google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

60 FILMES PARA ASSISTIR ENVOLVENDO PROFESSORES


Esta é minha homenagem aos queridos professores, que com tanta paciência, e tantas fases da vida nos acompanham e nos ensinam a sermos pessoas melhores.
Fica também como lista de referência para pesquisa sobre o assunto.
Fiz aqui a maior compilação de filmes do tema que achei na internet. Vários sites colocam os 10 ou 15 melhores. Mas acho que o assunto não tem a ver diretamente com o fato do filme ser ótimo. Mas sim o que ele nos ensina.
De qualquer forma é uma espécie de sub-gênero que só trouxe filmes bons. A lista contém 60 produções com informações necessárias para quem se interessar em assisti-los.

Abordei todos os temas: professores vs alunos, professores que se envolvem com alunos, professores solitários, professores vs sistema...

Enfim...divirtam-se

INFÂMIA (1936)

Título original: These Three
Direção: William Wyler
Elenco:   Miriam Hopkins, Merle Oberon, Joel McCrea
Duração 93 min

A trama gira em torno das professoras Karen Wright e Martha Dobie, que montam uma escola para meninas após a formatura na faculdade. Elas viajam para Lancelot, onde fica uma fazenda que Karen herdou de sua avó. Lá elas conhecem o Dr. Cardin, que se apaixona por Karen e as ajuda reformando a velha casa herdada caída aos pedaços. Com o suporte de Emilia Tilford, mulher importante na cidade, elas conseguem abrir a escola para meninas, onde vai estudar a neta da Sra. Tilford, Mary, uma menina mimada e que mente muito. É ela quem vai colocar esse triângulo, num redemoinho de calúnias, a partir de uma mentira criada.

ADEUS, MR CHIPS  (1939)

Título original: Good-bye Mr. Chips
Direção:  Sam Wood
Elenco:    Robert Donat, Greer Garson, Terry Kilburn
Duração 114 min

Baseado no romance de James Hilton, este filme conta a história de um introspectivo diretor inglês, Mr Chippings (Robert Donnat) que dedicou toda a sua vida a seus alunos. A história começa no início de sua carreira escolar, quando apesar de bastante dedicado, o jovem professor não conseguem ser popular com os estudantes. Apesar de continuar determinado a tornar-se diretor da escola, ele simplesmente é muito fechado em si para tanto. Depressivo, ele resolve ir escalar, e acaba conhecendo Katherine Ellis (Greer Garson). Os dois acabam se encontrando novamente no Danúbio, em Viena, onde numa noite de muita valsa, eles se beijam pela primeira vez. Katherine e o professor se casam, e a sua convivência com a moça acaba por torná-lo um homem mais amigável e afável, e ele ganha a confiança e amor de seus pupilos. Mas quando tudo parece estar na sua maior perfeição, uma tragédia mudará a vida deste grande mestre...

O OCASO DA ALMA (1955)

Título original: Good Morning, Miss Dove
Direção: Henry Koster
Elenco:   Jennifer Jones, Robert Stack, Kipp Hamilton
Duração 107 min

Miss Dove tem uma disciplina rigorosa, além de uma professora muito respeitada, que tem inspirado seus alunos a grandeza individual. Um dia durante a aula, Miss Dove experimenta uma grande dor nas costas, mas continua com a classe. Depois da aula, ela pede um de seus alunos que é que ficam depois da aula para chamar um médico. Thomas, um médico e um ex-aluno dela leva-la ao hospital e hospitalizes ela. Enquanto no hospital seu comício estudantes em torno de seu ex-Miss Dove causando a refletir sobre seu passado.

SEMENTES DE VIOLÊNCIA (1955)

Título original: Blackboard Jungle
Direção: Richard Brooks
Elenco:  Glenn Ford, Anne Francis, Louis Calhern
Duração 101 min

Richard Dadier (Glenn Ford) é um professor que foi transferido para um escola onde os adolescentes fazem as regras e os funcionários simplesmente aceitam o fato de que perderam o controle. Quando Richard tenta se impor e exercer sua autoridade, ele recebe muita hostilidade, tanto dos alunos quantos dos outros professores. Além disso, sua esposa grávida começa a receber cartas anônimas com falsas acusações de que ele estaria envolvido com uma colega de trabalho. Com raiva, ele lança a culpa sobre um de seus alunos, sem saber se de fato ele é o culpado.

