• ÚLTIMAS...

    quarta-feira, 5 de agosto de 2015

    DARIO ARGENTO - FILMOGRAFIA


    DIRETOR

    2015 Macbeth

    2012 Dracula 3D

    Transilvânia, 1893. Jonathan Harker deixa sua vida na Inglaterra para visitar o afastado castelo do Conde Drácula. Ele foi chamado para catalogar a imensa biblioteca de Drácula, mas em pouco tempo se vê como um prisioneiro do castelo. 

    O Conde se interessa pela vida de Harker, decide procurar sua noiva, Mina Murray, e acaba atacando a amiga desta, Lucy Westenra. Ao ver Lucy enferma, a família convoca o professor Abraham Van Helsing para determinar a causa da doença. Ele logo percebe que ela foi vítima de um vampiro e iniciará sua jornada para tentar pará-lo.

    2009 Giallo - Reféns do Medo


    O filme conta a história de Linda (vivida pela Sra. “Roman Polanski”, Emmanuelle Seigner), em visita a sua irmã Celine (Elsa Pataky), uma modelo que mora na Itália. Logo em sua chegada, ela perde o contato com a irmã no celular, e procura a polícia para dar queixa de seu desaparecimento. 

    É quando ela conhece o inspetor Enzo Avolfi (Adrien Brody), policial ítalo-americano que esconde um trauma de infância (tema recorrente na obra de Argento). Enzo está encarregado da investigação de uma série de crimes cometidos por um assassino em série cuja “assinatura” é desfigurar o rosto de mulheres bonitas.

    2007 O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas

    A Saga das Três Mães, iniciada por Suspiria (Mãe dos Suspiros) e seguida por Mansão do Inferno (Mãe das Trevas) chega a seu desfecho com O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas. Asia Argento é Sarah, uma restauradora de arte que descobre uma urna e ao abri-la, conduz à ressurreição a Mãe das Lágrimas - a mais poderosa de todas as bruxas. 

    Uma onda de suicídios se inicia quando bruxas de todo o mundo vão a cidade para homenageá-la. Sarah deve usar todos os seus poderes paranormais para acabar com a maldição antes que o mundo seja dominado.

    2005-2006 Mestres do Terror (Série para Tv) (2 episodios)

    Mestres do Horror (Masters of Horror) é uma série Americana de TV criada pelo diretor Mick Garris, para o canal pago Showtime. A série não segue uma continuidade e os episódios são como minifilmes. Cada um desses episódios é dirigido por um diretor de Horror diferente (grandes nomes do gênero).

    JENIFER é baseado em uma história em quadrinhos escrita por Bruce Jones. Na trama, um policial pega no flagra um homem tentando matar uma jovem usando uma machadinha. A garota está de costas e com as mãos amarradas. O policial sem ter outra opção, atira e mata o homem, que balbucia algumas coisas a respeito da tal garota de nome Jenifer.

    PELTS Trata-se de um conto erótico sobre pelas de guaxinim roubadas que violentamente se vingam daqueles que tentam vestí-las....

    2005 Você gosta de Hitchcock? (Filme para Tv)

    Estudante de cinema adepto do voyeurismo fica observando às escondidas as vizinhas de seu apartamento - especialmente a garota Sasha quando ela está nua em seu quarto ou discutindo com a mãe. Quando ocorre um assassinato, Giulio está certo de que presencia algo no estilo Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock. 

    A curiosidade leva-o a investigar o crime, mas, da mesma forma como em outra história do Mestre do Suspense, Janela Indiscreta, ninguém acredita nele. 

    2004 Jogador Misterioso

    Jogador Misterioso é um filme do diretor e mestre do terror Dario Argento. Stefania Rocca interpreta Anna Mari, uma detetive da polícia cujo aniversário é arruinado por um e-mail, há um desafio para jogar pôquer pela internet....e se a detetive Mari perder, uma mulher inocente será assassinada na frente da sua câmera.

