google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

OUIJA - JOGO DOS ESPÍRITOS (2014) - CRÍTICA



FICHA TÉCNICA

ELENCO
Olivia Cooke, Ana Coto, Daren Kagasoff, Bianca A. Santos, Douglas Smith, Shelley Hennig, Sierra Heuermann, Sunny May Allison, Claudia Katz

ROTEIRO
Juliet Snowden, Stiles White

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Couper Samuelson, Juliet Snowden

PRODUÇÃO
Michael Bay, Jason Blum, Bennett Schneir, Brian Goldner, Bradley Fuller, Andrew Form

DIREÇÃO
Stiles White

SINOPSE

Um grupo de adolescentes deve enfrentar seus medos mais terríveis quando, durante uma brincadeira, tentam estabelecer comunicação com espíritos por meio de um tabuleiro Ouija. Quando fazem contato com um espírito do mal, eles tentam fechar esse espaço de comunicação, antes que seja tarde.

O QUE EU VI... DO QUE EU VI

História do tabuleiro

A Ouija ou Tábua Ouija, criada para ser usada como método da necromancia ou comunicação com espíritos, é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio norte-americano com o nome de Ouija, mas a designação passou a ser usada para caracterizar qualquer tabuleiro que se utilize da mesma ideia. No Brasil há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
O princípio em que se baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs norte-americanas, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa.Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira, que é utilizado até hoje, por volta de 1853.

O filme

A história do filme gira em torno da tábua, que apesar de muito conhecida, é pouco usada em super.produções. No filme, lá pelas tantas, fiquei com a sensação que estava vendo "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" de fantasmas. Mas a produção de Michael Bay tem garantido qualidade a filmes fadados ao esquecimento. Eu não recomendo o filme, e jamais assistiria de novo, mas também não arrependi de ver, sendo que a produção garante bons sustos (daqueles óbvios mas que a gente adora.) e as atuações não comprometem. Os efeitos são bons, o rumo da história satisfatório. A duração também ajuda (1h27min). Ou seja, se procurar um filme tipo "Os outros", "Sexto sentido", "Os inocentes"...FUJA!!!
Caso contrário, assista sem compromisso que pode se divertir.




Tecnologia do Blogger.