• ÚLTIMAS...

    sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

    SPENCER TRACY (05/04/1900 - 10/06/1967) BIOGRAFIA


    Spencer Tracy foi o segundo filho de John Edward Tracy, um vendedor de caminhões, católico de origem irlandesa, e de Caroline Brown, uma protestante que se tornou uma cientista cristã.

    Quando adolescente, estudou em diversas escolas, começando pela Wauwatosa High School e a St. John's Cathedral School, ambas em Milwaukee.  Em seguida, quando seus pais se mudaram para Kansas City, passou a freqüentar a St. Mary's Academy, um internato perto de Topeka e, logo depois, a Rockhurst, uma academia jesuíta em Kansas City.  O trabalho de seu pai não deu certo e a família retornou à Milwaukee seis meses depois.  Spencer foi então estudar na Marquette Academy, uma outra escola jesuíta.  Lá, conheceu Pat O'Brien, que se tornou seu amigo e, como ele, viria a se tornar um ator de cinema. Os dois deixaram a escola em 1917 para se alistarem na Marinha, com a entrada dos Estados Unidos na 1ª Guerra Mundial.  Spencer não chegou a ser enviado ao front, permanecendo na Base Naval de Norfolk, na Virginia, durante todo o período das hostilidades.  Terminada a guerra, continuou seus estudos na Northwestern Military and Naval Academy, em Lake Geneva, Wisconsin, mas veio a terminar seu curso secundário na Milwaukee High School of Arts, em fevereiro de 1921.  Em seguida, matriculou-se no Ripon College, onde apareceu no papel principal de uma peça chamada "The Truth", ocasião em que se decidiu pela carreira de ator.

    Durante uma turnê com o grupo do Ripon College, fez um teste e foi aceito na American Academy of Dramatic Arts, em Nova York.  Seu primeiro trabalho na Broadway foi como um robô na peça "Karel Capek's", a qual se seguiram cinco outras peças nos anos 20.  Nesse período, ele se apresentou também em Michigan, Ohio e Canadá.  Finalmente, em 1930, ao se apresentar no grande sucesso da Broadway, "The Last Mile", o diretor John Ford o viu e o contratou para seu filme, "Up the River".  
    Logo depois, ele e sua família mudaram-se para Hollywood, onde ele atuou em 25 filmes no espaço de apenas 5 anos.

    No ano seguinte casou-se com Louise Treadwell, com quem teve dois filhos, um filho nascido em 1924 e uma filha nascida em 1932.

    Em 1930 teve seu primeiro grande sucesso na Broadway, o diretor John Ford assistiu a peça e o chamou para estrelar seu próximo filme Up the River. Pouco depois ele e sua família se mudaram para Hollywood. Nos próximos 5 anos atuou em 25 filmes, até que em 1935 assinou contrato com a MGM. Dois anos depois ganhou dois prêmios Oscar consecutivos de melhor ator principal (1937 e 1938). Por 20 anos ficou na MGM e em 1955 começou a atuar independentemente.

    Em 1941 durante as filmagens de Woman of the Year, Tracy conheceu a atriz Katherine Hepburn, com ela teve um longo relacionamento, nunca assumido, até a morte dele. O relacionamento deles era complexo e passava por períodos de distanciamento, em um desses momentos ele chegou a se envolver brevemente com a atriz Gene Tierney em 1952. Embora não tivesse nenhum envolvimento mais com sua esposa, ele nunca se divorciou, porque era um católico praticante.

    No final dos anos 1940, foi diagnosticado com diabetes, agravada pelo alcoolismo. Em 1963 sofreu um ataque cardíaco, que acabou por afastá-lo do cinema. Retornou em 1967 para filmar Adivinhe quem vem para jantar.

    O ator estava com a saúde debilitada e três semanas após a conclusão das filmagens do filme, Katharine Hepburn encontrou o ator morto na cozinha de sua casa. Spencer Tracy faleceu de ataque cardíaco. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.

    Tracy é descrito como um dos maiores atores da história do cinema dos Estados Unidos. Participou em mais de setenta filmes em três décadas. Juntamente com Laurence Olivier possui o recorde de indicações ao prêmios Oscar de melhor ator.

    Ao longo de sua vitoriosa carreira, Spencer Tracy recebeu 9 indicações ao Oscar de Melhor Ator, tendo sido agraciado com a estatueta por suas atuações em "Marujos Intrépidos", de 1937, e "Com os Braços Abertos", de 1938.  As outras indicações foram por seus trabalhos em "São Francisco - A Cidade do Pecado", de 1936, "O Papai da Noiva", de 1950, "Conspiração do Silêncio", de 1955, "O Velho e o Mar", de 1958, "O Vento Será Tua Herança", de 1960, "O Julgamento de Nuremberg", de 1961, e "Adivinhe Quem Vem Para Jantar", de 1967.

    Prêmios e Indicações

    Recebeu 9 indicações ao Oscar de Melhor Ator, "Cidade do Pecado" (1936), " Marujo Intrépido" (1937), "Com os Braços Abertos" (1938), "O Papai da Noiva]]" (1950), " A conspiração do Silêncio" (1955), "O velho e o Mar" (1958), "O vento será tua herança" (1960), "Julgamento em Nuremberg" (1961) e "Adivinhe quem vem para Jantar" (1967). Venceu por "Marujo Intrépido" e "Com os Braços Abertos".


    Recebeu 4 indicações ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, "Papai Não Quer" (1953), "A Maldição Da Montanha" (1956), "O Último Hurra" (1958) e "O Vento será tua Herança" (1960).
    Ganhou o BAFTA de Melhor Ator por "Adivinhe quem vem para Jantar" (1967).






    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top