• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 9 de julho de 2015

    CHARLIE CHAN NO CINEMA




    O COMEÇO

    Charlie Chan é um detetive de ficção, de origem sino-americana, criado por Earl Derr Biggers em 1923 para um romance publicado em 1925. Biggers concebeu o personagem como uma alternativa a alguns estereótipos de outros detetives; ao contrário de vilões como Fu Manchu, Chan é o retrato da não-violência. Entretanto, também é mostrado como distinto e assexuado, e enquanto sofre com preconceitos não fala abertamente sobre este assunto.

    Mais de uma dúzia de filmes foram realizados com Charlie Chan, começando em 1926. O personagem foi primeiramente retratado por atores asiáticos, e os filmes não fizeram muito sucesso. Em 1931, a Fox Filmes escalou o ator sueco Warner Oland como Charlie Chan e o filme foi um sucesso. Então a Fox Filmes produziu mais 15 filmes com Oland como personagem principal. Após a morte de Oland, o ator escocês-americano Sidney Toler começou a interpretar Chan; Toler fez 22 filmes. Após a morte de Toler, mais seis filmes foram feitos, estrelando Roland Winters. Além destes vários outros filmes falados em espanhol e chinês foram realizados durante as décadas de 1930, 1940 e 1950 e todos levados à China onde o personagem era muito respeitado e popular. Adaptações mais recentes, na década de 1990 não tiveram sucesso.

    O personagem também fez parte de programas de rádio, televisão e uma série de quadrinhos (todos nos EUA).

    O personagem, entretanto, é controverso, com alguns críticos comentando que ele retrata os asiáticos de uma maneira positiva e outros que é um estereótipo ofensivo. Os que o adoram retratam um personagem inteligente, benevolente e honrado. Outros o criticam como sendo unidimensional, além de afeminado e subserviente aos "brancos", mesmo a série de filmes só fazendo sucesso quando o personagem foi interpretado por atores "brancos".

    OS FILMES

    O primeiro filme de Charlie Chan foi "A casa sem chave" (1926), uma série de 10 capítulos produzida pelos estúdios Pathé, estrelada por George Kuwa, um ator japonês, fazendo o papel de Chan . Um ano depois a Universal Pictures filmou "O Papagaio chinês", estrelado por outro ator japonês, Kamiyama Sojin, no papel principal . Em ambas produções, o papel de Charlie Chan foi minimizado  . Graças a Chan, mesmo com o papel minimizado, ter sido interpretado por atores asiáticos, as críticas não foram favoráveis.


    Em 1929, a Fox Films adquiriu os direitos de Charlie Chan e produziu "Atrás da Cortina", estrelado pelo ator coreano E.L. Park. Novamente, o papel de Chan foi minimizado, com Chan aparecendo somente nos últimos 10 minutos do filme. O sucesso dos filmes de Charlie Chan começou em 1931 quando o ator sueco Warner Oland o interpretou. Oland interpretou um personagem mais gentil do que nos livros, talvez numa tentativa desesperada do estúdio de melhorar o sucesso dos filmes de Chan . Oland estreou em mais 15 filmes pela Fox, sempre com Keye Luke que fazia o papel do filho número um de Chan, Lee Chan. Os filmes de Oland estavam entre os maiores sucessos da Fox desta década, atraindo as maiores plateias, principalmente nas altas classes sociais  .


    Warner Oland morreu em 1938, enquanto ainda gravava alguns filmes. A Fox contratou outro ator branco, Sidney Toler para interpretar Chan e produziu mais 11 filmes até 1942 . O Chan de Toller tinha menos educação do que o de Oland, uma mudança radical dos livros para os filmes  . Ele fica irritado mais facilmente pelo se filho número dois, Jimmy Chan, interpretado por Sen Yung.

    Quando a Fox decidiu não produzir mais filmes de Chan, Sidney Toler adquiriu os direitos de filmagem. e novos filmes foram realizados, com a produção de Philip N. Krasne e James S. Burkett da Monogram Pictures e estes filmes foram tidos como mais cômicos. Toler morreu em 1947 e foi sucedido por Roland Winters, para uma sequencia final de seis filmes

    ATÉ O MOMENTO, ESTA LISTA DA FORMA QUE ESTA APRESENTADA, É A UNICA NA INTERNET (COM TODOS OS FILMES, FICHA TÉCNICA E SINOPSE).
    A PESQUISA FOI FEITA ATÉ EM SITES CHINESES.


