google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TINA TURNER - INÍCIO, MEIO E IKE TURNER


Anna Mae Bullock, conhecida pelo nome artístico de Tina Turner, é uma cantora, dançarina e atriz estadunidense, cuja carreira começou a mais de cinquenta anos. Desde 2013, Turner é cidadã suíça

Embora, Turner tenha começado a sua carreira musical, em meados dos anos 1950, só ganhou notoriedade a partir de 1960, quando se tornou membro da dupla Ike & Tina Turner, emplacando hits, como "A Fool in Love", "River Deep - Mountain High" (1986), "Proud Mary" (1971) e "Nutbush City Limits" (1973).


Em sua autobiografia, "I, Tina", publicada em 1986, Turner revelou os abusos domésticos sofridos, de seu então marido, Ike Turner. Após o seu divórcio em 1978 e de praticamente ter desaparecido da cena musical, ela conseguiu reconstruir a sua carreira através de performances ao vivo, marcadas pela sua enérgica presença de palco e seus poderosos vocais. 

O seu retorno ao cenário musical se deu com o lançamento do single "Let's Stay Together" (1983), seguido pelo lançamento do seu quinto álbum solo de estúdio, "Private Dancer" (1984), que se tornou um sucesso mundial.  O single de maior sucesso do álbum, "What's Love Got to Do with It", foi usado como título do filme baseado em sua autobiografia. A sua carreira musical, também a levou à vários papéis de destaque no cinema, como no filme "Tommy" (1975) e uma aparição no filme "Mad Max" (1985).


Uma das artistas mais populares do mundo, Turner é considerada "A Rainha do rock 'n roll", sendo a artista feminina mais bem-sucedida nesse gênero, tendo vencido 8 Grammy Awards e vendido mais de 200 milhões de cópias no mundo todo . Também, é uma das artistas que mais arrecadou em bilheterias por suas turnês na história. A revista Rolling Stones classificou Tina Turner como uma das "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos".

No começo

Filha de Zelma Priscilla e Floyd Richard Bullock, Tina Turner nasceu Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, em Nutbush, uma área incorporada ao condado de Haywood County, Tennessee. Durante a Segunda Guerra Mundial, os seus pais se mudaram para trabalhar em Knoxville, Tennessee, tendo de separar Turner de sua irmã mais velha, Rudy Aillene. Dois anos depois, a família retorna para Nutbush, onde Turner passa a estudar na Flagg Grove Elementary School, onde frequentou da primeira à oitava série.


Vinda de uma família batista, Turner começou a cantar ainda criança no coral da igreja . Quando tinha 11 anos, a sua mãe fugiu com as filhas para St. Louis, Missouri, acabando com anos de um casamento abusivo. O seu pai se casou novamente com uma outra mulher, e se mudou para Detroit. Ela e sua irmã foram morar com a sua avó em Brownsville. Turner disse mais tarde em sua autobiografia, que ela sentia que sua mãe não gostava dela e que sua mãe não a amava e havia planejado deixar o seu pai quando ela estava grávida dela. Sobre isso Turner disse: "Ela era jovem muito jovem e não queria uma outra criança".

Aos 14 anos, Turner começou a trabalhar como empregada doméstica para uma família em Ripley. E após a morte da sua avó, quando Turner tinha 16 anos, ela e sua irmã voltaram a morar com sua mãe em St. Louis, onde se graduou na Sumner High School em 1958, e logo após a graduação começa a trabalhar como enfermeira ajudante no Barnes-Jewish Hospital.


1958-1976 - Início da carreira e Ike & Tina Turner

Turner e sua irmã começaram a frequentar clubes noturnos de St. Louis , inclusive o Club Manhattan, onde conheceu Ike Turner e sua banda, King of Rhythm. Impressionada com a música e o talento de Ike, Turner sentiu vontade de fazer parte da banda. Uma noite, durante um intervalo da banda, Ike a ouviu cantar, e a perguntou se ela sabia cantar mais canções. A partir de então, Ike deu dicas de canto e presença de palco para ela. A sua primeira gravação de estúdio foi em 1958, como backing vocal, sob o nome "Little Ann", na canção" Box Top".

