• ÚLTIMAS...

    O QUE É UM FILME TRASH?


    ENTÃO...

    A definição de Filme Trash, em geral, trata-se de um filme tecnicamente mal feito (propositadamente ou não) mas que é considerado bom por ser ruim, porém ele te atrai de alguma forma.. A estética cinematográfica Trash pode ser usada em qualquer gênero de filme ou vídeo, mas é mais usada no Terror.

    Pode-se classificar um filme como trash se ele atende certos critérios. Para isto, basta enxergar-se ao opinarmos sobre o filme, ou seja, quando alguém fala “cara, esse roteiro é trash”, ou “esse personagem é muito trash”, mesmo com uma definição nebulosa, pode-se realizar uma média de opiniões.

    Sendo assim, uma lista tentativa de critérios seria:

    • Baixo orçamento – aqui depende da época do lançamento, devido a inflação.
    • Produção pobre, de segunda categoria, feita às pressas, destacando-se a pobreza da fotografia, efeitos especiais, figurino e cenário,
    • Roteiro surreal, com premissas inverossímeis, ou com muitos furos de continuidade
    • Gênero típico: terror, ficção científica, comédias e paródias associadas
    • Elenco amador
    • Personagens estereotipados 
    • Vilões com motivação destrutiva, sem aplicação real (destruiu o mundo, e aí?), contendo ainda:
    • Dotado de recursos ilimitados, Personalidade forte juntamente com desvios psicológicos, 
    • Personagens de alívio cômico, sem aplicação real (seriam demitidos/ mortos na primeira babaquice pelo vilão)
    • Mulheres sensuais, com roupas minúsculas, particularmente em situações aonde não é apropriado;
    • Bucha-de-canhão: soldado, seguidor, assecla, que segue o vilão incondicionalmente, com aparência idêntica (eventualmente com máscara para não mostrar individualidade ou passar pena pela sua morte), claramente inepto, no qual mesmo em quantidade superior não consegue impedir o herói;
    • Monstros, alienígenas, mutantes, ou seres humanos de aparência horrível;
    • Personagem crossover de características pouco prováveis (ex. indiano lutador de kung-fu perneta fanho)
    • Elementos recorrentes: Sangue em excesso; Mortes cruéis (decapitação, amputamento, empalamento, gore em geral, etc), Heróis com ferimentos gravíssimos, mas que não morrem, ou que aparentemente morrem e retornam à vida;
    • Armas incomuns no contexto do personagem (martelo, motosserra, lança-chamas, equipamento militar usado por civis), eventualmente usado com destreza, apesar de não condizer com o personagem;
    • Piadas infames;
    • Equipamento (gadget) “certo para a hora certa”;
    • Artefato do juízo final, em poder do vilão, ou no qual o vilão procura;
    • Recursos ilimitados (armas, fortalezas, etc), de posse do antagonista porém mal geridos, com brechas encontradas pelos protagonistas com relativa facilidade;
    • Lutas ou ações que desafiam as leis da física;

    São características apresentadas, porém se assistir um filme de James Bond dá década de 70, muitas características estão presentes. Então o filme Trash é uma espécie de conceito espontâneo. Uma percepção que a pessoa tem em relação a um filme. E não raro,  o público não está em desacordo com esta opinião.

    No Brasil, o termo ficou muito popular por causa do Cine Trash, apresentado por um dos grandes personagens do cinema nacional: Zé do Caixão. Eu por exemplo assisti a todos. Alguns filmes nem eram Trash, assim como nem sempre o Supercine dá Globo passava grandes filmes.

    O que causa certa confusão é que são conceitos dentro de conceitos, que vou tentar esclarecer mais a frente: trash, filme "b", splatter e slasher...


    FILMES TRASH PARA VER ANTES DE MORRER (Ou filmes para não assistir até morrer )


    1) Troll 2

    Deu para ter uma pequena noção do nível do filme com esse gif, né? E essa é uma das cenas mais dramáticas sobre o filme, só para constar. Dá para sentir a atuação dramática do jovem, sua fala bem profundas, o cenário bem construído, né?

    Sinopse: Troll 2 é um filme sobre uma família que vai passar as férias de verão Nilbog depois de ter feito uma troca de casas com outra família, mas a medida que a história se desenvolve você descobre que tudo não passa de um esquema para sacrificar a família e recuperar o poder de uma bruxa, que controla goblins malignos que comem pessoas e essas coisas de sempre.

    Melhor pior cena: A cena da sedução com uma espiga de milho. Foi tão quente que o milho virou até pipoca. Literalmente. Sério. 

    Curiosidades: O filme é sobre goblins, não aparece nenhum troll !!. Ele não é continuação de Troll !!! Existe um documentário chamado Best Worst Movie que é sobre esse filme e os seus atores, porque o filme é tão ruim, mas tão ruim, que ele virou bom.!!!!

