  em troca dos direitos de uso em seus territórios.

Também em 1985, a Carolco fechou um acordo de distribuição com a então nascente produtora TriStar Pictures.  Ela lançou a maioria dos filmes da Carolco a partir desse ponto,  nos EUA e alguns outros países até 1994.


O caminho natural foi a Carolco entrar no ramo de distribuição em home vídeo... 

A distribuidora de vídeo independente "Internacional of Vídeo Entertainment" (IVE) estava passando por dificuldades financeiras e estava à beira da falência. Em 1986, a Carolco adquiriu a IVE na esperança de "transformar a empresa". O acordo foi concluído um ano mais tarde. IVE se fundiu com outro distribuidor, Lieberman, e tornou-se a LIVE Entertainment em 1988. 

Em 28 de agosto, 1987, a Carolco adquiriu a Syndicator Television Orbis Communications por 15.400 milhões de dólares e iniciou a produção e distribuição de televisão. Eles também compraram a antiga instalação da De Laurentiis Entertainment Group production em Wilmington, Carolina do Norte, e estabeleceu a Carolco Home Video com a LIVE Entertainment como parceiro de distribuição.

No período a seguir, uma tragédia aconteceu. Jose Menendez, um membro do Conselho de Administração da Carolco até agosto de 1989, foi assassinado, junto com sua esposa, por seus filhos Lyle e Erik Menendez.

Depois de sua parceria com Kassar, Vajna criou um estúdio irmão da Carolco, Cinergi Pictures, em novembro de 1989. Cinergi começou a lançar filmes com a “The Walt Disney Company” através Hollywood Pictures e Touchstone Pictures.


1990-1994 

Em 1990, a Carolco adquiriu os direitos da franquia Exterminador do futuro (Terminator) da Hemdale Film Corporation. O diretor recém-contratado James Cameron (que havia trabalhado como roteirista em Rambo e dirigido o Exterminador) e Arnold Schwarzenegger se juntaram de novo em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991). 

E foi o filme de maior bilheteria do ano e o  maior sucesso na história da Carolco. No meio do ano, a Carolco entrou em uma sociedade com a New Line Cinema para iniciar a Seven Arts Pictures, uma empresa de distribuição que lançou principalmente, grande parte da produção de baixo orçamento da Carolco.

A Carolco lutou por alguns anos para garantir os direitos de Homem aranha, um filme que Cameron fez questão de produzir. Os planos fracassaram e no fim, filmaram True Lies (Golan tinha anteriormente, e sem sucesso, tentado produzir um filme do Homem aranha para seu próprio estúdio, a Cannon Films). Cameron e Arnold Schwarzenegger eram frequentemente ligados ao projeto. James seria o diretor e Arnold, o Dr. Octopus.


Declínio

Embora a Carolco tenha feito vários filmes de sucesso na década de 1990, incluindo Vingador do futuro, Exterminador do futuro 2 e Instinto Selvagem, o estúdio foi gradualmente perdendo dinheiro com o passar dos anos. A Carolco alternou blockbusters com filmes de arte de orçamento pequeno que não eram rentáveis. 

Além disso, o estúdio foi criticado por gastos excessivos em filmes através de confiança nas suas estrelas (Schwarzenegger recebeu-o então inédito de 14 milhões por seu trabalho em Vingador do futuro e T2 e Stallone também teve um tratamento semelhante). As perdas de parcerias também ameaçaram a estabilidade do estúdio, que viu seu empreendimento oscilar.


Em 1992, a Carolco foi reestruturada, fazendo parceria com  Rizzoli-Corriere della Sera da Itália, Le Studio Canal + da França, Pioneer Electric Corporation do Japão, e a MGM. Cada parceiro ajudou com 60 milhões em ações do estúdio e outros 50 milhões para ofertas de co-financiamento. 

A MGM também concordou em distribuir produtos da Carolco internamente após um acordo prévio com TriStar ter expirado. Em 1993, a Carolco foi forçada a vender suas ações na Live Entertainment para um grupo de investidores liderados pela Pioneer, que mais tarde foi renomeado como Artisan Entertainment, que foi comprada pela Lions Gate Entertainment.

As reduções na Carolco também obrigaram o estúdio a fazer um acordo com a TriStar sobre o financiamento de 'Risco total',  filme de ação Stallone: A ​​Carolco teria de vender os direitos de distribuição total na América do Norte, México, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e França para TriStar em troca da metade do orçamento do filme.  

Apesar de ser um grande sucesso de bilheteria, a Carolco viu pouca receita em 'Risco total', uma vez que acabou por se tornar um proprietário minoritário no filme. O estúdio teve que aposentar “Cruzada,' um veículo para Schwarzenegger baseado em um roteiro de Walon Green e  com Paul Verhoeven como diretor, em 1994, quando o orçamento ultrapassou 100 milhões dólares. No entanto, a Carolco foi capaz de completar a fusão com a The Vista Organization no final de outubro de 1993. 


