google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

1001 CURIOSIDADES SOBRE O CINEMA MUDO - ÚLTIMA PARTE

CONTINUAÇÃO...



896) A primeira sala exibidora foi inaugurada na rua do Ouvidor, Rio de Janeiro, em julho de 1897, e 15 anos depois os filmes eram a diversão favorita dos brasileiros. No entanto, as produções eram esporádicas. Mas de 1908 a 1911 fizeram-se películas de todos os gêneros: melodramas, épicos, comédias, dramas históricos, adaptações de peças teatrais, obras religiosas e sátiras políticas como Pega na chaleira, sobre os bajuladores do senador Pinheiro Machado.
897) Coelho Neto, Medeiros e Albuquerque e Cláudio de Sousa escreveram roteiros, e a primeira guerra mundial instigou o patriotismo em obras como Pátria e bandeira, Pátria brasileira e Tiradentes, e houve até um desenho-animado, O Kaiser, criado pelo caricaturista Seth.
898) Sem escolas e apostando no improviso, amadores se profissionalizaram, realizando cerca de 120 produções entre 1920 e 1930, destacando-se no início Antônio Tibiriçá, com Hei de vencer! (1924) e Vício e beleza (1926), e Alberto Traversa com O segredo do corcunda (1924), obras exportadas para Portugal, França, Argentina e Uruguai.
899) Louis Feuillade, começou a sua carreira cinematográfica na companhia de filmes Gaumont, em 1905, primeiro como argumentista. O papel de Feuillade foi determinante para o desenvolvimento da Gaummont a partir de 1907, quando se tornou seu diretor-geral. Como consequência disso, contribuirá para a prática futura de um cinema mais ligeiro, que influenciaria certas correntes do filme americano e que teria um papel importante para o surgimento dos filmes B.
900) Louis Feuillade influênciou com suas técnicas de suspense, diretores como Alfred Hitchcock e Fritz Lang.
901) Fantomas (1913), Vampires (1915) e Judex (1917-1918) marcaram época e fama a Louis Feuillade.
902) Ferdinand Zecca (1864-1947), foi o produtor-geral da Pathé films, realizou e supervisionou milhares de filmes para esse estúdio.
903) Ferdinand Zecca realizou filmes de todos os gêneros: comédias, filmes religiosos, históricos, "atualidades reconstituídas", cinema fantástico, ao modo de Georges Méliès, e, principalmente, filmes de caráter realista e melodramas ao gosto popular. Alguns dos seus filmes foram adaptações de romances de Émile Zola, como La Grève. Histoire d'un crime e que é considerado por muitos como a sua obra prima.
904) É de Ferdinand Zecca, também, o primeiro flash-back do cinema, em Histoire d'un crime.
905) O símbolo dos estúdios Pathé films era um galo.
906) Charles Pathé (1863 - 1957) foi um pioneiro francês da importante da indústria cinematográfica, filho de um açougueiro, Charles Pathé nasceu em Chevry-Cossigny , em Seine-et-Marne departamento da França . Em 1894, juntamente com seu irmão Émile , ele formou a Pathé Records . Dois anos depois eles criaram a Pathé Frères Société para entrar na produção e negócios de distribuição de filmes. Ambas as empresas se tornariam uma força dominante internacional em suas respectivas indústrias. Em 1929, Charles Pathé esgotado e sem interesse pelos negócios retirou-se para Mônaco , onde morreu em 1957.
907) Os primeiros curtas produzidos no Japão foram Bake Jizo e Shinin no Sosei, ambos de 1898.
908) O primeiro curta-metragem indiano também foi produzido em 1898, The Flower of Persia, dirigido por Hiralal Sen.
909) Gabrielle D´annunzio já tinha escrito roteiro em Milão, antes de escrever o roteiro de Cabíria.
910) O filme Hell´s Angels, foi filmado como mudo e somente depois com o advento do cinema sonoro é que ele foi sonorizado.
911) Hedy Lamar teve antecessoras notàveis. Afinal de contas, as primeiras cenas de nudez no cinema já começavam a acontecer a partir de 1916. As pioneiras na ousadia foram as atrizes Anne Kellerman (em Daughter of The Gods) e June Capríce (em The Ragged Princess). Em 1936, o Códígo Hays baniu a nudez das telas.Arsene Lupin Contre Sherlock Holmes, de Maurice LeBlanc, e um possível mas não confirmado seriado Raffles, em 1911.