    Um serial killer desafia a polícia e jogar esse jogo continuamente, e Mari se lança em uma investigação para encontrar o maníaco. Enquanto isso, a polícia precisa obter a ajuda de um adolescente, que é um gênio do pôquer, para manter o assassino em desvantagem. Por quanto tempo conseguirão segurar o Jogador Misterioso, antes que a polícia perca novamente e uma outra mulher seja assassinada.

    2001 Sleepless

    A história começa com uma prostituta encontrando acidentalmente alguns recortes de jornais, que aparentemente revela que seu cliente é responsável por uma série de crimes não solucionados, cometidos 20 anos atrás. Localizada e morta, a pobre coitada também desperta o desejo de matar do sujeito, que volta a deixar uma trilha de sangue através da Itália.

    No Brasil, lançado em DVD pela Califórnia Filmes, com o título em inglês, o filme divide opiniões entre apreciadores e aqueles que não viram uma evolução na proposta do diretor. Pode não ser inovador, mas é o que cinema precisa para resgatar o bom estilo de outrora, sem a influência dos efeitos especiais em computador ou a edição no ritmo de um clipe. Pena que depois Dario Argento entraria numa fase de desgaste evidente, sem a ousadia e a criatividade de seus gialli ou até mesmo dos dois filmes da Trilogia das Mães.

    1998 Um Vulto na Escuridão

    No fim do século XIX, um bebê é abandonado no esgoto e salvo por ratos. Ele cresce e passa a viver em segredo debaixo do teatro Ópera, onde cuida dos animais e toca órgão. 

    Quando ouve a bela voz da cantora substituta Christine Daaé, ele se apaixona perdidamente e para conquistá-la promete fazer dela a estrela principal. Enquanto Christine se vê dividida entre o Fantasma e o Barão Raoul de Chagny, misteriosos assassinatos começam a acontecer nos subterrâneos do teatro.

    1996 Síndrome de Stendhal

    No fim do século XIX, um bebê é abandonado no esgoto e salvo por ratos. Ele cresce e passa a viver em segredo debaixo do teatro Ópera, onde cuida dos animais e toca órgão. Quando ouve a bela voz da cantora substituta Christine Daaé, ele se apaixona perdidamente e para conquistá-la promete fazer dela a estrela principal. Enquanto Christine se vê dividida entre o Fantasma e o Barão Raoul de Chagny, misteriosos assassinatos começam a acontecer nos subterrâneos do teatro.

    Síndrome de Stendhal passava nas tardes da Rede Bandeirantes na defunta sessão de filmes trash que fazia a diversão da garotada que estava em casa no horário. Para a grande maioria do público, Argento é tão somente um cineasta B de filmes incompreensíveis e imagens carregadas de um kitsh violento, extravagante e confuso. 

    1993 The King of Ads (Documentario) (seguimento "Fiat Croma commercial")

    1993 Trauma

    Artista gráfico apaixona-se por filha de imigrantes que foram assassinados por maníaco homicida. Os dois tentam desvendar a identidade do assassino antes que a moça se torne a próxima vítima.

    Trauma foi lançado no mercado brasileiro de vídeo VHS pela Vídeo Arte do Brasil, trazendo na capa da fita a seguinte tagline promocional: Um misterioso segredo. Uma mente doentia. Um desejo insano de vingança…. Já a tagline oficial é algo como Alguns pesadelos assombram você. Alguns… podem matá-lo. O filme tem um outro título alternativo menos inspirado, Aura´s Enigma e curiosamente existem outros dois filmes que receberam o mesmo nome de Trauma quando foram lançados por aqui. 

    1990 Dois Olhos Satânicos (seguimento "The Black Cat")

    O Estranho Caso do Sr. Valdemar: Jéssica Valdemar e seu amante planejam manter Ernest Valdemar, o marido moribundo de Jessica, sob hipnose para que ele assine os documentos que passam toda sua fortuna para ela. Após assinar os papéis, Ernest morre ainda sob hipnose e fica preso no limbo entre o mundo dos vivos e dos mortos e volta para reivindicar sua fortuna.

