• ÚLTIMAS...

    quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

    AMITYVILLE NO CINEMA


    HORROR EM AMITYVILLE (1979)

    O sucesso foi tanto que além de o pequeno vilarejo de Amityville ganhar fama internacional, ela passou a ser visitada por curiosos que queriam ver que casa era aquela, a história dessa moradia causa curiosidade e medo até os dias de hoje. Ainda em 1979, o diretor Stuart Rosenberg faz o filme baseado no livro de Anson.

    Não deu outra. Intitulado de "Terror em Amityville" ou "A Cidade do Terror", o filme foi um sucesso. Para vocês terem uma ideia, ele chegou a concorrer o Oscar por melhor trilha sonora, ao Globo de ouro por melhor trilha sonora e o Prêmio Saturno como melhor filme de terror e melhor atriz (Margot Kidder) que interpretou a Kathy Lutz.

    Esse filme serviu de inspiração para muitos outros filmes que viriam a seguir com a mesma ideia. Um grupo de pessoas vivendo horrores numa casa que eles por algum motivo acabaram parando lá. E mais do que isso, "Terror em Amityville 1979", foi o primeiro de uma saga com mais de 10 filmes. Daí vem o propósito desse artigo. Falar um pouco sobre cada filme da franquia. 

    Sinopse: Após se mudarem para uma casa onde aconteceram terríveis assassinatos de uma mesma família, George, Kathy e seus filhos passam a viver uma forte experiência sobrenatural. As forças diabólicas que ali habitam perturbam toda a família durante 28 dias. No 28° dia, eles decidem tomar uma atitude.



    AMITYVILLE 2 - A POSSESSÃO (1982) 

    Em 1982 Damiano Damiani dirige esse filme cuja sua intenção é mostrar os eventos antes da família Lutz morar na casa. Resumindo, conta a história da família Defeo.

    Nesse período George Lutz, o próprio, queria que a sequência do filme de 1979 fosse baseado no livro "The Amityville Horror Parte II" de John G. Jones, mas o produtor Dino De Laurentiis conseguiu um contrato com American International Pictures para uma sequência baseada em assassinatos em Amityville por Hans Holzer. Lutz processou De Laurentiis e acabou perdendo, mas conseguiu aplicação colocando em teatros cartazes dizendo "Este filme não tem nenhuma afiliação com George e Kathy Lutz."

    Ao contrário do primeiro filme, Amityville II foi filmado em um estúdio no México. Algumas cenas da casa do primeiro Amityville foram usadas, cenas essas que aconteceram em Toms River, Nova Jersey. Você não achava mesmo que a casa usada nos filmes é a mesma dos assassinatos, não é? 

    É claro que para preservar o sobrenome dos Defeo, os nomes dos personagens do filme foram alterados. Nessa película nós vemos coisas bizarras que realmente aconteceram, como a história de existir um compartimento secreto no porão que é descoberto por Louise Defeo (no filme é Dolores Montelli) e uma possível relação de incesto entre os dois irmãos mais velhos Ronald e Dawn (no filme são Sony e Patricia Montelli), e também temos coisas que partem para o exagerado como a possessão do filho mais velhos e as coisas se movimentando sozinhas na cara dura, na frente de todos.

    Apesar de tudo isso, o filme se torna muito interessante de se ver, e impressiona pela violência psicológica que ele causa. A forma de como Sony comete o assassinato da família, de como o demônio vai  possuindo lentamente o rapaz e como o demônio provoca o padre Tom. 
    Mesmo com tudo isso, o filme tem vários deslizes como o fato de ele ter tirados cenas de "O Exorcista" num estilo 'Ctrl C, Ctrl V". São cenas como a da parte em que aparece a frase "Me Salve" aparece no braço de Sonny enquanto o mesmo estava internado num hospital, ou a parte em que o Padre Tom pede ao demônio que o possua no lugar do rapaz.

    Mesmo assim o filme vale sim a pena.

    Sinopse: A família Montelli muda-se para uma antiga casa, sem suspeitar que ela foi construída em cima de um cemitério indígena. Em razão disto, ela é habitada por um ser demoníaco, que entra no corpo do filho mais velho e o induz a matar sua família.


