• ÚLTIMAS...

    INSPETOR CLOUSEAU NO CINEMA/TV



    Em 1963 foi criada uma série de filmes para o cinema estrela por Peter Sellers, que não tinha muito haver com a personagem da Pantera Cor-de-Rosa que conhecemos dos desenhos animados. O primeiro filme da série, A Pantera Cor-de-Rosa, narra as aventuras do atrapalhado Inspetor Clouseau correndo em busca do diamante que dá nome ao filme. Ele continua seguindo a joia "pantera cor-de-rosa" por mais algumas sequências como: A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978) e os embaraçantes A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982) e A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983), já sem Sellers no papel principal.

    A primeira aparição da personagem em animação foi na abertura do primeiro longa-metragem. Friz Freleng e David DePatie foram chamados para criarem uma introdução para o filme, uma espécie de "mini" desenho animado que mostra o Inspetor Clouseau correndo atrás da Pantera Cor-de-Rosa, só que, ao invés de desenharem o diamante, fizeram uma brincadeira ao pé-da-letra e desenharam a pantera que todos conhecemos. Apesar de só aparecer por alguns minutos na tela do cinema, a felina agradou tanto ao público que acabou ganhando uma série animada só dela. Lançada em 1969, The Pink Panther Show, mostra a divertida e carismática Pantera Cor-de-Rosa, com aquele seu andar elegante e sem dar uma só palavra sequer, fugindo do Inspetor Clouseau. O baixinho inspetor (ilustrado como uma caricatura de Sellers) se utiliza das mais diversas técnicas para correr atrás da magérrima pantera, mas ela sempre consegue escapar com muita inteligência.

    No fim dos anos 70, o desenho animado da pantera já tinha transformado a personagem felina, o Inspetor Clouseau e a música-tema, composta por Henry Mancini, em um fenômeno de massa mundial. Com cenários e traços dos personagens extremamente simples e cenas muito engraçadas, o desenho chegou a ganhar um Oscar da Academia de Hollywood.

    A Pantera tornou-se então a mais famosa criação da dupla Friz Freleng e David DePatie que depois lançaram outros personagens célebres, como o Inspetor (também tirado do filme de Blake Edwards), A Formiga e o Tamanduá, Toro e Pancho, a Cobrinha Azul e outros.

    VAMOS À LISTA

    PANTERA COR DE ROSA (1963)

    Título original: The Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com: David Niven, Peter Sellers, Robert Wagner
    Duração: 115 min

    O hilariante Inspetor Clouseau, da polícia de Paris, precisa encontrar um ladrão de jóias que está mais perto do que ele imagina: o perigoso assaltante é amante de sua esposa, sem que ele nada perceba.


    UM TIRO NO ESCURO (1964)

    Título original: The Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com:  Peter Sellers, Elke Sommer, George Sanders
    Duração: 102 min

    Em Paris, na mansão de Benjamin Ballon (George Sanders), um conhecido milionário, um crime é cometido e por engano é mandado o Inspetor Jacques Clouseau (Peter Sellers), o mais atrapalhado dos detetives franceses. Enquanto as investigações avançam, novas mortes acontecem e as evidências sugerem que a culpada é Maria Gambrelli (Elke Sommer), uma arrumadeira que trabalha na mansão de Ballon. Entretanto, Clouseau tem certeza da inocência dela e está disposto a investigar (mas sempre de uma forma pouco convencional) o caso, para descobrir quem é o culpado ou culpados das mortes.


    INSPETOR CLOUSEAU (1968)

    Título original: Inspector Clouseau
    Diretor: Bud Yorkin
    Com:   Alan Arkin, Frank Finlay, Delia Boccardo
    Duração: 96 min

    O Inspetor Clouseau é convocado pela Scotland Yard para ajudá-la no caso de um assalto, sem saber que ele é um verdadeiro desastrado. Embora tenha sido produzido pelo mesmo estúdio oficial da série, esse filme não foi dirigido por Blake Edwards, não é estrelado por Peter Sellers e nem tem trilha sonora de Henry Mancini. Por causa disso, muitos fãs não o consideram como um filme oficial da série.


    A VOLTA DA PANTERA COR DE ROSA (1975)

    Título original: The Return of the Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com:   Peter Sellers, Christopher Plummer, Catherine Schell
    Duração: 113 min

    Desta vez o inspetor francês Clouseau é chamado pelo chefe Dreyfus para investigar mais um roubo do famoso diamante Pantera Cor-de-Rosa. O suspeito principal é o aristocrata Charles Lytton, um ladrão de jóias conhecido como "O Fantasma". Clouseau cria suas confusões cômicas de costume, enquanto tenta perseguir o desajustado criminoso. Quando Lytton, que nesta rara ocasião é inocente e quer se livrar da culpa, sai na trilha do verdadeiro criminoso, leva o atrapalhado Clouseau a uma divertida e desmiolada perseguição. É hora de Clouseau, com seus métodos criativos de dedução, levar o inspetor Dreyfus cada vez mais à beira da loucura.

