• ÚLTIMAS...

    O QUE É WESTERN SPAGHETTI?



    Western Spaghetti ou Bang-bang à italiana é um subgênero western de produção italiana das décadas de 1960 e 1970, muitas vezes com a participação de atores famosos, mesmo em início de sua carreira que mais tarde viriam a tornar-se estrelas internacionais. Essas produções foram geralmente filmados na Itália ou na Espanha.

    Graças a este gênero prolífico, por cerca de quinze anos (incluindo aproximadamente entre 1964 e 1978) o western experimentou uma renovada popularidade na Itália, após um período de declínio. O gênero também foi bem sucedido fora da Itália, influenciando os temas e convenções do gênero western de produção não-europeu.


    Um tributo foi prestado ao gênero no decorrer do Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2007, com uma retrospectiva de 32 títulos.

    Inicialmente o termo western spaghetti , originário dos Estados Unidos, indicava somente os longa-metragens rodados em italiano, pobres de meios, segundo as convenções dos primeiros westerns, em parte intencionalmente, como consequência da limitação financeira. Embora o público tenha apreciado o gênero, a crítica reconheceu unicamente o valor dos filmes dirigidos por Sergio Leone, os quais alcançaram um sucesso notório também nos cinemas norte-americanos.

    Muitas produções eram de baixo custo e suas cenas externas eram gravadas em locais que lembravam o longínquo oeste americano, como a Sardenha, Sul da Espanha, Lácio e Calábria. Em alguns casos mais raros a África Mediterrânea.

    Entre os filmes mais conhecidos, e provavelmente os arquétipos do gênero, estão aqueles da considerada Trilogia dos dólares, dirigidos por Sergio Leone, com Clint Eastwood, que deu vida ao papel do homem sem nome, e as famosas trilhas sonoras de Ennio Morricone. Per un pugno di dollari (1964), Per qualche dollaro in più (1965) e Il buono, il brutto, il cattivo (1966) (Trilogia dos dólares por aqui...)

    As produções do subgênero são de baixa qualidade, pois têm caráter exclusivamente comercial e sem pretensões artísticas. Além de Leone, outros diretores se notabilizaram, entre os quais, Tonino Valerii, Florestano Vancini, Duccio Tessari, Sergio Corbucci, Lucio Fulci e Sergio Sollima.

    O gênero, após a explosão inacreditável nos anos 60 e 70, declinou repentinamente, dando vida a pouquíssimos filmes nas décadas seguintes. Há algumas produções esparsas como Kill Bill vol. 1 e 2 (2003) e Django Livre, de 2012, de Quentin Tarantino, que homenageiam o gênero.

    Abaixo uma coletânea de 1hora de duração chamada: Ennio Morricone - Spaghetti Western Music Collection


    Os filmes eram gravados geralmente no deserto da Almería, mas muitos foram ambientados em locações italianas, sobretudo no Lácio e no sul. Frequentemente também se utilizavam espaços altos, nos quais é fácil a formação de neblinas, o que explica porque em alguns filmes o sol apareça pouco ou quase nunca seja visível, elemento que finalizava o caráter desolado da cenografia.

    As locações mais usadas eram a plana Camposecco, próxima à Camerata Nuova (na fronteira entre Lácio e Abruzzo), além do parque della Valle del Treia entre Roma e Viterbo, as zonas de Bassano Romano e Formello (na época escassamente urbanizadas), as cavernas de travertino, próximo Tívoli Terme e a campanha de Lunghezza, na periferia de Roma. Também serviram de locação as planícies de Castelluccio, os relevos da Amiata e do Gran Sasso.

    Alguns também foram gravadas na Puglia, na proximidade de Gargano, onde o território assume o típico caráter de desolação e de vegetação selvagem, incluindo a presença de cactos. Na Calábria o local predileto dos diretores se encontrava nas colinas e nos desertos de verão, entre Mesoraca e a Ilha de Capo Rizzuto. Temas recorrentes dos westerns gravados na Espanha, nos quais se recorria a parceiros locais, eram a Revolução Mexicana, os bandidos mexicanos e a zona quente da fronteira entre México e Estados Unidos.