    CASA SEM CHAVE (1926)

    Título original: The House Without a Key
    Direção:  Spencer Gordon Bennet
    Com:  Allene Ray, Walter Miller, E.H. Calvert 
    Duração: 210 min

    The House Without a Key é um seriado estadunidense de 1926, no gênero aventura, dirigido por Spencer Gordon Bennet, em 10 capítulos, estrelado por Allene Ray e Walter Miller. O seriado foi produzido e distribuído pela Pathé Exchange, e veiculou originalmente nos cinemas dos Estados Unidos entre 21 de novembro de 1926 e 23 de janeiro de 1927. Foi baseado no livro homônimo de Earl Derr Biggers, que retrata o fictício detetive havaiano Charlie Chan.


    Dan Winterslip, um homem rico em Honolulu, não fala com seu irmão, que é dono de um hotel próximo, há mais de vinte anos. Minerva, irmã deles, vem de Boston para tentar conciliá-los. John Quincy Winterslip, sobrinho de Dan, recebe uma carta com a instrução de recuperar uma caixa de um sótão em San Francisco e despejar o conteúdo no oceano. Ele está a bordo de um navio no Havaí, e a caixa lhe é roubada por desconhecidos. Dan Winterslip é assassinado. Charlie Chan, um detetive chinês, oferece-se para ajudar a resolver o assassinato e os mistérios que cercam a caixa.


    PAPAGAIO CHINÊS (1927)

    Título original: The Chinese Parrot
    Direção: Paul Leni
    Com:  Marian Nixon, Florence Turner, Hobart Bosworth
    Duração: 65 min

    O enredo gira em torno de um colar de pérolas que provoca a morte ou ruína de todos os seus proprietários. Disfarçado como um servo, o detetive Chan (interpretado pelo ator japonês Sojin ) entrega as pérolas ao um cliente - que é imediatamente morto. Mantendo o seu disfarce, Charlie Chan investiga o crime. A principal testemunha do assassinato é um papagaio chinês, que pode entender chinês e traduzi-lo em Inglês!

    ROMANCE DE EVA (1929)

    Título original: Behind That Curtain
    Direção:  Irving Cummings
    Com:  Warner Baxter, Lois Moran, Gilbert Emery 
    Duração: 91 min

    Eva Mannering percebe tarde demais que seu marido dominador não é apenas um mulherengo, mas também um assassino. Ele decide buscar a proteção de seu verdadeiro amor, o explorador John Beetham.


    A ASTÚCIA DE CHAN (1931)

    Título original:  Charlie Chan Carries On
    Direção:  Hamilton MacFadden
    Com: Warner Oland, John Garrick, Marguerite Churchill
    Duração: 76 min

    O Inspector Duff da Scotland Yard é encarregado de descobrir o assassino do milionário Hugh Morris Drake e a sua investigação leva-o até Honolulu, onde se encontra com o seu amigo Charlie Chan.









    ERAM TREZE (1931)

    Título original: Eran trece
    Direção: David Howard 
    Com: Juan Torena, Ana María Custodio, Rafael Calvo
    Duração: 79 min

    Eran trece (Eram treze) de 1931 é uma versão em espanhol de Charlie Chan Carries On. Mudam apenas os atores.
    O Inspetor Duff da Scotland Yard é encarregado de descobrir o assassino do milionário Hugh Morris Drake e a sua investigação leva-o até Honolulu, onde se encontra com o seu amigo Charlie Chan.


    CAMELO PRETO (1931)

    Título original: The Black Camel
    Direção:  Hamilton MacFadden
    Com: Warner Oland, Sally Eilers, Bela Lugosi
    Duração: 71 min

    Charlie Chan é um detective benevolente, honorável, de naturalidade chinesa, residente no Hawaii. Neste filme, ele investiga a morte da estrela de cinema Shelah Fane, envolvida num triângulo amoroso.




