google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

25 FILMES DE ALPINISMO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


Existe uma confusão conceitual que, de certa forma pode ser deixada de lado na publicação. A diferença entre alpinismo e escalada. O alpinismo é uma prática desportiva de alta montanha, baseada em diferentes técnicas de progressão e com equipamento de montanha apropriado.

Já a escalada,  com características ainda mais definidas, não necessariamente é feito na alta montanha. Nos filmes abaixo, alguns casos, são escaladas em montanhas, mas para fins práticos, o alpinismo é mote da publicação. É um bom sub-gênero, que rendeu filmes tensos, alguns famosos, porém não sei dizer o grande filme do tema. Acho que não há...

Mas divirtam-se e boa sessão:

1)AS MONTANHAS ESTÃO CHAMANDO (1938)

O alpinista italiano Carel quer ser o primeiro homem a ficar no topo em Matterhorn. Desde a subida que é muito difícil, ele concorda em subir em conjunto com o alpinista britânico Whymper. Mas devido a uma intriga este acordo é descartado e os dois homens vão separados, enquanto um catástrofe os espera.

2)SANGUE E NEVE (1950)

Um grupo de indivíduos de diferentes nacionalidades tentam conseguir realizar seus sonhos: alcançar o pico de uma das montanhas mais altas dos Alpes Suíços, que nunca foi escalada. No grupo, uma mulher determinada a conquistar a montanha, que matou o seu pai, e Glenn Ford como o alpinista que a ama.

3)CONQUISTA DO EVEREST (1953)

A conquista do Everest é o documentário rodado na montanha durante a primeira escalada de sucesso no teto do mundo. Este documentário conta toda a saga dos alpinistas britânicos, desde os treinamentos, o desenvolvimento de equipamentos, o cuidado com o uso de oxigênio suplementar e trás imagens da dupla Edmund Hillary e Tenzig Norgay quando desceram do cume da montanha mais alta do mundo.

4)MALDIÇÃO DA MONTANHA (1956)

Um avião se choca no topo de uma montanha de 3600 metros de altura. Chris Teller (Robert Wagner) quer saquear os destroços e tenta persuadir Zachary Teller (Spencer Tracy), seu irmão, nesta empreitada. Faz 10 anos que Zachary deixou de ser guia nas montanhas e, apesar de ser contra a atitude de Chris, resolve ajudá-lo, pois vê que é a única chance de seu irmão não morrer na escalada. Quando chegam ao cume encontram uma sobrevivente, que Chris quer matar para não deixar testemunhas. Porém Zachary o impede e faz um trenó para tentar levar a vítima do acidente com eles. Entretanto, nem tudo sairá como o planejado.
5)O TERCEIRO HOMEM NA MONTANHA (1959)

Filme sobre um jovem aventureiro que apesar de perder seu pai escalando uma montanha irá tentar subir uma montanha jamais escalada.
Ken Annakin dirigiu muitos filmes, sendo que foi um dos realizadores de "Mais longo dos dias"  (1962), obra prima do cinema de guerra, vencedora de vários Óscares. Fez também "Uma Batalha no Inferno"  (1965), que eu considero um dos melhores filmes de guerra que eu já assisti.

6)ESCALADO PARA MORRER (1975)

Professor de arte e colecionador de obras de arte, Jonathan Hemlock (Clint Eastwood) financia seu hobby fazendo "eliminação" para um obscuro órgão do governo. Apesar de estar aposentado, ele é forçado, através de chantagem, a fazer um último trabalho. Segundo a organização, a vítima é um dos três alpinistas que tentarão escalar o Eiger pela face norte. Trata-se de uma empreitada bem difícil, tanto que o próprio Hemlock já fracassou duas vezes ao tentar escalá-lo. Para ajudá-lo no seu preparo Jonathan conta com Ben Bowman (George Kennedy), de quem é amigo há vários anos.