912) O produtor do filme Hell´s angels foi Howard Hughes.
913) Na época do cinema mudo foi o auge dos seriados e grandes artistas foram revelados, tais como Pearl White, que estrelou o seriado mudo The Perils of Pauline, em 1914, além de Ruth Roland, Marin Sais, Ann Little e Helen Holmes.
914) Outro seriado popular da época, com 119 episódios, foi The Hazards of Helen pela Kalem Studios e estrelado por Helen Holmes nos primeiros 48 episódios e Helen Gibson nos demais.
915) Um dos pioneiros do cinema italiano foi Filoteo Alberini, um ex-cartógrafo do Instituto Geográfico de Florença.
916) O primeiro filme italiano, cujo título é conhecido data de 1896 e narra a visita do Rei e da Rainha da itália à Florença. A maioria do filme foi perdido, os fragmentos que ainda restam hoje mostram que o Papa Leão XIII indo rezar nos jardins do Vaticano e virando-se para a câmera o que significa para alguns a primeira bênção papal filmada.
917) Apesar do cinema na Itália, existir desde os dias dos irmãos Lumière, com salas de cinema em funcionamento desde 1896, podemos falar propriamente do nascimento da indústria cinematográfica italiana entre 1903 e 1909, culminando com um período de glória em 1914.
918) Naquela época, a Itália foi a vanguarda na produção de filmes e contação de histórias e, possivelmente, a invenção do cinema como o conhecemos hoje, deve ser creditado aos roteiristas e diretores italianos daquela época.
919) A partir de 1903, graças a uma crença em que os ganhos econômicos que o novo meio de entretenimento parecia prever, empresas de produção de vários filmes foram iniciados nas grandes cidades. Turim foi o centro de produção de topo na Itália, com cinco empresas de produção: Cinema Ambrosio, Eagle Filmes, Cinema Italiano, Pasquali Cinema e Savoy.
920) Em Roma, Cines Productions, gladiador filmes, Medusa Filmes. No entanto, os melhores estúdios equipados da época eram, em Milão, construído pelo produtor Luca Comerio que fundou uma produtora com seu nome, agora chamado de Milano Film. Isso foi logo seguido pelo surgimento de outras empresas como a Fortuna Films, Film Genial, Proteus Filme e Filme Rosa.
921) Os filmes de fantasia histórica eram chamados na itália de "peplum".
922) Em Nápoles várias empresas de filmes, três das quais se tornaram de grande importância: Lombardo Cinema, Napoli filme e o Partenope. os primeiros filmes foram baseados na tradição italiana dramática. A partir de 1905, a casa romana produção Cines produziu um gênero que fez a fortuna de cineastas italianos e foi exportado para todo o mundo com grande sucesso.
923) O primeiro desses filmes foi a queda de Roma, dirigido por Filoteo Alberini.