    O Gato Preto: Roderick Usher é um fotógrafo forense que não gosta muito da idéia de sua namorada, Annabelle, ter levado um gato de rua para casa. Às escondidas, ele livra-se do gato somente para descobrir que o bichano não largará seu pé tão facilmente.

    1987 Terror na Ópera

    Uma suposta maldição persegue a montagem da ópera "Macbeth", de Verdi. Reforçando a lenda, a apresentação do espetáculo no Teatro Scala de Milão inclui corvos que aparecem degolados, operários assassinados e acidentes bizarros, como holofotes que caem na platéia. Tudo parece girar em torno da soprano Betty, que tornou-se alvo de um perigoso psicopata mascarado capaz de tudo para tê-la.

    Terror na Ópera tem muitos elementos presentes no gênero Giallo e símbolos que já fazem parte da cultura cinematográfica de Dario Argento, como um assassino misterioso relacionado ao passado; assassinatos sendo testemunhados por alguém que não pode fazer nada para escapar ou deixar de ver a cena; a famigerada mão usando luva; uso de facas estilosas, tesouras ou outros objetos cortantes para mutilar; cenas elaboradas demais, com toques de sadismo; e o abuso de câmeras irregulares, simulando o ponto de vista em primeira pessoa em movimento (que nem sempre está envolvida na ação imediata da cena), ou posições diferentes, inusitadas etc.; e a trilha sonora impecável que funciona como parte da trama ou do cenário, dada a força da presença dela.

    1985 Phenomena

    Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de uma estrela americana do cinema, estuda em uma escola suíça sob a tutela de severa Mrs. Bruckner (Daria Nicolodi). Possuindo o dom da telepatia, Jennifer comunica-se instintivamente com insetos, especialmente quando ela ataques de sonambulismo. 

    Isso causa alguns problemas de relacionamento com seus colegas de escola, mas desperta o interesse do entomologista Dr. MacGregor (Donald Pleasence), que frequentemente usa as habilidades dos insetos para ajudar nas investigações da polícia. Na escola de Jennifer há um serial killer espalhando o medo no lugar e a intenção do Dr. MacGregor é utilizar a moça como isca para capturar o criminoso.

    1982 Tenebre

    Tenebre é um thriller de terror italiano de 1982, escrito e dirigido por Dario Argento. Estrelado por Anthony Franciosa, John Saxon e Daria Nicolodi. Depois de ter feito dois filmes de terror, em 1977 e 1980, Suspiria e Inferno, Tenebre representou um retorno de Argento ao subgênero giallo, que ele ajudou a popularizar na década de 1970. A narrativa faz referência a um escritor norte-americano promovendo o seu mais recente romance policial em Roma, contudo se envolve na busca de um serial killer que aparentemente se inspirou para matar através do romance.

    O filme foi lançado na Itália e em quase toda a Europa sem ter qualquer problema de censura, mas foi classificado, processado e banido como um "video nasty" no Reino Unido. A sua distribuição nos cinemas nos Estados Unidos foi adiada até 1984, quando foi lançado em uma versão altamente censurada sob o título Unsane. Na sua forma suprimida, Tenebrae recebeu críticas em sua maioria negativas, porém a versão original, totalmente restaurada mais tarde, se tornou amplamente disponível para reavaliação. Tem sido descrito por Maitland McDonagh como "o melhor filme que Argento já fez".

    1980 A Mansão do Inferno

    Rose Elliot (Irene Miracle) é uma jovem poetista que habita uma casa de atmosfera estranha em Nova Iorque. Um dia, ela compra um livro chamado “As Três Mães” e se convence que sua casa foi lar de uma das mães do inferno descritas no livro. Com medo, ela liga para seu irmão Mark (Leigh McCloskey), que estuda em Roma, para que venha morar com ela. No entanto, uma colega de Mark investiga sobre a história e descobre que a faculdade também está relacionada ao mistério das três mães...