    Raras foram as presenças de índios ou nativos americanos nas películas italianas, dada a evidente dificuldade de representação de atores que tivessem uma fisionomia adaptada.

    Típicos do gênero são também os títulos, particulares e quase falantes das verdadeiras e próprias frases que espelham os estereótipos das películas, sobretudo no que tange aos apelidos dos personagens, tais como, Trinity, Alleluja e Sartana.

    Também notável é a presença recorrente de alguns personagens. Django, Sartana, Sabata, Trinity, entre outros, que criaram sagas por vezes longas, além de uma dezena de filmes cujos protagonistas eram muito similares. Outro elemento importante são os inúmeros disparos e a morte de várias pessoas, sobretudo por autoria do herói que faz justiça pelas próprias mãos. Nesse contexto também aparece a presença constante do duelo, frequentemente no fim do filme, o verdadeiro ápice de toda a história.

    Abaixo um site intitulado como o melhor do Brasil em venda de filmes do gênero. Parece bem completo mesmo.

    CLIQUE AQUI -  WESTERN SPAGHETTI

    Aí vai uma lista referência para curtir, especialmente as magníficas trilhas de Ennio Morricone que são ouvidas em 8 a cada 10 western spaghetti.



    1. O dia da desforra / The Big Gundown / La Resa dei Conti 


    Jonathan Corbett (Lee Van Cleef), um famoso caçador de recompensas com aspirações políticas, topa perseguir o exímio atirador de facas mexicano Cuchillo Sanchez (Tomas Milian). Apesar de Cuchillo não demonstrar preocupação com esconderijos, ele sempre arma um plano inusitado para fugir.



    2. O vingador silencioso / The Great Silence (1968)


    Um justiceiro mudo (Jean-Louis Trintignant) é contratado depois que o marido de Pauline (Vonetta McGee) se torna mais uma das vítimas dos sanguinários das montanhas de Utah, liderados por Loco (Klaus Kinski).


    3. Django (1966)

    Na fronteira mexicana, duas gangues rivais respectivamente lideradas pelo major americano Winchester Jack e pelo general mexicano Hugo Rodrigues são surpreendidas por um pistoleiro chamado Django, que chega arrastando um misterioso caixão. Disposto a vingar a morte de sua esposa, Django parte para uma luta sangrenta contra os bandidos das duas facções. Quem irá vencer no final? E o que Django traz dentro do caixão?



    4. A morte anda a cavalo / Death Rides a Horse / Da uomo a uomo (1967)

    Ainda criança Bill, é a única testemunha do assassinato de toda a sua família por quatro assaltantes. Quinze anos depois, ele vai atrás dos assassinos em busca de vingança. Durante sua jornada, ele cruza o caminho de Ryan, um ex-condenado que acabou de sair da cadeia, e também quer se vingar dos bandidos que o colocaram na cadeia. Juntos os dois formam uma dupla nada comum em busca do mesmo objetivo, mas por diferentes razões.



    5. Face a face - Quando os brutos se defrontam / Face to face (1967)

    Volonté é o professor universitário tuberculoso e desenganado que muda-se para o Velho Oeste. As circunstâncias fazem com que ele se torne amigo de um perigoso pistoleiro, sentindo-se atraído pela vida do fora-da-lei. Mas é com ele que ele aprende a força da brutalidade e os percalços da violência, testando seus próprios limites físicos e intelectuais.




    6. Uma bala para o general / A Bullet for the General / Quien sabe? (1966)


    Durante a Revolução Mexicana, um jovem americano misterioso se une a um grupo de saqueadores liderados por El Chucho. A partir daí iniciam uma série de ataques selvagens para roubar armas para um general rebelde. Mas quando o Gringo resolve colocar em prática seus ideais juntamente com o grupo de bandidos, El Chucho descobre que as verdadeiras armas de guerra não pertencem a nenhum exército. Numa terra devastada pela pobreza e violência, será possível comprar a liberdade com uma única bala?