Em 1960, Ike escreveu uma canção de R&B intitulada "Fool in Love",que originalmente seria gravada pelo vocalista da banda de Ike, Art Lassiter. Mas, ele faltou no dia da gravação e após muita insistência Ike deixou Turner gravar a canção, como um guia para que depois Art Lassiter gravasse sobre os vocais de Turner. Mas, após ouvir a demo Dave Dixon convenceu Ike a enviar a demo para Juggy Murray, presidente da Sue Records . 


Depois de ouvir a demo, Murray ficou muito impressionado com os vocais de Turner, que comprou a faixa por vinte e cinco mil dólares, e convenceu Ike a transformar Turner em uma "cantora de show" . Desse modo Ike renomeou Anna Mae Bullock para "Tina", porque o nome soava parecido como o nome da personagem Sheena do programa "Sheena, Queen of the Jungle" (Que viraria o famoso filme sessão da tarde -  Sheena a rainha das selvas).

O primeiro single da dupla, "Fool in Love" foi lançado em Julho de 1960, e se tornou um hit, alcançando a vigésima-sétima posição na Billboard Hot 100. Mais tarde, Kurt Loder descreveu a faixa como "a gravação mais negra que qualquer uma vez se emplacou nas paradas pop branca desde a canção' What'd I Say' de Ray Charles, no verão anterior". 


O segundo single "It's Gonna Work Out Fine" também se tornou um hit e lhe uma indicação ao Grammy Awards. Outros singles notáveis da dupla foram lançados sob o selo da gravadora Sue Records, como I Idolize You, Poor Fool e Tra-La-La-La. 

No ano seguinte a dupla deixa a Sue Records e assinam com a Kent Records, após o moderado desempenho do single I Can't Believe What You Say, eles assinam no ano seguinte com a Loma Records. Durante 1964 à 1969, a dupla assinou com mais de 10 selos discográfico diferentes.

A dupla ganhou popularidade em todo os Estados Unidos, chegando a ficar 90 dias fazendo shows direto. O site History of Rock, escreveu que a dupla é uma das mais quentes, duráveis e potencialmente explosivas de todo R&B, com shows que rivalizavam em termos de espetáculo musical com James Brown . Em 1965, a faixa produzida por Phil Spector e Tina Turner, "River Deep - Mountain High, se torna um sucesso no Reino Unido fazendo com que Ike & Tina Turner fossem convidados para abrir os shows dos The Rolling Stones.


Entre 1960 e 1970,Ike & Tina Turner regravaram grandes sucessos de outros artistas que se tornaram hits, como: "Come Together", "Honky Tonk Woman", "I Want To Take You Higher" e "Proud Mary", que se tornou umas de suas músicas mais lembradas, pelo qual ganharam um Grammy Award por Best R&B Performance.

Por volta dos anos 1970, o casamento de Tina Turner com Ike sofreu desgaste, devido ao abuso de drogas e a agressividade de Ike. O número das turnês e vendas de discos caíram, e apesar do sucesso de Turner, no filme "Tommy", Ike acusava Turner pelo declínio da dupla, chegando até mesmo a agredi-la fisicamente. Em 1978, Turner se separa legalmente de Ike.


1974-1979 - Carreira solo

Mesmo vivendo sob as agressões físicas de Ike, Turner iniciou a sua carreira solo, paralela com a que tinha na dupla. Após o sucesso do single "Nutbush City Limits, Turner lança o seu primeiro disco solo Turner Turns the Country On em 1974. O álbum incluía regravações, como He Belongs To Me de Bob Dylan e Don't Talk to Me do James Taylor. O álbum conseguiu bom êxito comercial, e recebeu uma indicação ao Grammy Awards por Best Female R&B Vocal Performance.

O seu segundo álbum, The Acid Queen lançado em 1975, veio junto com o sucesso da sua personagem no filme Tommy. O álbum teve vendagem satisfatória, e o filme recebeu duas indicações ao Óscar. O terceiro, Rough, foi lançado em 1978, e marcou a liberdade criativa de Turner, que regravou sucessos de nomes da músicas, como Elton John e Ray Charles. Mas ele foi um fracasso comercial. Assim, com o objetivo de reconquistar a popularidade é lançado no ano seguinte o seu quarto álbum de estúdio, Love Explosion, mas este também não consegui o sucesso esperado, tendo apenas um single lançado, Bakstabbers.