    A VEZ DE CHAN (1932)

    Título original: Charlie Chan's Chance
    Direção: John G. Blystone
    Com:  Warner Oland, Alexander Kirkland, H.B. Warner
    Duração: 73 min

    Numa visita de estudo à polícia de Nova Ioque, o detective Charlie Chan e o Inspector Fife, da Scotland Yard, envolvem-se na investigação da morte de Sir Lionel Grey, antigo chefe da Scotland Yard.



    MAIOR CASO DE CHAN (1933)

    Título original: Charlie Chan's Greatest Case
    Direção: Hamilton MacFadden
    Com:  Warner Oland, Heather Angel, Roger Imhof
    Duração: 70 min

    Charlie Chan é chamado a investigar a morte de dois irmãos, cuja família está envolvida no roubo de ouro 35 anos antes.





    MISTÉRIO DAS PÉROLAS (1934)

    Título original: Charlie Chan's Courage
    Direção: Eugene Forde, George Hadden
    Com:  Warner Oland, Drue Leyton, Donald Woods
    Duração: 70 min

    O detective Charlie Chan, da polícia de Honolulu, é incumbido pela sua amiga Sally Jordan de transportar um valioso colar de pérolas até São Francisco para o vender.



    CHARLIE CHAN EM LONDRES (1934)

    Título original: Charlie Chan in London
    Direção:  Eugene Forde
    Com:  Warner Oland, Drue Leyton, Ray Milland
    Duração: 79 min

    Charlie Chan viaja até Londres para entregar um criminoso que capturou em Honolulu e acaba por ajudar um homem sentenciado da morte de um capitão da Força Área e a dias de ser executado.




    CHARLIE CHAN EM PARIS (1935)

    Título original: Charlie Chan in Paris
    Direção:  Lewis Seiler, Hamilton MacFadden
    Com:  Warner Oland, Mary Brian, Thomas Beck
    Duração: 72 min

    Charlie Chan viaja até Paris, supostamente de férias, mas na verdade está a investigar um caso de falsificação para um banco inglês.




    CHARLIE CHAN NO EGITO (1935)

    Título original: Charlie Chan in Egypt
    Direção:  Louis King
    Com: Warner Oland, Pat Paterson, Thomas Beck
    Duração: 73 min

    Charlie Chan viaja até ao Egito em nome da Sociedade Francesa de Arqueologia para investigar as escavações do Professor Arnold, cujas peças estão a ser vendidas a outros museus.



    CHARLIE CHAN EM XANGAI (1935)

    Título original: Charlie Chan in Shanghai
    Direção:  James Tinling
    Com:  Warner Oland, Irene Hervey, Jon Hall
    Duração: 71 min

    Charlie Chan visita Xangai, em férias, mas tem de descobrir quem o tenta matar.




    SEGREDO DE CHARLIE CHAN (1936)

    Título original: Charlie Chan's Secret
    Direção: Gordon Wiles
    Com:  Warner Oland, Rosina Lawrence, Charles Quigley
    Duração: 72 min

    Durante a procura de corpos entre os destroços de um barco destruído por uma tempestade, Charlie Chan encontra um diário que prova que Allen Corby, dado como desaparecido pela sua família, se encontrava a bordo. A investigação do detective leva-o até São Francisco.



    CHARLIE CHAN NO CIRCO (1936)

    Título original: Charlie Chan at the Circus
    Direção:  Harry Lachman
    Com:  Warner Oland, Keye Luke, George Brasno
    Duração: 72 min

    Charlie Chan investiga o assassinato do dono de um circo.




    CHARLIE CHAN NO PRADO (1936)

    Título original: Charlie Chan at the Race Track
    Direção:  H. Bruce Humberstone
    Com:  Warner Oland, Keye Luke, Helen Wood
    Duração: 70 min

    Charlie Chan investiga a morte do seu amigo Gordon Kent, que suspeitava que o seu cavalo tinha sido prejudicado durante uma corrida.




    CHARLIE CHAN NA ÓPERA (1936)

    Título original: Charlie Chan at the Opera
    Direção: H. Bruce Humberstone
    Com:  Warner Oland, Boris Karloff, Keye Luke
    Duração: 68 min

    Em Los Angeles, onde resolveu o seu anterior caso (Charlie Chan at the Race Track), Charlie Chan ajuda a resolver o assassinato de um cantor de ópera.




