google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O QUE É UM FILME TRASH

 


Trash é uma palavra americana que quer dizer "lixo".

Não há como negar o fato que "apelidar" um filme de baixa qualidade e por vezes mal feito por incapacidade da equipe envolvida de "filme lixo" é uma forma pejorativa, desmerecendo, por vezes, o grande esforço para a realização da obra. Mas como o ser humano precisa sempre ser estudado, o filme trash categorizou o conjunto de obras "de baixa qualidade e por vezes mal feitas por incapacidade da equipe envolvida" e os envolvidos... se orgulham. Não necessariamente do filme, mas do termo. 

Muitas vezes é tão charmoso que é considerado bom por ser ruim. Embora os filmes "trash" não sejam conhecidos por sua qualidade técnica ou artística, eles podem proporcionar diversão e entretenimento para aqueles que apreciam esse tipo de produção peculiar. Muitos fãs encontram prazer em assistir a esses filmes com amigos, fazendo comentários engraçados ou simplesmente apreciando a singularidade e o charme bizarro que eles têm a oferecer.


Mas afinal, ser trash é subjetivo? 
A resposta é sim, e não.

O filme trash apresenta características básicas, como baixo orçamento, geralmente feito às pressas, destacando-se a pobreza da fotografia, efeitos especiais, figurino e cenário. O roteiro, normalmente com premissas inverissímeis, ou com muitos furos de continuidade. Elenco amador e com personagens estereotipados. 

Porém, a percepção de um filme como “lixo” pode ser subjetiva, pois pessoas diferentes têm gostos e preferências diferentes quando se trata de filmes. Um exemplo é Showgirls (1995), filme que muitos consideram trash, mesmo tendo um orçamento de quase 50 milhões de dólares.


Então o filme Trash é uma espécie de conceito espontâneo. Uma percepção que a pessoa tem em relação a uma obra. O que causa certa confusão é que há conceitos dentro de conceitos: trash, filme "b", splatter (gore) e slasher. Um filme trash pode ter os 4. Mas uma produção slasher, como Pânico (1996), não contém nenhum dos outros 3.

trash pode ser de qualquer gênero, mas por inúmeras razões, o terror é mais comum. No Brasil, o termo ficou muito popular devido ao Cine Trash, apresentado por um dos grandes personagens do cinema nacional: Zé do Caixão.

Mas vale ressaltar que, ainda que haja subjetividade, o orçamento baixo, direção e atuações amadoras, efeitos precários e uma fraca narrativa ainda são fatores que apontam para o chamado filme trash.


Alguns filmes "trash" são criados como paródias ou homenagens intencionais aos gêneros cinematográficos tradicionais. Eles exageram deliberadamente os clichês e estereótipos dos gêneros, criando uma atmosfera de comédia ou ironia. Exemplos famosos incluem a série Machete (2010), que é uma homenagem aos filmes de ação e exploitation dos anos 70 e Planeta Terror (2007), que faz o mesmo, porém com o cinema de horror. 

Existem festivais de cinema dedicados exclusivamente a filmes "trash" ou de baixo orçamento, onde os fãs e cineastas têm a oportunidade de compartilhar e apreciar esse tipo de produção. Esses festivais muitas vezes se tornam pontos de encontro para os amantes do cinema "trash" e promovem uma comunidade vibrante em torno desses filmes.


Os filmes "trash" têm uma presença significativa na cultura underground e alternativa. Eles são frequentemente associados a movimentos subculturais, como o punk e os midnight movies. Esses filmes desafiam as convenções do cinema mainstream e oferecem uma forma de expressão artística fora do padrão.

Alguns críticos e acadêmicos têm argumentado que os filmes "trash" merecem uma apreciação mais séria e uma análise mais profunda. Eles veem essas produções como expressões únicas da cultura popular e como reflexos das condições sociais e econômicas em que foram criados. Essa perspectiva reconhece o valor artístico e cultural mesmo em filmes considerados "ruins" pela maioria.


