• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 13 de agosto de 2015

    IRMÃOS MARX NO CINEMA


    Nascidos em Nova Iorque, os Irmãos Marx eram filhos de imigrantes judeus. A mãe, Minnie Schoenberg, da Alemanha, e o pai, Samuel "Frenchie" Marx (nascido Simon Marrix), vindo da Alsácia, região da França. Eles mostraram talento musical desde a infância. Harpo, especialmente, podia tocar vários instrumentos, inclusive a harpa, que ele tocou com frequência em filmes. Chico foi um excelente e histriônico pianista, e Groucho tocava o violão. Começaram no vaudeville, quando seu tio Al Shean já atuava, como parte da dupla Gallagher and Shean. A estreia de Groucho foi em 1905, como cantor. Em 1907 ele e Gummo cantavam juntos com Mabel O'Donnell no trio The Three Nightingales. 

    No ano seguinte Harpo se tornou o quarto Nightingale (rouxinol em português). Em 1910 o grupo incluiu a mãe dos Marx e uma tia, Hannah, e mudou para The Six Mascots. Certa noite, em um teatro de Nacogdoches, Texas a apresentação foi interrompida pelos gritos vindos de fora por causa de uma mula descontrolada. A plateia correu para fora a fim de ver o que estava acontecendo e quando retornou, Groucho, enfurecido com a interrupção, disse que "Nacogdoches está cheia de baratas" e outras coisas. Em vez de se enfurecer, a plateia gargalhou e depois a família considerou a possibilidade de investir no potencial cômico da trupe. Progressivamente, as ações se desenvolveram do canto com comédia incidental ao esquete passado em uma sala de aula, com Groucho como professor e os outros como alunos. Gummo lutaria na Primeira Guerra Mundial ("Qualquer coisa é melhor que ser ator!") Zeppo o substituiria nos anos finais do vaudeville, até a Broadway e depois nos filmes na Paramount.

    Nesta época, os irmãos, agora The Four Marx Brothers, começaram a desenvolver seu peculiar tipo de comédia e a desenvolver seus personagens. Groucho começou a usar seu bigode pintado; Harpo, a usar buzinas de bicicleta e nunca falar (Harpo não era mudo), Chico, a falar com um falso sotaque italiano, desenvolvido em campo com os desordeiros da vizinhança. Nos anos 20 os Irmãos Marx se tornaram um dos grupos teatrais favoritos nos Estados Unidos. Com seu aguçado e bizarro senso de humor, satirizaram instituições como a alta sociedade e a hipocrisia humana. Sob a gerência de Chico e a direção criativa de Groucho, o vaudeville dos irmãos os tornou famosos na Broadway.
    Os filmes abaixo estão separados em dois grupos: com 4 irmãos e com 3. Eles fizeram diversos filmes solo, mas o post se refere ao grupo trabalhando junto.

    ZEPPO,HARPO, CHICO E GROUCHO:


    HOTEL DA FUZARCA (1929)

    TÍTULO ORIGINAL: The Cocoanuts
    DIRETORES:  Robert Florey, Joseph Santley
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
    DURAÇÃO: 96 min

    Groucho é o gerente de um hotel na Flórida que tenta extorquir todos os seus hóspedes e funcionários. Enquanto isso, Chico e Harpo investigam uma denúncia de roubo de jóias acontecida dentro do hotel. Primeiro longa dos irmãos Marx.


    GALHOFEIROS (1930)

    TÍTULO ORIGINAL: Animal Crackers
    DIRETOR: Victor Heerman
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
    DURAÇÃO: 97 min

    A dama da alta sociedade, Mrs. Rittenhouse (Margaret Dumont), organiza uma festa para receber de volta ao país, o célebre explorador Capitão Spaulding (Groucho Marx), honrando-o com a exibição de uma pintura, trazida pelo colecionador Roscoe Chandler (Louis Sorin). Entre os presentes encontra-se o pintor desconhecido John Parker (Hal Thompson), apaixonado da filha da anfitriã, Arabella (Lillian Roth), a qual tem a ideia de trocar o original por uma cópia de John, para que todos reconheçam o seu valor. Só que mais alguém decide substituir a cópia por outra cópia, recrutando para isso Chico e Harpo Marx.