    Em Mansão do Inferno, o diretor manipula excepcionalmente os elementos mais básicos e intrínsecos da chamada sétima arte: a cor, o som, a forma e o movimento, consagrando então o estilo que tornou-se característico a toda sua filmografia. O visual barroco, as cores berrantes e a trilha sonora opressiva transportam o protagonista (e o espectador) a um labirinto surreal, onde pouco importa a verossimilhança ou a credibilidade das decisões tomadas pelas personagens.

    1977 Suspiria

    Suzy Bannion (Jessica Harper), é uma bailarina que sonha em estudar em uma das mais famosas academias de artes, e para isso vai para uma academia de ballet. Porém, na noite em de sua chegada, Pat Hingle (Eva Axen) é vista correndo da escola, e mais tarde é brutalmente assassinada por alguma coisa. Quando Suzy chega à escola, estranhos eventos começam a acontecer, como um assassino rondando os corredores do lugar, o assassinato de Sara (Stefania Casini), uma amiga de Suzy, e o uma pianista cego que trabalhava na escola e acaba atacado pelo seu cão guia. Aos poucos, descobrimos que a academia é de fato um covil de bruxas.

    Suspiria vem se tornando um clássico cult, e um remake está sendo planejado, para ser estrelado por Isabelle Fuhrman, com direção de David Gordon Green. Mas, no entanto, o remake pode ser nunca ser feito. Segundo o site Amazon.UK.com, Suspiria é um dos melhores filmes do gênero terror já lançados nos últimos tempos, sendo que o estilo onírico e surreal empregado nesta película foi influente em um grande número de filmes lançados em anos posteriores. A característica de filmagem de Argento atingiu o ápice no filme anterior, o já referido Profondo Rosso, e foi utilizado neste Suspiria (e nos posteriores) a exaustão. 

    1975 Prelúdio Para Matar

    Uma testemunha de um assassinato se une a um repórter para encontrar o criminoso. Enquanto isso, ocorrem mais crimes e eles percebem que, na verdade, é o assassino que está lhes acompanhando.

    Argento sempre foi comparado com Hitchcock pela imprensa americana, inclusive sendo apelidado, por muito críticos, de “Hitchcock italiano“. Era considerado um herdeiro do talento e do virtuosismo do cineasta inglês antes de surgir o americano Brian DePalma com seus tributos assumidamente hitchcockianos. Embora a comparação com a obra do velho Alfred não seja nada pejorativa, a verdade é que o trabalho de Dario Argento tem vida própria.

    Prelúdio para Matar surgiu em 1975 e foi inicialmente concebido como um quarto episódio com nome de animais no título, ampliando sua famosa trilogia para uma quadrilogia – o nome de trabalho era “O Tigre dos Dentes-de-Sabre“. Depois, Argento preferiu desvincular Prelúdio para Matar de seus primeiros trabalhos e fazer algo completamente diferente.

    1973 Cinco dias em Milão

    Em meio à revolta anti-austríaca de 1848, em Milão, Cainazzo é um jovem que escapa da prisão e se depara com o clima caótico nas ruas da cidade. Ele conhece por acaso o padeiro Romolo, de quem acaba se tornando amigo. 

    Juntos, os dois encontram todo o tipo de figuras, entre personagens sanguinários, bandidos, aventureiros sem escrúpulos, filósofos, oportunistas e idealistas, cada um com seu motivo para participar da rebelião. Em meio à onda de violência que toma conta da cidade, eles também se verão obrigados a reagir.

    1973 La porta sul buio (Série para Tv) (2 episodios)

    Dirigindo por uma estrada à noite, Roberta é surpreendida por uma garota que aparece no meio do caminho. Freando o carro bruscamente, ela evita atingir a garota, mas a jovem morre da mesma forma, baleada por alguém que observa por trás dos arbustos. Ela foge e informa a polícia, mas quando as autoridades chegam ao local não há evidência alguma. Não demora para Roberta virar o alvo do assassino.