UM AMOR DE PROFESSORA (1958)

Título original: Teacher's Pet
Direção:  George Seaton
Elenco:  Clark Gable, Doris Day, Gig Young
Duração 120 min

Em Nova York James Gannon (Clark Gable), o editor do "Evening Chronicle", nunca cursou o 2º grau e acredita que a única forma de aprendizado é a "escola da vida". Assim manda uma carta ríspida ao "professor" Stone, quando este o convida para dar uma palestra na faculdade. Porém seu chefe lhe explica que se trata de uma professora e o obriga a pedir desculpas, pois o dono do jornal é membro do conselho da faculdade. Assim Gannon tenta consertar a situação, mas antes que possa dizer qualquer coisa vê a carta que ele tinha enviado ser lida pela professora Erica Stone (Doris Day), que o ridiculariza. Mesmo assim ele se sente atraído e se torna uma aluno dela, sem revelar sua identidade. Logo se destaca entre seus colegas de classe, deixando Erica entusiasmada com seu novo aluno, mas alguns problemas surgem para James enquanto tenta conquistar Erica.

VENTO SERÁ TUA HERANÇA (1960)

Título original: Inherit the Wind
Direção:  Stanley Kramer
Elenco:   Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly
Duração 128 min

Numa cidade marcada pela forte presença da comunidade religiosa, professor é preso por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin. O caso vai para o tribunal, onde acontece uma série de inflamados debates ideológicos, que mexem com a localidade e com seus habitantes. Baseado em caso real ocorrido em 1925. Foi feita uma versão em 1999, com a mesma história, num filme quase idêntico.

INFÂMIA (1961)

Título original: The Children's Hour
Direção: William Wyler
Elenco: Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, James Garner
Duração 108 min

Karen Wright (Audrey Hepburn) e Martha Dobie (Shirley MacLaine) são amigas há muitos anos e, juntas, administram um colégio interno só para meninas. Depois de ser punida pelas professoras por contar mentiras, uma aluna reclama com sua avó e inventa que Martha tem ciúmes de Karen, que é noiva do médico Joe Cardin (James Garner). A senhora fica horrorizada e tira a menina da escola, além de espalhar o boato. As duas mulheres começam um batalha contra essas acusações, e suas consequências.

MINHA ESPERANÇA É VOCÊ (1963)

Título original: A Child is Waiting
Direção: John Cassavetes
Elenco:  Burt Lancaster, Judy Garland, Gena Rowlands
Duração 104 min

Em uma escola para crianças excepcionais, uma professora novata e inexperiente (Judy Garland) entra em conflito com o diretor da instituição (Burt Lancaster), por causa de seu modo de educar um menino autista recém-abandonado pela família. Comovente denúncia do preconceito de grande parte da sociedade para com os portadores de deficiência mental, Minha Esperança É Você é um drama que continua bastante atual.

AO MESTRE COM CARINHO (1967)

Título original: To Sir, with Love
Direção: James Clavell
Elenco:  Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts
Duração 105 min

Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To Sir with Love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.

SUBINDO POR ONDE SE DESCE (1967)

Título original: Up the Down Staircase
Direção: Robert Mulligan
Elenco:   Patrick Bedford, Sandy Dennis, Eileen Heckart
Duração 124 min

Uma jovem professora de literatura, Sylvia Barret, chega a Calvin Coolidge cheia de idéias e entusiasmo. Mas, pela sua falta de experiência comete alguns deslizes, que irão atrapalhar seus planos em transformar o comportamento de seus alunos. Dos filmes que retratam o relacionamento entre jovens desordeiros e docentes, o filme está ao lado de "Ao Mestre, com Carinho", como um dos maiores representantes do gênero. Esta bela obra cinematográfica, baseada no romance de Bel Kaufman, filmada no subúrbio de New York, influenciou um grande número de cineastas a realizarem sobre estudantes.

PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA (1969)

Título original: The Prime of Miss Jean Brodie
Direção: Ronald Neame
Elenco:  Maggie Smith, Gordon Jackson, Robert Stephens
Duração 116 min

Edinburgo, 1932. Jean Brodie é uma professora em uma escola para meninas, que inspira suas estudantes com suas idéias sobre arte, música e política, sendo que a última é baseada em noções românticas, que a levam a expressar sua admiração pelo fascismo na Itália. Jean fez um pequeno círculo social de alunas que a adoram, composto por Mary McGregor, Jenny e Sandy. Jean organiza para levá-las em uma visita casual na casa de campo de Gordon Lowther, um professor amigo que está mais interessado nela que ela por ele, pois Jean está romanticamente envolvida por Teddy Lloyd, outro professor que também se dedica à pintura.