    7. Sabata - o homem que veio para matar (1969)


    O destemido forasteiro Sabata entra em ação para resolver o roubo de um banco em uma cidade do faroeste americano. Sua missão é encontrar os ladrões e recuperar o dinheiro. No entanto, descobre que grandes poderosos podem estar envolvidos no roubo.





    8. Joe, o pistoleiro implacável / Navajo joe (1966)


    Joe (Burt Reynolds, em um de seus primeiros papéis como protagonista) é o guerreiro Navajo que enfrenta sozinho o bando liderado por Duncan (Aldo Sambrell) após o massacre de sua aldeia. Demonstra certa crítica social abordando o tema dos índios. Trilha sonora épica de Ennio Morricone.




    9. Django vem para matar / Django Kill.. (1967)

    Nesta história de ganância, traição e perversão, Tomas Milian interpreta Django um fora-da-lei mestiço, membro de uma quadrilha que após assaltar uma diligência que carregava uma fortuna em ouro, é traído pelos companheiros e deixado para morrer, porém Django se levanta da cova rasa para encontrar vingança. Entretanto, quando sua busca o leva até uma bizarra cidade, ele mergulha em uma horrível odisseia de tortura, violência e uma impiedosa depravação sexual.


    10. Companheiros! / Companeros (1970)

    O contrabandista de armas Yolaf Peterson (Franco Nero) planeja fazer uma venda para o guerrilheiro Mongo (Francisco Bódalo), mas o dinheiro está trancado num cofre no banco e somente o Professor Xantos (Fernando Rey), um prisioneiro dos americanos, sabe a combinação. Yolaf concorda em soltar Xantos, acompanhado pelo relutante guerrilheiro Basco mais um antigo parceiro de negócios de Yolaf, John "Mão-de-Madeira" (Jack Palance), tem outras idéias. Este faroeste político feito por Corbucci foi considerado um dos melhores bangue-bangues feitos na Europa. Imperdível!


    11. O dia da ira / Day of Anger / I giorni dell’ira (1967)


    Scott (Giuliano Gemma) é um desafortunado limpador de ruas na cidade de Clifton no Arizona. Quando Frank Talby (Lee Van Cleef) chega na cidade, os dois iniciam uma grande amizade e Talby acaba atirando em um dos valentões que zombavam de Scott. Após isso, Talby resolve ir embora, pois esta perseguindo Wild Jack, um "ex-parceiro de negócios" que lhe deve 50 mil dólares e Scott resolve acompanhá-lo. Ele quer aprender a atirar e ser rápido no gatilho para se tornar um pistoleiro como Talby. Quando os dois capturam Wild Jack, ficam sabendo que ele foi traído por alguns moradores de Clifton, que agora estão com o dinheiro. Porém as coisas se complicam para os dois pistoleiros, e eles têm que abrir caminho a balas. Agora, como um pistoleiro temido e respeitado por todos, Scott e seu companheiro Talby retornam a Clifton para recuperar o dinheiro, mas as coisas não saem conforme o planejado...


    12. Keoma

    Ao final da Guerra Civil Americana, um pistoleiro mestiço, cansado de fazer da morte um meio de vida, retorna para aquilo que um dia costumava ser seu lar. Seu nome é Keoma. Porém, agora sua cidade natal está totalmente destruída pela peste e sob o comando de um homem chamado Capitão Caldwell. Seus meio-irmãos Butch, Sam e Lenny trabalham para o Capitão e Keoma se vê sozinho contra todos eles. Agora ele está preso no meio de uma batalha selvagem entre inocentes colonos, bandidos sádicos e seus meio-irmãos. Em uma terra de ninguém, o grito de um homem ecoa clamando por justiça... a qualquer custo, um preço que será pago a balas!



    13. Os violentos vão para o inferno / The Mercenary / Il mercenario (1968)


    Franco Nero, Jack Palance e Tony Musante estrelam este clássico dos filmes de western, dirigido pelo especialista no gênero Sergio Corbuci. O mercenário Kowalski (Nero) é especialista em armas e usa suas habilidades como assassino profissional. As coisas se complicam quando ele bate de frente com o malfeitor Ricciolo (Palance).




