• ÚLTIMAS...

    A MÚMIA (DA UNIVERSAL) NO CINEMA



    SÉRIE CLÁSSICA


    A MÚMIA (1932)

    SINOPSE

    Em 1921, uma equipe de arqueólogos descobre a múmia do príncipe Imhotep (Boris Karloff), que viveu há 3.700 anos e que, por ter cometido um sacrilégio, teve como castigo ser enterrado vivo. Junto do corpo é encontrado manuscritos que podem fazer os mortos ressuscitarem.

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Karl Freund
    Roteiro: John L. Balderston
    Elenco: Arthur Byron, Boris Karloff, Bramwell Fletcher, David Manners, Edward Van Sloan, James Crane, Kathryn Byron, Leonard Mudie, Noble Johnson, Zita Johann
    Produção: Carl Laemmle Jr.
    Fotografia: Charles J. Stumar
    Montador: Milton Carruth
    Trilha Sonora: James Dietrich
    Duração: 73 minutos
    __________________________________________________


    A MÃO DA MÚMIA (1940) 

    SINOPSE

    A cômica dupla de arqueólogos Steve (Dick Foran) e Babe (Wallace Ford) estão viajando pelo Egito quando descobrem evidências do local de sepultamento da antiga princesa egípcia Ananka. Depois de receber financiamento de um excêntrico mágico (Cecil Kellaway) e sua bela filha Marta (Peggy Moran), eles partem para o deserto onde são aterrorizados por um sinistro sumo sacerdote (George Zucco) e a múmia Kharis (Tom Tyler), que são os guardiões do túmulo de Ananka. Sequência de "A Múmia" (1932)

    FICHA TÉCNICA

    Realizador: Christy Cabanne
    Elenco: Dick Foran, Peggy Moran, Wallace Ford, Eduardo Ciannelli
    Data de Lançamento: 20-09-1940
    Duração: 67 minutos

    __________________________________________________


    A TUMBA DA MÚMIA (1942) 

    SINOPSE

    A Tumba da Múmia retoma a trama do filme anterior. O arqueólogo Stephen Banning, que descobriu o túmulo da princesa Ananka em uma expedição no Egito há 30 anos, está contando a história de sua aventura para seu filho, nora e irmã. Isso para logo descobrirmos que a obscura seita dos Sacerdotes de Karnak (ou Arkan, dependendo do filme) não foi destruída, assim como a múmia de Kharis, que seria levada por um sacerdote recém-empossado para os EUA, e por meio da poção criada por meio das nove folhas de Tana, se vingaria de todos da família Banning e dos demais envolvidos na remoção do túmulo de Ananka para a América.

    FICHA TÉCNICA

    Dirigido por:Harold Young
    Ator / Atriz: Lon Chaney Jr., Dick Foran e John Hubbard
    Lançado:23 Out 1942
    Duração: 60 minutos

    __________________________________________________

    A SOMBRA DA MÚMIA (1944)

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Reginald Le Borg 
    Roteiro: Griffin Jay, Henry Sucher, Brenda Weisberg 
    Produção: Ben Pivar 
    Elenco: Lon Chaney Jr., John Carradine, Robert Lowery, Ramsay Ames, Barton MacLane, George Zucco
    Duração  61 minutos

    SINOPSE

    A sociedade secreta e o alto sacerdote de Arkan, Prof. Andoheb (vivido por Geroge Zucco nos outros dois filmes anteriores dessa segunda mitologia da múmia) mais uma vez nomeia outro sacerdote (Yousef Bey, dessa vez, interpretado por John Carradine, figurinha carimbada do cinema de terror), que vai para os EUA, para recuperar o corpo da princesa Ananka e traz mais uma vez a múmia de Kharis à vida com a poção preparada com as nove folhas de tana.

    __________________________________________________


    A MALDIÇÃO DA MÚMIA / A PRAGA DA MÚMIA (1944)

    FICHA TÉCNICA

    Diretor: Leslie Goodwins
    Roteiro: Leon Abrams
    Produção: Ben Pivar
    Elenco: Lon Chaney Jr. (Kharis, a Múmia); Peter Coe (Dr. Ilzor Zandaab); Virginia Christine (Princesa Ananka); Kay Harding (Betty Walsh); Dennis Moore (Dr. James Halsey); Martin Kosleck (Ragheb) e Kurt Katch (Cajun Joe)
    Ano: 1944
    Duração: 60 minutos

    SINOPSE

    Sequência de "A Múmia" (1932); "A Mão da Múmia" (1940); "A Tumba da Múmia" (1942) e "O Fantasma da Múmia" (1943). Após 25 anos dos últimos acontecimentos, a múmia Kharis e a princesa Ananka permanecem submergidos no pântano do vilarejo de Mapleton. Um novo sacerdote surge destinado a levar ambas múmias de volta ao Egito, mas a múmia da princesa Ananka tomou sua forma mortal e anda pelo vilarejo com amnésia, sem saber quem é, e de onde veio... sem se lembrar que estava há 25 anos no pântano da cidade. Agora, Kharis tem que trazê-la até o monastério abandonado onde está o sacerdote para lhe dar a poção das folhas de tana e transformar a princesa, novamente, em uma múmia e levar ambas, finalmente de volta para o Egito.


