google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TOP 10 FILMES JAPONESES DA HISTÓRIA DO CINEMA

top-10-filmes-japoneses-da-historia-do-cinema

Como eu disse no post anterior do cinema soviético (acesse aqui), é um desafio master fazer uma lista de indicações de filmes de cada país. Soa até pretensioso definir toda a história do cinema de um país numa lista de 10 filmes apenas. Mas gosto de desafios e vamos continuar pelo cinema japonês.

A história do cinema japonês começou com o primeiro filme documentário de curta-metragem (Geisha no Teoderi) em junho de 1899. A maior parte das salas de cinema japonesas da época do cinema mudo empregavam benshi, narradores cujas leituras dramáticas acompanhavam o filme e a música, que era, como no Ocidente, tocada ao vivo.

Dois anos antes, os japoneses conheciam o cinema através da demonstração do sistema de projeção de filmes da Vitascope, empresa americana formada por Thomas Armat e pelo inventor Thomas Alva Edison.  A primeira grande produção do cinema japonês ocorreu em 1913, e como não poderia deixar de ser, foi a primeira versão da épica história dos 47 Ronin.

O primeiro "corte" da lista tinha 7 Kurosawas e 5 Ozu. O cinema nipônico é maravilhoso e por isto é complicado ceifar filmes como Ran ou Yojimbo de uma lista. Mas como eu disse acima, foi a proposta.

A lista abaixo contém 10 filmes essenciais, além de outros 20 que julgo importantíssimos (alguns eu gosto de rever até mais do que os da primeira parte). De qualquer forma, é uma lista honesta, que tentei ser menos injusto possível (o que certamente não acontecerá numa lista de filmes americanos, por exemplo). 

Boa sessão:

➤Direção: Yasujirô Ozu

Noriko (Setsuko Hara) tem 27 anos de idade e ainda vive com o seu velho pai, o senhor Somiya (Chishu Ryu). O pai é um professor viúvo que deseja casar sua filha, que de acordo com a sociedade, está na hora de entrar em um casamento. Só que Noriko quer continuar cuidado do pai e vivendo com ele para que o velho homem não se sinta sozinho. Ele então, vai fingir estar se casando de novo para que a filha não tenha culpa de se casar e ir embora.

➤Direção: Akira Kurosawa

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.

➤Direção: Kenji Mizoguchi

No século XVI, em plena guerra civil, dois irmãos fazendeiros vão à capital local para tentar vender peças de cerâmica. Eles vendem todas, e depois o destino dos dois se separa quando Tobei decide se tornar samurai, e Genjuro quer enriquecer através do comércio. Entre as surpresas que os esperam, Genjuro descobre que a rica mulher que o recebeu em seu palácio, é na verdade, um fantasma.
➤Direção: Yasujirô Ozu

Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.

➤Direção: Akira Kurosawa

No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por uma das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação.

➤Direção: Keisuke Kinoshita

Uma nova professora chega a uma pobre vila de pescadores na parte sul da ilha de Shodoshima e fica encarregada de uma turma de primário. Vestindo roupas arrojadas, andando de bicicleta e com uma didática moderna, ela gera desconfiança na população local, mas rapidamente conquista as crianças. São 7 meninas e 5 meninos, e com eles ela passará várias etapas da vida, ao longo de 20 anos, entre casamentos, mortes, pobreza e guerra.
➤Direção: Kon Ichikawa

Filipinas, 1945. O Exército Imperial Japones foi reduzido a um bando de maltrapilhos escondidos nas florestas. Entre eles está o soldado Tamura. A situação vai de ruim a péssima e face as condições extremas que os homens enfrentam, alguns enlouquecem e outros sobrevivem através do assassínio e canibalismo. Em meio a isso tudos, o soldado Tamura tenta sobreviver sem abandonar os seus princípios.