1983-1986 

Após ficar um tempo sem gravar, Turner assinou com a Capitol Records, e lançou o seu quinto álbum Private Dancer em 1983. O álbum foi um sucesso mundial, alcançando o número três na Billboard 200 dos EUA, vendendo mais de 5 milhões de cópias no país, e mais de 11 milhões de cópias mundialmente. O álbum contou com hits, como Let's Stay Together (Uma regravação de Al Green), Better Be Good to Me, Private Dancer e What's Love Got to Do with It, sendo que este último alcançou o número um na Billboard Hot 100 dos EUA. Durante esse período, 

Turner também contribuiu na gravação do single beneficente We Are the World, que foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. O sucesso de Turner continuou em 1985, quando ela fez uma participação no filme "Mad Max - Além da Cúpula do Trovão", além, de contribuir para a trilha sonora.


O filme foi um sucesso comercial e de crítica, e lhe rendeu um prêmio NAACP Image Award por sua atuação. Turner também ganhou um Grammy Award de Best Female Rock Vocal Performance pela canção "One of the Living" usada na trilha sonora do filme. Também a convite do cantor Bryan Adams, grava o dueto "It's One Love", que rendeu uma indicação ao Grammy Awards.

1986-1989 

Em 1986, Turner lançou o seu sexto álbum de estúdio, Break Every Rule. O álbum vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo e contou com os singles "Typical Male", Two People e What You Get Is What You See. A canção Back Where You Started rendeu-lhe um Grammy Award por Best Female Rock Vocal Performance. 

Para a promoção do álbum, Turner embarcou na Turner mundial Break Every Rule Tour, que é uma das turnê mais bem-sucedida de todos os tempos. Em janeiro de 1988, Turner entra para o Guiness Book, após cantar para um público pagante de mais 184 mil pessoas no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

O seu sétimo álbum, Foreign Affair foi lançado em 1989. Embora o álbum tenha feito sucesso na Europa, não conseguiu ter o mesmo sucesso dos seus dois últimos álbuns nos EUA, recebendo apenas uma certificação de ouro. Mesmo assim o álbum recebeu duas indicações ao Grammy Awards.


1990-1999 

Em 1991, Ike & Tina Turner passaram a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll. Em 1995, após longas férias na Suíça, Turner retorna com o U2 na composição de GoldenEye para o filme de mesmo nome da franquia 007. A canção se tornou um sucesso na Europa, e em 1996, Turner lança o seu oitavo álbum, Wildest Dreams, que inclui os singles "Something Beautiful Remains" e o dueto com o cantor Barry White, In Your Wildest Dreams. 

Na Europa o álbum alcançou boa vendagem, enquanto nos EUA, o álbum teve moderado sucesso. Em 1998, Turner contribui no single Cose della vita do cantor italiano Eros Remazzotti, que se torna um hit em toda Europa. Em 1999, Turner, juntamente com as cantoras Cher, Whitney Houston, Mary J. Blige e o cantor Elton John, participa do especial da emissora VH-1, Divas Live '99". 


No mesmo ano, Turner lançou o seu nono e último álbum de estúdio até a data, Twenty Four Seven, que trouxe os singles "Whatever You Need e When the Heartache Is Over. Embora o álbum não tenha sido um sucesso comercial, a sua turnê de divulgação, a Twenty Four Seven World Tour, foi um sucesso de público.

2000 até a atualidade

Em 2002, a rodovia Tennessee State Route 19, entre Brownsville e Notbush (cidade natal de Turner), foi renomeada para Tina Turner Highway . No ano seguinte, Turner grava o dueto com Phil Collins, Great Spirits, para o filme da Disney, Brother Bear. E em 2004 lança o álbum de coletânea de seus maiores sucessos, All the Best, que vendeu mais de um milhão de cópias nos EUA.

Em dezembro de 2005, Turner foi homenageada no Kennedy Center Honors  . O então presidente dos EUA, George W. Bush, comentou que Turner é naturalmente talentosa, enérgica e sensual e se referiu as suas pernas como as mais famosas do show business. Nessa noite vários artistas prestaram homenagens a Turner, como Melissa Etheridge que cantou River Deep - Mountain High, Queen Latifah que cantou What's Love Got to Do with It e Beyoncé que cantou Proud Mary. 