    _________________________________________

    TRILOGIA NOVA



    A MÚMIA (1999)

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Stephen Sommers
    Roteiro: Kevin Jarre, Lloyd Fonvielle, Stephen Sommers
    Elenco: Arnold Vosloo, Brendan Fraser, John Hannah, Kevin J. O'Connor, Rachel Weisz, Stephen Dunham
    Produção: James Jacks, Patricia Carr, Sean Daniel
    Fotografia: Adrian Biddle
    Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
    Duração: 125 min.

    SINOPSE

    O aventureiro Rick O'Connell (Brendan Fraser) e seu companheiro Beni (Kevin J. O'Connor) descobrem algumas ruínas no Egito, em 1923, e decidem ganhar algum dinheiro acompanhando arqueólogos até o local, entre eles a bela e desastrada Evelyn (Rachel Weisz). Mal sabem eles que nestas ruínas está Imhotep, um sacerdote do Egito que, 3 mil anos antes, foi amaldiçoado e permanece vivo eternamente (com seu corpo mumificado e preso num sarcófago) pois se apaixonara pela amante do faraó. Sem querer, os exploradores libertam Imhotep, uma poderosa força do mal que quer regenerar seu corpo - o que significa matar algumas pessoas - e tomar o corpo de Evelyn para a alma de sua amada, morta a 3 mil anos atrás. Refilmagem do clássico de 1932, combinando sustos, humor, muita aventura e grandes efeitos especiais.

    __________________________________________________________


    RETORNO DA MÚMIA (2001)

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Stephen Sommers
    Roteiro: Stephen Sommers
    Elenco: Arnold Vosloo, Brendan Fraser, Donna Air, John Hannah, Patricia Velasquez, Rachel Weisz, The Rock
    Produção: James Jacks, Sean Daniel
    Fotografia: Adrian Biddle
    Trilha Sonora: Alan Silvestri
    Duração: 130 min.

    SINOPSE

    O Retorno da Múmia é ambientado em 1935, 10 anos após os eventos ocorridos no primeiro filme. Rick O'Connell (Brendan Fraser) está casado com Evelyn (Rachel Weisz) e mora em Londres, onde cria seu filho de nove anos, Alex (Freddie Boath). Depois de uma série de acontecimentos, encontram o corpo de Imhotep (Arnold Vosloo) ressuscitado no Museu Britânico. A múmia está mais uma vez caminhando sobre a Terra, determinada a conseguir sua imortalidade. Mas outra força também caiu sobre o mundo: uma criatura nascida dos rituais do Egito Antigo e mais poderosa que Imhotep. Quando as duas forças se encontrarem o destino do mundo estará em perigo, o que obrigará os O'Connell a se lançarem em uma corrida desesperada para salvar a humanidade do terrível mal e resgatar seu filho antes que seja tarde.

    __________________________________________________________


    A MÚMIA: TUMBA DO IMPERADOR DRAGÃO (2008)

    FICHA TÉCNICA

    Direção: Rob Cohen
    Roteiro: Alfred Gough, Kevin Jarre, Lloyd Fonvielle, Miles Millar
    Elenco: Albert Kwan, Anthony Wong Chau-Sang, Brendan Fraser, Isabella Leong, Jet Li, John Hannah, Luke Ford, Maria Bello, Michelle Yeoh, Russell Wong, Tian Liang
    Produção: Bob Ducsay, James Jacks, Sean Daniel, Stephen Sommers
    Fotografia: Simon Duggan
    Trilha Sonora: John Debney, Randy Edelman
    Duração: 112 min.

    SINOPSE


    Dessa vez, Rick O'Connell está em viagem à China, acompanhado do filho (já adulto) Alex, quando eles despertam a múmia de Han, o primeiro imperador de Quin. Trata-se de uma entidade que fora amaldiçoada pela bruxa Zijuan, milhares de anos atrás, e agora ameaça transformar o mundo num abismo. À dupla juntam-se também a esposa de Rick, Evelyn, e o irmão dela, Jonathan.




    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top