➤Direção: Masaki Kobayashi 

Guerra e Humanidade é uma trilogia épica japonesa feita entre 1959 e 1961, baseada na série de livros, de seis volumes, de mesmo nome publicada de 1956 até 1958 por Junpei Gomikawa. Foi dirigida por Masaki Kobayashi e estrelou Tatsuya Nakadai.

O filme segue a jornada do bem-intencionado, porém ingênuo, Kaji, que de supervisor de campo de prisioneiros vira soldado do Exército Imperial e, eventualmente, prisioneiro de guerra dos soviéticos. Constantemente tentando melhorar um sistema corrupto, de tempos em tempos nota que suas morais causam mais impedimentos do que vantagens

Direção: Masaki Kobayashi

No século 17, o Japão não está mais em guerra e o país é administrado com firmeza. Hanshiro Tsugumo (Tatsuya Nakadai), um samurai desempregado, bate à porta da poderosa dinastia Ii. Recebido por Kageyu Saitô (Rentarô Mikuni), o diretor do clã, Tsugumo lhe pede permissão de cometer suicídio por harakiri em sua residência. Na tentativa de dissuadi-lo, Saitô lhe conta a história de Motome Chijiwa (Akira Ishihama), um antigo samurai que desejava cumprir o mesmo ritual.

➤Direção: Hiroshi Teshigahara

O entomologista Jumpei Niki (Eiji Okada) realiza pesquisas numa praia isolada. Após perder o ônibus de volta, ele acaba encontrando abrigo numa estranha casa de difícil acesso. Lá vive uma misteriosa e solitária mulher (Kyôko Kishida), que luta diariamente contra a areia. Agora, porém, ela tem uma companhia e um escravo para realizar o árduo trabalho: Jumpei, transformado em seu prisioneiro.


➤Direção: Akira Kurosawa

Kanji Watanabe é um burocrata de longa data que não liga para nada que não o interesse. Quando descobre que está com câncer, decide construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida. Desengavetando o projeto de anos atrás, ele enfrenta diversos problemas para conseguir construir o parquinho, começa a se envolver mais com os habitantes do local, inclusive brigando com sua família e superiores, por terem considerado que ele enlouqueceu com a notícia.

➤Direção: Ishirō Honda

Um gigantesco réptil mutante com 50 metros de altura surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro, imenso como um dinossauro, não for detido. Cabe às autoridades conter o pânico da população e tentar deter ou, em última instância, matar o que ameaça a cidade.

➤Direção: Kenji Mizoguchi

Japão, século XI. A família de Taira (Masao Shimizu) é separada pelas lideranças feudais. Seus dois filhos, Zushiô e Anju, são enviados para um campo de trabalho escravo comandado pelo temido Sanshô (Eitarô Shindô), enquanto sua esposa, Tamaki (Kinuyo Tanaka), é forçada a prostituir-se em uma região isolada

➤Direção: Hiroshi Inagaki

Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrentar uma batalha. Vendo-se perdedores, os dois procuram abrigo numa casa isolada onde vive a viúva Oko e sua filha Akemi. Oko acaba seduzindo Matahachi, que cai na tentação da mulher e se esquece de seu noivado com Otsu. Logo Oko, Matahachi e Akemi partem para viver em outro local, enquanto Takezo resolve voltar ao seu vilarejo. Lá ele narra os acontecimentos à família de Matahachi, que além de não aceitar os fatos ainda condena o jovem Takezo por traição. Ele será salvo da morte por um monge que irá ensinar ao rapaz o código dos samurais. O destino acaba colocando Otsu e Takezo no mesmo caminho. Apaixonada, ela promete a ele que irá esperar seu retorno como um cavaleiro errante.

A trilogia é fechada, tal como Senhor dos anéis: elenco, direção e filmes saindo ano a ano.

