• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 6 de agosto de 2015

    TERENCE HILL E BUD SPENCER NO CINEMA




    BREVE INTRODUÇÃO


    DEUS PERDOA...EU NÃO! (1967)

    O primeiro filme da dupla Bud Spencer e Terence Hill, que deu início a uma das parcerias mais famosas e queridas do cinema, isso descontando um filme anterior chamado Aníbal O Conquistador (Annibale, 1959), que até onde sei, não teve nenhuma cena da dupla interagindo. Mas pode ir esquecendo toda aquela parte cômica e divertida da série Trinity o filme Deus perdoa ... Eu não! (Dio perdona... io no! / God Forgives... I Don't!, 1967) é um violento western spaghetti. 

    Se Sergio Leone teve sua trilogia do doláres, o diretor Guiseppe Colizzi acabou sendo esquecido, sua trilogia teve início com Deus perdoa ... Eu não! (Dio perdona... io no! / God Forgives... I Don't!, 1967),  Os 4 da Ave Maria (I quattro dell'Ave Maria, 1968) e Boot Hill - A Colina dos Homens Maus (La collina degli stivali, 1969) onde ele nos apresenta os personagens de Cat Stevens (Terence Hill) e Hutch Bessy (Bud Spencer). Quem já teve oportunidade de assistir a trilogia de Guiseppe Colizzi também deve ter notado a disparidade entre cada um dos filmes, nem parece que foi o mesmo diretor que dirigiu os três. 

    Enquanto Deus perdoa ... Eu não! é um espetáculo de violência, o segundo capítulo da trilogia Os 4 da Ave Maria é uma obra prima contendo todos os elementos clássicos do western spaghetti, e já moldando o estilo da dupla Bud Spencer e Terence Hill, com alguns toques de humor e o famoso estilo de luta de Bud Spencer. Os 4 da Ave Maria pode figurar tranquilamente em qualquer lista de 100 melhores westerns de todos os tempos. Nosso saudoso Guiseppe Colizzi costumava ser acusado de emular o estilo de Sergio Leone, e este filme pode ser considerado seu O Bom, o Mau e o Feio já que tem a presença de ninguém menos que o ator Eli Wallach que fazia o personagem Tuco no filme  O Bom, o Mau e o Feio (Il buono, il brutto, il cattivo, 1966). É inacreditável como estes filmes não chegaram a era do bluray, talvez  com Django Livre de Quentin Tarantino, o western tenha uma atenção maior das distribuidoras.

    Já o último capítulo da trilogia Boot Hill - A Colina dos Homens Maus é completamente estranho, confuso e com cenas cansativas, realmente Guiseppe Colizzi não conseguiu encerra a trilogia em grande estilo como fez Sergio Leone. Como eu disse nem parece que foi o mesmo diretor do filme anterior, nem a trilha sonora se destaca. Colizzi só voltaria a trabalhar com a dupla na comédia Dá-lhe Duro, Trinity (Più forte ragazzi!, 1972)

    Picaretagens e malandragens a parte fizeram todos estes 3 filmes virarem "Trinity" por algumas distribuidoras, não só no Brasil mas ao redor do mundo. Algumas das pérolas: o filme Deus perdoa ... Eu não! no Brasil acabou saindo cartazes com o título Deus perdoa ... Trinity não!, o segundo filme Os 4 da Ave Maria tem a burrice ainda maior já que ganhou o título de "Assim Começou Trinity", já o terceiro filme apenas teve uma pequena mudança e virou "Trinity e a Colina dos Homens Maus". Isso sem falar em mais duas picaretagens chamadas: Sons of Trinity (Trinità & Bambino... e adesso tocca a noi, 1995) e Trinity Goes East (1998).

    DEUS PERDOA...EU NÃO! (1967)

    TÍTULO PICARETA:  Deus perdoa...Trinity não!
    TÍTULO ORIGINAL: Dio perdona... io no! 
    DIRETOR: Giuseppe Colizzi
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Frank Wolff
    DURAÇÃO: 109 min

    Os amigos Cat Stevens (Terence Hill) e Hutch Bessy (Bud Spencer) somam forças para encontrar um velho amigo, Bill San Antonio (Frank Wolff), que supostamente estava morto, e recuperar o ouro que Bill roubou num assalto ao trem pagador.

    Deus perdoa ... Eu não! (Dio perdona... io no! / God Forgives... I Don't!, 1967), o título em si, já é um show a parte. Por uma obra do destino quase não temos a criação da dupla Terence Hill e Bud Spencer, já que o papel de Terence Hill  inicialmente era do ator Peter Martell (Pietro Martellanza), e já haviam até cenas filmadas entre Bud Spencer ao lado de Peter Martell, mas graças a "DIO", Peter Martell quebrou um pé, depois de uma discussão com a namorada. E Terence Hill assume o papel do personagem Cat Stevens, até mesmo Bud Spencer foi escolhido apenas pelo seu tamanho. 

