google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

WES CRAVEN - 10 FILMES ESSENCIAIS


Wesley Earl Craven nasceu em 2 de agosto de 1939 em Cleveland, Ohio. Foi professor de Inglês na faculdade Westminster e professor de Ciências Humanas na Universidade de Clarkson, em Potsdam. Wes Craven é graduado em Inglês, Psicologia, Filosofia e Escrita. Craven começou no cinema no fim dos anos 1960, quando trabalhou como editor de som. Durante os anos 1970, o diretor concentrou-se em roteiros filosóficos que tratavam da natureza humana, o que interessou Sean S. Cunningham que por sua vez deu a Craven a primeira chance na direção em 1972 com "Aniversário Macabro". Mas os anos 1980 dariam mais notoriedade a Craven com o lançamento de "A Hora do Pesadelo" (1984). Ele conseguiu inclusive reavivar o cinema slasher com o primeiro Pânico, no final dos anos 90 (mas caindo na armadilha de ficar "gastando ideias " e o subgênero em continuações que ele mesmo dirigiu !!!). Faleceu aos 76 anos em sua casa, em Los Angeles, nos Estados Unidos por conta de um câncer no cérebro.

E hoje é nosso homenageado nos 10 filmes essenciais:


Lisa Reisert (Rachel McAdams) detesta voar, mas precisa realizar uma viagem ao Texas quando sua avó morre. Ela decide retornar a Miami, onde mora, no último vôo disponível, mas uma forte tempestade faz com que a decolagem atrase. Enquanto espera ela conhece Jackson Rippner (Cillian Murphy), um homem charmoso e gentil que lhe faz companhia. Ao entrar no avião ela fica surpresa com o fato de que Jackson está na poltrona bem ao lado da sua. Logo após a decolagem Jackson diz a Lisa que o motivo de estar naquele vôo é matar um poderoso político, que se hospedará juntamente com a família no hotel que ela trabalha em Miami. Jackson exige a ajuda de Lisa em seu plano, pois caso contrário um assassino contratado por ele irá matar o pai dela, o que depende apenas de uma ligação telefônica.


Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela abandonou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar à crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após dez anos de ensino, a escola decide cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.


Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.


O filme "A Hora do Pesadelo" está perto de completar 10 anos. Uma das estrelas, Heather Langenkamp (Nancy Thompson), fica assustada ao ouvir por telefone uma voz bastante parecida com a de Freddy Krueger (Robert Englund), o vilão do filme. Pouco tempo depois o marido dela morre em um acidente de carro, sendo encontrado com as famosas marcas provocadas pela garra metálica de Freddy. Heather descobre que Wes Craven, diretor do filme original, está escrevendo o roteiro de uma sequência. É quando percebe que, para enfrentar Freddy, precisará voltar a interpretar Nancy Thomson, sua personagem no filme.


Fool (Brandon Quintin Adams) é um pobre menino negro que está prestes a ser despejado e com uma mãe doente pra cuidar. Desesperado, ele acaba topando participar de um assalto à uma casa com Leroy (Ving Rhames), namorado de sua irmã. Mas ao entrarem lá, Fool percebe a má índole do misterioso casal que mora ali (Everett McGill e Wendy Robie), que vem mantendo sua filha Alice (A.J. Langer) trancada desde a infância e escondem um terrível segredo. Agora, o jovem vai ter que enfrentar os perigos dos diversos sádicos dispositivos de segurança para conseguir escapar com vida daquela sinistra casa.


Em uma época de inquietação social e política no Haiti, o antropologista Dennis Alan viaja para o dividido país para estudar uma droga de vodu usada em práticas religiosas que torna suas vítimas em zumbis. Com a ajuda de um médico feiticeiro e com a amiga pesquisadora, Dennis junta as peças do mistério mortal. Após a descoberta, Dennis deve fugir das autoridades haitianas que veem sua pesquisa como uma ameaça.


Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.


Martha Schmidt (Maren Jensen) e seu marido Jim Schmidt (Douglas Barr) vivem em uma fazenda, na Pensilvânia, a beira da comunidade de Hititas (Hitities no original), um grupo de religiosos ultra conservadores e avessos ao contato com outras culturas, inclusive vivendo como se estivessem no século 19. Jim virou um dissidente do grupo, filho do líder religioso Isaiah Schmidt (Ernest Borgnine) preferiu adaptar-se a modernidade dos tempos e casar como uma mulher fora desse meio. Após a misteriosa morte de Jim, Martha sente-se desprotegida com o nada amigável convívio com seus vizinhos. 
Duas amigas chegam para lhe fazer companhia durante alguns dias: a moderna Vicky Anderson (Susan Buckner), que atrai a atenção de John Schmidt (Jeff East), irmão do falecido marido de Martha e Lana Marcus (Sharon Stone), uma mulher que passa a ter pesadelos com uma figura estranha. As três jovens irritam profundamente Isaiah, que perdera Jim e agora vê o outro filho seguir os mesmos passos do irmão. Mortes começam acontecer e os membros creditam a Incubus, o demônio que não quer Martha e suas amigas ali.


Uma família cruzando os Estados Unidos resolve procurar uma antiga mina de prata herdada pelo pai, o policial aposentado Bob Carter, numa antiga área de testes nucleares em pleno deserto. Acompanhado de sua esposa, filho, duas filhas, cunhado, neta (um bebê) e dois cães de estimação, as coisas já começam a ficar estranhas quando o dono do único posto de gasolina da região os adverte a não irem pelo deserto. Ignorando o alerta do velho, eles acabam se perdendo numa estrada clandestina quando o eixo do carro quebra, deixando a família presa no meio do nada. E para piorar as coisas, como diz o título original do filme, “as colinas têm olhos”: um bando de selvagens habitantes da região os observa preparando um cerco que levará a uma conclusão sangrenta.


Criminosos estupram, em seguida, matam duas jovens amigas. Algum tempo depois, um dos bandidos vai se esconder na casa de uma de suas vítimas, justamente no dia em que ela faria aniversário. Então, os pais da moça violentada, a medida em que descobrem o que realmente aconteceu à sua filha, começam a planejar uma vingança atroz contra o seu assassino.


Tecnologia do Blogger.