    AMITYVILLE 3D (1983)

    Esse filme foi feito no ano de 1983. Ele foi produzido numa época em que todas as sequências de numero '3' eram feitos em 3D, assim como "Sexta Feira 13 3D" e "Tubarão 3D". Então ele 'seguiu na onda', contudo o que parece é que ele tentou seguir mais pelo lado do impressionismo dos efeitos do que pela história em si, ignorando boa parte da trama dos filmes anteriores..

    Esse filme foi dirigido por Richard Fleischer e roteirizado por David Ambrose. 

     E tenho que dizer que infelizmente ele  não é um bom exemplo em excelência. Na verdade, ele deixa a desejar, é um pouco tedioso e chato. Isso é uma pena porque os produtores poderiam fazer um excelente filme usando o que fora mostrado nos filmes anteriores, mas isso não acontece. O que acontece é uma narrativa independente que se esforça para tentar colocar medo, mas tudo que ela consegue é arrancar risos involuntários por parte do publico, quando não, ele transmite a sensação de cansaço e tédio ao telespectador por seu roteiro altamente entediante.

    Devido a uma ação judicial entre a família Lutz e Dino De Laurentiis sobre o enredo não envolver a família Lutz, Amityville 3D não foi chamado de sequência. No entanto, o filme faz referência à história original do Horror em Amityville. O personagem de John Baxter é vagamente baseado em Stephen Kaplan, que na história real estava tentando provar que a história de Lutz era uma farsa. Contudo a história pode ser vista tranquilamente sem você ver os anteriores.

    Sinopse:  John Baxter (Tony Roberts) é um cético repórter e após se divorciar de Nancy (Tess Harper), compra por um preço bem baixo (já que ninguém queria o imóvel), a assustadora casa de Long Island, onde já tinham havido várias mortes. Logo John constata que a razão deste temor não eram tolas superstições e sim algo bem terrível.


    AMITYVILLE 4 - FUGA DO MAL (1989)

    Esse foi o primeiro filme a não ter como cenário principal a cada de Amityville, mas sim uma outra casa. Para dizer a verdade, o foco nesse filme mudou literalmente, não se trata de casa amaldiçoada, mas sim de objetos amaldiçoados, no caso, uma luminária.

    A franquia de Amityville também é famosa pelo fato de uma sequência não continuar com a história de onde o filme anterior parara. Então cada história tem novos personagens com um novo enredo, sendo que ele acaba trazendo os casos narrados em "A Possessão" apenas em poucas referências, sejam elas em comentários ou em situações que ficam subentendidas no longa. Ele foi dirigido por Sandon Tern.

    O filme foi inspirado no livro "Amityville: The Evil Escapes" de John G. Jones, que foi publicado em 1988.

    Embora a critica não tenha gostado da história em si, eu digo que ele é legal e possui uma história melhor do que muitos filmes lançados na atualidade. Assista sem compromisso, ele não da medo, mas não é o pior filme da franquia. 

    Uma curiosidade interessante sobre o filme é que as coisas da casa que estão sendo vendidas são dos últimos moradores dela, então em tese, seriam da família Lutz que fugiram deixando tudo para trás. Os eventos de Amityville 3D é ignorado. 

    Sinopse: Uma mulher recebe um abajur de sua irmã que o comprara durante um bazar na vila de Amityville em Long Island. O objeto maligno vem da mansão amaldiçoada e acaba provocando estranhos incidentes envolvendo todos da casa, até que recebem a ajuda de Padre Kibbler, um exorcista, que após tirar o mal da casa de Amityville, volta para impedir que o mal da casa, agora no abajur, faça novas vitimas. 

    AMITYVILLE 5 - A MALDIÇÃO (1989)

    Esse filme foi baseado no livro "The Amityville Curse" de Hans Holzer. O filme é um dos mais diferentes da série por apresentar uma outra casa assombrada e uma história de fundo completamente diferente do resto da franquia.

    Existem breves referências feitas sobre os assassinatos dos Defeo e à história sobrenatural da cidade, mas não há nenhuma outra conexão com a casa que conhecemos de Amityville, dos livros ou filmes.

