• ÚLTIMAS...

    domingo, 1 de março de 2015

    JACQUES TATI (09/10/1907 - 05/11/1982) MINI BIOGRAFIA


    Jacques Tati, nome artístico de Jaques Tatischeff (Le Pecq, 9 de outubro de 1907 — Paris, 5 de novembro de 1982), foi um ator e diretor francês.

    Filho de pai russo e de mãe francesa, seu verdadeiro nome era Jacques Tatischeff. Alto, com 1,91 m, se projetou inicialmente no campo esportivo e se tornou um dos principais jogadores de rugby da França. Era um hábil mímico e durante dois anos tentou, sem sucesso, fazer carreira no music-hall. A oportunidade surgiu em um espetáculo de gala no Hotel Ritz e a partir daí ele se tornou um comediante de boulevard. Em 1932 começou sua carreira como ator e roteirista, realizando uma série de curta-metragens e de 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara.

    Sua carreira de cineasta começa em 1947 com "Jour de féte", que no Brasil teve o título de "Carrossel da Esperança" e que contava as desventuras de um carteiro francês de uma aldeia, que tentava incorporar os conceitos dos serviços postais norte-americanos, então os mais eficientes do mundo. O filme recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza em 1949 e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950.

    "Le vacances de Mr. Hulot" (br: '"As Férias de Sr. Hulot"),lançado em 1953, levou mais de um ano para ser completado já que Tati brigava constantemente com os produtores. Mas ao chegar aos cinemas foi um estrondoso sucesso. Ganhou o Prêmio Louis Delluc e o Grande Prêmio da Crítica Internacional em Cannes, em 1953.

    Em 1957, 'Jacques Tati inicia a realização de "Meu tio", considerado o seu filme mais lírico e que se transformou em um grande sucesso mundial, tornando-o milionário. O filme é apresentado em estréia mundial a 9 de maio de 1958 no XI Festival de Cannes que lhe atribui o Prêmio Especial do Júri. "Meu tio" recebeu consagração mundial ao conquistar o Oscar de melhor Filme Estrangeiro em 1959.

    Tati ganhou muito dinheiro com seus primeiros filmes, mas ficou seis anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma grande superprodução com 150 minutos de duração e que lhe deu um prejuízo de 8000 milhões de francos, Tati viu seu império desmoronar. 

    Em 1970 ele tentou se recuperar do fracasso de "Playtime" com outro filme, "Trafic", mas apesar do relativo sucesso do filme não foi suficiente para recuperar a sua fama.

    Considerado pela crítica especializada como o mais original comediante aparecido no cinema depois de Charles Chaplin, Tati morreu vítima de uma embolia pulmonar aos 75 anos, falido e longe do cinema há mais de dez anos.








    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top