google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RAY HARRYHAUSEN - REBOBINANDO OS EFEITOS


Fiz uma maratona que durou quase três meses dos filmes em que Ray Harryhausen trabalha . Coloquei as datas que assisti e não vi na ordem cronológica.
E ao invés de fazer aquelas intermináveis críticas, vou fazer uma postagem visual, mostrando as passagens importantes onde os efeitos foram usados pelo mestre.
As fotos estão associadas aos efeitos, e não ao desenrolar do filme. E se um filme houver poucos efeitos, ele vai estar associado diretamente à quantidade de frames que coloco.

E porque um post assim?

Muitos tem dúvidas de qual monstro está em qual filme. E este post ajudará os fãs a identificá-los, já que alguns são muito parecidos.

Vamos a eles:

SIMBAD E O OLHO DO TIGRE (1977)
Assistido dia 29/04/2015

Simbad (Patrick Wayne), corajoso marinheiro e Príncipe de Bagdá, sai en direção a Charnak com intenção de pedir ao Principe Kassim para se casar com sua irmã, Farah (Jane Seymour). Mas Simbad descobre que Kassim está possuído por um feitiço de sua maligna madastra, Zenobia (Margaret Whiting). Para quebrar a magia, Simbad tem que sair em uma jornada nunca antes realizada. Esperando por eles nesta perigosa viagem estão uma variedade de bestas que vão além da mais delirante imaginação. Entre as criaturas estão o Minoton, um colosso de bronze; um gigante troglodita; um tigre com dentes de sabre; e um babuíno "quase humano". Os incríveis efeitos especiais de Ray Harryhausen vão mantê-lo enfeitiçado, enquanto viaja neste espetacular clássico de Simbad.




















A 20 MILHÕES DE MILHAS DA TERRA (1957)
Assistido dia 30/04/2015

Estrelando William Hopper e Joan Taylor. Frank Puglia, John Zaremba, Thomas B. Henry, Tito Vuolo, Jan Aevan, Arthur Space, Bart Bradley. O gênio dos efeitos especiais Ray Harryhausen (Jason and the Argonauts, Clash of the Titans) apresenta um dos seus primeiros inovadores trabalhos, disponível pela primeira vez em vibrantes cores! (O original é P&B).

Quando uma espaçonave americana cai na costa da Sicília, o time de resgate descobre que a tripulação trouxe consigo uma massa gelatinosa que logo se transforma em uma estranha criatura bípede que rapidamente aumenta de tamanho. Ao atingir sete metros, a criatura invade Roma e antes de ser destruída procura refúgio no Coliseu













MONSTRO DO MAR REVOLTO (1955)
Assistido dia 30/04/2015


Neste suspense de ficção científica de Ray Harryhausen um polvo gigante radioativo comete o erro de atacar o submarino do capitão da marinha Pete Mathews (Kenneth Tobey) fazendo com que o o bravo comandante persiga a criatura monstruosa por todo o oceano Pacífico antes que ele ataque outra pessoa.

Enquanto os militares correm para criar uma arma que possa penetrar o cérebro do polvo mutante e destruí-lo de uma vez por todas, o monstro acaba descobrindo como sobreviver em terra, causando a maior confusão na ponte Golden Gate. Agora os moradores aterrorizados de São Francisco vão ter que lutar por suas vidas..











PRIMEIROS HOMENS NA LUA (1964)
Assistido dia 30/04/2015

De H.G. Wells. A fantástica fábula sobre a vida na lua está vividamente ilustrada na tela pelo mestre de efeitos especiais Ray Harryhausen neste surpreendente épico de ficção científica com representação de criaturas extraterrestres. O filme começa quando um grupo de astronautas das Nações Unidas está planejando uma nova missão à Lua. Os astronautas estão um tanto confusos e, sobretudo, intrigados com a experiência de um homem (Edward Judd). Este homem diz que quando sua noiva, uma cientista e ele fizeram esta viagem à Lua há 65 anos atrás, foram atacados pelos Selenitas , grotescas formigas com forma humana que vivem em imensas cavernas de cristal. Agora, cabe a essa equipe das Nações Unidas tentar esta alunissagem, uma missão que poderia ser mais aterrorizante do que se havia pensado. 
O filme é dirigido por Nathan Juran (Simbad e a Princesa) e protagonizado por Martha Hyer e Lionel Jeffries.










