google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SEAN CONNERY - 20 FILMES ESSENCIAIS

sean-connery-20-filmes-essenciais

Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia 25 de agosto de 1930. Filho de pai católico descendente de irlandeses, e de mãe protestante, filha de escoceses, seu primeiro trabalho foi como leiteiro em sua cidade natal. Com 17 anos se alistou na Marinha Real Britânica. Mais tarde foi licenciado por motivo de saúde. 

Na sequência, Sean Connery trabalhou como motorista de caminhão, socorrista de piscinas de Portobello e modelo artístico em Edimburgo College of Art. Com o físico bem desenvolvido, resultado do fisiculturismo que começou quando tinha 18 anos, em 1953 participou do concurso a Mister Universo, ficando em terceiro lugar. Nessa época, foi convidado por um amigo para fazer o teste para o musical “South Pacific”. Foi o início de seu ingresso no teatro, cinema e televisão.


No final dos anos 50 e início dos anos 60, Sean Connery atuou em pequenos papeis no cinema e na televisão inglesa. Em 1962 atuou no papel do agente  do Serviço Secreto Britânico “James Bond” no filme “ Satânico Dr. No”, contracenando com a atriz Ursula Andress, o primeiro de uma longa série cinematográfica, baseada na obra de Ian Fleming. Com o êxito do primeiro filme, Connery atuou em: “Moscou Contra 007” (1963), “007 Contra Goldfinger” (1964), “007 Contra a Chantagem Atômica” (1965) e “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes” (1967). Depois de cinco roteiros, e do sucesso dos filmes, o ator decidiu não renovar seu contrato com os diretores Droccoli e Saltzman, pois queria provar que seria capaz de fazer outros papeis importantes. 

O sexto filme da série, “007 a Serviço Secreto de Sua Majestade” (1969), teve George Lazenby no papel de James Bond. Em 1971, Sean Connery retornou à série com “007 – Os Diamantes São Eternos”.


Depois de encerrar sua participação na série 007, o ator começou a atuar em outros filmes de sucesso. Em 1991, Sean Connery foi agraciado com a Legião de Honra do Governo Francês. Em 2000 recebeu o título de “Sir”, da Rainha Elizabeth II, em uma cerimônia que compareceu vestido com o traje típico escocês. O ator é pai de Jason Joseph, filho da atriz Diana Cilento, com quem foi casado de 1962 a 1973. Após a atuação em “A Liga Extraordinária” (2003), o ator declarou que não pretendia mais atuar. 

Faleceu no fatídico 2020, em pleno Halloween, dia 31 de outubro.

Fica nossa homenagem para este, que é um dos grandes atores do cinema.


A SPECTRE monta uma cilada para eliminar Bond e vingar a morte de Dr. No. A oficial Rosa Klebb, terceira da organização criminosa, escala uma inocente funcionária da embaixada soviética em Istambul, Tatiana Romanova, para servir de isca e atrair Bond. Acreditando estar a serviço de seu governo, a atraente soviética passa-se por uma suposta desertora, que se mostra disposta a entregar a 007 uma Lektor, a eficaz máquina leitora de códigos secretos. Caso a armadilha funcione, a Lektor cairá sob o poder da SPECTRE e, melhor, Bond será assassinado.


James Bond será encarregado pelo Serviço Secreto de Sua Majestade de viajar o magnata Auric Goldfinger, suspeito de contrabandear ouro em grandes quantidades. O agente iniciará sua missão em Miami, ali, eles serão apresentados e Bond irá conquistar Jill Masterson, secretária de Goldfinger. A ousadia provocará a morte de Jill de maneira trágica, por asfixia devido sua pele ter sido pintada de ouro. De volta à Europa, Bond começará nova perseguição. Lá, ele descobrirá um plano ousado, batizado de O Grande Golpe, cuja finalidade é inutilizar toda a reserva americana de ouro com uma bomba atômica.


Mark Rutland (Sean Connery) apaixona-se por uma funcionária (Tippi Hedren) de sua empresa. Ela de fato é linda. Mas sua especialidade é utilizar falsas identidades e disfarces para aplicar grandes golpes em empresários, levando deles somas consideráveis. Ao descobrir que foi roubado, Mark tem uma atitude inusitada: casa-se com a ladra. Ele descobre que seu verdadeiro nome é Marnie, e que ela tem uma profunda aversão por homens. Casou-se apenas para não ser presa. Por trás das estranhas atitudes de Marnie, há um terrível segredo, do qual ela mesma não tem consciência. Mas Mark está disposto a descobri-lo.