924) Em Turim, a produtora Ambrosio, foi impulsionada pelo sucesso desses filmes, produzidos por Mario Caserini, The Last Days of Pompeii em 1913. Foi um grande sucesso com grandes efeitos visuais para o tempo que recriou a erupção vulcânica, com cenas de multidão e uma atmosfera de terror. O filme é considerado o pai do gênero catastrófico e ela foi composta, também, por uma série de imagens animadas sem edição.
925) Depois do sucesso deste filme e de muitos outros filmes históricos, foram produzidos, toda a grande história da Roma antiga e da Renascença italiana, muitos deles com temas mitológicos.
926) O sucesso do filme de arte francês (um movimento iniciado em 1908) levou os italianos a imitar este tipo de cinema, culta, refinada e espetacular. Em 1911 a milano Films produziu o primeiro filme europeu de valor literário e artístico, o Inferno (Dante Alighieri), seguido no mesmo ano pela Velletri, produzido pela concorrente Helios Filmes.
927) Até 1910, o cinema continuou a ser fortemente influênciado pelo teatro, com o tempo, planos fixos em meio à distância de longo alcance, como se a tela fosse um palco de teatro visto a partir do ponto de vista da platéia. As historias se tornavam mais longas, chegando algumas vezes a superar os dez minutos.
928) Enquanto isso, Giovanni Pastrone, famoso pelo sucesso de sua Queda de Tróia, começou a produzir um filme mais ambicioso chamado Cabiria. Foi filmado para 240 minutos de duração, com cenários espetaculares derivada da tradição das grandes produções das óperas. Sua mais importante inovação foi a decisão de renunciar a câmera fixa e em vez disso, usava várias câmeras e oferecendo diferentes visões dentro da mesma cena. Isto marcou um avanço na técnica do filme.
929) Em 18/04/1914, o filme Cabíria, foi exibido em Turim e tinha uma orquesta completa com um coro de 70 pessoas, a música foi composta e regida pelo maestro, Ildebrando Pizzetti.
930) Nem só de filmes históricos vivia o cinema italiano, pioneiros das comédias italianas, no entanto, foram os atores estrangeiros, tais como: o francês André Deed que interpretou o personagem de Cretinetti, um brincalhão beberrão e mulherengo, o espanhol Marcel Fabre e seu caráter Robinet, outro francês, Raymond Dandy, com seu personagem Kri Kri ,e o franco-italiano Ferdinand Guillaume conhecido por sua personagem Polidoro.

931) Na italia foi criado o termo Diva, que começou um movimento chamado Divismo, que tinha nas belas e competentes atrizes, um chamariz para os filmes, foi um veículo perfeito para atrizes como Lyda Borelli, Francesca Bertini, e Lina Cavalieri, e logo eclipsou o filme espetacular, que instituiu roteiros melodramáticos e histórias sobre paixões ardentes.
932) As partes desses filmes eram dramas de amor, amores turbulentos e histórias de morte e da escravidão moral, com apresentações freqüentemente propensos ao excesso. Tudo neles eram extravagantes e excessivos, mas o valor fundamental destes filmes foi a criação de uma nova figura que teria muito peso na história do cinema: a mulher fatal.
933) O gênero alcançou seu auge entre 1915 e 1921 e desempenhou um papel crucial na descoberta do close-up, tendo todas as infinitas possibilidades de expressões.
934) Seguindo o exemplo de Cabíria, outros produtores começaram a produzir filmes com partituras musicais escritas por grandes intérpretes da cena musical contemporânea. Rhapsody Satanica de 1915 viu jogar Lyda Borelli na música escrita por Pietro Mascagni. Em 1916, a Diva Lyda Borelli atuou em Malombra , baseado no romance de Fogazzaro, e lançou um novo gênero, o estilo gótico.
935) Depois da guerra, o cinema italiano já não podia competir com Hollywood e logo foi ultrapassado por produções norte-americanas em número, mas certamente não na obscuridade. Através do século XX, a Itália continuou à produzir filmes, diretores e atores de grandes habilidades e eloqüências.
936) A distribuidora de filmes BISON 101, de Thomas Ince, quando em 1914, exibiu Cabíria em Nova York, tinha uma orquestra igual a de Turim.
937) Thomas H. Ince, queria que as cenas de Maciste (Bartolomeo Pagano), fossem substituidas por um pugilista, americano negro.
938) A produtora de Turim "itala films" fez 816 filmes entre 1908 e 1923.
939) David W. Griffith era filho de um oficial dos confederados, que lutou na guerra da secessão americana. Ele pretendia fazer um filme em homenagem aos confederados, o filme era: O Nascimento de uma Nação.
940) Intolerância de Griffith foi projetado parqa serem, quatro filmes independente, somente depois de ter assistido Cabiria Griffith resolveu uní-los em um só filme, tendo como ligação uma mãe que balança o berço com um bebê, o papel da mãe como não poderia deixar de ser era da atriz Lilian Gish.
941) Raja Harishchandra (1913), foi o primeiro filme mudo feito na Índia. Foi realizado por Dadasaheb Phalke.
942) Por volta da década de 1930, esta indústria produzia cerca de 200 filmes por ano. O primeiro filme sonoro indiano foi Alam Ara (1931), de Ardeshir Irani, que foi um grande sucesso. Existia claramente um grande mercado para os filmes sonoros e musicais, por isso Bollywood e todas as outras indústrias regionais passaram rápidamente a produzir filmes sonoros.
943) Ferdinand Guilherme fez o primeiro Pinóquio no cinema em 1911.
944) Giunchi Lea, foi a primeira mulher comediante do cinema italiano.
945) Foi somente com o cinema expressionista alemão e francês de Avant-Garde, em seguida, que elevou o close-up para o seu lugar na história do cinema.