HOMEM QUE EU ESCOLHI (1973)

Título original: The Paper Chase
Direção:  James Bridges
Elenco:  Timothy Bottoms, Lindsay Wagner, John Houseman
Duração 113 min

James T. Hart é um estudante do primeiro ano de Direito na universidade Harvard. Seu maior desafio é sobreviver ao rígido e lendário professor Kingsfield, mas com a ajuda dos amigos da classe ele logo se torna um dos melhores alunos da turma. E ganha prestígio junto ao professor. O problema é que James novamente será provado quando descobre que a garota com quem está saindo é justamente a filha do professor.

CONRAK (1974)

Título original: Conrak
Direção: Martin Ritt
Elenco:  Jon Voight, Paul Winfield, Madge Sinclair
Duração 106 min

Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

A PROCURA DE MR GOODBAR (1977)

Título original: Looking for Mr Goodbar
Direção: Richard Brooks
Elenco:  Diane Keaton, Richard Gere, Tuesday Weld
Duração 136 min

Theresa (Diane Keaton) é uma bem sucedida professora de crianças surdas, mas depois de um curto e infeliz caso de amor ela começa a passar suas noites entre os bares da cidade. Primeiro ela busca por sexo, mas, mais tarde, acaba se envolvendo com drogas, colocando-se em situações cada vez mais perigosas e degradantes, completamente em desacordo com seus compromissos durante o dia com seus alunos.

DONOS DO AMANHÃ (1982)

Título original: Class 1984
Direção: Mark L. Lester
Elenco:   Perry King, Tim Van Patten, Roddy McDowall
Duração 98 min

O professor Andrew Norris (Perry King) foi contratado para dar aulas de música em uma escola cheia de adolescentes e estava contente pelo novo desafio. Ele não imaginava, porém, que o local tinha detector de metais na porta para impedir que alunos entrassem armados. A situação fica ainda mais complicada quando ele descobre que seu aluno Peter Stegman (Timothy Van Patten) é, na verdade, traficante, líder de uma gangue barra pesada e controla a escola na palma da mão. Disposto a mudar a realidade, o professor decide enfrentar o rebelde, mas encontra forte e violenta resistência, tornando o confronto entre eles um verdadeiro banho de sangue.

DESPERTAR DE RITA (1983)

Título original: Educating Rita
Direção: Lewis Gilbert
Elenco:   Michael Caine, Julie Walters, Maureen Lipman
Duração 90 min

Uma cabeleireira de 26 anos, Susan White (Julie Walters), que prefere ser chamada de Rita, procura ter formação universitária. Ela tem como orientador Frank Bryant (Michael Caine), um professor de literatura que é alcoólatra e divorciado, sendo que sua atual companheira, Julia (Jeananne Crowley), está tendo um caso com um amigo dele, Brian (Michael Williams). Se Bryant está cheio de problemas Rita também tem os seus, pois Denny (Malcolm Douglas), o marido dela, se incomoda de ver a mulher estudando e anseia que fique logo grávida. Enquanto Rita cresce intelectualmente sob a tutela de Bryant, ela percebe que lhe faltava auto-confiança para ir adiante.

CURSO DE VERÃO (1987)

Título original: Summer School
Direção: Carl Reiner
Elenco:  Mark Harmon, Kirstie Alley, Robin Thomas Grossman
Duração 97 min

Freedy Shoop (Mark Harmon) planeja passar suas férias de verão com a namorada no Havaí. Mas seu barato é cortado quando o diretor da escola pede que Freddy lecione aulas de inglês a alguns alunos desajustados da escola, já que o professor de inglês ganhara na loteria e abandonou a escola. Mas, como estes alunos são os piores da escola, Shoop tem dificuldades com a aulas e é ameaçado a ser demitido. Porém, seu jeito nada convencional de lidar com os alunos muda tudo.