Durante a 2ª Guerra Mundial, no deserto líbio, há um acampamento militar britânico cujo objetivo é disciplinar os militares que tiveram um comportamento reprovável. Os prisioneiros são perseguidos pelo 2º sargento Williams (Ian Hendry), que os faz subir várias vezes, debaixo de um sol escaldante, uma colina construída no meio do campo. O sargento Charlie Harris (Ian Bannen) é o mais humano dos guardas, mas o chefe do campo, o 1º sargento Bert Wilson (Harry Andrews), se recusa a desautorizar Williams. Um dia chegam 5 novos prisioneiros e cada um enfrentará de modo diferente a autoridade e o sadismo de Williams.


Ogivas nucleares estão em poder da perigosa organização criminosa conhecida como SPECTRE. Logo, o mundo inteiro se vê sob ameaça de um desastre sem precedentes e, a menos que as nações se unam e aceitem pagar a quantia milionária exigida pelos vilões, não restará pedra sobre pedra. Cabe ao agente 007 viajar para as Bahamas, descobrir onde estão escondidas as bombas e desativá-las antes que seja tarde demais.


Na Pensilvânia em 1876 James McParlan (Richard Harris), um agente de polícia, é enviado para uma comunidade mineira de irlandeses para se infiltrar entre os "Molly Maguires", uma sociedade secreta que combate o capitalismo selvagem dos patrões com sabotagem. McParlan se emprega nas minas e se torna amigo de Jack Kehoe (Sean Connery), o líder dos Maguires, porém ele reluta na sua missão de informante quando se apaixona por Mary (Samantha Eggar) e trava contato com a terrível situação dos mineiros.


O oficial britânico Johnson (Sean Connery) é um veterano da força policial britânica. Em seus vinte anos de carreira, ele enfrentou incontáveis assassinatos estupros e demais crimes bárbaros - que, ao que tudo indica, deixaram uma marca terrível em sua alma. Na busca por um homem que vinha molestando uma série de jovens meninas, Johnson encontra no aparentemente entorpecido Kenneth Baxter (Ian Bannen, de 'Coração Valente') seu principal suspeito. E durante um interrogatório, a fera adormecida dentro de Johnson explode com violência, mostrando que, ao conviver com seres tão monstruosos durante tanto tempo, talvez ele tenha se transformado em um deles. Começa aí uma busca incessante do policial por sua própria alma.


Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot (Albert Finney) na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mão.


Narrado em flashback por um velho aparentemente perturbado (Caine) a Rudyard Kipling (Plummer), na redação de seu jornal, o filme conta a história de dois rudes ex-soldados britânicos, expulsos do exército, que no século XIX se dirigem à Índia, então sob domínio da Grã-Bretanha, em busca de aventuras e riquezas e acabam se tornando reis do povo da longínqua e inexplorada região do Cafiristão, onde nenhum homem branco havia posto os pés desde Alexandre, o Grande.


Tanger, Marrocos, outubro de 1904. Uma bela e refinada americana, Eden Pedecaris (Candice Bergen), é sequestrada juntamente com seu casal de filhos por Mulay Achmed Mohammed el-Raisuli, o Magnífico (Sean Connery), um líder berbere que fez isto com o objetivo de constranger o sultão do Marrocos (Marc Zuber), que está fazendo várias concessões para os estrangeiros. Sabendo disto Theodore Roosevelt (Brian Keith), o presidente dos Estados Unidos, declarou que se necessário faria uma intervenção armada no Marrocos, para proteger os americanos (na verdade era mais um discurso político, visando as próximas eleições, que qualquer outra coisa).


O filme conta a história de Robin Hood (Sean Connery) e seu ajudante Pequeno John (Nicol Williamson) mais velhos do que em outras versões. Eles retornam a Sherwood, encontrando antigos amigos, e são informados que Maid Marian (Audrey Hepburn) agora vive em um convento. Ela o recebe com alegria, e depois que ele a salva de seu inimigo de longa data que tenta prendê-la por motivos religiosos, eles se tornam amantes novamente. 
Sean Connery foi o ator mais velho a interpretar Robin Hood, com 44 anos de idade.