    CHARLIE CHAN NOS JOGOS OLÍMPICOS (1937)

    Título original: Charlie Chan at the Olympics
    Direção: H. Bruce Humberstone
    Com:  Warner Oland, Katherine DeMille, Pauline Moore
    Duração: 71 min

    Charlie Chan investiga a morte de um piloto de aviação, que testava um aparelho que permitia controlar remotamente um avião.



    CHARLIE CHAN NA BROADWAY (1937)

    Título original: Charlie Chan on Broadway
    Direção: Eugene Forde
    Com: Warner Oland, Keye Luke, Joan Marsh
    Duração: 68 min

    Em Nova Iorque, Charlie Chan investiga a morte de uma mulher, cujo principal suspeito é o seu filho Lee.




    A SERPENTE VERMELHA (1937)

    Título original: La Serpiente Roja
    Direção:   Ernesto Caparrós
    Com:  Paco Alfonso, Carlos Badías, Aurelio Cavia
    Duração: 80 min

    A história de detetive começa em Londres com o famoso investigador chinês Chan


    O CORPO DESAPARECIDO (1937)

    Título original: The Disappearing Corpse
    Direção: Xu Xinfu
    Com: Xu Xinyuan, Gu Meijun
    Duração: 70 min

    Primeiro filme chinês do personagem. O diretor é o mesmo dos seguintes, que curiosamente tem o nome parecido com o ator que faz o personagem título.
    Aqui, como sugere o nome do filme, o detetive investiga o sumiço de um homem assassinado.


    CHARLIE CHAN EM MONTE CARLO (1937)

    Título original: Charlie Chan at Monte Carlo
    Direção:  Eugene Forde
    Com: Warner Oland, Keye Luke, Virginia Field
    Duração: 72 min

    De passagem por Monte Carlo, a caminho de Paris, Charlie Chan e o seu filho Lee vêem-se envolvidos na morte de um mensageiro de um banco, aquém foram roubadas ações no valor de um milhão de dólares.



    CHARLIE CHAN EM HONOLULU (1938)

    Título original: Charlie Chan in Honolulu
    Direção: H. Bruce Humberstone
    Com:  Sidney Toler, Phyllis Brooks, Victor Sen Yung
    Duração: 67 min

    O filho número dois de Charlie Chan, Jimmy, que pretende abrir uma agência de investigação sua, faz-se passar pelo seu pai de forma a resolver um assassínio abordo do barco Susan B. Jennings.




    TÚNICA DE PÉROLA (1938)

    Título original: The Pearl Tunic
    Direção:  Xinfu Xu
    Com:  Lanjun Gu, Meijun Gu, Ziyuan Xu, Qiong Liu
    Duração: 60 min

    A tumba de Zhao é roubada, sendo um dos objetos sem preço. Retornando do exterior, Chan vai com sua filha, Meina, para a casa da família Zhao tentar elucidar o caso.


    CHARLIE CHAN NO RENO/ CHARLIE CHAN NA PISTA DO CRIMINOSO (1939)

    Título original: Charlie Chan in Reno
    Direção: Norman Foster
    Com:  Sidney Toler, Ricardo Cortez, Phyllis Brooks
    Duração: 71 min

    A pedido do seu amigo Curtis Whitman, Charlie Chan viaja até à cidade de Reno para investigar o assassinato de uma mulher, cuja principal suspeita é a esposa de Curtis Whitman.


    ASSASSINATO NA ESTAÇÃO DE RÁDIO (1939)

    Título original: The Radio Station Murder
    Direção:  Xinfu Xu
    Com: Qiuxia Gong, Ziyuan Xu, Meijun Gu, Guangzhao You
    Duração: 60 min

    Uma radialista é assassinada numa estação em Taiwan, e Chan ajuda a polícia a resolver o caso.


    CHARLIE CHAN NA ILHA DO TESOURO (1939)

    Título original: Charlie Chan at Treasure Island
    Direção: Norman Foster
    Com:  Sidney Toler, Cesar Romero, Pauline Moore
    Duração: 74 min

    Charlie Chan e o seu filho Jimmy viajam de avião até São Francisco e investigam a morte do seu amigo e escritor Paul Essex, possível vítima do Dr. Zodic.