UM DIRETOR CONTRA TODOS (1987)

Título original: The Principal
Direção: Christopher Cain
Elenco:  James Belushi, Louis Gossett Jr., Rae Dawn Chong
Duração 109 min

Rick Latimer (James Belushi) é um professor que consegue o emprego de diretor da Brandel High, uma escola com péssima reputação. Na verdade esta transferência foi um castigo, por Latimer ter agredido o namorado da sua esposa, apesar de Rick e sua mulher já estarem em processo de divórcio. Os alunos da Brandel são na maioria afro-americanos e latinos e vários já foram expulsos de outros colégios. Jake Phillips (LOuis Gossett Jr.), o chefe da segurança da escola, logo ensina para o novo diretor como as coisas funcionam em Brandel. Porém Rick não quer aceitar de forma nenhuma que o colégio continue sendo um antro de violência e vendas de drogas. Ele reúne os alunos para uma assembléia e diz que toda a bandalheira reinante em Brandel acabou. Isto faz com que alunos mais rebeldes de revoltem, especialmente o violento Victor Duncan (Michael Wright), que é chefe de uma gangue.

PREÇO DO DESAFIO (1988)

Título original: Stand and Deliver
Direção: Ramón Menéndez
Elenco:  Edward James Olmos, Estelle Harris, Mark Phelan
Duração 103 min

Aclamado pelas plateias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (1989)

Título original: Dead Poets Society
Direção: Peter Weir
Elenco:    Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke
Duração 128 min

Um Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

MEU MESTRE, MINHA VIDA (1989)

Título original: Lean on Me
Direção: John G. Avildsen
Elenco:  Morgan Freeman, Beverly Todd, Robert Guillaume
Duração 108 min

Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA (1990)

Título original: Kindergarten Cop
Direção: Ivan Reitman
Elenco:    Arnold Schwarzenegger, Penelope Ann Miller, Pamela Reed
Duração 111 min

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Whiplash” conta a história do garoto Andrew (Miles Teller), que sofre com as exigências do professor Fletcher (J. K. Simmons) ao fazer aulas de bateria. Na ambição de ser um instrumentista exímio, Andrew reprime sua vida social em busca de se tornar o melhor jazzista da escola.

GUERRA DOS DONOS DO AMANHÃ (1993)

Título original: Class of 1999
Direção: Mark L. Lester
Elenco:  Bradley Gregg, John P. Ryan, Malcolm McDowell, Pam Grier, Stacy Keach, Traci Lin
Duração 96 min

Excitante seqüência de Os Donos do Amanhã. A escola torna-se um campo de batalha em 1999, forçando a administração a contar com a eficiência de um androide para ensinar as crianças. Quando o novo professor apresenta defeitos, eles começam a assassinar o currículo escolar.

MADADAYO (1993)

Título original: Madadayo
Direção: Akira Kurosawa
Elenco:   Tatsuo Matsumura, Kyôko Kagawa, Hisashi Igawa
Duração 134 min

1943. O professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de miséria, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disto passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização.

MR. HOLLAND ADORÁVEL PROFESSOR (1995)

Título original: Mr. Holland's Opus
Direção: Stephen Herek
Elenco:   Richard Dreyfuss, Glenne Headly, Jay Thomas
Duração 143 min

Em 1964, um jovem compositor (Dreyfuss) decide dar aulas de música enquanto economiza para dedicar-se à criação de uma sinfonia. Anos depois, quando seu filho nasce surdo, ele organiza um concerto todo especial para deficientes auditivos. Já na década de 90, é forçado a aposenta-se porque sua disciplina deixa de ser prioridade no currículo escolar.

MENTES PERIGOSAS (1995)

Título original: Dangerous Minds
Direção:  John N. Smith
Elenco:   Michelle Pfeiffer, George Dzundza, Courtney B. Vance
Duração 99 min

Michelle Pfeiffer interpreta a professora Louanne Johnson que, após ser hostilizada pelos alunos de uma escola na periferia, aposta em métodos pouco convencionais, como o karatê, para ensiná-los. O longa, baseado em uma história real, ficou famoso pela canção Gangsta’s Paradise, do rapper Coolio.

SUBSTITUTO (1996)

Título original: The mission
Direção:  Robert Mandel
Elenco: Tom Berenger, Diane Venora, Ernie Hudson
Duração 114 min

Em uma colégio de Miami, localizado em uma zona frequentada por gangues, um aluno ameaça a professora Jane (Diane Verona) e acaba quebrando o joelho dela. Jane, então, vai reclamar sobre o fato com seu noivo, Shale (Tom Berenger), um mercenário que acabou de voltar de uma missão em Cuba. Sem contar para ela, o homem falsifica um currículo e vai substituí-la na escola, enquanto ela está de licença, a fim de provar a culpa do aluno e se vingar dele.