    Mesmo que o cenário do filme seja supostamente na vila de Amityville, não é na 112 Ocean Avenue, o cenário dos filmes anteriores de Amityville (exceto o 4). A casa usada aqui é uma casa diferente. Este filme tem um enredo e uma história completamente original a este filme não é de forma alguma relacionado com os filmes anteriores. Acredito que esse seja um dos fatos que levaram esse filme a ser um dos piores da franquia, não que ele seja ruim, mas por ser diferente. É algo semelhando ao que aconteceu com "Halloween 3 O Dia das Bruxas".

    Sinopse: Um casal compra a casa de Amityville e pedem a ajuda de três amigos para reformá-la. Logo, todos se vêem rodeados por fantasmas, insetos venenosos e aparições demoníacas.


    AMITYVILLE 6 - UMA QUESTÃO DE HONRA (1992)

    Esse filme é de 1992 e segue a mesma premissa de a "Fuga do Mal". Um objeto amaldiçoado que viera da casa de Amityville iria atormentar a vida de uma família, agora estamos falando de um relógio de parede.

    O filme é legal, tenta manter o mesmo clima do quarto, mas infelizmente é um pouco inferior pela sua conclusão altamente apelativa e sem sentido. Se você viu esse filme, aposto que até hoje você quer saber o porquê do relógio ter feito aquela 'volta no tempo'. Com tudo, no geral o filme faz jus a franquia. 

    Pois é, o relógio tem poderes e a sua influência vai além da casa em que ele está e atinge toda a vizinhança.

    Ele é bom como um filme independente porque se você tentar vê-lo como uma sequência dos anteriores, você vai quebrar a cara, só reforçando mesmo. Outro ponto legal desse capítulo é na mudança gradual de comportamento dos personagens quando o relógio começa a exercer a sua influência sobre a família.

    Sinopse: Um relógio do século XV que pertenceu a Gilles de Rais, um assassino de crianças, sai da casa de Amityville e vai parar na casa de uma família. Sem saber da origem do objeto, a família imediatamente o coloca em um local de destaque na sala de estar. Só que o relógio é a ligação com uma velha e demoníaca casa, o que faz com que logo quase todos ao seu redor sejam afetados por seus maléficos poderes.

    AMITYVILLE 7 - UMA NOVA GERAÇÃO (1993)

    A ideia de objetos amaldiçoados não pararam em "Uma Questão de Hora", esse enredo iria se estender por mais dois longas. Um deles foi em 1993 onde foi lançado direto para as locadoras (assim como as partes 4, 5 e 6) "Uma Nova Geração". Esse filme é diretamente baseado no livro "Amityville: The Evil Escapes". O objeto da vez é um espelho amaldiçoado, espelho esse que viera da casa de Amityville número 112.

    Esse filme concorre com a parte 3 como um dos piores filmes da franquia até aqui. A ideia até que é boa, mas a história se perde no decorrer do filme e acaba tornando o longa um filme maçante, sem contar que não há relação com os filmes anteriores. Esse capítulo modifica toda a história narrada até aqui, pelo sinopse vocês terão uma ideia, não que isso seja prejudicial a franquia como um todo, mas a mudança na história também não ajudou em nada.

    Sinopse: Keyes Terry é um fotógrafo de arte que ganha um espelho de um sem-teto que ele encontra na rua. Depois de levar o espelho para casa, ele finalmente percebe que ele é possuído pelo espírito de seu pai, Franklin Bonner, que assassinou sua família no dia de Ação de Graças com uma espingarda na casa de Amityville original.

    AMITYVILLE 8 - A CASA MALDITA (1996)

    Esse é o ultimo filme com o quesito de 'objetos amaldiçoados'. Em 1996 é feito a "Casa Maldita" dirigido por John Murlowski, na minha opinião, estamos falando de um dos melhores filmes da casa de Amityville. Estou falando de outro filme com uma história totalmente independente, mesmo assim, ele oferece boas cenas e referências minuciosas com relação a trama original.  

    Depois de quatro filmes envolvendo objetos amaldiçoados, esse filme também trás essa fórmula, contudo, o objeto é nada mais nada menos do que uma replica em miniatura da casa de Amityville. Além disso, o filme também se passa na casa de Amityville, agora, ela foi construída por Bill Martin que leva toda a sua família para morar lá, o fato é: ele construíra a casa em cima dos escombros de outra casa que fora destruída por um incêndio que matara toda a família que ali vivia antes. A casa era idêntica a que ele construíra, por isso existe uma replica da casa. Apesar de uma história interessante e com uma boa trilha sonora, o filme não foi bem sucedido, ele recebeu criticas pobres e não teve sucesso nas locadoras. Esse fato se deve a fadiga que os filmes anteriores provocaram ao publico.