    CHARLIE CHAN NA CIDADE DAS TREVAS (1939)

    Título original: City in Darkness
    Direção: Herbert I. Leeds
    Com: Sidney Toler, Lynn Bari, Richard Clarke
    Duração: 75 min

     Em Paris, Charlie Chan investiga a morte do empresário milionário Petroff.




    CHARLIE CHAN E O ESTRANGULADOR (1940)

    Título original: Charlie Chan's Murder Cruise
    Direção: Eugene Forde
    Com:  Sidney Toler, Marjorie Weaver, Lionel Atwill
    Duração: 76 min

    O astuto detetive Charlie, juntamente com seu impetuoso filho, investigam uma série de assassinatos em um navio de cruzeiro.


    CHARLIE CHAN NO MUSEU DE CERA (1940)

    Título original: Charlie Chan at the Wax Museum
    Direção: Lynn Shores
    Com:  Sidney Toler, Victor Sen Yung, C. Henry Gordon
    Duração: 63 min

    Charlie Chan investiga o desaparecimento de um assassino que ajudou a prender e que foge momentos antes de ser executado.



    CHARLIE CHAN NO PANAMÁ (1940)

    Título original: Charlie Chan in Panama
    Direção:  Norman Foster
    Com:  Sidney Toler, Jean Rogers, Lionel Atwill
    Duração: 67 min

    Na Cidade do Panamá, Charlie Chan investiga a morte de um espião norte-americano.



    UM TIRO MISTERIOSO (1940)

    Título original: Murder Over New York
    Direção:  Harry Lachman
    Com:  Sidney Toler, Marjorie Weaver, Robert Lowery
    Duração: 65 min

    Quando um velho amigo de Chan da Scotland Yard  é morto numa convenção da polícia em Nova York, Chan vai investigar





    MORTOS QUE MATAM (1941)

    Título original: Dead Men Tell
    Direção:  Harry Lachman
    Com: Sidney Toler, Sheila Ryan, Robert Weldon
    Duração: 61 min

    Um mapa do tesouro dividido em quatro partes, um fantasma de um pirata, um papagaio falante e um navio cheio de vozes estranhas complicam a vida ce Chan para descobrir um assassinato num navio ancorado.




    CHARLIE CHAN NO RIO (1941)

    Título original: Charlie Chan in Rio
    Direção:  Harry Lachman
    Com:  Sidney Toler, Mary Beth Hughes, Cobina Wright
    Duração: 60 min

    Charlie Chan viaja até ao Rio de Janeiro com o seu filho Jimmy para prender a cantora de cabaré Lola Dean, suspeita de ter morto um homem ano e meio antes, em Honolulu.



    O GRANDE CHARLIE CHAN E O PLANO DO MAL (1941)


    Título original: Charlie Chan Smashes an Evil Plot
    Direção: Xinfu Xu
    Com: Ziyuan Xu, Meijun Gu, Qiuxia Gong
    Duração: 60 min

    Um ladrão usa o método secreto de camuflagem para cometer um crime e Charlie Chan ajuda o detetive Zhang a resolver o caso.


    CHARLIE CHAN E O CASTELO DO DESERTO (1942)

    Título original: Castle in the Desert
    Direção:  Harry Lachman
    Com:  Sidney Toler, Arleen Whelan, Richard Derr
    Duração: 62 min

    Charlie Chan viaja até São Francisco para passar uma semana de férias com o seu filho Jimmy e são chamados ao castelo do excêntrico milionário Paul Manderley para resolver a morte de um dos convidados.


    CHARLIE CHAN NO SERVIÇO SECRETO (1944)

    Título original: Charlie Chan in the Secret Service
    Direção:  Phil Rosen
    Com: Sidney Toler, Mantan Moreland, Arthur Loft
    Duração: 63 min

    Charlie Chan (Sidney Toler), o famoso detetive oriental, é agora um agente do governo. Seu novo trabalho é e elucidar o assassinato de George Melton, um importante inventor, que foi morto em sua casa, onde só haviam convidados dele. Quando o corpo de Melton foi examinado se notou que os planos secretos de um revolucionário armamento bélico tinham sumido, mas tudo indica que o criminoso e os planos ainda estejam na casa. Cabe a Chan descobrir antes que o assassino fuja com eles.