AO MESTRE COM CARINHO 2 (1996)

Título original: To Sir, with Love II
Direção: Peter Bogdanovich
Elenco: Sidney Poitier, Christian Payton, Dana Eskelson
Duração 92 min

Em vias de se aposentar, depois de dar aulas por 30 anos numa escola de um bairro da classe operário de Londres, o professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) aceita o convite para lecionar nos Estados Unidos, numa escola da região sul de Chicago. Mas seu verdadeiro objetivo em Chicago é voltar a encontrar seu primeiro amor, uma mulher que conheceu há mais de 30 anos na Guiana. Quando reencontra sua antiga amante, Mark se vê em grandes dificuldades tendo de lidar com alunos muito indisciplinados em sua nova cidade.

NOSSO PROFESSOR É UM HERÓI (1996)

Título original: Beau Métier Du Monde
Direção: Gérard Lauzier
Elenco:  Gérard Depardieu, Michèle Laroque, Souad Amidou
Duração 105 min

Laurent Monier (Gérard Depardieu) é um professor de História recém-divorciado que, para ficar próximo dos filhos, vai para um bairro da periferia da Grande Paris. Lá se vê forçado a viver em um conjunto habitacional e dar aulas a jovens problemáticos. Como se não bastasse, a escola sofre com problemas seríssimos, onde professores são ameaçados e até mesmo agredidos por alunos. Mas o que mais desanima é a falta de ação por parte da direção. Contudo, à medida que o tempo vai passando, Monier vai conquistando o respeito da classe. Acaba se apaixonando pela argelina Radia (Souad Amidou), uma das professoras, porém Hélene, sua ex-mulher, também dá sinais de querer a reconciliação, deixando o adorável professor numa situação pouco confortável.

TORMENTA (1996)

Título original: White Squall
Direção: Ridley Scott
Elenco:  Jeff Bridges, John Savage, Caroline Goodall
Duração 129 min

Em 1961, um grupo de adolescentes embarca para uma longa viagem no veleiro "Albatroz", um navio-escola comandado por Christopher Sheldon (Jeff Bridges), um severo capitão que, junto com Alice (Caroline Goodall), sua mulher, pretende transformar aqueles jovens em homens. No decorrer da viagem o medo que os alunos sentem pelo capitão é substituído por respeito e admiração, mas uma tragédia poderá colocar esta confiança em risco

O ESPELHO TEM DUAS FACES (1996)

Título original: The Mirror Has Two Faces
Direção:  Barbra Streisand
Elenco:  Barbra Streisand, Jeff Bridges, Lauren Bacall
Duração 126 min

Rose Morgan (Barbra Streisand), que ainda vive com sua mãe (Lauren Bacall), é uma professora de Literatura Romântica esperando desesperadamente por uma paixão na vida. Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática que está ressentido com relacionamentos apaixonados e busca união sem sexo, baseado na amizade e respeito. Eles são duas pessoas com quase nada em comum, mas o destino - através de uma irmã intrometida que põe um anúncio no jornal - acaba unindo-os. Sem atração física para complicar, Rose e Greg se tornam bons amigos e logo concordam num casamento construído pela paixão intelectual, em vez do calor sexual. Mas, quando duas pessoas ficam juntas, se casam, tentam permanecer no celibato e se apaixonam, acabam percebendo que é impossível apagar a chama que se acendeu.

SERÁ QUE ELE É ? (1997)

Título original: In & Out
Direção:  Frank Oz
Elenco:   Kevin Kline, Joan Cusack, Tom Selleck
Duração 90 min

Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais.

GÊNIO INDOMÁVEL (1997)

Título original: Good Will Hunting
Direção: Gus Van Sant
Elenco:    Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck
Duração 126 min

Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

NENHUM A MENOS (1999)

Título original: Yi ge dou bu neng shao
Direção: Yimou Zhang
Elenco:   Minzhi Wei, Huike Zhang, Zhenda Tian
Duração 106 min

Em 1998, o diretor chinês Yimou Zhang nos apresentou as dificuldades de uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que precisa viajar para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno. Esta sinopse oficial já expõe o contexto do filme. Agora, você precisa vê-lo. Sensível e bastante profundo na temática da ética e amor a profissão.

