• ÚLTIMAS...

    VAMPIROS DE SALEM NO CINEMA / TV



    VAMPIROS DE SALEM (1979)

    Com o importante lançamento da minissérie Salem's lot (1979), pela Versátil que foi a  mais intrigante e bem sucedida obra do famoso escritor de terror Stephen King, trata da história de uma pequena cidade dos EUA que lentamente vai sendo infestada por vampiros. Originalmente lançado como minissérie de 6 episódios para a TV, mais foi posteriormente transformado em um filme.

    A minissérie é baseada no livro "A hora do vampiro" publicado em 1975 cuja sinopse é assim: Ben Mears, um escritor, acaba de se mudar para a pacata cidade de Jerusalem’s Lot, ou ‘Salem’s Lot, como é carinhosamente conhecida, onde passou boa parte da infância. Ao mesmo tempo em que ele chega, também chega o misterioso Sr. Straker, proprietário de uma loja de antiguidades, juntamente com seu amo, o mais misterioso ainda, Kurt Barlow. Quando crianças e adultos desaparecem, Ben e um grupo de amigos descobrem a terrível verdade, Kurt e Straker são uma ameaça, e cabe a Ben, seus amigos e o menino Mark porem um fim a ela, antes que ‘Salem’s Lot inteira seja dominada pela referida ameaça.

    O título original do livro seria “The Second Coming” (A Segunda Vinda), que não foi utilizado por lembrar algo de tom sexual (“cuming”) . Depois, o título seria Jerusalem’s Lot, o qual não foi aceito pela Doubleday por soar muito religioso. Para encurtar o nome e não optar por um extremo ou outro da moralidade, a editora em parceria com Steve optou por Salem’s Lot.
    Concorreu no World Fantasy Award for Best Novel em 1976. A inspiração da novela veio de uma ponderação do que aconteceria se Drácula viesse para Nova York nos dias de hoje. A resposta foi dada por sua esposa, Tabitha: seria atropelado por um táxi. King acabou concordando, mas pensou, e se ele fosse para uma cidade rural? Também inspirado no clássico Drácula, de Bram Stoker.

    King diz que o livro é muito influenciado pela política, pois o escreveu num período de conflitos, entre eles o escândalo de Watergate, e a ligação de Gordon Libby e a CIA. Ele revela que o livro tem mais a ver com “Os Invasores de Corpos” de Jack Finney, do que com o próprio Drácula.A visão de Ben Mears dentro da casa dos Marsten do seu dono enforcado surgiu de um sonho de King de quando ele era criança. Nele, King entrava num quarto e via um corpo enforcado com uma placa com a inscrição “Robert Burns”, mas quando o vento entrava no quarto e fazia o corpo se virar, era o rosto de King, apodrecido e comido por pássaros. Claro que o pequeno King acordou gritando. Originalmente a cidade chamaria Monsom, e o personagem Barlow se chamaria Sarlinov.

    A minissérie conta a história de um jovem escritor que retorna à sua cidade natal de Salem's Lot, no estado do Maine, onde estranhos acontecimentos o deixam curioso e assustado. Em suas investigações, ele descobre suspeitas ligações entre os acontecimentos e a velha mansão Marsten onde um terrível segredo se esconde.

    Dados técnicos do filme e do dvd

    Título em português: Os Vampiros de Salem
    Títulos originais: Salem’s Lot
    País de produção: Estados Unidos
    Ano de produção: 1979
    Gênero: Terror
    Direção: Tobe Hooper
    Elenco: David Soul, James Mason, Lance Kerwin, Bonnie Bedella, Lew Ayres, Julie Cobb
    Idioma: Inglês
    Áudio: Dolby Digital 2.0
    Legenda: Português
    Formato de tela: Fullscreen 1.33:1

    O Filme possui quatro versões diferentes: 112 min | 107 min (cinema) | 183 min (dvd) | 184 min (sem cortes), sendo esta última a lançada pela Versátil.



    RETORNO A SALEM'S LOT (1987)


    Título original: Return to Salem's Lot
    Direção: Larry Cohen
    Roteiro: Stephen King (personagens), Larry Cohen (história e roteiro), James Dixon (roteiro)
    Com: Michael Moriarty , Ricky Addison Reed, Tara Reid, Samuel Fuller.
    Origem: Estados Unidos
    Duração: 101 minutos

    Um antropólogo leva seu filho adolescente para a sua cidade natal, Jerusalem’s Lot, buscando sossego. Lá, descobrem que a cidade está infestada de vampiros. Cabe a ele e aos sobreviventes acabarem com a ameça, antes que eles sejam os próximos residentes definitivos de ‘Salem.


    ABAIXO A CAPINHA DE VHS, PARA QUEM FREQUENTAVA AS LOCADORAS LEMBRAR


    A MANSÃO MARSTEN (2004)

    Título original: Salem's Lot
    Direção: Mikael Salomon
    Roteiro: Stephen King (personagens), Peter Filardi (história e roteiro)
    Com: Rob Lowe, Andre Braugher, Donald Sutherland
    Origem: Estados Unidos
    Duração: 181 minutos

    Quando tinha só 9 anos Ben Mears (Rob Lowe) concordou em passar a noite na macabra mansão Marsten. Para o seu infortúnio, Ben viu os corpos que foram resultado de um escandaloso pacto de assassinato e suicídio. Décadas depois ele se tornou um escritor, que volta para Jerusalem's Lot, sua terra natal, mas ainda carrega as traumáticas memórias da sua infância. Ben descobre que Richard Straker (Donald Sutherland), o misterioso dono de um antiquário, e Kurt Barlow (Rutger Hauer), o desconhecido sócio de Straker, pois nunca é visto, vivem agora na mansão Marsten. Logo moradores começam a desaparecer e morrer, voltando voando até as janelas dos familiares e pedindo para serem convidados a entrar. Ben e alguns outros suspeitam da terrível verdade que atingiu a cidade, algo bem profano que tem ligações com a mansão sinistra.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top