A Carolco tentou uma volta com o caro “A ilha da garganta cortada” (Cutthroat Island), com Michael Douglas na liderança. Douglas saiu no início de sua produção, e foi substituído pelo menos bancáveis ​​Matthew Modine. Geena Davis, escolhida o papel principal feminino através de seus laços com o então marido, o diretor Renny Harlin (que estava saindo de uma série de fracassos). MGM esperava anunciar 'A ilha da garganta cortada' como espetáculo cinematográfico, e não baseado no elenco. 

Em uma tentativa de aumentar mais financiamento para o filme projetado em 100 milhões, a Carolco vendeu os direitos de vários filmes em produção, incluindo Showgirls.  Em Novembro de 1995, a Carolco entrou com pedido de proteção de falência. A ilha da garganta cortada foi lançada no Natal, e tornou-se um desastre de bilheteria. Ela concordou em vender seus ativos para a 20th Century Fox por 50 milhões.  


Mas quando Canal + fez uma oferta 58 milhões dólares em Janeiro de 1996, a Fox, que até então baixou seu preço de compra de 47.500 milhões dólares, largou o negócio. Das cinzas surgiu uma nova parceria entre o proprietário da Carolco (Mario Kassar) e o proprietário da Cinergi (Andrew G. Vajna) em 1998. O duo formou a  C2 Pictures e produziu Exterminador do futuro 3 (Terminator 3: Rise of the Machines)  e Instinto Selvagem 2 entre outros filmes.

O RETORNO

O produtor de cinema Alex Bafer comprou os direitos da Carolco. Em 20 de Janeiro de 2015, Bafer renomeou sua produtora para Carolco Pictures, anteriormente conhecida como Brick Top Productions. Bafer então recrutou Mario Kassar como o executivo-chefe de desenvolvimento da nova Carolco. Um de seus primeiros projetos é um remake do filme de terror japonês Audition 1999 produzido por Kassar (e que até 2021, não saiu do papel).


DESTINO DOS ARQUIVOS

Depois de sua falência, os ativos da Carolco foram posteriormente vendidos a outras empresas, sendo que a maioria já havia sido vendida durante a existência da Carolco. Em março de 1996, o Canal + adquiriu o seu arquivo no tribunal de falências por um valor de aproximadamente 58 milhões.  Hoje, os direitos à filmoteca da Carolco (até 1993) são da produtora francesa StudioCanal.

Em 17 de setembro de 1991, a Multimedia Entertainment adquiriu ativos da unidade de distribuição de televisão da Carolco Orbis Communications. No ano seguinte, a Carolco licenciou os direitos televisivos da Spelling Entertainment, a fim de saldar dívidas.  Nos Estados Unidos e no Canadá, com algumas exceções, os direitos de televisão são agora detidos pela Paramount Pictures, com distribuição pela  Trifecta Entertainment & Media. Todos os outros direitos em termos de home vídeo está licenciado para Lionsgate por um acordo permanente com a  StudioCanal.


A Lionsgate, por sua vez, licenciou esses direitos no Canadá para a Entertainment One, embora os direitos teatrais para a maior parte do arquivo esteja dividido entre a Sony Pictures e Rialto Pictures (esta última empresa agindo em nome da StudioCanal). No Japão, os direitos em termos de vídeo doméstico são licenciados para a Warner Home Video no âmbito de um acordo permanente com StudioCanal em 2012 , que expirou em 30 de abril de 2014.

Na Europa, a StudioCanal é  titular dos direitos de distribuição na  França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido; em outros territórios, StudioCanal licencia esses direitos a vários distribuidores locais.


Na Ásia, África e Oceania, Universal Studios, que possui em conjunto com o StudioCanal o  + Grupo Canal, é proprietária de todos os direitos de distribuição nessas regiões ou licenciá-los para os seus distribuidores locais. O arquivo da Orbis Comunicações é agora detida pela NBCUniversal Television Distribution, com exceção do concerto Live Aid distribuído pela Orbis, cujos direitos são atualmente detidas pela Warner Music Group e Movin 'On, que agora é propriedade da Peter Rodgers Organization..

Filmes feitos pela Seven Arts Pictures (parceria com a New Line Cinema) também são de propriedade da  StudioCanal, com os mesmos parceiros de distribuição do arquivo da Carolco. Os direitos de Showgirls estão divididos entre a Metro-Goldwyn-Mayer para a América do Norte e Pathé em todas as outras regiões.





Tecnologia do Blogger.