• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

    SHAFT NO CINEMA / TV



    SHAFT (1971)

    FICHA TÉCNICA

    Título original: Shaft
    Lançamento: 1971 (EUA)
    Direção: Gordon Parks
    Roteiro: Ernest Tidyman (romance) / John D.F. Black
    Gênero: Ação / Policial
    Duração: 100 min
    Tipo: Longa-metragem
    Elenco:
    Richard Roundtree …………….. John Shaft
    Moses Gunn ……………………….. Bumpy Jonas
    Charles Cioffi ……………….. Vic Androzzi
    Christopher St. John …………….. Ben Buford
    Gwenn Mitchell ………………… Ellie Moore
    Lawrence Pressman ………………. Sargento Tom Hannon

    SINOPSE

    Shaft é um filme estadunidense do subgênero blaxploitation de 1971 dirigido por Gordon Parks e estrelado por Richard Roundtree. Trata-se de um filme de ação com elementos do Film noir, Shaft conta a história de um detetive negro, John Shaft, que viaja através do Harlem e se envolve com a máfia italiana a fim de encontrar a filha desaparecida de um mafioso negro.
    O elenco conta com Richard Roundtree como John Shaft, Moses Gunn como Bumpy Jonas, Charles Cioffi como Vic Androzzi entre outros. O filme foi adaptado por Ernest Tidyman e John DF Black do romance de mesmo nome de 1971 escrito pelo próprio Tidyman.
    O filme é um ótimo exemplo do gênero blaxploitation.O álbum da trilha sonora de Shaft, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música Theme from Shaft ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.


    O GRANDE GOLPE DE SHAFT (1972)


    FICHA TÉCNICA

    Direção: Gordon Parks
    Roteiro: Ernest Tidyman
    Gênero: Ação/Drama/Policial/Suspense
    Origem: Estados Unidos
    Duração: 104 minutos

    SINOPSE

    O melhor amigo de Shaft é assassinado. Ele então descobre que o companheiro estava sendo chantageado por mafiosos e ainda queriam colocar as mãos em 200 mil dólares - que o morto deixou escodido. Por ter descoberto isso, Shaft se vê envolvido numa caçada pelos bandidos, que querem dominar o território e encontrar o dinheiro. Shaft precisa agora chegar aos US$ 200 mil antes dos bandidos e ainda proteger a viúva do amigo


    SHAFT NA ÁFRICA (1973)

    FICHA TÉCNICA

    Título no Brasil: Shaft na África
    Título Original: Shaft in Africa
    Ano de Lançamento: 1973
    Gênero Ação / Policial / Drama / Aventura
    País de Origem: EUA
    Duração : 112 minutos
    Direção :John Guillermin
    SINOPSE

    Ameaçado de sofrer consequências físicas, mas com a promessa de ganhar um bom dinheiro e ainda ter sido atraído por uma bela tutora, o policial detetive John Shaft se arrisca numa missão na África. Lá ele terá de assumir uma identidade secreta e tentar conter a ação de criminosos que estão contrabandeando escravos e os explorando. Ocorre que os bandidos sabem quem é Shaft.Terceira aventura do personagem, que mais tarde se transformaria em série de TV, entre 1973 e 1974, e depois seria refilmado em 2000.


    SHAFT (TV 1973-74)

    Estrelado pelo próprio ator, Richard Roundtree 

    Shaft foi uma série de televisão produzido pela Metro Goldwyn Mayer Television, baseado nos personagens criados por Ernest Tidyman, do gênero drama e crime, apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974, num total de apenas 7 episódios, de aproximadamente 90 minutos cada e no Brasil exibido pela extinta Rede Tupi.

     Segundo alguns autores, na série semanal de televisão, o personagem principal Shaft, sofreu algumas modificações em relação ao seu enredo original do filme, e agora em vez de trabalhar contra a polícia, ele passava a trabalhar com eles. Muitas fãs começaram a achar que Shaft havia se vendido e por causa disto, acabou sendo cancelada.


    SHAFT (2000)

    FICHA TÉCNICA

    Direção: John Singleton
    Roteiro: John Singleton, Richard Price, Shane Salerno
    Elenco: Busta Rhymes, Christian Bale, Dan Hedaya, Jeffrey Wright, Josef Sommer, Lynne Thigpen, Richard Roundtree, Ruben Santiago-Hudson, Samuel L. Jackson, Toni Collette, Vanessa L. Williams
    Produção: John Singleton, Scott Rudin
    Fotografia: Donald Thorin
    Trilha Sonora: David Arnold, Isaac Hayes
    Duração: 98 min.

    SINOPSE

    O detetive John Shaft (Samuel L. Jackson) é um policial que luta contra o racismo e o tráfico de drogas em uma comunidade de Nova York. Quando o mimado universitário Walter Wade mata um aluno negro na frente de um bar, John Shaft logo aparece para fazer a prisão. Contudo, depois de pagar a fiança, o assassino foge do país. Após dois anos de espera, Shaft consegue trazer Walter sob custódia no momento em que ele tentava entrar secretamente nos Estados Unidos. E quando o pai rico de Walter paga novamente a fiança, ele fica livre pelas ruas - mas, dessa vez, decidido a se vingar de Shaft. Agora, o policial precisa encontrar Diane Palmieri - a testemunha do assassinato - que pode tirar, de uma vez por todas, todos os inimigos de seu caminho.


    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top