AS NOVAS VIAGENS DE SIMBAD (1973)
Assistido dia 01/05/2015

Esta é uma espetacular aventura passada nas misteriosas terras antigas, habitadas por incríveis criaturas! Simbad (John Phillip Law) – Príncipe de Bagdá e lendário marinheiro – acha um intrigante mapa e sai em busca da desconhecida ilha de Lemuria, levando a bela escrava Margiana (Caroline Muron) e o Grão Vizir de Marabia. O Príncipe Koura (Tom Baker), um maligno feiticeiro que tenta obter o controle de Marabia com a manipulação de espíritos do mal, segue-os para impedir o sucesso de Simbad. Mas o marinheiro encontra Lemuria a despeito dos terríveis feitiços lançados por Koura em seu caminho. Em Lemuria, Simbad e sua corajosa tripulação lutam contra uma estátua de seis espadas, um centauro de um olho só e um Grifo, fabuloso animal com cabeça de águia e garras de leão. Finalmente Simbad confronta-se a Koura, num duelo de vida e morte!














SIMBAD E A PRINCESA (1958)
Assistido dia 01/05/2015


Quando o lendário Simbad sai numa perigosa jornada para a misteriosa ilha de Colossus, ele se envolve em uma incrível e movimentada aventura. Ele precisa quebrar o encanto que um diabólico feiticeiro jogou em sua amada princesa. Mas, antes que possa salvá-la, Simbad vai enfrentar uma incrível coleção de monstros místicos o Ciclope devorador de homens, um exército de esqueletos, o Roc, um feroz pássaro de duas cabeças e um dragão que expele fogo.

Estrelando Kerwin Mathews, Kathryn Grant, Torin Thatcher e abrilhantado pelos efeitos especiais estonteantes do mestre Ray Harryhausen. Agora, pela primeira vez, a tecnologia da alta-definição recupera a magia espetacular dos efeitos visuais de Harryhausen em maravilhoso Technicolor.













INVASÃO DOS DISCOS VOADORES  (1956)
Assistido dia 04/05/2015


O Dr. Russell Marvin (Hugh Marlowe) trabalha para a operação Skyhook, um projeto do governo que envia foguetes ao espaço para testar vôos futuros no espaço. Quando os foguetes começam a desaparecer misteriosamente, o Dr. Marvin começa uma investigação, juntamente com a sua mulher e assistente, Carol (Joan Taylor) e descobre que os foguetes têm sido interceptados por um exército de alienígenas que dão um ultimato a humanidade: lealdade ou morte!

Ao passo que os alienígenas começam a atacar cidades, incluindo um inesquecível ataque a Washington, D.C., o Dr. Marvin e sua mulher precisam encontrar uma maneira de parar os invasores antes que seja tarde demais.


















VALE DE GWANGI  (1969)
Assistido dia 04/05/2015


O Vale de Gawgi era um lugar sagrado que abrigava passivamente grandes dinossauros e monstros em harmonia, até que alguns aventureiros encontraram o vale e levaram de la uma miniatura de cavalo.

A ganância de um cientista por fama, sua vontade de ser lembrado ao lado Darwin e Newton, junto com a ganância de vários outros homens por dinheiro, levaram-os a procurar o vale e capturar alguns animais, que foram levados para a cidade a fim de serem apresentados no circo. E assim começa a resistência e a destruição.

