google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TERENCE FISHER - 10 FILMES ESSENCIAIS


Terence Fisher foi, sem dúvidas, o diretor mais memorável dos estúdios Hammer. Ele ousou trazer de volta, com maestria, os monstros do cinema mudo (Lobisomem, Drácula, Frankenstein, Mr. Hyde, Fantasma da ópera e Múmia), além de explorar temas caros ao cinema de horror. 

Se hoje pareça datado, nos anos 60 era soberbo. Reinou quase absoluto (Freddie Francis e Roy Ward Baker também faziam das suas). Apesar de sua temática ser sombria e escatológica, seus filmes foram comercialmente bem sucedidos.

Sou grande fã, e homenageá-lo é uma honra. Por isto, decidi indicar mais de 10 filmes por uma razão: ele fez vários ótimos filmes em duas séries que ele iniciou: Drácula e Frankenstein. São todos, sem dúvidas, essenciais.

Confira como ficou:

➤Sinopse:

Quando Duc de Richleau (Christopher Lee) e seu amigo Rex Van Ryn (Leon Greene) inesperadamente visitam Simon Aron (Patrick Mower), Duc suspeita que algo está errado. Simon está hospedando 13 pessoas e todas elas são, supostamente, entusiastas em astronomia. Quando Duc encontra galinhas vivas no armário, ele descobre que Simon está praticando magia negra e tenta impedir que Simon oficialize seu batismo satânico.

➤Sinopse:

No ano de 1910, na cidade rural Alemã de Vandorf, sete assassinatos foram cometidos nos últimos cinco anos, todas as vítimas transformadas em pedra. As autoridades locais temem que uma antiga lenda tenha se tornado realidade: a última das Górgonas assombra o local e transforma suas vítimas em pedra durante a lua cheia.

➤Sinopse:

Após ser visitada por um suposto fantasma, cantora de ópera abandona a produção, gerando desconforto e a ira do frustado e ambicioso diretor. Após sua saída, outra cantora é contratada, passa a ouvir estranhas vozes e acaba demitida pelo diretor por não ceder as suas investidas amorosas. Paralelamente seu companheiro acaba se interessando pelo caso e envolve-se no estranho mistério do fantasma da ópera.

➤Sinopse:

Sobre um bebê indesejado, nascido na noite de Natal, caiu uma terrível maldição. Criado por Don Alfredo, o jovem Leon passa a sofrer transformações com a chegada da lua cheia. Só o amor verdadeiro e a compreensão podem salvá-lo de seu terrível destino. 
Apesar do romance original ser intitulado The Werewolf of Paris, a ação do filme passa-se na Espanha do século 18, para que a produtora pudesse aproveitar os cenários já construídos de um projeto chamado The Inquisitor, sobre a inquisição espanhola, e que foi posteriormente abandonado.

➤Sinopse:

Londres, 1874. Henry Jekyll (Paul Massie) é um dedicado pesquisador que há 6 anos está casado com Kitty (Dawn Addams), mas lhe dá pouca atenção. Com isso ela se apaixonou por Paul Allen (Christopher Lee), o maior amigo de Jekyll. Paralelamente Henry desenvolve uma fórmula que faz vir à tona o lado negro de cada ser e, ao aplicar em si esta droga, Jekyll se altera não só psicologicamente como fisicamente. Logo ele está na Sphinx, uma casa noturna cara mas de má reputação. Lá encontra Kitty e Paul, que conversam com ele. Logo Jekyll está dançando com Kitty, que não imagina que este desconhecido que diz se chamar Edward Hyde é o seu marido, que ela tanto evita. Este encontro marca o início de várias tragédias.

➤Sinopse:

Egito, 1895. Três arqueologistas britânicos, John Banning (Peter Cushing), Stephen Banning (Felix Aylmer) e Joseph Whemple (Raymond Hutley), descobrem o túmulo de uma princesa egípcia, Ananka (Yvonne Furneaux), que morreu há quatro mil anos. Sem imaginar o que realmente fazia, Stephen lê o "Pergaminho da Vida". Isto faz voltar a vida Kharis (Christopher Lee), o guardião da tumba, que recebe a ajuda de Mehemet Bey (George Pastell), um egípcio que não aceita o túmulo ter sido profanado por "infiéis". Três anos depois, Mehemet leva para a Inglaterra Kharis, que terá a missão de matar os três arqueólogos que lideraram a expedição que achou a tumba de Ananka.

➤Sinopse:

Retornando para a mansão da família após o seu pai morrer de uma forma misteriosa, Sir Henry Baskerville é confrontado pelo mistério de um cão sobrenatural que está assombrando a família Baskerville como forma de vingança. A fim de se salvar desse mal que se esconde nos pântanos locais, Henry pede a ajuda a Sherlock e Watson para a investigação.