    O filme é violento mesmo, sujo, mau e empoeirado, como todo bom western deve ser, e já começa a trama com um trem chegando a estação com seus passageiros todos mortos, a maioria com tiros na cabeça, por aí já temos uma idéia que o filme não está para brincadeira, o filme é tão violento que até um gato leva um balaço.


    OS 4 DA AVE MARIA (1968) 

    TÍTULO PICARETA: Assim Começou Trinity 
    TÍTULO ORIGINAL: I quattro dell'ave maria
    DIRETOR: Giuseppe Colizzi
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Eli Wallach
    DURAÇÃO: 120 minutos

    Uma explosiva aventura no velho Oeste, uma superprodução filmada no México, Espanha e Itália. Cat Stevens (Terence Hill) e Hutch Bessy (Bud Spencer) recebem 300 mil dólares de Mr. Harold, o presidente do banco de El Paso, como prêmio por uma carroça cheia de ouro que os dois "encontraram". Porém, assim que eles deixam a cidade, Mr Harold vai visitar "Caco" (Eli Wallach), um conhecido fora-da-lei e lhe faz uma proposta: ele facilita sua fuga de sua cela da morte e, em troco, Caco irá recuperar o dinheiro para ele. Caco aceita a proposta, mas somente com a idéia de se vingar dos homens que o colocaram na cadeia. Uma vez livre em El Paso, Caco rouba o dinheiro de Cat e Hutch e foge para o México para completar sua missão. Porém, Cat e Hutch não desistem tão facilmente e perseguem Caco e quando o encontram...é tiroteio e pancadaria que não acabam mais!


    BOOT HILL - A COLINA DOS HOMENS MAUS (1969) 

    TÍTULO PICARETA: Trinity e a Colina dos Homens Maus
    TÍTULO ORIGINAL: La collina degli stivali
    DIRETOR: Giuseppe Colizzi
    ELENCO:  Terence Hill, Woody Strode, Bud Spencer
    DURAÇÃO: 100 min 

    Honey Fisher se tornou um homem poderoso em uma pequena cidade do Oeste, que cresceu em uma rica região de exploração de ouro. Fisher e sua gangue controlam o dinheiro e a área das minas de ouro através de trapaças, assassinatos e terror. A comunidade oprimida chama Cat Stevens (Terence Hill) para ajudá-los. Cat sabe que não conseguirá derrotar a gangue sozinho e chama seu parceiro Hutch Bessy (Bud Spencer) e Tom, um artista de circo que tem bons motivos para querer se vingar dos criminosos.


    CHAMAM-ME TRINITY (1970)

    TÍTULO ALTERNATIVO: Trinity é o meu nome
    TÍTULO ORIGINAL: Lo Chiamavano trinità
    DIRETOR:  Enzo Barboni
    ELENCO: Terence Hill, Bud Spencer, Steffen Zacharias
    DURAÇÃO: 113 min

    A dupla de heróis do desastre, rápidos no gatilho e bons de briga, tentam salvar uma cidade das mãos de ladrões de gado, cruéis e sanguinários. O diabólico xerife da cidade também está envolvido nesta aventura cheia de adrenalina. E na medida em que Trinity resolve interferir nos planos dos bandidos, a tensão aumenta. Esta situação explosiva, atira violentamente os dois irmãos de encontro a um clímax incrível. Com muita ação, tiros e humor, nossos heróis do barulho tentarão salvar a cidade e seus colonos das garras dos bandidos. Uma aventura imperdível!


    CORSÁRIO NEGRO (1971)

    TÍTULO PICARETA: Trinity - o corsário negro
    TÍTULO ORIGINAL:  Il corsaro nero
    DIRETOR:  Lorenzo Gicca Palli
    ELENCO: Terence Hill, Silvia Monti, George Martin
    DURAÇÃO: 99 minutos

    Capitão Blackie e um falso nobre espanhol compram Isabela, a esposa do vice-rei da Espanha em um mercado de escravos no Caribe. Após uma breve história de amor, Blackie não sabe o que vai enfrentar.


    TRINITY AINDA É O MEU NOME  (1971)

    TÍTULO ORIGINAL: Continuavano a chiamarlo trinità
    DIRETOR:  Enzo Barboni
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Yanti Somer
    DURAÇÃO: 117 min

    Trinity e seu meio irmão Bambino, se encontram mais uma vez na casa dos pais para o banho "anual" e um pacífico jantar em família. Logo depois, partem para a cidade de San José onde Trinity, dá uma lição em um jogador trapaceiro de como dar as cartas - e atirar - corretamente, impressionando os habitantes da cidade o suficiente para serem confundidos (com uma pequena ajuda) com respeitáveis Agentes Federais. Os dois safados resolvem tirar vantagem da confusão, porém o bandidão do local, tenta subornar os dois "agentes" (e conseguem), mas Trinity parece não querer deixar para trás a linda pioneira que acabam descobrindo uma operação de contrabando de armas e se envolvendo em mais confusões no velho oeste em busca de 50 mil dólares.