    CHARLIE CHAN E O GATO CHINÊS (1944)

    Título original: The Chinese Cat
    Direção:  Phil Rosen
    Com:  Sidney Toler, Joan Woodbury, Mantan Moreland
    Duração: 66 min

    Charlie Chan investiga um assassinato em um quarto trancado por dentro de um jogador de xadrez





    CHARLIE CHAN NA MACUMBA (1944)

    Título original:Black Magic
    Direção:  Phil Rosen
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Frances Chan
    Duração: 67 min

    Charlie procura por um assassino em meio a inúmeros fantasmas conjurados por uma estranha variedade de espíritas e ocultistas.



    COBRA DE SHANGHAI (1945)

    Título original: The Shanghai Cobra
    Direção:  Phil Karlson
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Benson Fong
    Duração: 64 min

    Charlie Chan é chamado a Nova Iorque para investigar uma série de mortes misteriosas.





    CHARLIE CHAN NO MÉXICO (1945)

    Título original: The Red Dragon
    Direção:  Phil Rosen
    Com:  Sidney Toler, Fortunio Bonanova, Benson Fong
    Duração: 64 min

    Chan encara suspeitos de um roubo da fórmula da bomba atômica, que estão sendo mortos com balas que não são disparadas por uma arma.



    MISTÉRIO DO RÁDIO (1945)

    Título original: The Scarlet Clue
    Direção:  Phil Rosen
    Com:   Sidney Toler, Mantan Moreland, Ben Carter
    Duração: 65 min

    Charlie Chan investiga os assassinatos cometidos por um espião que tenta roubar planos governamentais secretos.





    MÁSCARA VERDE (1945)

    Título original: The Jade Mask
    Direção:  Phil Rosen
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Edwin Luke
    Duração: 66 min

    Charlie Chan  procura por um suspeito de assassinato de um cientista numa mansão mal assombrada.




    DINHEIRO PERIGOSO (1946)

    Título original: Dangerous Money
    Direção:  Terry O. Morse
    Com:  Sidney Toler, Gloria Warren, Victor Sen Yung
    Duração: 66 min

    Um agente do tesouro sob investigação de traição confidencia à Charlie Chan que houve duas tentativas de assassiná-lo




    CHARLIE CHAN EM ALCATRAZ (1946)

    Título original:  Dark Alibi
    Direção:  Phil Karlson
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Ben Carter
    Duração: 61 min

    Um defensor convoca Chan para exonerar um de seus clientes, um ex-prisioneiro falsamente acusado de um roubo a banco e assassinato, que será executado em nove dias



    CHARLIE CHAN NO BAIRRO CHINÊS (1946)

    Título original: Shadows Over Chinatown
    Direção:  Terry O. Morse
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Victor Sen Yung
    Duração: 64 min

    Em São Francisco, Charlie Chan e o seu filho Jimmy investigam a morte de um homem sem cabeça, braços e pernas.



    SEGREDO DA CAIXA (1946)

    Título original: The Trap
    Direção:  Howard Bretherton
    Com:  Sidney Toler, Mantan Moreland, Victor Sen Yung
    Duração: 68 min

    Charlie Chan investiga a morte de uma corista.





    O ANEL CHINÊS (1947)

    Título original: The Chinese Ring
    Direção:  William Beaudine
    Com:  Roland Winters, Warren Douglas, Mantan Moreland
    Duração: 68 min

    Charlie Chan investiga a morte de uma princesa chinesa que o foi visitar em Honolulu.





    A REDE DO CASTIGO DIVINO (1947)

    Título original: Net of Devine Retribution / Justice is Inescapable
    Direção: Gong-liang Yang
    Com: Ziyuan Xu, Yuan Ping, Yukun Lu, Fan Ping, Wen Yan
    Duração: 70 min

    Cima Ming está atraído por sua cunhada Liu Manling, e seu casamento com Manna está por um fio. O bom amigo de Ming, Charlie Chan, aconselha Ming e Manna para ir a vila Xiao Zhu afim de resgatar o sentimento mútuo. Ming fere Manna propositalmente, e a história segue dai.