➤Sinopse:

No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker (John Van Eyssen) vai até o castelo do Conde Drácula (Christopher Lee), mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy (Carol Marsh) a não ir. Ao chegar lá ele é atacado por uma vampira, e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing (Peter Cushing), um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles. Depois de enfiar uma estaca em Harker, ele sai em busca de Lucy e da família da moça, que correm perigo. Drácula está se aproximando, mas Van Helsing está determinado a acabar com o Conde, custe o que custar.

Sinopse:

Marianne Danielle está viajando pelo Leste Europeu a fim de assumir o cargo de professora de francês em uma escola para moças na Transilvânia, agora livre da ameaça do Conde Drácula. Ela não é muito bem recebida pelos locais e acaba sendo acomodada no castelo da Baronesa Meinster, onde conhece o filho da nobre, que vive acorrentado à parede. Com pena do jovem, Marianne decide libertá-lo sem desconfiar que ele é um vampiro. Para sorte dela, o Doutor Van Helsing está por perto e promete por fim à vida de mais esse ser das trevas.

Sinopse:

Jovens casais viajando em férias são aconselhados por moradores de um pequeno vilarejo na região das Montanhas Carpathians a desistir de seus planos. Segundo os habitantes da região uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição dos moradores locais, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em pleno interior da floresta eles caminham até um castelo onde poderão contar apenas com a hospitalidade do... Conde Drácula. Um dos maiores clássicos do cinema de horror de todos os tempos. 

➤Sinopse:

O Dr. Victor Frankenstein, conhecido sempre por suas criações mirabolantes através da ciência, toma uma atitude mais ousada desta vez: construir uma criatura com partes distintas de objetos metálicos e, logo em seguida, trazê-la à vida. O problema é que ela não se comportará como ele pretendia.

Sinopse:

O Barão Frankenstein (Peter Cushing) escapa de sua condenação na guilhotina, e adota o nome de Victor Stein. Atuando como diretor de uma instituição psiquiátrica, e com o auxílio do Dr. Kleve (Francis Matthews), ele encontra nos pacientes internados o material para a realização de novas pesquisas. Experiências diversas ocorrem, inclusive transplantes de cérebro, que nem sempre são bem sucedidas.

Sinopse:

No século XIX, no vilarejo de Balkan, o Barão Frankenstein (Peter Cushing) e o Dr. Hertz (Thorley Walters) estão trabalhando numa experiência secreta que consiste em transferir a alma de pessoas mortas para outros corpos. Seu assistente, Hans (Robert Morris), é acusado injustamente de assassinar o pai de sua namorada Christina e é condenado a morte na guilhotina. Ao receber a notícia, sua amada suicida-se. O Barão Frankenstein então tem a chance de realizar seu experimento, transferindo a alma de Hans para o corpo de Christina. No entanto, a alma de Hans anseia por vingança e terá a oportunidade de se vingar de seus inimigos.

➤Sinopse:

A experiência do Barão Frankenstein deu errado, muito errado. Assim, outra vítima repousa em um túmulo provisório. De repente, uma corrente de água estoura, forçando o braço do cadáver para a superfície. Logo a corrente leva o corpo para cima. Em pânico, o ajudante do Dr. Frankenstein tenta esconder o corpo novamente. mas não é que cadáveres podem mesmo ser incontroláveis? 

Sinopse:

Frankenstein está preso em um hospícios para loucos e assassinos, mas continua seus experimentos secretamente. Com a chegada do Dr. Helder, preso por praticar os mesmos crimes do Barão, ambos unirão forças para criar a melhor e mais sofisticada criatura já vista. Para isso, eles contarão com o corpo de Herr Schneider, um brutamontes que foi mantido vivo por Frankenstein após cometer suicídio e Sarah, uma linda jovem muda que auxilia o Barão e é carinhosamente chamada de Angel. Mas que tipo de criatura surgiria em um lugar desses? Que criatura diabólica seria trazida á vida se Frankenstein só dispões dos corpos e mentes de perigosos criminosos? E será Frankenstein capaz de pará-lo quando ele sair em sua orgia de matança?

➤Detalhe sobre a série Frankeinstein da Hammer: O Monstro de Frankeinstein (1964) foi dirigido por Freddie Francis.

Detalhe sobre a série Drácula da Hammer: Os melhores filmes da série são de Terence Fisher. Os demais são Drácula, o Perfil do Diabo (1968), de Freddie Francis; O Sangue de Drácula (1970), de Peter Sasdy; O Conde Drácula (1970), de Roy Ward Baker; Drácula no Mundo da Minissaia (1972) e Os ritos Satânicos de Drácula (1973) de Alan Gibson; 

Tecnologia do Blogger.