LÍNGUA DAS MARIPOSAS (1999)

Título original: La lengua de las mariposas
Direção: José Luis Cuerda
Elenco:    Manuel Lozano, Fernando Fernán Gómez, Uxía Blanco
Duração 96 min

Don Gregorio é um velho professor de uma pequena cidade espanhola. Moncho, um garoto de sete anos que inicia sua vida escolar meses antes da ditadura se instalar no país. Com o velho mestre, ele descobre o prazer de aprender, de admirar e explorar a natureza, de viver com os sentidos e os sentimentos. A nobreza do mestre é demonstrada logo no início do filme, quando ele vai até a casa no novo aluno pedir desculpas, pois, mesmo sem intenção, humilhou-o frente aos colegas em seu primeiro dia de aula. A história singela, triste e profunda do relacionamento entre aluno e mestre é cenário para mostrar a ascensão do regime militar espanhol, e como a força militar mexeu com a moral e a ética da população, inclusive em relação a Don Gregorio, que fazia parte da resistência ao regime repressor.

MÚSICA DO CORAÇÃO (1999)

Título original: Music of the Heart
Direção: Wes Craven
Elenco: Meryl Streep, Cloris Leachman, Henry Dinhofer
Duração 124 min

Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar  às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.

ENCONTRANDO FORRESTER (2000)

Título original:  Finding Forrester
Direção:  Gus Van Sant
Elenco:    Sean Connery, Rob Brown, F. Murray Abraham
Duração 136 min

O filme retrata diversos cenários do cotidiano envolvendo sentimentos de amizade, confiança e escolha. Mostra o caminho de um jovem de dezesseis anos da periferia de Nova York que consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.

CORRENTE DO BEM (2000)

Título original: Pay It Forward
Direção:  Mimi Leder
Elenco:  Kevin Spacey, Haley Joel Osment, Helen Hunt
Duração 123 min

Um professor de Estudos Sociais, lança uma proposta de trabalho para seus alunos tentarem desenvolverem o ano inteiro: pensarem em uma ideia para mudar o mundo e colocá-la em prática. O que seria só uma atividade, acabou se tornando um desafio para um dos alunos (Travor), que acaba criando uma corrente do bem, baseado no princípio de que ele iria ajudar três pessoas a realizar algo muito importante que sozinhas elas não conseguiriam e estas pessoa teriam que passar o bem adiante a outras três pessoas e assim sucessivamente. O filme é como um desencadeador de discussões interdisciplinares: psicologia (perfil psicológico dos autores principais: aluno, professor, mãe do aluno, avó do aluno, mendigo, colega de sala, repórter), matemática (a lógica matemática da corrente do bem), linguagem (a obsessão do educador por uso de palavras de alto nível e a forma como estimula os alunos a pesquisarem seu significado), religião e filosofia (exploração de correntes religiosas, filosófica, personalidades que defendem o princípio de uma interdependência entre os homens), história e geografia (origem e lugares em que esses princípios foram aplicados) e outras mais.

UMA MENTE BRILHANTE (2001)

Título original: A Beautiful Mind
Direção: Ron Howard
Elenco:   Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly
Duração 135 min

Baseado no livro A Beautiful Mind: Uma biografia de John Forbes Nash Jr. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

UMA LIÇÃO DE VIDA (2001)

Título original: Wit
Direção: Mike Nichols
Elenco:  Emma Thompson, Christopher Lloyd, Eileen Atkins
Duração 99 min

Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa e sab, através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim ela terá de fazer um tratamento radical, que resultará em efeitos colaterais, mas não há outra opção, pois suas chances de cura são mínimas. Durante o tratamento Vivian analisa suas reações à doença, o tratamento e fatos marcantes da sua vida. Ela é burocraticamente assistida por Kelekian, que só se importa com o resultado sem levar em conta os efeitos que causam no paciente. Além dele há Jason Posner (Jonathan M. Woodward), um médico que foi aluno de Vivian, e Susie Monahan (Audra McDonald), a enfermeira-chefe e também a única pessoa no hospital que a trata com calor humano, calor este que ela nunca teve com seus alunos mas agora anseia intensamente.

