google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SPIKE LEE - 10 FILMES ESSENCIAIS


Shelton Jackson Lee, mais conhecido como Spike Lee, é um cineasta, escritor, produtor e ator estadunidense. Nascido em Atlanta, na Geórgia, Lee mudou-se para o Brooklyn ainda na infância. Filho de uma professora de Artes e de um músico de jazz, estudou na Tisch, a famosa Escola de Artes da Universidade de Nova York, que formou profissionais como  Martin Scorsese, Joel Coen, Jim Jarmusch, Charlie Kaufman, M. Night Shyamalan e Ang Lee, só para citar alguns nomes mais conhecidos.


Em 1983, lança o filme independente Joe’s Bed-Stuy Barbershop: We Cut Heads, como tese de mestrado e acaba ganhando um Student Academy Award e ainda uma exibição especial no New Directors/New Films – o primeiro filme de estudante a conseguir esse êxito, diga-se de passagem. A partir daí várias portas se abrem.

Confiram abaixo seus 10 filmes essenciais:


É o início dos anos 1970, uma época de grandes convulsões sociais à medida que a luta pelos direitos civis continua. Ron Stallworth (John David Washington) torna-se o primeiro detetive afro-americano no Departamento de Polícia de Colorado Springs, mas sua chegada é recebida com ceticismo e hostilidade aberta por parte do departamento. Destemido, Stallworth resolve fazer um nome para si mesmo e uma diferença em sua comunidade. Ele bravamente parte em uma missão perigosa: infiltrar e expor a Ku Klux Klan. Posicionando-se como um extremista racista, Stallworth entra em contato com o grupo e logo se vê convidado para seu círculo íntimo. 
Ele até cultiva um relacionamento com o Grande Feiticeiro da Klan, David Duke (Topher Grace), que elogia o compromisso de Ron com o avanço da White America. Com a investigação secreta se tornando cada vez mais complexa, o colega de Stallworth, Flip Zimmerman (Adam Driver), posa como Ron em encontros cara-a-cara com membros do grupo de ódio, ganhando conhecimento de um plano mortal. Juntos, Stallworth e Zimmerman se unem para derrotar a organização cujo objetivo real é desinfetar sua retórica violenta para atrair o público.


Quatro pessoas vestidas com uniformes de pintor entram no movimentado banco Manhattan Trust. Em poucos minutos elas controlam o local, para a realização de um assalto planejado em detalhes. Após a notícia do assalto ser divulgada chegam ao local os detetives Keith Frazier (Denzel Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor), que têm a missão de fazer contato com o líder dos bandidos, Dalton Russell (Clive Owen). Os detetives trabalham com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) e esperam que a situação seja resolvida rapidamente. Porém eles não contavam com a frieza e inteligência de Russell, que parece estar sempre um passo à frente das ações da polícia. Quando a capacidade de Frazier começa a ser posta em dúvida surge Madeline White (Jodie Foster), uma poderosa jogadora que solicita um encontro particular com Russell.


Em Nova York, Montgomery "Monty" Brogan (Edward Norton) veio de uma família da classe trabalhadora. Os melhores amigos de Monty, Jacob Elinsky (Philip Seymour Hoffman) e Francis Xavier Slaughtery (Barry Pepper) tiveram carreiras como professor de escola secundária e corretor da bolsa, respectivamente, mas Monty pegou um rumo diferente e se tornou traficante de drogas. Isto o faz ganhar muito dinheiro, mas não respeito. Um dia Monty está em casa com Naturelle Riviera (Rosario Dawson), sua namorada que agora vive com ele, e chega a polícia com um mandado de busca. Eles acham maconha rapidamente e Monty acaba pegando uma pena de sete anos. No seu último dia antes de ir para a prisão, Monty programou se divertir com Jacob e Francis, além da companhia de Naturelle. Porém Monty suspeita que ela o tenha entregado, pois ela sabia onde a droga estava escondida.


Jake Shuttlesworth (Denzel Washington) está cumprindo pena há 15 anos na prisão, por causa da morte de sua esposa. Seu filho, Jesus (Ray Allen), é o melhor jogador de basquete da liga escolar americana. Uma semana antes de Jesus responder a uma carta de intenção de faculdade, Jake ganha uma suspensão temporária de sua pena. O governador quer que Jesus vá para a faculdade do estado e para isso conta que Jake consiga persuadir o filho para mudar de opinião sobre para qual faculdade irá.