    DÁ-LHE DURO TRINITY (1972)

    TÍTULO ORIGINAL: Più forte ragazzi!
    DIRETOR: Giuseppe Colizzi
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Reinhard Kolldehoff
    DURAÇÃO: 120 min

    Nesta hilariante aventura, nossos heróis mudam de nomes e vão parar na floresta amazônica, depois que o avião, pilotado por eles pega fogo. Lá, descobrem um grande amigo em apuros.



    DUPLA EXPLOSIVA (1974)

    TÍTULO ORIGINAL: Altrimenti ci arrabbiamo!
    DIRETOR: Marcello Fondato
    ELENCO:Terence Hill, Bud Spencer, Patty Shepard
    DURAÇÃO: 101 min

    O mecânico Ben (Bud Spencer) mora e trabalha numa oficina com o velhinho Jeremiar (Luis Barbero), enquanto o malandro Kid (Terence Hill) é um andarilho que mora num trailer. O que ambos têm em comum? A paixão por automóveis, que acaba levando-os a participar de uma corrida de carros cujo prêmio principal é um buggy ("vermelho de capota amarela", como eles insistiam em enfatizar). Quando o cobiçado buggy da dupla é destruído por mafiosos, eles começam uma verdadeira cruzada para enlouquecer os bandidos e forçá-los a comprar um novo carro.


    DOIS MISSIONÁRIOS DO BARULHO (1974)

    TÍTULO ORIGINAL: Porgi l’altra guancia
    DIRETOR: Franco Rossi
    ELENCO: Terence Hill, Bud Spencer, Jean-Pierre Aumont
    DURAÇÃO: 89 min

    Terence Hill e Bud Spencer estrelam esta comédia onde dois missionários resolvem seus problemas utilizando os punhos e o evangelho! Como de costume, os nossos heróis ajudam os pobres a defenderem-se e provocar algumas brigas engraçadas nesse meio tempo, o que os torna conhecidos no meio religioso como "ovelhas negras". Uma cativante comédia com a dupla explosiva!


    DOIS TIRAS FORA DE ORDEM (1977)

    TÍTULO ORIGINAL: I due superpiedi quasi piatti
    DIRETOR: Enzo Barboni
    ELENCO: Terence Hill, Bud Spencer, David Huddleston
    DURAÇÃO: 115 min

    Depois de uma improvável série de eventos e uma tentativa fracassada de roubo a um supermercado, Matt e Wilbur, acabam como ajudantes da polícia de Miami. Como patrulheiros das ruas da cidade, o trabalho deles consiste em destruir o poder das gangues de rua, incluindo um grupo de adolescentes que se veste como gangsteres de filmes antigos.


    PAR OU ÍMPAR (1978)

    TÍTULO ORIGINAL: Pari e dispari
    DIRETOR: Sergio Corbucci
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Luciano Catenacci
    DURAÇÃO: 115 min

    Com o apoio de Johnny Firpo (Terence Hill), Amiral O’Connor declara guerra contra Parapolis, o Grego, líder de uma rede de jogos e apostas de Miami. O meio-irmão de Johnny, Charlie (Bud Spencer), é um ex-jogador que trabalhava para Parapolis e é agora um motorista de caminhão. Ele não pretende retornar ao submundo do jogo, mas Johnny o convence inventando que aquela é a única maneira de pagar uma operação para seu pai, que está ficando cego. Juntos eles vão lutar contra toda gangue de Parapolis para depois enfrentar um problema ainda maior: o que fazer com os milhões que conseguiram ganhar?


    NÓS JOGAMOS COM OS HIPOPÓTAMOS (1979)

    TÍTULO ORIGINAL: Io sto con gli ippopotami
    DIRETOR: Italo Zingarelli
    ELENCO: Terence Hill, Bud Spencer, Joe Bugner
    DURAÇÃO: 108 min

    Imagine a dupla mais barulhenta e hilariante do cinema em uma aventura selvagem, no meio da África…Slim (Terence Hill) e Tom (Bud Spencer), não gostam quando um poderoso e inescrupuloso caçador alemão (Joe Bugner), começa a capturar os animais da selva para vendê-los a um zoológico do Canadá. Eles precisam ensinar uma lição para esse cara e para isso convocam seu exército particular…um exército muito especial composto por elefantes, hipopótamos e mais um montão de trapalhadas inconfundíveis que fazem até as hienas morrerem de rir…Uma aventura hilariante com a inconfundível marca dessa dupla do barulho.