    14. Retorno de Ringo/ Ringo não discute...mata! / Il Ritorno di Ringo / Return of Ringo (1965)


    Ringo retorna para casa, encontrando sua família massacrada, sua propriedade tomada por um grupo de bandidos mexicanos, e sua noiva prestes a casar com o líder deste bando.
    Com Giuliano Gemma e música marcante de Ennio Morricone




    15. Sartana / If You Meet Sartana....Pray for Your Death (1968)


    Tudo começa com o violento roubo a uma diligência, quando um cofre repleto de ouro é roubado e os passageiros são massacrados pelos bandidos. Após uma série de traições e tiroteios, o fruto do roubo acaba nas mãos do assassino Lasky. Mas o anti-herói Sartana começa a investigar o crime e segue a pista dos seus autores.




    16. Corre, homem, corre! / Em busca do ouro perdido / Run, Man, Run / Corri uomo corri (1968)


    Em meio a Revolução Mexicana, um ladrão, especialista em atirar facas, um pistoleiro americano e um grupo de mercenários franceses a serviço do governo mexicano entram em conflito numa caça inescrupulosa a um tesouro que vale 3 milhões de dólares.




    17. Cemitério sem cruzes / Cemetary Without Crosses / Une cord, un colt (1969)


    Impiedosamente perseguido pela família Rogers desde uma briga por causa de gado, Ben Caine (Benito Stefanelli) é chamado de volta para Caine Ranch. Apesar da carta desesperada da esposa Maria (Michèle Mercier), os Rogers impiedosamente enforcam Ben na sua frente. Tomada pelo desejo de vingança e sem a ajuda de seus dois cunhados, Maria pede ajuda a Manuel (Robert Houssein), um enigmático pistoleiro que usa uma luva preta apenas em uma das mãos. Preocupado com o passado ele prefere viver sozinho numa antiga cidade fantasma. Manuel tem profundos sentimentos por Maria e não reluta em ajudá-la em seu plano, arrumando um emprego no rancho dos Rogers. Ele sorrateiramente sequestra Johanna (Anne-Marie Balin), filha única de Pa Rogers (Daniele Vargas). Com Johanna nas mãos, Maria fica na posição perfeita para se vingar dos Rogers, mas as coisas não são tão simples quanto o planejado.


    18. Vou, mato e volto / Any Gun Can Play / Vado, l'ammazzo e torno (1968)

    Monetero e sua gangue roubam 300 mil dólares que estão sendo transportados num trem, mas um dos bandidos trai os companheiros, foge com a grana e a coloca num esconderijo. O traidor é assassinado antes de revelar o segredo, e o único objeto que pode conduzir ao ouro é um medalhão, cobiçado por três personagens: Monetero, um empregado do banco de onde o dinheiro foi roubado e o "Forasteiro", um implacável caçador de recompensas.

    19. O preço do poder / The Price of Power / Il prezzo del Potere (1968)

    O Presidente James Garfield chega em seu trem ao estado do Texas onde irá debater suas reformas políticas. Sua posição anti escravatura é extremamente impopular com os locais, particularmente a Jefferson, o xerife corrupto e Pinkerton o banqueiro. Secretamente eles planejam matar o presidente, pois sabem que seu sucessor poderá ser comprado. Ben Willer descobre que seu pai foi assassinado pelo xerife, pois sabia dos planos contra o presidente. Mas, apesar de seus esforços o assassinato tem sucesso, e um negro leal à causa do presidente é acusado e aprisionado. Agora, ajudado por Arthur McDonald o assistente do presidente, cabe a Willer fazer justiça, custe o que custar...


    20. Os cruéis / The Hellbenders / I crudeli  (1967)


    Jonas (Joseph Cotten), um antigo oficial da Confederação, deseja reorganizar as suas antigas tropas no sudoeste para reavivar as lutas da Guerra Civil Americana. Com uma grande quantia de dinheiro roubado ele elabora uma rota para explorar o território inimigo. Enquanto isso, um de seus filos viaja com uma viúva contratada em direção à um novo começo.





    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top