Em sua homenagem Oprah Winfrey disse: "Nós não precisamos de um outro herói. Nós precisamos de heroínas como você, Tina. Você me fez ter orgulho de soletrar a palavra M-U-L-H-E-R . Em novembro desse mesmo ano é lançou a coletânea All the Best - Live Collection, que é certificado platina nos EUA.

Em 2007, Turner fez a sua primeira apresentação ao vivo em 7 anos, em um concerto beneficente para a Cauldwell's Children Charity, em Londres. Nesse mesmo ano regravou a canção Edith and the Kingpin para o álbum de tributo, River: The Joni Lettets, do pianista Herbie Hancock. Também regrava a canção The Game Of Love, para o álbum de compilação do guitarrista Carlos Santana. E colabora, também, com a cantora Elisa na faixa Teach Me Again para a trilha sonora do filme All the Invisible Children.

Em fevereiro de 2008, Turner se apresentou na cerimônia do Grammy Awards cantando ao lado da cantora Beyoncé. Ainda em 2008, Turner embarca na turnê Tina!: 50th Anniversary Tour, e lança um outra coletânea e um DVD ao vivo, Tina Live. Em 2013, Turner se tornou a pessoa mais velha a posar na capa da revista Vogue. Em 2014, a Parlaphone Records, lançou uma nova coletânea, Love Songs.


Vida pessoal

Turner é mãe de dois filhos: Raymond Craig, que nasceu em 1958, é filho do saxofonista Raymond Hill, e o seu segundo filho Ronald, que nasceu em 1960, é o único filho que ela teve com Ike Turner, mas ela ajudou a cuidar os filhos do casamento anterior de Ike, Ike Jr. e Michael, que permaneceram com Turner mesmo depois do divórcio . Em sua autobiografia, I, Turner, ela revelou que sofria maus-tratos de Ike. A autobiografia foi adaptada para o cinema no filme "What's Love Got with It". Embora tenha nascido em uma família batista, Turner se converteu ao budismo.

Em janeiro de 2013, Turner se naturalizou suíça . Nesse mesmo ano, Turner se casa com o executivo de música Erwin Bach, depois de 27 anos de convivência.


Ike Tuner

Ike Turner foi um músico instrumentista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano. Foi o primeiro a gravar a música "Rocket 88" como "Jackie Brenston and his Delta Cats," (na verdade Ike Turner & The Kings of Rhythm - Jackie Brenston que assume os vocais nessa gravação era saxofonista dessa banda) em 1951, que é considerada a "primeira canção de rock and roll". 

A música foi regravada por Bill Haley e a introdução de piano executada por Ike serviu de inspiração para Little Richard em Good Golly Miss Molly. Rocket 88 é umas das primeiras músicas a usar distorção ou guitarra fuzz, causada por um acidente no estúdio.Ao longo das décadas de 1960 e 1970, Ike formou com sua mulher Tina Turner a dupla Ike & Tina Turner, cujas apresentações, ao lado de sua banda, se notabilizaram pela enérgica e criativa mistura de soul, rock, rhythm and blues e outros estilos. Foi abandonado pela sua mulher, Tina Turner, devido as agressões físicas que Ike submetia Tina e pelo uso de drogas, principal causa da queda da carreira de Ike.


Turner morreu em 12 de dezembro de 2007 aos 76 anos de idade em sua casa em San Marcos, Califórnia, perto de San Diego. Ele foi encontrado por sua ex-esposa Ann Thomas. Little Richard foi convidado pela família para falar no funeral. Em 16 de janeiro de 2008, foi comunicado pelo Gabinete do Condado de San Diego Medical Examiner's que Turner morreu de overdose de cocaína. "A causa da morte de Ike Turner é a toxicidade da cocaína com outras aspetos importantes, tais como a doença cardiovascular, hipertensão e enfisema pulmonar," disse o investigador Paul Parker à CNN. Logo após o funeral, o corpo de Ike Turner foi cremado.

E foi tarde...

 
Tecnologia do Blogger.