    QUEM ENCONTRA UM AMIGO, ENCONTRA UM TESOURO (1981)

    TÍTULO ORIGINAL: Chi trova un amico trova un tesoro
    DIRETOR: Sergio Corbucci
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, John Fujioka
    DURAÇÃO: 108 min

    Um homem consegue recuperar um misterioso mapa do tesouro, que foi deixado para trás pelo exército japonês, em uma pequena ilha. Ele consegue carona em um barco de um aventureiro, que está dando a volta ao mundo. Sem que o navegador perceba, ele muda a rota da embarcação, rumo à ilha do tesouro. Tudo parece correr bem, até que, chegando ao tão sonhado local, eles descobrem que a ilha não é tão deserta quanto pensavam. Lá estão, além dos nativos, um soldado japonês que ainda guarda o tesouro.


    DOIS LOUCOS COM SORTE (1983)

    TÍTULO ALTERNATIVO: Espiões por acaso
    TÍTULO ORIGINAL: Nati con la camicia
    DIRETOR:  Enzo Barboni
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, Buffy Dee
    DURAÇÃO: 107 min

    Doug, um ex-presidiário, dá carona a Rosco, um viajante cuca-fresca. Parados pela polícia e confundidos com dois ladrões, eles conseguem fugir e embarcar num vôo sob o nome de dois passageiros atrasados: Steinberg e Manson. Porém, eles não sabiam que Steinberg e Manson, são dois agentes do governo americano viajando em uma missão especial. Dentro do avião, um homem lhes entrega uma maleta com documentos e um milhão de dólares. Chegando aos EUA, eles são recebidos pelo alto escalão da CIA, que lhes confere uma missão ultra-secreta. Sem conseguir escapar da perigosa missão, Doug e Rosco, terão de salvar o planeta em um piscar de olhos.


    EU, VOCÊ, ELE E OS OUTROS(1984)

    TÍTULO ORIGINAL:  Non c’è due senza quattro
    DIRETOR:  Enzo Barboni
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, April Clough
    DURAÇÃO: 99 min

    Greg Wonder e Eliot Vance, não tem nada em comum e, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância um do outro, são contratados para um serviço ultra-secreto, que será muito bem pago por uma organização anônima. A missão é que a dupla substitua dois primos, Bastiano e Antonio Coimbra, que são muito parecidos com eles. O motivo é que os primos têm recebido seguidas ameaças de morte, já que seus rivais querem impedir que eles assinem um importante contrato. Greg e Eliot, precisam substituir os primos em todas as situações e, caso descubram quem está fazendo as ameaças, receberão um bônus de US$ 500 mil cada um. Eles então partem para o Rio de Janeiro, com a missão de sobreviver e conquistar o bônus prometido.



    OS DOIS SUPERTIRAS EM MIAMI(1985)

    TÍTULO ORIGINAL: Miami supercops - I Poliziotti dell’8º strada
    DIRETOR: Bruno Corbucci
    ELENCO:  Terence Hill, Bud Spencer, C.B. Seay
    DURAÇÃO: 96 min

    Agente do FBI chama ex-parceiro aposentado para ajudá-lo a solucionar o único caso que não resolveram até então. Sete anos depois de um grande assalto em Detroit, um ladrão de bancos é morto e a investigação começa para tentar recuperar 20 milhões de dólares. Uma super aventura com muita ação, com a dupla Terence Hill e Bud Spencer.


    OS ENCRENQUEIROS (1994)

    TÍTULO PICARETA: A  volta de Trinity
    TÍTULO ORIGINAL:  Botte di natale
    DIRETOR:  Terence Hill
    ELENCO: Terence Hill, Bud Spencer, Boots Southerland
    DURAÇÃO: 107 min

    Os Encrenqueiros é o último filme da dupla inesquecível das comédias do faroeste, Bud Spencer e Terence Hill. Travis (Hill) é o pistoleiro mais rápido do Oeste. Seu irmão, Moses (Spencer), maior do que um urso, é um caçador de recompensas mais temido da fronteira. Quando a mãe dos irmãos decide reuni-los para comemorar o Natal, cabe ao Travis ir em busca do Moses. As aventuras tornam-se cada vez mais divertidas para os irmãos encrenqueiros, que enfrentam um vilão malvado, um cachorro raivoso e um urso temível.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    2 comentários:

    1. onde encontrar dois missionários do barulho e da-lhe duro trinty dublado em português

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. mercado livre é o lugar indicado. Inclusive olhei e tem os dois lá...

        Excluir

    Item Reviewed: TERENCE HILL E BUD SPENCER NO CINEMA Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top