7)CINCO DIAS EM UM VERÃO (1982)

Cinco Dias num Verão é um romance com Sean Connery interpretando um alpinista preso num triângulo amoroso envolvendo sua jovem sobrinha e um belo guia, numa pequena vila Suíça dos anos 30.
Este é um dos menos conhecidos trabalhos de Sean Connery, já no auge da carreira. O diretor é o mesmo de clássicos como "Matar ou Morrer" e "Dia do chacal"

8)A ESCALADA (1986)

Baseado na história verídica de 1953 da missão a Nanga Parbat, uma traiçoeira caminhada ao pico do Himalaia.
O diretor é pouco conhecido, e faz a maior parte do seu trabalho para tv, Em contrapartida, o ator principal, Bruce Greenwood já participou de muitas produções importantes.


9)ATIRANDO PARA MATAR (1988)

O longa começa  com dono de uma joalheria em uma tentativa desesperada de salvar sua esposa, levando o máximo possível de diamantes ao sequestrador da mesma. Entra em cena o carismático e eficiente agente do FBI Warren Stantin (Sidney Poitier) que quer a todo custo prender o bandido e libertar a refém. O criminoso consegue fugir para a floresta com os diamantes onde força Sarah Renell, uma guia turística (a bela Kirstie Alley) a levá-lo ao Canadá. Quando Warren percebe o que o sequestrador quer fazer, ele não tem opção a não ser localizar um montanhês para ajudá-lo.

10)K2 - A MONTANHA DA MORTE (1991)

Taylor (Michael Biehn) e Harold (Matt Craven) são grandes amigos e ávidos escaladores. Certo dia durante uma escalada, encontram o homem ideal que junta-se à eles, na tentativa de escalar a segunda maior montanha do mundo, o K2, no Paquistão. Sempre agressivo, Taylor acaba relegando este terceiro membro a uma posição subalterna no time, alegando que ele e seu parceiro Harold são bons o suficientes para conseguirem o feito sozinhos, ms apesar da confiança, a montanha revela-se um desafio ainda maior do que o esperado.

11)NO CORAÇÃO DA MONTANHA (1991)

O encontro entre um experiente montanhista e um alpinista esportivo mundialmente famosos e um jornalista, resulta em uma aposta para decidir qual dos dois é o melhor escalador. Os dois se propõem o desafio de escalar o Cerro Torre, na Patagônia, uma das montanhas mais difíceis do mundo.

12)RISCO TOTAL (1993)

Traumatizado com um acidente que resultou na morte de uma amiga, o experiente alpinista Gabe Walker (Sylvester Stallone) se afastou das montanhas. Um ano após o acontecido, no entanto, ele é chamado para resgatar um grupo em apuros nas Montanhas Rochosas. A missão, porém, logo revela-se uma armadilha: Gabe está lá na verdade para guiar o bando de perigosos terroristas até um tesouro perdido.

13)MORTE NO EVEREST (1997)

Baseado no livro de grande sucesso de John Krakauer, O filme é uma vibrante e comovente aventura inspirada em fatos reais, contando a arrepiante luta pela sobrevivência no topo da mais alta montanha do mundo.
Scott Fischer (Peter Horton, Vida de Solteiro) e Rob Hall (Nat Parker, Um Ninja da Pesada) são guias experientes que lideram duas equipes de alpinistas na perigosa subida ao Monte Everest. Entre os alpinistas encontram-se caçadores de aventuras de vários níveis, incluindo o jornalista Jon Krakauer (Christopher McDonald, Flubber - Uma Invenção Desmiolada). De início emocionante, a escalada se torna perigosa e as duas equipes precisam subir juntas. Próximos do topo, enfrentam a natureza furiosa e lutam para sobreviver.

14)SETE ANOS NO TIBET (1997)

Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco, tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, Heinrich viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise. Ele não conseguiu o feito, mas quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha ele foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, ele fugiu após várias tentativas junto com Peter Aufschnaiter (David Thewlis), outro alpinista, se tornando os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet. Lá a vida de Heinrich mudaria radicalmente, pois no tempo em que passou no Tibet se tornou um pessoa generosa além de se tornar confidente do Dalai Lama.


15)LIMITE VERTICAL (2000)

Uma equipe de escaladores liderada por uma determinada jovem (Robin Tunney) enfrenta condições de tempo adversas ao tentar alcançar o cume do K2, a segunda maior montanha do mundo. Após uma série de desastres, eles ficam presos na montanha, forçando que o irmão da líder da equipe (Chris O'Donnell), também um escalador experiente, monte uma equipe de emergência para resgatar os sobreviventes na montanha.