CLUBE DO IMPERADOR (2002)

Título original: The Emperor's Club
Direção: Michael Hoffman
Elenco:    Kevin Kline, Emile Hirsch, Joel Gretsch
Duração 109 min

Um Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

SORRISO DE MONA LISA (2003)

Título original: Mona Lisa Smile
Direção: Mike Newell
Elenco:    Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles
Duração 117 min

O filme conta a história de uma recém-graduada professora, interpretada por Julia Roberts, que consegue emprego em um tradicional colégio feminino para lecionar história da arte. Incomodada com o conservadorismo do colégio, que educa as melhores e mais brilhantes jovens mulheres do Estados Unidos para serem esposas cultas e respeitáveis mães, ela decide lutar contra as normas e inspirar suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

GAROTOS INCRÍVEIS (2003)

Título original: Wonder Boys
Direção: Curtis Hanson
Elenco:  Michael Douglas, Tobey Maguire, Katie Holmes
Duração 113 min

Grady Tripp (Michael Douglas) um professor universitário que escreve em suas horas vagas. Atormentado por um bloqueio de escritor, ele descobre que sua amante, Sara Gaskell (Frances McDormand), que casada, está grávida de um filho dele. Além disto, tem que lidar com uma de suas alunas, Hannah (Katie Holmes), que está apaixonada por ele e ajudar um de seus alunos, James (Tobey Maguire), a encontrar uma rara jaqueta que teria sido usada por Marilyn Monroe.

ESCOLA DO ROCK (2003)

Título original: The School of Rock
Direção:  Richard Linklater
Elenco:   Jack Black, Mike White, Joan Cusack
Duração 108 min

Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

A VOZ DO CORAÇÃO (2004)

Título original: Les choristes
Direção:  Christophe Barratier
Elenco:   Gérard Jugnot, François Berléand, Jean-Baptiste Maunier
Duração 97 min

Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele frequenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

ESCOLA DA VIDA (2005)

Título original: School of Life
Direção: William Dear
Elenco:    David Paymer, Ryan Reynolds, John Astin
Duração 111 min

No filme, o Sr. D. (Reynolds) é o novo professor da cidade. Bonito e carismático, ele é adorado por todos os alunos da Escola Fallbrook Middle, fazendo sucesso com os colegas mestres, com exceção de Matt Warner (David Paymer), o professor de biologia do colégio. Werner está determinado a ganhar o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance para o novo, e admirado, educador. Interessante abordagem da relação professor-aluno e professor-professor. Foi produzido para televisão.

O TRIUNFO (2006)

Título original: The Ron Clark Story
Direção:  Randa Haines
Elenco:   Matthew Perry, Judith Buchan, Griffin Cork
Duração 123 min

Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor. Após 4 anos, os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em 1º lugar do município pelo 4º ano seguido.

HALF NELSON (2006)

Título original: Half Nelson
Direção: Ryan Fleck
Elenco:    Ryan Gosling, Anthony Mackie, Shareeka Epps
Duração 106 min

Numa escola do Brooklyn, Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew (Shareeka Epps), uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva. Gosling recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.

CHALK (2006)

Título original: Chalk
Direção: Mike Akel
Elenco:     Troy Schremmer, Janelle Schremmer, Shannon Haragan
Duração 85 min

Retrato realístico e inspirador de um professor no mundo da educação pública americana. Num país onde 50% dos professores desistem entre um 1 e 3 anos. Chalk traz um dose enorme de esperança.

GRANDE DEBATE (2007)

Título original: The Great Debaters
Direção: Denzel Washington
Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker, Kimberly Elise
Duração 126 min

Nos anos 1930, o professor da Wiley College Texas motiva os alunos a participar de um campeonato nacional de debates de universitários. Exigente, Melvin B. Tolson (Denzel Washington) instiga os estudantes, todos negros, a darem o melhor de si para vencer a tradicional Universidade de Harvard. Baseado numa história real, o filme foi dirigido pelo próprio Washington e teve produção de Oprah Winfrey.

ESCRITORES DA LIBERDADE (2007)

Título original: Freedom Writers
Direção: Richard LaGravenese
Elenco:   Hilary Swank, Imelda Staunton, Patrick Dempsey
Duração 123 min

Os livros não são para ficar na biblioteca, são para os alunos usarem! Esta á uma das frases marcantes de Escritores da Liberdade. Ao seguir para biblioteca e pegar alguns romances para os alunos lerem em sala de aula e em casa, é barrada pela coordenadora. Dedicada, Erin acredita no potencial e arrisca tudo, até o casamento, por devoção aos seus alunos. O filme traz à baila questões ligadas a tensão entre tribos nos Estados Unidos da contemporaneidade. Negros, orientais, espanhóis e outros imigrantes tecem as malhas da sala de aula. Um excelente aprendizado. Excelente direção de Richard LaGravenese. O filme é baseado em fatos reais.