    OS QUATRO BATUTAS (1931)

    TÍTULO ORIGINAL: Monkey Business
    DIRETOR:Norman Z. McLeod
    ELENCO: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
    DURAÇÃO: 77 min


    Os Irmãos Marx embarcam clandestinamente num luxuoso transatlântico, mas logo são descobertos pelo comandante. Enquanto tentam fugir das autoridades, eles se tornam guarda-costas de criminosos de gangues rivais, o que gera uma grande confusão dentro do navio.


    GÊNIOS DA PELOTA (1932)

    TÍTULO ORIGINAL: Horse Feathers
    DIRETOR:  Norman Z. McLeod
    ELENCO: Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
    DURAÇÃO: 68 min

    O professor Quincy Adams Wagstaff acaba de ser nomeado o Reitor da Faculdade Huxley. Seu filho Frank, que está mais interessado em namorar do que estudar, sugere que ele incentive o time de futebol americano da escola. Tentando ajudar, o filho diz ao pai que os melhores jogadores do país costumam se encontrar num bar próximo à faculdade. Quando o professor chega lá, contrata dois esquisitões achando que são ótimos esportistas. Eles farão de tudo - menos jogar futebol.


    DIABO A QUATRO (1933)

    TÍTULO ORIGINAL:  Duck Soup
    DIRETOR:  Leo McCarey
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx, Zeppo Marx
    DURAÇÃO: 68 min

    O pequeno país Freedonia está em enorme crise financeira. A Sra. Teadstale aceita doar 20 milhões de dólares aos caixas se o excêntrico e maluco T. Firefly (Groucho Marx) for eleito presidente. Para piorar as coisas, o país vizinho Sylvania envia dois espiões (Chicolini e Pinky, respectivamente Chico e Harpo Marx) para obterem informação sigilosa, enquanto uma guerra pode ser travada se os líderes dos dois países não decidirem quem casará com a Sra. Teasdale.




    HARPO, CHICO E GROUCHO:


    UMA NOITE NA ÓPERA (1935)

    TÍTULO ORIGINAL: A Night at the Opera
    DIRETORES: Sam Wood, Edmund Goulding
    ELENCO:  Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    DURAÇÃO: 96 min

    Dois amantes que gostam e trabalham com ópera estão distantes porque o homem não é bem aceito como tenor. Os irmãos Marx, então, fazem com que o tenor normal esteja ausente para o outro ter sua grande chance, através de muitas palhaçadas típicas do grupo.


    UM DIA NAS CORRIDAS (1937)

    TÍTULO ORIGINAL: A Day at the Races
    DIRETOR:  Sam Wood
    ELENCO: Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    DURAÇÃO:  111 min

    Os Marx deturpam a medicina e trazem para casa um campeão das corridas de cavalo em Um Dia nas Corridas. Em seu papel preferido, Groucho é o Doutor Hugo Z. Hackenbush - Dr., PhD, ABC, BBB, Zyb e mais um montão de siglas. Chico, Harpo e Margaret Dumont também participam desta comédia que é um verdadeiro coice no mau-humor. Divirta-se com um sorvete especial, o exame médico de Dumont, Harpo como uma bela garota e muito mais, à moda dos irmãos Marx.


    POR CONTA DO BONIFÁCIO (1938)

    TÍTULO ORIGINAL: Room Service
    DIRETOR:William A. Seiter
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx
    DURAÇÃO: 78 min


    Os irmãos Marx protagonizam série de confusões na pele de produtores que tentam, desesperadamente, encontrar alguém que produza seu espetáculo teatral. Mas eles terão, ao mesmo tempo, que fugir do gerente, para não serem despejados de seu quarto de hotel.