O policial Rocco (Harvey Keitel sensacional) tenta desvendar o assassinato de um pequeno traficante. O cidadão Victor (Isaiah Washington) prontamente se apresenta como o culpado, mas o detetive desconfiado de que Victor está apenas querendo proteger o irmão conhecido como Strike (Mekhi Pifher), um dos traficantes mais conhecidos da área, resolve ir a fundo na investigação, contrariando a todos, principalmente o seu parceiro Larry (John Turturro). Paralelamente, o filme  mostra o envolvimento de Strike com o chefão Rodney (Delroy Lindo) e a triste história de um assassino viciado aidético vivido visceralmente por Tom Byrd. Há a  amizade entre Strike e um garoto, aonde vemos como uma mente jovem e desprotegida pode ser corrompida pelas coisas materiais que uma vida criminosa pode trazer, contrastando com o pensamento de que uma vida honesta naquele lugar jamais poderá ter.


Na Nova York musicalmente efervescente dos anos 70 vivem a professora Carolyn Carmichael, uma mãe carinhosa e preocupada, seu marido Woody, músico de jazz, e seus cinco filhos, no agitado bairro do Brooklyn. Quando Woody, que já foi bem sucedido com a música, perde seu emprego, uma crise começa a envolver sua família e seu casamento. E agora todos terão de confiar uns nos outros - e também no senso de humor de cada um - para enfrentar as grandes alegrias e inevitáveis tristezas do dia-dia.


Biografia do famoso líder afro-americano Malcolm X, desde de sua infância, onde teve o pai, um pastor protestante, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por uma alegada insanidade. Ele foi um malandro de rua, traficante e assaltante, sendo preso por isso, e quando esteve preso descobriu o islamismo, se convertendo e se encontrando. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed. 
Ele se torna um fervoroso orador e defensor do movimento e se casa com Betty Shabazz. Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais tarde, quando fez uma peregrinação à Meca, na Arábia Saudita, abranda suas convicções e percebe que o ódio deve ser dirigido aos racistas e fascistas. Foi nesta época que se reencontrou em sua fé no islamismo e se tornou um muçulmano sunita, ou moderado, mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, criando um movimento de pacificação entre as raças e se tornando um dos mais importantes líderes negros da história, mas o esforço de quebrar o rígido dogma da Nação do Islã teve trágicos resultados. 


O filme conta a história de Flipper e Angie, que vivem uma sofrida história de amor na selva urbana de Nova York. Flipper (Wesley Snipes) é um jovem e bem sucedido arquiteto negro, que mora no Harlem com a mulher e a filhinha. Do tipo certinho, Flipper segue todos os dias de casa para o trabalho, um importante escritório de arquitetura, onde percorreu com sucesso todos os postos e atribuições possíveis. 
É lá que ele conhece Angie (Annabella Sciorra), uma ítalo-americana que é contratada para serviço administrativo temporário. Após um longo período trabalhando juntos, os dois apaixonam-se e vivem um tórrido romance, alheios às diferenças entre os dois. Cientes de que viviam uma aventura, resolvem manter suas vidas como estão, ele com a família, ela com um antigo namorado. Contudo, indiscrições de ambas as partes precipitam as coisas, e os dois veem-se forçados a deixar suas casas e ir morar juntos.


Ainda muito jovem, o pequeno Bleek Gilliam (Denzel Washington) era forçado pelos pais a estudar trompete, o que não lhe deixava tempo nenhum para ser criança e brincar com os amigos. Os anos se passaram e finalmente Bleek realiza o sonho de seus pais, tornando-se trompetista profissional. Mas uma forte rivalidade com o saxofonista Shadow Henderson (Wesley Snipes) parece crescer a cada dia, assumindo proporções catastróficas. E além disso, o estranho Giant (Spike Lee), amigo e empresário de Bleek, é viciado em jogo, causando sérios problemas para todos os músicos da banda.


Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria no Brooklyn, em frente a um armazém cujos donos são coreanos. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal comanda a pizzaria juntamente com seus filhos Vito e Pino, além de ter Mookie como funcionário, entregando pizzas. Sal cultua decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada Pentelho Encravado, um freguês, que como o próprio apelido diz, é o próprio. 
Acontece que no dia mais quente do ano, Pentelho Encravado, que é também o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Pentelho Encravado quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Pentelho passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria.

 
Tecnologia do Blogger.