946) Mary Pickford e Douglas Fairbanks se casaram em 28 de março de 1920, depois de conseguir seus respectivos divórcios, a festança durou dias, foi mais próximo que os americanos chegaram de uma monarquia.
947) Douglas Fairbanks teve um filho de seu primeiro casamento com o mesmo nome e que fez sucesso no cinema sonoro.
948) Griffith quando fez o filme, O Nascimento de uma Nação, quis garantir o futuro dos longa-metragens e solidificar os símbolos da linguagem cinematográfica. O filme estreou em 8 de fevereiro de 1915 em Los angeles, Califórnia, com o título de: The Clansman, mas foi retitulado em sua estréia em Nova York três meses mais tarde, para: O Nascimento de uma Nação.
949) O ator Mickey Rooney, começou no cinema em 1927, seu pais eram tão pobres, que, sem dinheiro para mandar pintarr o cabelo do filho, a mãe dele escureceu-os passando cortiça queimada nele e o levou para o teste na produtora.
950) O filme O Garoto de Chaplin, não foi o primeiro papel do ator mirim Jack Coogan, ele já tinha trabalhado com Charles Chaplin no curta-metragem Um dia de Prazer de 1919.
951) Elmo Lincoln (1889-1952), foi o primeiro Tarzan do cinema, ele atuou em Tarzan dos macacos de 1918, Elmo já tinha feito 11 filmes antes de ser o primeiro Tarzan, entre eles, Intolerância e O Nascimento de um Nação, ambos os filmes de David W. Griffith.
952) O filme e o diretor Griffith foram muito elogiados pelo cineasta russo Sergei Eisenstein no livro "A Forma do Filme", no capítulo "Dickens, Griffith e nós", no qual compara a técnica de Griffith a técnica do escritor Charles Dickens.
953) Até o lançamento de The Big Parade em 1925, O nascimento de uma nação foi o filme mais lucrativo de todos os tempos, conseguindo mais de 10 milhões de dólares americanos nas bilheterias de todo o mundo (o que seria mais de 216 milhões de dólares nos dias atuais).
954) Cecil B. DeMille começou a sua carreira como ator na Brodway.
955) O filme " the squaw man" de Cecil B. DeMille de 1914, foi considerado como o iniciador dos filmes de hollywood.
956) Ramón Novarro teve muitos conflitos morais por sua condição de homossexual e por sua fé católica. Há rumores de que a MGM tentou conceder a Novarro um casamento de fachada, sendo que o mesmo recusou.
957) Ramón Novarro foi assassinado por dois irmãos mórmons. Novarro os tinha convidados para uma festa em sua casa para manter relações sexuais, os dois tentaram roubá-lo ao acreditarem que mantinha uma grande soma de dinheiro em casa. Depois de torturá-lo, asfixiaram-no e cortaram e o degolaram com uma pequena faca e saquearam sua casa, de onde roubaram apenas US$ 20.
958) Ramón Novarro está enterrado no cemitério Calvary em Los Angeles.
959) Ramón Novarro foi um dos grandes latin lovers do cinema mudo. Nasceu no seio de uma família rica. Seu pai era um dentista que exilou-se em Los Angeles para escapar da Revolução Mexicana em 1913. Primo de Dolores del Rio, começou sua carreira cinematográfica em 1916 dirigido por Cecil B. DeMille e completava sua renda trabalhando como cantor e garçom.
960) Em 1925, alcançou o seu maior sucesso como protagonista em Ben-Hur, Foi aí que Novarro alcançou a simpatia da elite de Hollywood. Com a morte de Valentino em 1926, Novarro se tornou o ator latino mais importantes da mídia.
961) A mudança do cinema mudo para o sonoro não afetou seu sucesso, especializando-se em musicais.
962) O Western é um gênero específico americano, (faroeste) explora marcos históricos, como a Conquista do Oeste, a Guerra de Secessão e o combate contra os índios. Cenas de ação e aventura envolvem caubóis e xerifes.