    A NOVA TRANSA DA PANTERA COR DE ROSA (1976)

    Título original: The Pink Panther Strikes Again
    Diretor: Blake Edwards
    Com:    Peter Sellers, Herbert Lom, Lesley-Anne Down
    Duração: 103 min

    O inspetor chefe Charles Dreyfus se apossa de uma arma letal e ameaça destruir o mundo.Sua única exigência para evitar a catástrofe é que o incompetente inspetor Clouseau seja exterminado. Mas a sorte não abandona Clouseau, e os 26 assassinos contratados para acabar com ele não têm sucesso em sua empreitada.


    A VINGANÇA DA PANTERA COR DE ROSA (1978)

    Título original: Revenge of the Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com:   Peter Sellers, Herbert Lom, Burt Kwouk
    Duração: 99 min

    O empresário e traficante francês Douvier organiza um atentado contra a vida do Inspetor Closeau, como forma de provar sua capacidade aos mafiosos de Nova Iorque com os quais deseja fazer negócios ilícitos. Com o carro que dirigia explodido, Closeau é dado como morto, mas resolve
    continuar nessa condição para tentar descobrir quem o atacou. A notícia da sua morte "cura" instantaneamente o ex-chefe de Closeau, o Comissário Dreyfuss, que sai do hospício e volta ao seu cargo encarregado da mesma missão. Closeau logo entra em contato com Simone, a ex-secretária e amante de Douvier, que lhe informa dos planos do criminoso. Sabendo que o negócio com a máfia será realizada em Hong Kong, Closeau faz uso de sua incrível galeria de disfarces e, acompanhado de Simone e de seu auxiliar Cato, parte sem demora para aquela cidade chinesa.


    A TRILHA DA PANTERA COR DE ROSA (1982)

    Título original: Trail of the Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com: Peter Sellers, David Niven, Herbert Lom 
    Duração: 96 min

    A pantera cor-de-rosa foi recentemente roubada, e como já era de esperar, o inspetor Clouseau fica encarregue do caso. Depois de algumas gargalhadas, ataques de nervos da parte de Dreyfus e de algumas indecisões e suspeitas, Clouseau, parte num avião para Índia onde foi roubada a jóia. Mas, entretanto, esse mesmo avião desapareceu e ninguém sabe para onde foi. Uma alegria para Dreyfus, mas um novo caso para resolver. Entretanto, aparece uma nova personagem, a repórter Javet, que faz uma reportagem em homenagem ao inspetor, entrevistando todas as personagens mais conhecidas que interagiram com Clouseau. Isto não agrada a Dreyfus, mas, quem não gosta mesmo desta ideia é Bruno, o padrinho da máfia francesa que já tinha problemas com o detective e tinha receio de que esta investigação venha a solucionar o caso. Enquanto isso, durante as entrevistas da repórter, os convidados relembram as memórias mais importantes passadas com a personagem.


    A MALDIÇÃO DA PANTERA COR DE ROSA (1983)

    Título original: Curse of the Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com:  David Niven, Robert Wagner, Herbert Lom
    Duração: 109 min

    Quando o famoso detetive francês Clouseau (Roger Moore) desaparece enquanto procura pelo Diamante "Pantera Cor de Rosa", seus chefes no Surete decidem que é necessário um ótimo detetive para encontrá-lo. Eles então resolvem usar um computador para encontrar essa pessoa, só que quem programa o computador é Dreyfus (Herbert Lom), eterno inimigo de Clouseau, e o computador escolhe o pior detetive de todos. Ele é o nova iorquino Clifton Sleigh (Ted Wass), que se mostra tão atrapalhado quanto o próprio Clouseau. Além dele ter que lidar com as próprias confusões, achar Clouseau, ele também tem que fugir de pessoas que não querem que ele encontre o detetive perdido.


    O FILHO DA PANTERA COR DE ROSA (1993)

    Título original: Son of the Pink Panther
    Diretor: Blake Edwards
    Com:  Roberto Benigni, Herbert Lom, Claudia Cardinale 
    Duração: 88 min

    Uma princesa árabe é raptada, e compete ao Inspetor-Chefe Dreyfuss salvá-la. Felizmente que desta vez Clouseau não se encontra nas redondezas para o ameaçar! Mas quando um polícia local com o triste nome de Jacques (Benigni) é destacado para o ajudar, este consegue que Dreyfuss o afaste - tudo isto no 1º dia de serviço. Dreyfuss logo começa a recear que se Clouseau tivesse um filho há muito tempo desaparecido, seria muito assim!


    PANTERA COR DE ROSA (2006)

    Título original: The Pink Panther
    Diretor: Shawn Levy
    Com: Steve Martin, Kevin Kline, Jean Reno
    Duração: 93 min

    Famoso diamante Pantera-Cor-de-Rosa é roubado e precisa ser recuperado rapidamente. O governo da França chama então o inspetor Clouseau para realizar a difícil tarefa. Refilmagem da clássica história com personagens criados pelo mestre Blake Edwards e Maurice Richlin.


    PANTERA COR DE ROSA 2 (2009)

    Título original: The Pink Panther 2
    Diretor: Harald Zwart
    Com:  Steve Martin, Jean Reno, Emily Mortimer
    Duração: 92 min

    O Inspetor Jacques Clouseau volta à ação e agora reunido a um time de detetives internacionais - tão ou mais atrapalhados do que ele. Sua nova missão é capturar um ladrão especializado em artefatos históricos que está de olho justamente na Pantera-cor-de-Rosa.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top