google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PIER PAOLO PASOLINI - 10 FILMES ESSENCIAIS

pier-paolo-pasolini-10-filmes-essenciais

Pasolini foi um diretor que, nas palavras de hoje, "causou". Não só pelos filmes controversos, mas por sua vida particular. Era filho de Carlo Alberto Pasolini, militar de carreira, e de Susanna Colussi, professora primária, natural de Casarsa della Delizia (Friul), ao norte da Itália. 

Desde criança escrevia poesias, uma demonstração clara de profunda sensibilidade. Era homossexual assumido e um artista solitário. Antes de ficar famoso como cineasta, Pasolini havia trabalhado também como professor, poeta e novelista.

Sua morte, até hoje não foi plenamente esclarecida. Pasolini era um afiliado ao Partido Comunista, mas que em certo momento foi expulso por ser homossexual. Ele fez diversos inimigos políticos lá, tanto por suas ideias quanto pela identidade de gênero. 

Em contrapartida, tinha hábito de pegar jovens rapazes para programas noturnos. Numa destas ocasiões, foi encontrado morto, em novembro de 1975. Consta nos autos que após uma discussão com um rapaz chamado Pelosi, este o assassinou brutalmente. Foi preso, cumpriu pena  e saiu em 2005. 

É bem comum, devido a natureza  não premeditada do crime, o assassino se arrepender em algum momento. Mas depois de mais de 30 anos preso,  Pelosi disse que não matou Pasolini. Ele faleceu aos 59 anos em 2017 levando consigo parte da verdade. Será que foi um crime apenas pela discussão de momento? Foi um crime de ódio? Foi um crime político? 

A verdade, de fato, nunca saberemos. 

Abaixo, os 10 filmes essenciais do mestre:

➤Sinopse:

Vittorio Caraldi (Franco Citti) ou, para quem o conhece, "Acattone", que significa "mendigo" em italiano, é um italiano que vive as custas da prostituição de Maddalena (Silvana Corsini). Ele é casado com Ascenza (Paola Guidi) com quem tem um filho, mas não mantém muito contato com eles. Quando Maddalena, sua fonte de renda, fica ferida por ser atropelada por uma moto e por ser espancada por inimigos de Vittorio, além de ser presa, ele é obrigado a procurar emprego. E seguida, ele conhece Stella (Franca Pasut), uma jovem por quem se apaixona.

➤Sinopse:

Mamma Roma (Anna Magnani) é uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com filho adolescente, Ettore (Ettore Garofolo). Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável.
Na estreia deste filme, que chegou a ser censurado na Itália por “obscenidade”, Pasolini foi atacado por fascistas que protestaram contra o filme.O filme segue princípios do Neorrealismo. Seus planos e angulações são inspirados em obras de Giotto, Caravaggio e outros grandes artistas plásticos.

➤Sinopse:

A história começa com o nascimento do Filho de Deus e ilustra como seus ensinamentos atraíram não apenas discípulos, mas multidões de fiéis. Veja os Fariseus, os mais antigos chefes da igreja judia, aprendendo com Jesus e conspirando para prendê-lo, feri-lo, humilhá-lo e, finalmente, crucificá-lo. Este clássico é uma magnífica interpretação da maior história já contada em todos os tempos. O filme segue de maneira fiel os textos de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, de seu nascimento à ressurreição. O Cristo pasoliniano, no entanto, é revolucionário, mais humano que divino, com muitos traços de doçura e que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens.

➤Sinopse:

Em uma estrada vazia, um senhor (Totó) e seu filho (Ninetto Davoli) encontram um corvo que fala. Em um dado momento, o corvo os transforma em dois monges franciscanos e eles são obrigados a pregar para gaviões e passarinhos. “Nunca criei um filme tão desarmado, frágil e delicado como esse. Ele não se parece com meus filmes anteriores e não se parece com nenhum outro filme..

➤Sinopse:

Baseado na tragédia clássica de Sófocles, Édipo (Franco Citti), herdeiro do trono de Tebas, foi abandonado ao nascer em um deserto, por conta de uma previsão do Oráculo anunciando que o menino seria responsável pela morte de seu pai e se deitaria com sua mãe. Édipo é encontrado por um casal de camponeses que o criam. Porém, durante sua juventude ele se encontra com o mesmo Oráculo que o conta seu destino infeliz. Sendo assim, ele foge de seus pais camponeses, acreditando serem seus verdadeiros pais, em direção à Tebas. No caminho, ele se depara com uma carruagem e decide assalta-la, matando as pessoas que estavam dentro dela...