    OS IRMÃOS MARX NO CIRCO (1939)

    TÍTULO ORIGINAL: At the Circus
    DIRETOR: Edward Buzzell
    ELENCO:  Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    DURAÇÃO: 87 min

    Os cômicos mais “loucos” do cinema estão de volta, agora servindo-nos de guias pelo mundo do circo. Groucho é um advogado que vai ajudar Harpo e Chico, empregados num circo a apanharem os ladrões do dinheiro destinado a pagar a hipoteca. Fazem-no no meio dos maiores disparates e auxiliados por… um gorila!


    NO TEMPO DA ONÇA (1940)

    TÍTULO ORIGINAL: Go West
    DIRETOR: Edward Buzzell
    ELENCO:  Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    DURAÇÃO: 80 min

    Os irmãos Marx se aventuram no velho Oeste. Joseph e Rusty Panello ganham de um homem idoso a escritura de uma terra como pagamento, e acabam por a usar para pagar cervejas. Mais tarde, e já com o seu conhecido S. Quentin Quale, eles descobrem que precisam da escritura e começam a tentar recuperá-la para depois a levar para Leland Stanford. Mas os bandidos vão tentar impedi-los a todo o custo.


    A CASA MALUCA / GRANDE LOJA (1941)

    TÍTULO ORIGINAL: The Big Store
    DIRETOR:  Charles Reisner
    ELENCO:  Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx
    DURAÇÃO: 83 min

    Tony Martin é o herdeiro de uma loja de departamentos e pede aos irmãos Marx para ajudarem, garantindo situações hilárias. Groucho Marx junto com Margareth Dumount, fazem um belo dueto no piano. Este foi o último trabalho dos irmãos Marx para a MGM.


    UMA NOITE EM CASABLANCA (1946)

    TÍTULO ORIGINAL: A Night in Casablanca
    DIRETOR:  Archie Mayo
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx
    DURAÇÃO: 85 min

    Sinopse: Groucho, Chico, Harpo...uh-oh! A Guerra é dos Nazistas contra o "Eixo do riso". Os lendários Irmãos Marx azucrinam os vilões durante Uma Noite em Casablanca. Interpretando um gerente de hotel cercado de intriga, Groucho tem até o seu falso bigode envolvido em confusão. Chico - "heywatzamatter" - se auto-declara o guarda-costas de Groucho. Harpo, o príncipe palhaço da pantomina, diz mais em assobios e gestos do que a maioria dos comediantes diz em diálogos. Quando a produção deste filme se iniciou em 1946, a Warner Bros ameaçou processar, argumentando que o título plagiava o título de seu famoso Casablanca. Groucho respondeu: "Quem são vocês para dizer algo? Já éramos Marx brothers muito antes de vocês serem os Warner Brothers e a gente nem falou nada..."


    LOUCOS DE AMOR (1949)

    TÍTULO ORIGINAL:  Love Happy
    DIRETOR:  David Miller
    ELENCO:  Groucho Marx, Harpo Marx, Chico Marx
    DURAÇÃO: 85 min

    Mike Johnson (Paul Valentine), um empresário e dançarino, tenta produzir um show musical, ensaiando em um teatro com a dançarina Maggie Phillips (Vera-Ellen), o Grande Faustino (Chico Marx) e a cantora Bunny Dolan (Marion Hutton). Para sustentar o grupo, o mudo Harpo (Harpo Marx) rouba comida. Certo dia, ao roubar uma lata de sardinha, ele encontra diamantes contrabandeados por Madame Egelichi (Ilona Massey) e seus comparsas, que farão de tudo para reavê-los.


    HISTÓRIA DA HUMANIDADE (1957)

    TÍTULO ORIGINAL: The Story of Mankind
    DIRETOR: Irwin Allen
    ELENCO:  Ronald Colman, Hedy Lamarr, Groucho Marx
    DURAÇÃO: 100 min

    O conselho dos anciãos do espaço exterior está deliberando sobre um assunto muito importante: deve ser permitido que a humanidade sobreviva, ou ela é tão essencialmente má que deve ser destruída? Um demônio e um anjo agem como promotor e defesa para a raça humana, e o filme apresenta de uma forma muito interessante uma série de episódios da história humana.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top