963) O verdadeiro nome de Ramón Novarro, era Juan Ramón Gil Samaniego, participou de 55 filmes e também trabalhou como roteirista, produtor e diretor.
964) Ramón Novarro tem sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood, comemorando sua contribuição à indústria cinematográfica no boulevard Hollywood, 6350.
965) O primeiro filme de Ramón Novarro foi Joan the woman de 1917.
966) Lucille Fay Lesuer era o nome verdadeiro de Joan Crawford.
967) Joan Crawford, assinou contrato de 5 anos, em 1925 com a MGM e fez sua estréia no cinema em Pretty Ladies, ainda na época do cinema mudo.
968) O publicitário da MGM, Harry Rapf, decidiu que seu nome não era conveniente para uma estrela. A revista Movie Weekly organizou um concurso para encontrar o nome para a nova promessa das telas. O vencedor foi Joan Crawford, o que ela passou a ser.
969) Joan foi indicada três vezes ao Oscar de melhor atriz, mas nunca ganhou.
970) Joan Crawford fez 29 filmes mudos e foi uma das poucas atrizes que sobreviveu ao cinema sonoro.
971) Em 1908 foi rodado na França o primeiro filme pornográfico que se tem registro o filme se chamava: "a empregada da hospedaria".
972) Em 1921, Griffith roda o primeiro longa-metragem sonoro "dream street" mas não deu certo porque a sincronização era péssima.
973) Parece que cinema é coisa de irmãos: os Warner, Pathé, Lumière. E aqui no Brasil tivemos os irmaos Afonso e Paschoal Segreto.
974) Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897 e 1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto em 19 de julho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil, mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de julho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro.
975) A mãe de Charles Chaplin, sofria de problemas mentais, ele foi criado pelo seu irmão Sidney, já que seu pai tinha abandonado o lar quando ele era um bebê.
976) Em 20 de junho de 1908 é lançado um dos primeiros filmes brasileiros, Nhô Anastácio chegou de viagem, de Marc Ferrez.
977) Em 29 de dezembro de 1913, estréia o primeiro filme em série, The Adventures of Kathlyn em Chicago.
978) A melhor década do cinema mundial foram os anos 1920.
979) Pola Negri era a dama de preto que no aniversário de morte de Rodolfo Valentino, sempre depositava um maço de flores em seu túmulo.