    Um dos quatro filmes que compõem a minissérie "La Porta sul Buio", de Dario Argento, exibida pela TV italiana nos anos 70.

    1971 Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza

    Este filme se utiliza de uma velha lenda urbana, que afirma que as retinas de um morto registram a última coisa vista. Ao olhar nos olhos de uma vítima de assassinato, o músico Roberto Tobias, que é perseguido pelo mesmo assassino misterioso, vê justamente quatro moscas sobre veludo cinza. Descobrir de onde veio aquela imagem é o único caminho que encontra para se livrar dos problemas em que se envolveu.

    Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza é o último filme da Trilogia dos Animais, constituído por L'uccello dalle piume di cristallo, Il gatto a nove code e Quattro Mosche di Velluto Grigio. Todos os filmes foram escritos e dirigidos por Dario Argento, produzido pelo deu pai, Salvatore Argento e as trilhas sonoras dos filmes foram feitas por Ennio Morricone.

    1971 O Gato de Nove Caudas

    Um repórter e um jornalista cego, já apo- sentado, tentam resolver uma série de assassi- natos. Os crimes estão conectados a experimentos feitos por uma indústria farmacêutica em pesquisas secretas. No andamento das investigações, os dois acabam virando alvos do assassino.

    Ironicamente, foi por causa dos americanos que o filme foi feito. L'Uccello dalle Piume di Cristallo estava fazendo tanto sucesso nos Estados Unidos, que a USA National Genereal contactou a empresa Titanus (a prdutora que produzio L'uccello...), dizendo que L'Uccello... era amado por eles e que queriam imediatamente um outro filme de Argento e que a National General co-produziria o filme. A Titanus, no entanto, queria ter um elenco famoso nos EUA do que na Itália. Em particular, James Franciscus foi escolhido para participar no filme por causa do sucesso de Beneath the Planet of the Apes (De Volta ao Planeta dos Macacos).

    1970 O Pássaro das Plumas de Cristal

    O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante), que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa ,  provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.

    O filme foi indicado para um prêmio Edgar Allan Poe de melhor filme em 1971. O filme foi originalmente cortado por 20 segundos para que seu lançamento nos EUA e recebeu uma classificação 'GP', embora mais tarde foi re-classificado como "PG". Desde então, foi lançado no EUA sem cortes. Após o seu lançamento o filme foi um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando 1.650 milhões de liras italianas (cerca de US$ 1 milhão nos EUA), o dobro do custo de produção de US$ 500.000. O filme também foi um sucesso fora da Itália, ganhando € 1.366.884 admissões em Espanha.

    PRODUTOR


     2007 O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas
     2004 Jogador Misterioso
     2001 Sleepless
     2000 Scarlet Diva
     1997 M.D.C. - Maschera di cera
     1996 Síndrome de Stendhal
     1993 Trauma
     1991 La setta
     1990 Dois Olhos Satânicos
     1989 A Catedral
     1987 Terror na Ópera
     1987 Turno di notte (Série para Tv)
     1986 Demons 2 - Eles Voltaram
     1985 Demons - Filhos das Trevas
     1985 Phenomena
     1973 La porta sul buio (Série para Tv) (4 episodios)


    ATOR

     2010 Tutti pazzi per amore (Série para Tv)
     1996 Il cielo è sempre più blu
     1992 Inocente Mordida
     1987 Terror na Ópera
     1985 Phenomena
     1982 Tenebre
     1980 A Mansão do Inferno

     1977 Suspiria

     1975 Prelúdio Para Matar
     1973 Le cinque giornate
     1970 O Pássaro das Plumas de Cristal
     1966 Você é a Favor ou Contra o Divórcio?


    COMPOSITOR

     1978 Zombie - O Despertar dos Mortos
     1977 Suspiria


    EDITOR

     1993 Trauma
     1978 Zombie - O Despertar dos Mortos (versão remontada)


    TRILHA SONORA

     1978 Zombie - O Despertar dos Mortos (composição adicional)


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top