google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

STANLEY KUBRICK - 10 FILMES ESSENCIAIS

/stanley-kubrick-10-filmes-essenciais

Stanley Kubrick é um dos cineastas mais interessantes, cultuados e enigmáticos da história do cinema. Um gênio, em Q.I. e na obra. Stanley nasceu em Manhattan, Nova Iorque em 1928. Estreou como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma grande ajuda financeira do pai, que penhorou a casa para a produção de "Medo e desejo". 

Seu cinema é único. Principalmente depois de Glória feita de sangue, se tornou um cineasta que deixa sua marca registrada a cada frame, de cada filme. 

Kubrick faleceu enquanto dormia, devido a um ataque cardíaco, no dia 7 de março de 1999. Deixou de legado uma última obra prima, "De olhos bem fechados", encerrando com chave de ouro uma carreira curta, importante e influente, como poucos conseguiram na história do cinema.


Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada.


Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e quando lá chegam se deparam com seus horrores.
O ator Vincent D'Onofrio ganhou mais de 30 quilos para interpretar o Recruta Gomer Pyle.


Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


No século XVIII, Barry (Ryan O'Neal), um aventureiro irlandês, transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Junta-se ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda.
Adaptação do romance "As Memórias de Barry Lyndon", de William Makepeace Thackeray.
O figurino do filme, que inclusive ganhou o Oscar, é composto por roupas realmente confeccionadas no século XVIII.


No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.


Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.


Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos "vermelhos". Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.
No livro de Peter George, o qual Dr. Fantástico foi baseado, as duas bombas H eram chamadas de "Hi There!" e "Lolita". Por coincidência, o diretor Stanley Kubrick havia dirigido justamente Lolita dois anos antes de rodar o filme.


Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.
A atriz Sue Lyon tinha apenas 16 anos durante as filmagens de Lolita. Foi refilmado em 1997 pelo diretor Adrian Lyne, recebendo também o título de Lolita.


O rebelde Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para o treinador gladiador Batiatus. Depois de semanas sendo treinado para matar na arena, Spartacus se rebela contra seus donos e lidera os outros escravos em uma rebelião. À medida que os rebeldes vão de cidade em cidade, os seus números aumentam conforme os escravos fugidos se juntam a eles. Sob a liderança de Spartacus, eles vão a caminho do sul da Itália, onde eles podem atravessar o mar e voltar para suas casas.


Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

 Menção honrosa: O grande golpe (1956), A morte passou por perto (1955), Medo e desejo (1953).

Veja abaixo fotos da produção de alguns dos filmes:












Tecnologia do Blogger.