➤Direção: Mikio Naruse

Nuvens Flutuantes, um dos filmes mais intensos e tristes de Naruse,  é ambientado na dissolução da sociedade japonesa após a guerra. Yukiko vagueia, figurativa e literalmente, através de uma Tóquio devastada em busca de condições de vida e conforto. Entretanto, ela é constantemente manipulada por homens e obrigada a se submeter às suas manipulações quando é incapaz de se sustentar.

➤Direção: Akira Kurosawa

A história conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi (Minoru Chiaki e Kamatari Fujiwara) que fogem da destruição causada por uma batalha. Durante a fuga, eles encontram o general Rokurota Makabe (Toshirō Mifune) que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. Os camponeses passam a acompanhar o general e a princesa, pensando em roubar o ouro. Numa pousada, eles compram de um traficante de escravos a filha de um fazendeiro (Toshiko Higuchi). O grupo então segue seu caminho em território inimigo, buscando um lugar onde a princesa e o general possam reconstruir um exército para retomar suas terras perdidas.

➤Direção: Hiroshi Inagaki

Matsugoro é um pobre puxador de riquixá, cujo espírito alegre e otimista faz com que ele seja considerado o favorito da cidade. Um dia, ele ajuda Toshio, um garoto ferido, sendo então contratado por seus pais, o capitão Kotaro e sua mulher Yoshiko, para transportá-lo em suas idas às sessões de terapia.

➤Direção: Kaneto Shindō

Em uma ilha deserta e árida, o casal Senta (Tonoyama) e Toyo (Otowa) levam uma vida árdua da agricultura e criam os filhos Jiro (Horimoto) e Taro (Tanaka). Uma das poucas diversões do filho mais velho, Taro, são as brincadeiras na escola. Em poucos momentos do ano, quando levam a produção do cultivo, conseguem o pequeno luxo de almoçarem em um restaurante, comprarem roupas novas para os filhos e passearem de teleférico. A vida cotidiana da família é abalada com a súbita doença e morte de Taro. Uma comitiva de crianças e professores da escola vai ao enterro simples. É passagem do ano. Toyo fraqueja no retorno à labuta cotidiana, mas Senta demonstra a ela que esse não é o caminho.

➤Direção: Shohei Imamura

É entre os camponeses, os miseráveis, os gangsteres e as prostitutas que Imamura encontra terreno fértil. A Mulher Inseto (Nippon Konchuki, 1963), uma de suas obras-primas do período, conta a história de uma camponesa que, tal como um inseto, faz sua escalada da sobrevivência. Tendo atravessado, desde a adolescência, a violência sexual e o incesto, sua mudança para a cidade grande a conduz diretamente à prostituição e afinal ao controle de um bordel, onde passa a praticar toda sorte de atos vis, dos quais antes fora vítima.

➤Direção: Kaneto Shindô

Japão, século XIV. Enquanto Kichi está na guerra, sua mãe (Nobuko Otowa) e sua esposa (Jitsuko Yoshimura) sobrevivem matando guerreiros desorientados e vendendo seus pertences. Quando a nora se encanta com um desertor, a sogra assume uma assustadora identidade para evitar sua partida. O plano, no entanto, reserva terríveis consequências para a família.

➤Direção: Seijun Suzuki

Tetsuya "Phoenix Tetsu" Hondo é um implacável assassino de uma quadrilha da Yakuza que foi recentemente desativada quando Kurata, o chefe, resolveu se aposentar. Otsuka, líder de uma quadrilha rival, tenta recrutar Tetsu para o seu lado, mas o assassino nega o convite. Assim, o chefe do crime resolve eliminá-lo.

➤Direção: Nagisa Ōshima

O filme começa com a tentativa de execução de um jovem de 22 anos de idade, não muito diferente de Ri Chin’u, que vamos conhecer apenas como  R (Yun-Do Yun), e que foi considerado culpado de violação e assassinato de duas jovens quatro anos antes. R é, de fato, enforcado, mas permanece vivo no final do ato, com o pescoço intacto. E assim seguimos, de modo muito satírico, os esforços do comité de execução decidirem o que fazer a seguir. R sobreviveu, e perdeu a memória de quem realmente é, e o grupo não é capaz de decidir se enforcam uma pessoa que não está ciente das suas capacidades mentais.