    Sinopse: Homem encontra casa de brinquedo vitoriana, réplica perfeita da casa maldita de Amityville, e sem saber da maldição que cerca a casa verdadeira, dá de presente para a filha, a partir desse momento o pesadelo começa, insetos venenosos, acidentes constantes, visão assombrosas e aparições de fantasmas e demônios, tudo o que acontece na casa de brinquedo, acontece na casa de verdade. É quando a família começa a mergulhar num pesadelo do mais puro terror.


    HORROR EM AMITYVILLE (2005)

    Em 2005, o diretor Andrew Douglas fora encarregado de fazer uma refilmagem do original "Cidade do Terror". O resultado foi um dos melhores filmes de terror lançado naquele ano. Horror em Amityville trouxe elementos novos e bons sustos.

    O filme é composto por um grandioso elenco como: Ryan Reynolds, Melissa George, Jesse James, Jimmy Bannett e Chloe Grace Moretz. Elenco esse que atualmente fazem grandes filmes sobre o gênero de terror, como exemplo de Chloe Moretz que fez recentemente a refilmagem de "Carrie A Estranha" e Ryan Reynolds que foi um dos protagonistas em "Blade Trinity".

    Uma curiosidade na mudança do roteiro é que Jodie nesse filme, é a filha casula assassinada pelo Defeo, enquanto que no filme original e no livro, Jodie é a entidade semelhante ao porco que a filha casula dos Lutz conversa e que o George Lutz vê em certos momentos nos corredores da casa.

    Sinopse: A partir do dia 13 de novembro de 1974, a comunidade de Amityville nunca mais iria ser a mesma. Numa enorme mansão da localidade, a polícia depara-se com o cenário mais arrepiante que poderia imaginar: uma família inteira foi assassinada.

    Passado um ano, a família Lutz muda-se para Amityville. Para a casa dos seus sonhos. Uma enorme mansão da localidade - a mesma onde ocorreram os assassinatos. Vinte e oito dias depois os Lutz saem daquela casa. Fogem de uma morte certa às mãos dos hóspedes indesejados que ainda lá vivem.


    AMITYVILLE HAUTING (2011)

    Finalmente chegamos ao ultimo filme e o pior da franquia. Dirigido por Geoff Meed, a tradução literal de Amityville Haunting seria "Amityville Assombração"... É o único filme da franquia a usar o found fotage como forma de filmagem. É um estilo bem semelhante ao "Atividade Paranormal".

    Para ser sincero, eu tive vontade de quebrar o computador quando terminei dever o filme, ele é muito ruim, a história é deprimente e o final, nossa, nem sei o que dizer. Aconselho a você que ignore a existência desse filme pois de fato você sairá no lucro não o assistindo.

    Sinopse: A premissa, adere à estética documental e envolve fitas perdidas, logo após os eventos narrados no original e no livro que deu origem à cinessérie, em que uma família se muda para um casarão em Amityville, em dezembro de 1975, e testemunha acontecimentos paranormais.

    Uma coisa em comum que tem em todos os filme (ou pelo menos a grande maioria), é que os demônios sempre tentam 'seduzir' a pessoa mais vulnerável da família para incentivá-la a matar os outros membros da família. Talvez esse seja o elo de ligação mais forte entre os filme. Também são feitas referências da mansão de Amityville, contudo, muitas vezes apenas a casa acaba se tornando o elo de ligação, a história quando não modificada, é esquecida.


    MY AMITYVILLE HORROR (2012)

    Mesmo com todos esses filmes que existem e que ainda estão por vir. Eu não poderia deixar de comentar sobre um documentário lançado em 2012 contando tudo isso que mencionei aqui e muito mais, o nome é "My Amityville Horror". Para os curiosos, esse documentário vale a penas. Ele pode ser achado com facilidade na internet. 