Determinados filmes "trash" são considerados verdadeiras obras de arte subversivas, desafiando as normas estabelecidas e empurrando os limites da expressão cinematográfica. Essas produções podem ser vistas como manifestações criativas autênticas e originais, mesmo que sejam imperfeitas do ponto de vista técnico.

Uma forma educada de dizer que é um lixo.


5 FILMES TRASH PARA VER ANTES DE MORRER 

1) Vingador tóxico (1984)

O jovem Melvin Junko é um faxineiro atrapalhado que é constantemente desprezado e humilhado pelos frequentadores de uma academia de ginástica da cidade de Tromaville, até o dia em que cai em um tanque de lixo químico e torna-se o Vingador Tóxico. A partir daí, ele começa a perseguir gangues e bandidos da cidade.


2) Troll 2 (1990)

Durante uma viagem para uma pequena cidade no interior, a família Waits descobre que os seus moradores são Goblins vegetarianos. Sob o disfarce de humanos, os monstros planejam transformar seus visitantes em plantas, para que dessa forma possam se alimentar deles.


3) O Ataque dos Tomates Assassinos (1978)

Tomates geneticamente modificados pelo governo começam a ganhar vida própria e saem matando tudo e a todos nos EUA! O governo dá um jeito para esconder tudo e salvar a população.


4)Trash - Náusea Total (1987)

Um extravagante grupo governamental investiga a presença de alienígenas no planeta Terra. Até aí tudo bem, não fossem os visitantes esquisitos (quando não estão disfarçados de humanos) e perigosos, usando os cérebros e carne humanos como guloseimas – não é para menos que a intenção dos seres de outro mundo é conseguir matéria-prima para uma rede de fast food intergaláctico.


5) The Room (2003)

Johnny (Tommy Wiseau) é um banqueiro bem-sucedido que vive em São Francisco com sua noiva Lisa (Juliette Danielle). Entediada com a vida que leva, Lisa decide seduzir o melhor amigo de seu companheiro, Mark (Greg Sestero). Em consequência, a vida de todos mudará.




Classicline lançou Peter Jackson: The Trash Collection (em Digipack). Veja detalhes da edição e para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

Trash - Nausea Total:

Elenco: Peter Jackson, Terry Potter, Pete O'Herne, Mike Minett, Doug Wren
Direção: Peter Jackson
Produtor: Peter Jackson
Roteiro: Peter Jackson, Tony Hiles, Ken Hammon
Música: Michelle Scullion, Jay Snowfield
Ano de produção: 1987
Pais de Produção: Nova Zelândia
Formato de tela: 16x9
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 92 min. aprox.
Idioma: Inglês 2.0 Dolby Digital
Legendas: Português

Conheça os Feebles:

Heidi, a hipopótama, é a estrela principal do show "The Feebles Variety Hour". Um dia antes da apresentação especial televisionada, Heidi descobre que seu amante Bletch, o corrupto e bruto produtor do show, a está traindo. Enquanto isso, os demais participantes do espetáculo passam por seus próprios problemas: o ouriço Robert tenta lidar com sua primeira paixão, o coelho viciado em sexo sofre de abstinência, o sapo Wynyard está drogado e tendo alucinações com seu tempo no Vietnã, e o rato Trevor quer explorar uma jovem atriz em seu filme pornô.

Elenco: Danny Mulheron, Donna Akersten, Stuart Devenie, Mark Hadlow
Direção: Peter Jackson
Produtor: Jim Booth, Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Stephen Sinclair, Danny Mulheron, Peter Jackson
Música: Peter Dasent, Michelle Scullion, Jay Snowfield
Ano de produção: 1989
Pais de Produção: Nova Zelândia
Formato de tela: 4x3
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 92 min. aprox.
Idioma: Inglês 2.0 Dolby Digital
Legendas: Português




Tecnologia do Blogger.