Setembro de 1944, os Aliados confidencialmente mandam para a Normandia um grande grupo de soldados para a operação Market Garden, cuja intenção era dar um fim para a Segunda Guerra Mundial, invadindo a Alemanha e destruindo as indústrias de guerra do 3º Reich. Durante a operação, disparidades políticas no campo de batalha, mó sorte nas condições meteorológicas e falhas na inteligência levam ao desastre da missão. A história do mais trágico erro tático da Segunda Guerra Mundial, que custou a vida de muitos soldados. 


Em 1985, Edward Pierce (Sean Connery) planeja algo que jamais foi feito, assaltar um trem em movimento. Clean Willy (Wayne Sleep) é o valentão e Agar (Donald Sutherland) é o arrombador de cofres que dá o toque sofisticado ao assalto. O Esquema envolve roubar um carregamento de ouro em barras destinado ao pagamento de soldados que lutam na guerra da Crimeia. Para abrir o cofre, precisam reunir 4 chaves que estão em poder de diferentes pessoas. Depois é necessário entrar no vagão de bagagens onde está o cofre, retirar o ouro e fugir sem serem presos. Miriam (lesley-Ann Down) é a pessoa de fora que deve ajudá-losem sua fuga com o ouro. O Plano parece perfeito, mas será que vai dar certo?


O delegado William T. O'Neil (Sean Connery) é o único responsável pela segurança de "Io", a lua mais distante de Júpter, onde está localizado o projeto Com-Am, um complexo de mineração com 2000 funcionários. Seu diretor é Merk Sheeppard (Peter Boyle), cujo maior interesse é a produtividade. Misteriosamente, os mineiros começam a enlouquecer e muitos morrem assassinados. Mas o delegado O'Neil está disposto a arriscar tudo para manter seu mundo em ordem.


Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. 


Connor MacLeod (Christopher Lambert), um guerreiro escocês do século XVI, imortal e, após algum tempo, encontra Juan Ramirez (Sean Connery), imortal como ele. Ramirez o ensina a manejar uma espada, pois a única forma de matar um imortal é cortando sua cabeça. Após alguns séculos, surge um inimigo, imortal como ambos, que pretende decapitar Connor, para se tornar o único imortal da face da Terra.
Sean rouba a cena? Só quando aparece...


Após construir um império com bebidas alcoólicas, o lendário chefe criminoso Al Capone controla Chicago com uma mão de ferro. O agente Elionet Ness tenta derrubar Al Capone e até seus melhores esforços falham por causa da corrupção que se espalha na polícia da cidade. Recrutando um grupo de elite de policiais que não serão corrompidos, incluindo o policial Jimmy Malone, Ness renova sua determinação para prender Capone.
A extrema capacidade de Sean roubar a cena (e morrer nela) deu a ele seu primeiro (e único) Oscar.


O arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas.
Antológica participação do ator, que se desprende de qualquer possível vaidade para roubar a cena mais uma vez.


O ano é 1984. O alto comando soviético acredita na possibilidade de deserção quando o capitão Markus Ramius (Sean Connery), o comandante do Outubro Vermelho, o mais moderno submarino russo, desobedece ordens superiores e navega em direção à América. Diante deste quadro outros submarinos soviéticos recebem ordem de afundar o Outubro Vermelho e os americanos decidem fazer o mesmo, pois temem um ataque contra seu território. Até que Jack Ryan (Alec Baldwin), um agente da CIA que admira Markus Ramius, tenta impedir que soviéticos e americanos deem prosseguimento a este ataque.


O General Francis X. Hummel (Ed Harris), herói na Guerra do Vietnã, apoiado por um grupo de ex-soldados, se apodera de poderosas armas químicas e se instala na prisão de Alcatraz, fazendo 81 reféns. De lá, eles ameaçam disparar as armas sobre São Francisco se 100 milhões de dólares não forem pagos. Para combatê-los, um grupo de elite é mandado para a ilha. Entre eles, Stanley Goodspeed (Nicolas Cage), um jovem especialista em armas bioquímicas e John Patrick Mason (Sean Connery), o único homem que conseguiu escapar com vida do presídio.






Tecnologia do Blogger.