980) Em 10 de junho de 1895, O primeiro filme cômico L'Arroseur Arrosé, de Louis Lumière, é filmado.
981) Em 1° de novembro de 1896 estréia um dos primeiros filmes alemães, Akrobatisches Potpourri.
982) Giovanni Pastrone depois de sua contribuição ao cinema mundial, abandonou o cinema e foi ser médio fisioterapeuta, antes de entrar para o cinema ele era contador.
983) Charles Chaplin, fez 6 filmes mudo de longa metragem contra 5 de filmes sonoros.
984) Em 1922 foi criada a Motion Picture Producers and Distributors of America, principal instrumento de lobby do cinema nos EUA.
985) Em 1927, a Fox produz curtas e seu primeiro filme de atualidades utilizando o sistema Movietone, que grava o som diretamente na película.
986) Na França, em 11 de janeiro de 1927 Napoleão, de Abel Gance, introduz o sistema de projeção Polyvision, de tela tripla avô do cinerama.
987) Em 1925, Pedro Comello e Humberto Mauro rodaram o curta vadião , o cratera.
988) A produção do épico francês "Napoleón" (1927), de Abel Gance, consumiu três anos de filmagens, exigiu locações em seis cidades, 150 cenários, 200 técnicos, quatro mil armas de fogo, seis mil atores extras, oito mil figurinos e teve dois mortos e 42 feridos em cenas perigosas
989) O gênio do cinema mudo Charles Chaplin, ganhava nos tempos da Keystone apenas 175 dólares por semana. Insatisfeito, trocou, em 1915, de estúdio e foi para a Essanay, onde passou a receber 1.250 dólares semanais, mais bônus. Um ano depois, já na Mutual, passou a ter um salário semanal de 10.000 dólares que, com os bônus, podia chegar a 150.000 dólares mensais. Uma fortuna na época.
990) A Universal foi o primeiro estúdio de Hollywood a estabelecer uma agência em território indiano, em 1916.

991) O primeiro filme erótico foi o "O Deitar da Esposa", do diretor francês Eugène Pirou. A produção de 1896 possuía apenas 3 minutos.
992) Os filmes pornôs surgiram no início do século XX. Nos anos 1920, os filmes pornôs eram usualmente rodados em bordéis.
993) Greta Garbo nunca se casou, em 1927 ela largou o ator John Gilbert em pleno altar.
994) Tarzan '"na língua dos macacos" quer dizer pele branca.
995) Certa vez Louis B.Mayer, fez um comentário em que John Gilbert (então namorado de Greta Garbo), não gostou e deu um sôco no patrão, Meyer juro vingança, e começou a dizer que Gilbert tinha voz de mulher e começou a sabotar os seus filmes. Anos mais tarde já demitido, começou à beber e morreu de ataque cardíaco.
996) John Wayne (1907-1979) , se chamava Marion Robert morrison.
997) Em sua lápide foi escrito "Feo, fuorte y feroz".
998) Tom Mix, era o nome artístico de Thomas Hezikiah Mix (1880 - 1940) foi um ator norte-americano, um dos primeiros grandes ídolos do cinema. Foi também grande ator de filmes de sucesso na era do cinema mudo, atuando preferencialmente no gênero western.
999) Tom Mix introduziu o espetáculo ao Western, levando para a vida real o cowboy que interpretava nas telas, de tal forma que criou para si uma biografia aventurosa, muitas vezes confundida, pelos fãs e biógrafos, com a própria realidade.
1000) O nome verdadeiro de Lilian Gish era Lillian Diana de Guiche ( 1893 - 1993) , ela trabalhou como atriz de 1912 (An Unseen Enemy ) até 1987 ( the whales of august).
1001) Hollywood quer dizer em português: Floresta de Azevinho ( É uma árvore que tem suas folhas e frutos de cores vermelhos escuros, ela é boa para se fazer guirlandas).


Tecnologia do Blogger.