Um dos filmes pioneiros envolvendo a apresentação de dinossauros como atração para o público, ao estilo do grande Jurassic Park.

















ESCORPIÃO NEGRO (1957)
Assistido dia 06/05/2015

Dois cientistas viajam em direção ao povoado de SAN LORENZO para investigar abalos causados pela erupção de um vulcão. Logo descobrem uma série de fatos bizarros que relacionam uma estranha criatura gigante matando pessoas e gado, provavelmente emergido do interior do vulcão.

Ao investirem dentro de uma cratera se deparam com vários insetos gigantes e um escorpião negro. Então são empenhados em destruir o enorme escorpião, mas descobrem se tratar de uma colônia desses terríveis assassinos, que partem para o ataque avançando sobre a Cidade do México.

Filme "B" dirigido por Edward Ludwig, que fez o famoso "O rastro da bruxa vermelha", com John Wayne (aquele que Ed Wood literalmente roubou o polvo para o seu filme!!).













MONSTRO DO MAR (1953)
Assistido dia 07/05/2015




A trama começa com um capitão de um submarino nuclear, Pete, que é atacado por algo no Pacífico. Após uma manobra para se soltarem, eles descobrem que uma substância ficou grudada na fuselagem do submarino. De volta a terra firme, eles convocam especialistas em biologia marinha, John Carter e Lesley Joyce para analisarem a coisa. Depois de treze dias de estudos, eles descobrem que se trata de um polvo gigante. Segundo as explicações dos doutores, a criatura vive nas profundezas abissais, mas está atrás de alimento, já que ele emite radioatividade e os peixes que serviriam de alimento se afastam rapidamente ao detectarem sua presença, obrigando-o a caçar em águas rasas.

O monstro do mar revolto é mais um exemplar de ficção da produtiva década de 50, trazendo mais um monstro terrível ameaçando a humanidade, desta vez um polvo gigante radioativo.










BASTIDORES 



AS VIAGENS DE GULLIVER (1960)
Assistido dia 08/05/2015


Gulliver é o intrépido médico que embarca em busca de fama e fortuna nas míticas Índias orientais, nesta adaptação do inesquecível clássico de Jonathan Swift. Durante as suas incríveis aventuras, descobrirá todos os segredos de Brobdingnag, a terra dos gigantes, e de Lilliput, a terra dos anões.

O filme é estrelado por Kerwin Mathews como o personagem-título, junho Thorburn como sua noiva Elizabeth, e ator infantil Sherry Alberoni como Glumdalclitch. Filmado na Inglaterra e Espanha, Gulliver foi dirigido por Jack Sher e recursos de animação em stop-motion e efeitos visuais especiais de Ray Harryhausen . Elenco inclui Martin Benson como Flimnap, Lee Patterson como Reldresal, Jo Morrow como Gwendolyn, Marian Spencer como a Imperatriz de Lilliput, Peter Bull como Senhor Bermogg, e Alec Mango como o ministro de Lilliput.












JASÃO E O VELO DE OURO (1963)
Assistido dia 10//05/2015



Baseado em um mito da Mitologia Grega, o filme conta a história de Jasão, que após retornar para sua casa de uma viagem de 20 anos, deve encontrar o mágico velo de ouro para reconquistar seu trono. Assim, ele escala uma equipe, que inclui o heroico Hércules, para ir atrás do artefato, enfrentando perigos enormes como um gigante feito de bronze.

Revendo tudo até agora, este é de longe o melhor filme. Os efeitos estão melhores. A história tem menos cara de filme "B", se tornando um épico classe "A". É talvez o mais popular até aqui (Já que ainda não revi Fúria de Titãs)

Conhecido também com Jasão e os Argonautas.