    2) O Ataque dos Tomates Assassinos

    Provavelmente o primeiro filme trash que já vi na minha vida (mas se não foi esse o Alligator- O Jacaré Gigante, logo abaixo), tudo graças ao SBT, que vivia passando esse filme no cinema em casa. Perdi a conta de quantas vezes vi esse filme e suas continuações (e Alligator)! Mas ele é terrivelmente ótimo!

    Sinopse: Tomates geneticamente modificados pelo governo começam a ganhar vida própria e saem matando tudo e a todos nos EUA! Para esconder tudo, o governo dá um jeito para esconder tudo e salvar a população.

    Melhor pior cena: A cena em que aparece um monte de tomates assassinos no lago em que tem um acampamento de verão e eles saem matando todo mundo!

    Curiosidades:  Fora esse filme, existem mais TRÊS filmes dos tomates assassinos: O Retorno dos Tomates Assassinos, Os Tomates Assassinos Atacam Novamente e Os tomates assassinos atacam na França. Existe um desenho dos Tomates Assassinos que vivia passando na falecida Fox Kids (e eu assistia, obviamente, mas o filme é mais legal).

    3)Alligator – O Jacaré Gigante

    Esse filme é extremamente trash, do tipo SANGUE e GRITOS e DRAMA de uma forma bem tosca. Mais uma vez, foi um filme que assisti várias vezes no SBT na minha infância e justamente por ser pequeno quando assisti, passei um tempo marcado pelo filme (mas quando cresci, percebi o quão trash era).

    Sinopse:  O filme é baseado em uma lenda urbana dos EUA de um jacaré que mora nos esgotos (e acabei de descobrir que na década de 30, isso realmente aconteceu, por isso surgiu a lenda. Tudo começa quando um garoto compra um jacaré bebê e o pai do garoto, sem querer ter problemas, dá descarga no jacaré, que cresce nos esgotos e começa a aterrorizar toda a cidade.

    Melhor pior cena: Tudo. De verdade. Mas é tudo terrivelmente bom. As pessoas sendo comidas e sofrendo é demais !!!

    Curiosidades: Tem uma continuação chamada Alligator II: A Mutação, mas é muito chato e não recomendo.  O nome da primeira vítima é Edward Norton (!!!!).  O jacaré mecânico foi doado para um grupo de equipes esportivas da Universidade da Flórida nomeada como Florida Gators.

    4)Sharknado

    Okay, galera. Todo mundo conhece Sharknado e se você não conhece, preciso perguntar onde você estava no ano passado e quão ocupado você estava para não saber desta pérola SyFy Channel.

    Sinopse: Tubarões em um tornado em uma cidade. Não tem mais Sinopse que isso.

    Melhor pior cena: Qualquer cena em que a Tara Reed aparece. Gente. Ela é uma atriz tão ruim e boa ao mesmo tempo que toda hora que aparece, eu me divirto.

    Curiosidades: Duas continuações mais absurdas ainda....

    5)A Geladeira Diabólica

    Minha infância foi repleta de filmes ruins, ou seja, para mim ela foi uma ótima infância!! 

    A Geladeira Diabólica era praticamente um filme proibido na minha época, porque, primeiro, assisti esse filme de madrugada e criança não deveria estar acordada a essa hora; segundo, assisti no programa do Zé do Caixão (Cine Trash); e terceiro, o programa do Zé passava na BAND.  

    Sinopse: Um casal de jovens se muda para um apartamento por um preço muito bom. Eles até estranham, mas para que reclamar??? O que eles não sabem é que nesse apartamento existe uma GELADEIRA DIABÓLICA que mata pessoas… E AS MANDA PARA O INFERNO!!!

    Melhor pior cena: Bom, tirarmos todas as cenas das mortes e descobertas, eu diria que a melhor pior cena é a que o Steve sonha com todas as vítimas em miniatura na geladeira.

    Curiosidades: Achei algumas curiosidades diferente… O filme demorou QUATRO anos para ficar pronto; para um filme trash da época, ele tinha efeitos bem avançados (??); e reza a lenda que ele é uma crítica à sociedade americana (????)

    OBS: CLARO QUE A LISTA DOS FILMES TRASH DA BAND NÃO PODERIA FALTAR;
    ACESSE:






    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    2 comentários:

    1. Maravilha de site!! Já adicionei no meu blog!! Parabéns pelo ótimo trabalho!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Tony...Procuro desenvolvê-lo da melhor forma possível, afim de proporcionar mais conhecimento a quem se interessar. E obrigado mais ainda pelo seu comentário, pois como o site é novo, as pessoas ainda não têm o hábito de postar comentários ou perguntas. Estou à disposição para qualquer coisa que precisar

        Excluir

    Item Reviewed: O QUE É UM FILME TRASH? Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top