    RÁDIO DA MORTE (1948)

    Título original: Docks of New Orleans
    Direção:  Derwin Abrahams
    Com:  Roland Winters, Virginia Dale, Mantan Moreland
    Duração: 64 min

    Durante uma estadia em Nova Orleans, Charlie Chan e o seu filho Tommy investigam a morte do dono de uma empresa química, que assinara, recentemente, um acordo para enviar químicos para a América do Sul.



    CRIME POR ALFABETO (1948)

    Título original: Shanghai Chest
    Direção:  William Beaudine
    Com: Roland Winters, Mantan Moreland, Tim Ryan
    Duração: Duração: 65 min

    Em São Francisco, Charlie Chan investiga a morte do juiz Judge Wesley Armstrong.






    O OLHO DE OURO (1948)

    Título original: The Golden Eye
    Direção: William Beaudine
    Com: Roland Winters, Wanda McKay, Mantan Moreland
    Duração: 69 min

    Charlie Chan e o seu filho Tommy investigam a tentativa de assassinato do dono de uma mina.




    CHARLIE CHAN  E O TESOURO DE AZTECA (1948)

    Título original: The Feathered Serpent
    Direção:  William Beaudine
    Com: Roland Winters, Keye Luke, Mantan Moreland
    Duração: 68 min

    Em férias no México, Charlie Chan e os seus filhos Lee e Tommy investigam a morte de um arqueólogo, que tem trabalhado no perdido Templo do Sol.



    CHARLIE CHAN CONTRA O PRÍNCIPE DAS TREVAS (1948)

    Título original: Charlie Chan Matches Wits with the Prince of Darkness
    Direção: Hu Bi
    Com: Ziyuan Xu, Yan Bai, Xiucen Yin
    Duração: 68 min

    Mais uma raridade contando uma das peripécias do adorado Chan, e suas incursões no mundo do crime, descobrindo os plots no final.


    CHARLIE CHAN CONTRA A AMEAÇA NEGRA / HERÓI DO NOSSO TEMPO (1948)

    Título original: Hero of Our Time / Charlie Chan's Battle of Wits Against the Black Bully (1948)
    Direção: Hu Bi
    Com: Yan Bai , Ziyuan Xu, Yukun Lu, Ban Wang
    Duração:  70 min

    O grande detetive Charlie Chan encontra Guangzhou You e investiga um enigma envolvendo o suicídio de seu irmão mais velho: Guangcai You


    VÔO DA MORTE (1949)

    Título original: Sky Dragon
    Direção:  Lesley Selander
    Com: Roland Winters, Keye Luke, Mantan Moreland
    Duração: 64 min

    Em viagem de avião, Charlie Chan e o seu filho Lee investigam a morte de um mensageiro que transportava 250 mil dólares.





    MONSTRO NA SOMBRA (1955)

    Título original: El Monstruo en la Sombra
    Direção: Zacarías Gómez Urquiza
    Com:  Luis Beristáin, Jaime Fernández, Prudencia Grifell
    Duração: 92 min

    O filme é espanhol com co-produção de México/Cuba. É um filme de horror/mistério. Um traficante de drogas é assassinado, e a culpa recai sobre um  inocente. O detetive Chan tentará descobrir o verdadeiro culpado.


    RETORNO DE CHARLIE CHAN (1973)

    Título original: Charlie Chan: Happiness is a Warm Clue
    Direção:  Daryl Duke, Leslie H. Martinson
    Com:  Ross Martin, Richard Haydn, Louise Sorel
    Duração: 91 min

    Charlie Chan investiga um caso de assassinato em um iate de um magnata que viaja semanalmente para a Grécia. .


    CHARLIE CHAN E A RAINHA DRAGÃO (1981)

    Título original: Charlie Chan and the Curse of the Dragon Queen
    Direção:  Clive Donner
    Com: Peter Ustinov, Lee Grant, Angie Dickinson
    Duração: 97 min

    A malvada Rainha Dragão joga uma maldição sobre o sábio detetive chinês e o seu filho.



    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top