➤Sinopse:

Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma, sendo que cada um deles toma um caminho diferente: a mãe se entrega ao primeiro que surge, a empregada passa a levitar, o filho pinta quadros que suja com fezes, a filha se torna uma catatônica e o pai, um rico empresário, abandona sua fábrica, se desnuda em plena estação ferroviária de Milão e desaparece no deserto.

➤Sinopse:

Coletânea de nove contos do Decameron de Giovanni Boccaccio: um jovem rico é duplamente enganado; um rapaz finge ser surdo-mudo para conseguir emprego como jardineiro num convento; uma mulher tenta esconder seu amante quando o marido chega mais cedo em casa; um malandro engana um padre em seu leito de morte; irmãos que querem se vingar do amante da sua irmã; um padre astuto tenta seduzir a mulher de seu amigo; dois pilotos com medo do inferno; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite e um pintor em busca de inspiração para criar uma obra de arte.

➤Sinopse:

Os participantes de uma peregrinação a Canterbury decidem contar um conto cada um como forma de passar o tempo. O jovem Nicola conquista a mulher do rico Giovanni aproveitando a superstição deste último; dois estudantes vingam-se do moleiro Simkin, ladrão de farinha; o inocente Perkin é enganado e vê-se forçado a casar com uma mulher mais velha; uma viúva de Bath que continua insaciável; um velho e rico comerciante decide casar-se com a bela May que o trai com um jovem rapaz. Enquanto estas aventuras têm lugar, um escrivão toma nota de todos os acontecimentos de uma forma divertida e irônica.

➤Sinopse:

Os contos eróticos de As Mil e Uma Noites foram filmados em quatro países (Irã, Nepal, Yêmen, Eritréia) ao longo de mais de dois anos. O filme é o terceiro e último da Trilogia da Vida de Pasolini, e certamente o mais polêmico. O príncipe Mur El-Din (Frano Merli), procura sua amante, a escrava Zumurrud (Inês Pellegrini), que havia sido sequestrada. Mal sabe o príncipe que a escrava que ele ama agora está escondida sob um disfarce surpreendente. Na sua busca pela escrava raptada, Mur El-Din visita os mais remotos cantos do mundo, testemunhando ao longo da viagem histórias inesquecíveis de traição, cobiça e carnalidade.

➤Sinopse:

Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte.
➤Curiosidades:

Essa seria a primeira parte da Trilogia da Morte de Paolo Pasolini. As duas outras que viriam nunca foram filmadas porque Pasolini foi assassinado alguns meses depois que ele terminou o filme. A Trilogia da Morte seria para complementar o trabalho anterior, a Trilogia da Vida, que incluía O Decamerão (Il Decameron), Os Contos de Canterbury (I Racconti di Canterbury) e As Mil e Uma Noites (Il fiore delle mille e una notte).
Quando o filme foi lançado na Alemanha Ocidental em fevereiro de 1976, ele foi confiscado pelo estado para que ele fosse banido do país. A corte do distrito de Stuttgart classificou-o como pornográfico e pregador da violência. Entretanto, tal ação não foi efetiva, pois poucos dias depois o filme foi permitido para toda a Alemanha Ocidental.
Salò, ou Saló como se pronuncia, é uma cidade da Itália que os italianos associam aos horrores do regime de Benito Mussolini.
Ennio Morricone, que compôs a trilha sonora, disse que ele se sentiu muito desconfortável ao ver o filme.
Apesar do tema central do filme ser bastante pesado, a atriz Hélène Surgère disse em uma entrevista que o clima no set era bastante jovial. Ela completou ainda que a abundância de adolescentes que nunca haviam atuado antes fez com que as gravações fossem alegres, e algumas vezes, até engraçadas. Eles costumavam brincar ou fazer piadas uns com os outros. Ela também disse que o filme foi literalmente "feito" na sala de edição, e que a equipe não tinha muita noção de como seria o filme até que ele ficasse pronto.

Menções honrosas:  Medéia, a feiticeira do amor (1969),  Pocilga (1969) 
Tecnologia do Blogger.