A ONDA (2008)

Título original: Die Welle
Direção: Dennis Gansel
Elenco:  Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich
Duração 107 min

Um Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008)

Título original: Entre les murs
Direção: Laurent Cantet
Elenco:  François Bégaudeau, Agame Malembo-Emene, Angélica Sancio
Duração 108 min

Eis o filme queridinho das salas de aula nas Faculdades de Pedagogia e cursos ligados à licenciatura. Um professor francês em uma escola de ensino médio na periferia parisiense, lugar de mistura étnica e social, um microcosmo da França contemporânea. O filme é minucioso na leitura da realidade do cotidiano escolar. Um ótimo exemplo e dá vontade de assistir às aulas do professor interpretado por François.

PROFESSORA SEM CLASSE (2011)

Título original: Bad Teacher
Direção: Jake Kasdan
Elenco:  Cameron Diaz, Jason Segel, Justin Timberlake
Duração 92 min

Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) trabalha como professora, mas não vê a hora de deixar a função. Seus planos vão por água abaixo quando seu noivo termina o relacionamento, acusando-a de gastar demais. Como resultado, ela é obrigada a voltar à escola em que trabalhava para um novo ano letivo. Elizabeth não está interessada em ensinar os alunos e pouco se importa com as tentativas de integrar os professores capitaneada pelo diretor Wally (John Michael Higgins) e a professora Amy (Lucy Punch). Ela sonha em encontrar um homem que a sustente e, para tanto, decide fazer uma operação para aumentar os seios, por acreditar que, desta forma, será mais atraente. Sem dinheiro, ela começa a dar pequenos golpes envolvendo alunos e professores, para que possa atingir sua meta.

SUBSTITUTO (2011)

Título original:Detachment
Direção: Tony Kaye
Elenco:   Adrien Brody, Christina Hendricks, Marcia Gay Harden
Duração 98 min

Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

NUNCA DESISTAS (2012)

Título original: Won't back down
Direção: Daniel Barnz
Elenco:   Holly Hunter,Maggie Gyllenhaal,Oscar Isaac,Ving Rhames,Viola Davis
Duração 121 min

Maggie Gyllenhaal e Viola Davis são duas determinadas mães que não desistem perante nenhum obstáculo até conseguirem transformar o decadente sistema de ensino que os seus filhos frequentam. Lutando contra hábitos instalados, uma poderosa e enraizada burocracia e um sistema de ensino tradicional e ultrapassado, as duas amigas arriscam a sua vida pessoal e profissional para conseguirem fazer a diferença no futuro de milhares de alunos.

A CAÇA (2012)

Título original: Jagten
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco:    Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp
Duração 115 min

Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.

ADORÁVEL PROFESSORA(2013)

Título original: The english teacher
Direção: Craig Zisk
Elenco:   Julianne Moore, Michael Angarano, Greg Kinnear
Duração 93 min

Linda Sinclair (Julianne Moore) é uma professora de inglês solteira, que tem 40 anos e vive na pequena cidade de Kingston. Ela leva uma vida tranquila até reencontrar um antigo aluno, Jason Sherwood (Michael Angarano), que acaba de retornar à cidade. Jason tem o sonho de se tornar um grande autor teatral, mas está prestes a abandoná-lo devido à pressão de seu pai, Tom (Greg Kinnear), para que procure um emprego que possa sustentá-lo. Para ajudá-lo, Linda resolve encenar a peça escrita por Jason na escola em que trabalha, tendo como diretor o professor Carl Kapinas (Nathan Lane). Só que a situação faz com que ela deixe sua zona de conforto, especialmente quando percebe que sente algo mais por Jason.

WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (2014)

Título original: Whiplash
Direção: Damien Chazelle
Elenco:   Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist
Duração 107 min

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Whiplash” conta a história do garoto Andrew (Miles Teller), que sofre com as exigências do professor Fletcher (J. K. Simmons) ao fazer aulas de bateria. Na ambição de ser um instrumentista exímio, Andrew reprime sua vida social em busca de se tornar o melhor jazzista da escola.



Tecnologia do Blogger.