• ÚLTIMAS...

    quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

    SAM WOOD (10/07/1883 - 22/09/1949) - BIOGRAFIA



    Samuel "Sam" Grosvenor Wood (10 de julho de 1883 – 22 de setembro de 1949) foi um realizador e produtor, que era mais conhecido por dirigir  Hollywood hits como Uma noite na ópera , Um dia nas corridas , Adeus, Mr. Chips , e O orgulho do Yankees . Ele também esteve envolvido com atuar e escrever projetos. 

    Wood começou sua carreira como ator, e trabalhou para Cecil B. De Mille como assistente em 1915. Um diretor de solo em 1919, Wood  trabalhou ao longo da década de 1920 dirigindo filmes Paramount Pictures com as maiores estrelas, entre elas Gloria Swanson e Wallace Reid. Ele se juntou a Metro-Goldwyn-Mayer em 1927, trabalhando com Marion Davies, Clark Gable, Marie Dressler, e Jimmy Durante. Em 1940, Wood dirigiu Ginger Rogers no premiado com o Oscar  Kitty Foyle (1940). Em um ponto, ele serviu como presidente da Motion Picture Alliance para a preservação dos ideais americanos .

    Wood foi casado com Clara L. Roush de 1908 até sua morte em 1949. Uma das filhas de Sam era a atriz K.T. Stevens ,que começou sua carreira em um dos filmes do pai dela, Peck's Bad Boy (1921), creditada como 'Baby Gloria Wood'.Sua filha mais velha também era atriz, Jeane Wood. 
    Wood morreu de um ataque cardíaco , em Hollywood , com a idade de 65 anos. Seu túmulo está localizado em Glendale Forest Lawn Memorial Park Cemetery 

    Wood era um conservador na política. Ele testemunhou perante o Comitê de atividades Antiestadunidenses em 1947. Groucho Marx , que trabalhou com Wood em Uma noite na ópera e Um dia nas corridas e um acérrimo liberal, uma vez chamou Wood de "fascista" e  ficou furioso com comentários racistas de Wood sobre afro-americanos.

    Comemorando o quadragésimo aniversário da apresentação do Groucho em 1972 no Carnegie Hall com Dick Cavett, Relacionados na NPR (6 de maio de 2012), Groucho não era fã de Sam Wood. Alegadamente, Wood em frustração disse Groucho, "Você não pode fazer um ator do barro", de que Groucho respondeu com sua perspicácia  relâmpago, "... e você não pode fazer um diretor da madeira!" (O sobrenome "wood" quer dizer madeira)

    Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Wood tem uma estrela na Calçada da fama 4296 Hollywood Boulevard.

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Scroll to Top