    Sinopse: O Documentário conta a historia definitiva e verdadeira da casa mais temida do mundo. Em 13 de novembro de 1974, a casa de número 112 na Ocean Avenue, em Amityville, Nova York tornou-se um lugar temido pelos seus moradores, quando Ronald Defeo, de 23 anos, matou sua família inteira sob circunstâncias misteriosas. Em Setembro de 1977, tornou-se um lugar temido pelo mundo todo quando o livro de Jay Anson, Horror em Amityville, foi publicado (e mais tarde adaptado para a popular série de filmes), trazendo à casa fama internacional e acesso imediato ao mundo das histórias sobrenaturais. Nem tanto por causa dos assassinatos de Defeo, mas pela história do que aconteceu com a próxima família que moraria lá, um ano após o massacre. A família Lutz.

    Atualmente existem ideias para outro filme da franquia. Seu titulo é "Amityville The Lost Tapes", na tradução "Amityville As Fitas Perdidas", ele trará alguns eventos vividos pela família Lutz durante a sua estadia na casa, e sim, ele será o segundo filme em Found Footage da franquia. A ideia para o lançamento seria para 2014, mas como estamos nesse ano e até agora não temos nada sobre tal filme, acredito que seu lançamento será adiado. Então é só esperarmos e acompanharmos, pois provavelmente, notícias sobre essa franquia irão sair.


    ASILO DE AMITYVILLE (2013)

    A história de Amityville Asylum mostra Lisa Templeton (Sophia Del Pizzo), uma jovem que começa a trabalhar na equipe de limpeza do High Hopes Hospital, um manicômio em Amityville. A moça fica feliz por ter conseguido o emprego, mas percebe que a coisa não é muito tranquila. Ela passa a ficar intimidada pelos outros funcionários e pelas brigas dos pacientes. Além disso, Lisa passa também a ficar nervosa com eventos aparentemente sobrenaturais que acontecem no turno da noite. Para se manter sã, Lisa tenta encobrir os misteriosos fatos que presencia, mas logo ela descobrirá que tudo é muito pior do que imagina. Além de Sophia Del Pizzo, o elenco tem ainda um bando de desconhecidos como Lee Bane, Eileen Daly, Paul Kelleher, entre outros. A direção é de Andrew Jones e a estreia acontece em algum momento de 2013. O orçamento é de apenas US$ 20 mil.

    AMITYVILLE - O DESPERTAR (2015)

    Originalmente intitulado ‘The Amityville Horror: The Lost Tapes’, o filme agora será chamado de ‘Amityville: The Awakening’, segundo o site ShockTillYouDrop. Além disso, surgiram os primeiros detalhes e nomes do elenco. Jennifer Jason Leigh, Cameron Monaghan e Bella Thorne estrelam o terror como uma família que se muda para uma assombrada casa em Long Island, nº 112 da Ocean Avenue – mesmo endereço em que foram praticados os assassinatos originais de Amityville. A Dimension Films agendou a estreia de ‘Amityville: The Awakening’ para 2 de janeiro de 2015.

    Com direção de Franck Khalfoun (‘Maniac’, ‘P2 – Sem Saída’) e produção de Jason Blum, das franquias ‘Atividade Paranormal’ e ‘Sobrenatural’, o projeto está em desenvolvimento ativo há dois anos. A versão mais recente do roteiro é de Nicolas Tecosky e David Bruckner (‘V/H/S’).

    Atualizado: O filme foi adiado para 2017. Quando for lançado, eu reposiciono ele para o lugar correto na lista



    TERROR EM AMITYVILLE (2016)

    Quando uma nova família se muda para uma casa velha em Amityville, eles são atormentados e torturados por um espírito maligno que vive naquele lugar e que esta lá preso pelas pessoas da cidade ...

    Entendeu? Nem eu...e é o pior filme da série. Daqui uns anos veremos filmes tipo: A lagartixa de Amityville ou A parede assassina de Amityville....só falta...

    Se olha a série como um todo, talvez seja a pior do cinema. Tantos filmes em cima de uma história real e pouca coisa funciona. Até gosto do primeiro e do segundo. Mas de lá para cá, é um pior que o outro.



                                                                       

    COMENTE USANDO SEU FACEBOOK:

    • Comente com o Google

    1 comentários:

    1. será que existe amityville 5 dublado pra baixar em algum link? se alguém tiver posta aí

      ResponderExcluir

    Item Reviewed: AMITYVILLE NO CINEMA Rating: 5 Reviewed By: TUDO SOBRE SEU FILME
    Scroll to Top