➤Direção: Toshio Matsumoto

O filme relata a história de Eddie, uma travesti excepcionalmente bonita e uma das melhores hostess em um dos mais famosos clubes noturnos do Japão. Eddie tem um amor obsessivo pelo proprietário do clube, que já está envolvido com a "madame" do clube, Leda, uma travesti madura e ciumenta. Eddie tem flashbacks confusos de sua infância: do seu pai sempre ausente e lembranças nebulosas e estranhas de sua mãe. Ela tem uma fotografia escondida em seu apartamento - mas o rosto na foto de seu pai foi queimado por sua mãe há alguns anos. À medida que o filme avança, começa-se a entender melhor a mente de Eddie e a juntar os pedaços da verdade terrível sobre o seu passado violento.

➤Direção: Yoshitarō Nomura

O destino da investigação obsessiva de dois policiais sobre um misterioso assassinato, que se cruza com o passado obscuro de um famoso músico. Baseado na obra policial de Seichô Matsumoto. Foi baseado no romance de Matsumoto Seicho, especializado no gênero thriller. 

➤Direção: Nagisa Ōshima

Em uma aldeia japonesa por volta de 1895, Seki (Kazuko Yoshiyuki) decide assassinar seu marido com a ajuda do jovem amante Toyoji (Tatsuya Fuji). Eles estrangulam Gisaburo (Takahiro Tamura), se livram do corpo e mantêm o romance em segredo, para evitar suspeitas. Tempos depois, no entanto, as fofocas surgem, um inquérito é aberto e o fantasma do marido surge para assombrá-los.

➤Direção: Akira Kurosawa

No século XVI o Japão passou por uma guerra civil. Os chefes de clã ansiavam alcançar a Kyoto, a capital, cuja conquista significava a soberania sobre o Japão. Entre os mais fortes há três rivais: Shingen Takeda (Tatsuya Nakadai), Nobunaga Oda (Daisuke Ryu) e Ieyasu Tokugawa (Masayuki Yui). Em 1572, Shingen marcha em direção a Kyoto. Nobunaga e Ieyasu juntam-se para impedi-lo e são repelidos. Então Shingen cerca o forte de Ieyasu, o castelo Noda. Após dois anos de cerco, a luta ainda continua e em breve virá um inverno inclemente, que não poupará nenhum dos lados. No meio desta guerra há um segredo que poucos conhecem: trata-se de um ladrão comum que, por causa da semelhança surpreendente com Shingen, foi escolhido para fazer se passar por ele enquanto o verdadeiro Shingen fica a salvo. 

➤Direção: Shohei Imamura

Por conta da escassez de alimentos, o povoado de uma aldeia remota localizada na região das montanhas do Japão cria uma política voluntária na qual parentes mais novos carregam seus familiares com mais de 70 anos de idade para o topo da montanha Narayama, onde são deixados para morrer. Orin (Kinuyo Tanaka) é uma senhora que está perto de se tornar septuagenária e começa a aceitar seu destino cruel. Seu filho viúvo, Tatsuhei (Teiji Takahashi), não consegue suportar a ideia de perder a mãe. Seu neto egoísta está feliz em saber que Orin irá morrer. Ao redor deles, uma família de ladrões é tratada com severidade pela comunidade e um homem de 70 anos, expulso de casa pelo filho, precisa mendigar por um pouco de comida.

➤Direção: Katsuhiro Otomo

Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

➤Direção: Hayao Miyazaki

Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

➤Direção: Yoji Yamada

Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada) é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayana (Miki Itô) e Ito (Erina Hashiguchi), dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Rie Miyazawa), seu amor de infância, faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.
Tecnologia do Blogger.