google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MIKE NICHOLS - 10 FILMES ESSENCIAIS

mike-nichols-10-filmes-essenciais

Mike Nichols é um daqueles cineastas que não temos dúvidas quanto a sua nacionalidade. É americano raiz e ponto. Afinal, ele ganhou Oscar, Emmy, Grammy e Tony. 

Só que não !!! Michael Igor Peschkowsky nasceu na Alemanha em 1931 e saiu de lá no começo da guerra com sua família. Ele e seu irmão mais novo, Robert, fugiram de Berlim, Alemanha nazista para os EUA em abril de 1939 por causa das atrocidades nazistas. O pai deles já havia se mudado para lá dois anos antes. Os meninos chegaram em 28 de abril de 1939 à cidade de Nova York, onde seu pai, agora conhecido como Paul Nichols, montou uma clínica e se tornou um médico conhecido. A mãe dos meninos se reuniu com sua família no ano seguinte.

Ele começou sua carreira na direção em 1966.  Em 1968 ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor. Mike concorreu 4  vezes na categoria de Melhor Diretor, por "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1966), "A Primeira Noite de um Homem" (1967), "Silkwood - O Retrato de uma Coragem" (1983) e "Uma Secretária de Futuro" (1988).

Ele faleceu  19 de novembro de 2014 de ataque cardíaco. E é nosso homenageado de hoje:

George (Richard Burton), um professor universitário, e Martha (Elizabeth Taylor), sua esposa que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick (George Segal), um jovem professor, e Honey (Sandy Dennis), sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.

Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross).

Durante a 2ª Guerra Mundial, o Capitão Yossarin, membro da Força Aérea Americana, faz vôos arriscados na área de Pianosa. Após presenciar a morte de seus amigos de esquadrão, ele pede à seu superior para diminuir o seu número de missões. Porém, uma artimanha esperta do governo não permite essa baixa, logo ele precisa achar uma maneira de lidar com a insanidade da guerra sozinho.

Os colegiais Sandy e Jonathan são amigos e parceiros de dormitório. Ambos são virgens e costumam compartilhar suas experiências com as mulheres. Até que surge Susan, que interessa aos dois. Sandy começa a namorar com Susan, mas o interesse de Jonathan é tanto que nem a amizade pelo companheiro o impede de tentar conquistá-la.

Karen Silkwood (Meryl Streep) é uma dona de casa normal como qualquer outra, com seus filhos e dramas pessoais, e trabalha como metalúrgica em uma fábrica de peças para uma usina atômica. Ela vê que vários casos de abuso aos trabalhadores acontecem no local de trabalho, e então ela resolve denunciar. O que ela não esperava é que a usina atômica e o governo fossem ter a reação de querer esconder o que estava acontecendo. De uma simples funcionária até uma líder sindical, Karen sentirá que está com a vida ameaçada depois de tantas descobertas.

Em um casamento Rachel (Meryl Streep), uma escritora de matérias culinárias de Nova York, conhece um colunista de Washington, Mark (Jack Nicholson), e logo estão casados, apesar das reservas dela contra tal tipo de relação. Eles compram e remodelam uma casa, têm uma filha e ela pensa que tudo corre às mil maravilhas, até descobrir que Mark estava tendo um caso enquanto ela estava grávida pela segunda vez.

Em Nova York, Tess McGill (Melanie Griffith) é secretária em um escritório que lida com o mercado de ações. Demitida, consegue um novo emprego com Katharine Parker (Sigourney Weaver) e expõe suas ousadas ideias à sua chefe, ambicionando crescer na carreira. Quando Katharine sofre um acidente e se afasta do escritório, Tess toma seu lugar e inicia uma inteligente parceria com Jack Trainer (Harrison Ford), com quem acaba se envolvendo romanticamente.

Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa e sabe, através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim ela terá de fazer um tratamento radical, que resultará em efeitos colaterais, mas não há outra opção, pois suas chances de cura são mínimas. Durante o tratamento Vivian analisa suas reações à doença, o tratamento e fatos marcantes da sua vida. 

Deus abandonou o Paraíso. O ano é 1985: os Reagans estão na Casa Branca e a morte ronda o vírus, da AIDS. Em Manhattan, Prior Walter conta para Lou, seu companheiro há quatro anos, que está doente. Enquanto a doença e a solidão invadem Prior, a culpa toma conta de Lou. Junto a um grupo de pessoas que, à primeira vista, não teriam nada em comum, eles compartilham ideologias, experiências e sentimentos.

Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

.
Obras-Primas do Cinema lançou: SILKWOOD - O RETRATO DE UMA CORAGEM. Dirigido por Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem), Silkwood é baseado em eventos reais e narra a história de Karen Silkwood (interpretada por Meryl Streep), funcionária de uma fábrica de componentes nucleares em uma pequena cidade do interior dos EUA que denuncia alguns casos que aconteceram no local de trabalho. O filme teve 5 indicações ao Oscar e 5 ao Globo de Ouro, Cher venceu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.


Extra:

Entrevista com o produtor Michael Hausman (16 min.)

Informações técnicas da edição:

Título: Silkwood - O Retrato de uma Coragem
Título Original: Silkwood
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1983
Gêneros: Drama | Biografia.
Direção: Mike Nichols
Elenco Principal: Meryl Streep, Kurt Russell, Cher, Craig T. Nelson, Diana Scarwid, Fred Ward, Ron Silver, Charles Hallahan, Josef Sommer, Sudie Bond.
Idiomas: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Português - Inglês
Formato de Tela: 1.85:1
Cor: Colorido
Duração Aproximada: 131 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato da Coleção: DVD com capa + Card
Total de Cards: 1
Faixa Etária: 16 Anos, Contém: Nudez | Linguagens depreciativas | Consumo de entorpecentes lícitos.


Tecnologia do Blogger.