16)A ESCALADA (2002)

Dois alpinistas radicais precisam forjar uma amizade complicada com o objetivo de escalar o pico dos seus sonhos. O extravagante Derrick Williams (Jason George) gosta de escalar sozinho. Um resgate audacioso abriu portas para a maior escalada da sua vida, mas seu sonho inclui um parceiro não muito desejado. "Homem Cauteloso", Michael Harris (Ned Vaughn) não se arrisca, não se apressa para ser o primeiro e raramente leva a vida até o seu limite.

17)DESAFIO VERTICAL / TOCANDO O VAZIO (2003)

Produção britânica que conta a história dos alpinistas Joe Simpson e Simon Yates, que em 1985 escalaram a Siula Grande, montanha nos Andes peruanos. Na aventura, Joe caiu e quebrou a perna - ficando pendurado por uma corda a 300 metros de altura. Sem poder trazê-lo de volta e achando que o amigo estivesse morto, Simon tomou a decisão de cortar a corda e desceu a montanha. Somente depois Simon descobriu que Joe sobreviveu.

18)FACE NORTE (2008)

Baseado em fatos históricos, conta a aventura da dupla de alpinistas alemães, Toni Kurz e Andreas Hinterstoisser, em sua tentativa de escalar pela primeira vez a “Parede da Morte” do pico Eiger nos Alpes Suíços. Os dois alpinistas concorrem com um grupo de alpinistas austríacos para alcançar o pico da montanha, mas a repentina mudança do tempo e um ferimento levam o grupo atado na corda a lutar contra a morte.

19)VERTIGEM (2009)

Um grupo de amigos em férias decide se aventurar em uma trilha no alto das montanhas que foi fechada para reparos. A subida mostra-se mais perigosa do que o previsto, especialmente porque eles logo percebem que não estão sozinhos e a aventura se transforma em um pesadelo.

20)SONHO SELVAGEM (2010)

Em 1924, George Mallory e Andrew Irvine desapareceram quando tentavam concluir a primeira expedição bem sucedida ao Everest — algo que só aconteceria quase 30 anos depois, em 1953, obra do explorador neozelandês Edmund Hillary e do guia sherpa Tenzing Norgay. Mas, em 1999, o corpo de George Mallory (alpinista que justificou a subida ao Evereste com um simples “porque está lá”) foi encontrado congelado e a 400 metros do cume do monte — que tem quase 8850 metros. A descoberta reabilitou uma discussão antiga sobre se eles teriam ou não chegado ao topo, morrendo apenas na descida. Para desfazer as dúvidas, o americano Conrad Anker lançou o projeto Altitude Everest Expedition.

21)NANGA PARBAT (2010)

O filme retrata a primeira ascensão da face mais difícil do monte Nanga Parbat (8126m) no Paquistão em 1970 - e conta a versão do famoso alpinista tirolês Reinhold Messner do que aconteceu na montanha. Na expedição, o irmão de Reinhold, Günther Messner, morreu durante a descida numa avalanche. Existem no entanto muitas controvérsias a respeito desta versão.

22)UM LUGAR SOLITÁRIO PARA MORRER (2011)

Um grupo de alpinistas descobre, durante sua escalada nas montanhas escocesas, uma criança presa em uma pequena câmara no meio da floresta. Eles acabam em um aterrorizante jogo de perseguição com os sequestradores, na tentativa de salvar a garota.

23)MISTÉRIO DA PASSAGEM DA MORTE (2013)

Cinco estudantes norte-americanos viajam para Passagem de Dyatlov em busca de respostas sobre os eventos ocorridos na década de 1950, quando nove esquiadores russos morreram inexplicavelmente. Gravando um documentário, eles percorrem a trilha amaldiçoada dos Montes Urais e logo começam a desconfiar que não estão sozinhos no local.

24)EVERESTE (2015)

No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o monte Everest, mas uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco. Com a esposa grávida (Keira Knightley), Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe. Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.

25)MONTANHÊS FANTASMAS (2015)


 O filme é baseado em eventos reais que ocorreram durante a era soviética. Conta a história de um grupo de estudantes alpinistas na Estonia , que se veem envolvidos em uma série de eventos assustadores que se desenrolam no inverno Sibéria.



Tecnologia do Blogger.