MIL SÉCULOS ANTES DE CRISTO (1957)
Assistido dia 11/05/2015


Tumak, um homem das cavernas caçador, é banido de sua tribo que vive na base de um vulcão, por causa de uma briga com seu pai, o animalesco líder Akoba. Vagando sem destino e correndo grandes perigos, ele acaba sendo socorrido por uma tribo com aparência nórdica, de cabelos loiros. Essa tribo vive diferente da de Tumak, pois respeita a opinião dos velhos e mulheres, além de pescar e plantar. Onde Tumak vivia, só os mais fortes contam.

Tumak conhece uma nova arma, uma lança mais eficaz, e resolve voltar com isto para a sua tribo e desafiar Akoba. A mulher Loana decide segui-lo. Quando Tumak chega onde está sua tribo, ele percebe que seu irmão é quem se tornou o novo líder. E ele é tão brutal quanto seu pai.


















ULTIMATO À TERRA (1957)
Assistido dia 11/05/2015


Três homens e duas mulheres de diferentes origens são levados para um disco onde um estrangeiro explica que seu povo vive em um planeta moribundo e necessidades para a Terra. No entanto, seu código de ética não permite que eles para vencer.

A solução ? Eles são os próprios seres humanos que aceleram sua própria destruição. Isso dá três cápsulas cada um capaz de destruir a vida humana em um raio de 2,500 km. Os cinco escolhidos têm 27 dias para utilizá-los.

Pouca gente sabe que os poucos efeitos do filme foram feitos por Ray.








A ILHA MISTERIOSA (1961)
Assistido dia 15/06/2015


O Capitão Cyrus Harding (Michael Craig) leva consigo três soldados da União numa arrojada fuga de um campo de prisioneiros da Confederação, num balão roubado. Uma forte tempestade força o balão a dirigir-se para uma ilha do Pacífico onde o grupo fica perdido. Duas náufragas partilham o perigoso encontro que eles têm com um grupo de bestas gigantescas.

A sua luta pela sobrevivência é ajudada pelo misterioso Capitão Nemo (Herbert Lom), do submarino Nautilus que, numa tentativa de aumentar a oferta de alimentos do mundo, ajudara a criar os estranhos animais. Quando se dá a erupção de um vulcão que ameaça destruir todos...


















FÚRIA DE TITÃS (1981)
Assistido dia 14/07/2015


Adaptação do mito grego de Perseu, o filho de Zeus, o deus dos deuses do Olimpo, com uma mulher mortal. Já crescido, ele vive uma grande aventura para poder desposar a Princesa Andrômeda, que será sacrificada ao monstruoso Kraken em 30 dias para aplacar a fúria dos deuses. Na sua jornada para impedir o sacrifício, Perseu precisa lutar contra a terrível Medusa, auxiliado pela coruja mecânica Bubo e pelo cavalo alado Pégaso.

Refilmado há poucos anos e com bons resultados (distante claro, do resultado genial de Ray neste filme). Parte das filmagens do filme foi feita nos estúdios Pinewood onde foram rodados alguns dos filmes do agente 007, James Bond. O Kraken não é o nome de um Titã da mitologia grega e sim um monstro da mitologia escandinava.














MONSTRO DO MUNDO PERDIDO (1949)
Assistido dia 15/07/2015


Um gorila brincalhão e inteligente, e sua melhor amiga, Jill Young, cresceram juntos nas montanhas da África central. Quando a pacífica existência de Joe é abalada por caçadores ilegais, Jill e um zoólogo resgatam seu inocente amigo e o transferem para uma área de preservação na Califórnia. Mas a segurança de Joe dura pouco: um implacável caçador faz de tudo para capturá-lo.Mas a segurança de Joe dura pouco: um implacável caçador faz de tudo para capturá-lo.

“Monstro de um Mundo Perdido” é um filme surpreendentemente excelente, com uma história que combina drama, romance e aventura e com efeitos especiais para um filme de 1949.

Foi refilmado há alguns anos numa competente produção chamada "Poderoso Joe", estrelado por Charlize Theron.










Tecnologia do Blogger.